MODELOS MATEMÁTICOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data
2025-06-16
Autores
Orientadores
Programa
PRPGEM
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Investigar acerca dos modelos matemáticos desenvolvidos por crianças dos Anos Iniciais em atividades de modelagem matemática é nosso interesse. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa empírica com respaldo na abordagem qualitativa de pesquisa e nos pautamos nos referenciais teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática para subsidiar nosso estudo e tecer nossas inferências e considerações. No processo analítico consideramos atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças cujas idades variam entre 9 e 10 anos, de uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Neste relatório de pesquisa, cujo formato é multipaper, apresentamos o estudo realizado a partir de dois artigos, que articulados, tratam a temática em foco. No primeiro artigo investigamos: O que contribui na e para a construção de modelos matemáticos por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Os materiais de análise correspondem às imagens dos registros escritos das crianças e às transcrições das gravações, que consideram os debates instaurados nas aulas. Da análise inferimos sobre alguns aspectos que contribuem na e para a construção de modelos matemáticos pelas crianças e eles aparecem explicitados na seção de resultados e discussões desse artigo. Ainda como resultados afirmamos que tais aspectos decorrem (emergem) das características sob as quais podemos conceber tais modelos na modelagem na Educação Matemática. Ademais, concluímos que esses aspectos estão associados à articulação de três eixos: características da própria modelagem, o papel do professor e as ações das crianças. No segundo artigo buscamos responder à questão: Que características carregam os modelos matemáticos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças dos Anos Iniciais? No processo de análise consideramos capturas de imagens das produções das crianças, transcrições das gravações das aulas e das discussões nos pequenos grupos em atividades de modelagem. Os resultados indicam que os modelos matemáticos das crianças assumem representações diversas, tais como pictóricas, textuais, aritméticas, entre outras. Eles também atendem aos interesses das crianças, ou seja, são produzidos em associação com os conhecimentos que elas têm e a partir das estratégias que estabelecem na dinâmica colaborativa promovida pelas atividades de modelagem matemática. De modo geral, as representações utilizadas pelas crianças correspondem a recursos familiares à faixa etária delas e, em parte, resultam de estímulos provocados pela professora|pesquisadora. Conjuntamente, os resultados dos dois artigos indicam que a construção de modelos matemáticos por crianças dos Anos Iniciais é uma prática relevante quando favorecida por contextos que estimulam a investigação, a interlocução e a mobilização de saberes prévios. Além disso, as especificidades observadas nos modelos matemáticos produzidos pelas crianças apontam para a importância de considerar as formas próprias de expressão delas e os modos como atribuem sentido às situações investigativas. Tais resultados reiteram a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam o potencial formativo da modelagem matemática desde os primeiros anos da escolarização e os alcances que a modelagem matemática têm quando se é dada atenção ao modelos matemáticos produzidos pelas crianças, já que eles são fruto de um processo progressivo, respaldado em avaliação, interpretação e reflexão.
Descrição
We are interested in investigating the mathematical models developed by children in the early years of elementary school in mathematical modeling activities. To this end, we conducted empirical research based on a qualitative approach and drew on the theoretical frameworks of Mathematical Modeling in Mathematics Education to support our study and inform our inferences and considerations. In the analytical process, we considered mathematical modeling activities developed by children aged 9 and 10 in a fourth-grade class at a public school. In this research report, in a multi-paper format, we present the study based on two articles that, together, address the topic in question. In the first article, we investigated: What contributes to and contributes to the construction of mathematical models by children in the early years of elementary school? The analytical materials consisted of images of the children's written records and transcripts of the recordings, which considered the discussions held in class. From the analysis, we inferred some aspects that contribute to and for the construction of mathematical models by children, and these are explained in the results and discussions section of this article. Furthermore, we assert that these aspects arise from (emerge from) the characteristics under which we can conceive such models in modeling in Mathematics Education. Furthermore, we conclude that these aspects are associated with the articulation of three axes: characteristics of the modeling itself, the role of the teacher, and the children's actions. In the second article, we sought to answer the question: What characteristics do mathematical models carry in mathematical modeling activities developed by children in the Early Years? In the analysis process, we considered screenshots of the children's productions, transcriptions of class recordings, and small group discussions during modeling activities. The results indicate that children's mathematical models assume diverse representations, such as pictorial, textual, arithmetic, among others. They also serve the children's interests, that is, they are produced in association with their knowledge and based on the strategies they establish in the collaborative dynamics promoted by mathematical modeling activities. In general, the representations used by children correspond to resources familiar to their age group and, in part, result from stimuli provided by the teacher/researcher. Taken together, the results of both articles indicate that the construction of mathematical models by children in the Early Years is a relevant practice when fostered by contexts that encourage investigation, dialogue, and the mobilization of prior knowledge. Furthermore, the specificities observed in the mathematical models produced by children highlight the importance of considering their own forms of expression and the ways in which they attribute meaning to investigative situations. These results reiterate the need for pedagogical practices that recognize the formative potential of mathematical modeling from the earliest years of schooling and the impact that mathematical modeling has when attention is paid to the mathematical models produced by children, as they are the result of a progressive process, supported by assessment, interpretation, and reflection.
Investigar acerca dos modelos matemáticos desenvolvidos por crianças dos Anos Iniciais em atividades de modelagem matemática é nosso interesse. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa empírica com respaldo na abordagem qualitativa de pesquisa e nos pautamos nos referenciais teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática para subsidiar nosso estudo e tecer nossas inferências e considerações. No processo analítico consideramos atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças cujas idades variam entre 9 e 10 anos, de uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Neste relatório de pesquisa, cujo formato é multipaper, apresentamos o estudo realizado a partir de dois artigos, que articulados, tratam a temática em foco. No primeiro artigo investigamos: O que contribui na e para a construção de modelos matemáticos por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Os materiais de análise correspondem às imagens dos registros escritos das crianças e às transcrições das gravações, que consideram os debates instaurados nas aulas. Da análise inferimos sobre alguns aspectos que contribuem na e para a construção de modelos matemáticos pelas crianças e eles aparecem explicitados na seção de resultados e discussões desse artigo. Ainda como resultados afirmamos que tais aspectos decorrem (emergem) das características sob as quais podemos conceber tais modelos na modelagem na Educação Matemática. Ademais, concluímos que esses aspectos estão associados à articulação de três eixos: características da própria modelagem, o papel do professor e as ações das crianças. No segundo artigo buscamos responder à questão: Que características carregam os modelos matemáticos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças dos Anos Iniciais? No processo de análise consideramos capturas de imagens das produções das crianças, transcrições das gravações das aulas e das discussões nos pequenos grupos em atividades de modelagem. Os resultados indicam que os modelos matemáticos das crianças assumem representações diversas, tais como pictóricas, textuais, aritméticas, entre outras. Eles também atendem aos interesses das crianças, ou seja, são produzidos em associação com os conhecimentos que elas têm e a partir das estratégias que estabelecem na dinâmica colaborativa promovida pelas atividades de modelagem matemática. De modo geral, as representações utilizadas pelas crianças correspondem a recursos familiares à faixa etária delas e, em parte, resultam de estímulos provocados pela professora|pesquisadora. Conjuntamente, os resultados dos dois artigos indicam que a construção de modelos matemáticos por crianças dos Anos Iniciais é uma prática relevante quando favorecida por contextos que estimulam a investigação, a interlocução e a mobilização de saberes prévios. Além disso, as especificidades observadas nos modelos matemáticos produzidos pelas crianças apontam para a importância de considerar as formas próprias de expressão delas e os modos como atribuem sentido às situações investigativas. Tais resultados reiteram a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam o potencial formativo da modelagem matemática desde os primeiros anos da escolarização e os alcances que a modelagem matemática têm quando se é dada atenção ao modelos matemáticos produzidos pelas crianças, já que eles são fruto de um processo progressivo, respaldado em avaliação, interpretação e reflexão.
Investigar acerca dos modelos matemáticos desenvolvidos por crianças dos Anos Iniciais em atividades de modelagem matemática é nosso interesse. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa empírica com respaldo na abordagem qualitativa de pesquisa e nos pautamos nos referenciais teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática para subsidiar nosso estudo e tecer nossas inferências e considerações. No processo analítico consideramos atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças cujas idades variam entre 9 e 10 anos, de uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Neste relatório de pesquisa, cujo formato é multipaper, apresentamos o estudo realizado a partir de dois artigos, que articulados, tratam a temática em foco. No primeiro artigo investigamos: O que contribui na e para a construção de modelos matemáticos por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Os materiais de análise correspondem às imagens dos registros escritos das crianças e às transcrições das gravações, que consideram os debates instaurados nas aulas. Da análise inferimos sobre alguns aspectos que contribuem na e para a construção de modelos matemáticos pelas crianças e eles aparecem explicitados na seção de resultados e discussões desse artigo. Ainda como resultados afirmamos que tais aspectos decorrem (emergem) das características sob as quais podemos conceber tais modelos na modelagem na Educação Matemática. Ademais, concluímos que esses aspectos estão associados à articulação de três eixos: características da própria modelagem, o papel do professor e as ações das crianças. No segundo artigo buscamos responder à questão: Que características carregam os modelos matemáticos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por crianças dos Anos Iniciais? No processo de análise consideramos capturas de imagens das produções das crianças, transcrições das gravações das aulas e das discussões nos pequenos grupos em atividades de modelagem. Os resultados indicam que os modelos matemáticos das crianças assumem representações diversas, tais como pictóricas, textuais, aritméticas, entre outras. Eles também atendem aos interesses das crianças, ou seja, são produzidos em associação com os conhecimentos que elas têm e a partir das estratégias que estabelecem na dinâmica colaborativa promovida pelas atividades de modelagem matemática. De modo geral, as representações utilizadas pelas crianças correspondem a recursos familiares à faixa etária delas e, em parte, resultam de estímulos provocados pela professora|pesquisadora. Conjuntamente, os resultados dos dois artigos indicam que a construção de modelos matemáticos por crianças dos Anos Iniciais é uma prática relevante quando favorecida por contextos que estimulam a investigação, a interlocução e a mobilização de saberes prévios. Além disso, as especificidades observadas nos modelos matemáticos produzidos pelas crianças apontam para a importância de considerar as formas próprias de expressão delas e os modos como atribuem sentido às situações investigativas. Tais resultados reiteram a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam o potencial formativo da modelagem matemática desde os primeiros anos da escolarização e os alcances que a modelagem matemática têm quando se é dada atenção ao modelos matemáticos produzidos pelas crianças, já que eles são fruto de um processo progressivo, respaldado em avaliação, interpretação e reflexão.
Palavras-chave
Educação Matemática; Modelagem Matemática; Modelos matemáticos; Anos Iniciais; Ensino Fundamental.