Educação em direitos humanos: representações docentes nas escolas municipais de Peabiru/PR

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Data
2025-04-02
Programa
PPGSED
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da Educação em Direitos Humanos às práticas pedagógicas e à formação docente nas escolas municipais de Peabiru/PR, a partir das representações docentes sobre o tema. O referencial teórico fundamentou-se nos Estudos Culturais e em pesquisas que abordam a formação docente e os Direitos Humanos por meio de diálogos interdisciplinares voltados à construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dividida em duas etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a segunda envolveu a realização de nove entrevistas semiestruturadas com docentes do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Peabiru/PR. A análise dos dados foi conduzida por meio da análise de conteúdo, articulada à Teoria das Representações Sociais. Os resultados evidenciaram que, embora os docentes reconhecessem a importância da Educação em Direitos Humanos, ainda havia lacunas na formação inicial e continuada, além de desafios para a efetiva inserção da temática no cotidiano escolar.
Descrição
The research aimed to understand the contributions of Human Rights Education to pedagogical practices and teacher training in municipal schools of Peabiru/ PR, from the teaching representations on the subject. The theoretical framework was based on cultural studies and research that address teacher training and human rights through interdisciplinary dialogues aimed at building a more just, humane and egalitarian society. The methodology adopted was qualitative, divided into two stages: the first consisted of a bibliographical research in the platforms Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES); the second involved nine semi-structured interviews with elementary school teachers from the municipal public school system of Peabiru/PR. The data analysis was conducted through content analysis, articulated to the Theory of Social Representations. The results showed that, although teachers recognized the importance of Human Rights Education, there were still gaps in initial and continuing training, as well as challenges for the effective insertion of the theme in everyday school life.
A pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da Educação em Direitos Humanos às práticas pedagógicas e à formação docente nas escolas municipais de Peabiru/PR, a partir das representações docentes sobre o tema. O referencial teórico fundamentou-se nos Estudos Culturais e em pesquisas que abordam a formação docente e os Direitos Humanos por meio de diálogos interdisciplinares voltados à construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dividida em duas etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a segunda envolveu a realização de nove entrevistas semiestruturadas com docentes do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Peabiru/PR. A análise dos dados foi conduzida por meio da análise de conteúdo, articulada à Teoria das Representações Sociais. Os resultados evidenciaram que, embora os docentes reconhecessem a importância da Educação em Direitos Humanos, ainda havia lacunas na formação inicial e continuada, além de desafios para a efetiva inserção da temática no cotidiano escolar.
Palavras-chave
Educação em Direitos Humanos, Formação docente, Escolas municipais, Peabiru/PR, WebQuest.
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