“MODERNISMOS CURITIBANOS NO AUDIOVISUAL: PAISAGEM URBANA E MEMÓRIA, DE AUTORIA DE ARTHUR CORDEIRO RODRIGUES.”

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Data
2025-03-26
Programa
PPG-CINEAV
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta dissertação analisa as interseções entre o cinema de arquitetura e a construção da imagem urbana de Curitiba, a partir do estudo de duas obras do cineasta Sylvio Back: As Moradas (1962–1964) e A Escala do Homem (1982). Enquanto As Moradas, realizada antes do golpe militar e anterior às gestões de Jaime Lerner, apresenta uma crítica ao planejamento urbano da época, A Escala do Homem, produzida durante o regime militar, integra o acervo do Instituto Jaime Lerner e funciona como peça institucional voltada à divulgação das transformações urbanas promovidas pela administração municipal. Como parte fundamental do processo metodológico, a pesquisa envolveu a recuperação e digitalização integral do acervo cinematográfico em película do IJL. Essa etapa permitiu a reconstituição material dos registros audiovisuais e a análise crítica das representações imagéticas dos projetos de transformação urbana desenvolvidos entre as décadas de 1960 e 1980. A partir desses dispositivos, investigam-se as formas pelas quais o discurso técnico do planejamento urbano é transposto para a linguagem audiovisual, revelando tanto as intenções estéticas e simbólicas dos filmes quanto os modos de articulação entre ideologia, memória e visões de futuro para a cidade. Com um intervalo de duas décadas entre as obras analisadas, a pesquisa busca compreender como cada filme traduz visualmente seu tempo histórico, articulando diferentes narrativas sobre Curitiba e seus habitantes. O estudo examina de que maneira essas produções refletem transformações urbanas, sociais e políticas, ao mesmo tempo em que contribuem para a formação de subjetividades e para a consolidação de percepções sobre o espaço urbano. Por fim, são explorados criticamente os conceitos de utopia e distopia na paisagem curitibana, observando como essas visões contrastantes se manifestam no cinema. Ao considerar os filmes como dispositivos de memória e instrumentos de reflexão crítica, a dissertação propõe uma discussão mais ampla sobre o papel do audiovisual na constituição simbólica da cidade e na construção de seus mitos.
Descrição
This dissertation examines the intersections between architectural cinema and the construction of the urban image of Curitiba, through the analysis of two films by director Sylvio Back: As Moradas (1962–1964) and A Escala do Homem (1982). While As Moradas, produced prior to the military coup and before Jaime Lerner’s administrations, presents a critical view of the urban planning of the time, A Escala do Homem, made during the military regime, is part of the Jaime Lerner Institute film archive and serves as an institutional piece aimed at promoting the urban transformations implemented by the municipal government. As a fundamental part of the methodological process, the research involved the full recovery and digitization of the IJL's film archive. This phase enabled the material reconstruction of audiovisual records and a critical analysis of the visual representations of urban transformation projects carried out between the 1960s and 1980s. Based on this material, the study investigates how the technical discourse of urban planning is translated into audiovisual language, revealing both the aesthetic and symbolic intentions of the films and the ways in which ideology, memory, and visions of the future for the city are articulated. With a two-decade gap between the two films, the reseach seeks to understand how each work visually conveys its historical moment, articulating different narratives about Curitiba and its inhabitants. The study explores how these productions reflect urban, social, and political transformations, while also contributing to the formation of subjectivities and the consolidation of perceptions about urban space. Finally, the concepts of utopia and dystopia in Curitiba’s urban landscape are critically examined, observing how these contrasting visions are manifested in cinema. By considering the films as devices of memory and instruments of critical reflection, the dissertation proposes a broader discussion on the role of audiovisual media in the symbolic construction of the city and the creation of its myths.
Esta dissertação analisa as interseções entre o cinema de arquitetura e a construção da imagem urbana de Curitiba, a partir do estudo de duas obras do cineasta Sylvio Back: As Moradas (1962–1964) e A Escala do Homem (1982). Enquanto As Moradas, realizada antes do golpe militar e anterior às gestões de Jaime Lerner, apresenta uma crítica ao planejamento urbano da época, A Escala do Homem, produzida durante o regime militar, integra o acervo do Instituto Jaime Lerner e funciona como peça institucional voltada à divulgação das transformações urbanas promovidas pela administração municipal. Como parte fundamental do processo metodológico, a pesquisa envolveu a recuperação e digitalização integral do acervo cinematográfico em película do IJL. Essa etapa permitiu a reconstituição material dos registros audiovisuais e a análise crítica das representações imagéticas dos projetos de transformação urbana desenvolvidos entre as décadas de 1960 e 1980. A partir desses dispositivos, investigam-se as formas pelas quais o discurso técnico do planejamento urbano é transposto para a linguagem audiovisual, revelando tanto as intenções estéticas e simbólicas dos filmes quanto os modos de articulação entre ideologia, memória e visões de futuro para a cidade. Com um intervalo de duas décadas entre as obras analisadas, a pesquisa busca compreender como cada filme traduz visualmente seu tempo histórico, articulando diferentes narrativas sobre Curitiba e seus habitantes. O estudo examina de que maneira essas produções refletem transformações urbanas, sociais e políticas, ao mesmo tempo em que contribuem para a formação de subjetividades e para a consolidação de percepções sobre o espaço urbano. Por fim, são explorados criticamente os conceitos de utopia e distopia na paisagem curitibana, observando como essas visões contrastantes se manifestam no cinema. Ao considerar os filmes como dispositivos de memória e instrumentos de reflexão crítica, a dissertação propõe uma discussão mais ampla sobre o papel do audiovisual na constituição simbólica da cidade e na construção de seus mitos.
Palavras-chave
Curitiba, Jaime Lerner, utopia, Sylvio Back
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