COMPREENSÕES DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM MATEMÁTICA A PARTIR DE PROJETOS PEDAGÓGICOS PARANAENSES
 Nenhuma Miniatura disponível 
Data
2022/04/29
Autores
Orientadores
Programa
 PPIFOR 
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
ambientes onde os(as) licenciandos(as) exercitem a capacidade criativa, o trabalho  em equipe, criando oportunidades para a interlocução entre teoria e prática, além da  criação de novas alternativas metodológicas, discute-se na presente pesquisa as  compreensões dos Laboratórios de Ensino na formação inicial nesses cursos.  Objetivou-se analisar interpretações acerca das compreensões de laboratórios de  ensino com base em currículos de formação inicial de professores de Matemática. A  pesquisa, de vertente qualitativa, caracteriza-se como uma Análise Documental,  sendo que os documentos analisados foram os Projetos Pedagógicos dos Cursos de  Licenciatura em Matemática das instituições públicas de Ensino Superior do estado  do Paraná, totalizando 19 cursos. Assim, a questão norteadora da pesquisa foi: Quais  são as possíveis compreensões de Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) com  base em projetos de formação inicial de professores de Matemática? A metodologia  utilizada para tratamento e interpretação dos dados foi baseada na Análise de  Conteúdo. Como resultados, foram elaborados e discutidos os seguintes aspectos de  análise: O LEM como espaço colaborativo na formação docente; O LEM como espaço  de articulação de metodologias de ensino; O LEM como espaço de criação e análise  de materiais didáticos; O LEM como ambiente de discussão e utilização de  Tecnologias Digitais no ensino; e O LEM como espaço articulador entre universidade  e comunidade externa. Conclui-se que, nos cursos de formação inicial para o ensino  de Matemática, as compreensões acerca da utilização do LEM ainda não se dão de  maneira transversal, ficando predominantemente restritas, quando existentes, às  atividades relacionadas às disciplinas pedagógicas. Assim, é preciso a implementação  de políticas formativas bem definidas nos projetos curriculares, a fim de aproveitar  melhor as potencialidades desse espaço, sempre de maneira articulada com os  objetivos formativos mais amplos de cada curso.
Descrição
Facing the need for Mathematics Degree Courses to develop environments where  undergraduates exercise the creative capacity, the teamwork, creating opportunities  for dialogue between theory and practice, besides the creation of new methodological  alternatives, the present research discusses the understanding of Teaching  Laboratories in the initial formation of these courses. The objective was to analyze  interpretations about the comprehensions of teaching laboratories based on curricula  of initial formation of Mathematics teachers. The research, with a qualitative approach,  is characterized as a Document Analysis, and the documents analyzed were the  Pedagogical Projects of the Mathematics Degree Courses of the public Higher  Education Institutions of the state of Paraná, totalizing 19 courses. Thus, the leading  question of the research was: What are the possible understandings of Laboratórios  de Ensino de Matemática – LEM (Mathematics Teaching Laboratories) based on  projects of initial formation of mathematics teachers? The methodology used for data  treatment and interpretation was based on Content Analysis. As results, the following  aspects of analysis were elaborated and discussed: The LEM as a collaborative space  in teacher formation; The LEM as a space for articulating teaching methodologies; The  LEM as a space for creating and analyzing teaching materials; The LEM as an  environment for discussing and using Digital Technologies in teaching; and The LEM  as an articulating space between university and external community. It is concluded  that, in initial formation courses for the teaching of mathematics, the understandings  about the use of the LEM do not occur in a transversal way, being predominantly  restricted, when existing, to activities related to pedagogical subjects. Thus, it is  necessary to implement well-defined formation policies in the curricular projects, in  order to take better advantage of the potentialities of this space, always in an  articulated manner with the broader formative objectives of each course.
ambientes onde os(as) licenciandos(as) exercitem a capacidade criativa, o trabalho em equipe, criando oportunidades para a interlocução entre teoria e prática, além da criação de novas alternativas metodológicas, discute-se na presente pesquisa as compreensões dos Laboratórios de Ensino na formação inicial nesses cursos. Objetivou-se analisar interpretações acerca das compreensões de laboratórios de ensino com base em currículos de formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa, de vertente qualitativa, caracteriza-se como uma Análise Documental, sendo que os documentos analisados foram os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática das instituições públicas de Ensino Superior do estado do Paraná, totalizando 19 cursos. Assim, a questão norteadora da pesquisa foi: Quais são as possíveis compreensões de Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) com base em projetos de formação inicial de professores de Matemática? A metodologia utilizada para tratamento e interpretação dos dados foi baseada na Análise de Conteúdo. Como resultados, foram elaborados e discutidos os seguintes aspectos de análise: O LEM como espaço colaborativo na formação docente; O LEM como espaço de articulação de metodologias de ensino; O LEM como espaço de criação e análise de materiais didáticos; O LEM como ambiente de discussão e utilização de Tecnologias Digitais no ensino; e O LEM como espaço articulador entre universidade e comunidade externa. Conclui-se que, nos cursos de formação inicial para o ensino de Matemática, as compreensões acerca da utilização do LEM ainda não se dão de maneira transversal, ficando predominantemente restritas, quando existentes, às atividades relacionadas às disciplinas pedagógicas. Assim, é preciso a implementação de políticas formativas bem definidas nos projetos curriculares, a fim de aproveitar melhor as potencialidades desse espaço, sempre de maneira articulada com os objetivos formativos mais amplos de cada curso.
ambientes onde os(as) licenciandos(as) exercitem a capacidade criativa, o trabalho em equipe, criando oportunidades para a interlocução entre teoria e prática, além da criação de novas alternativas metodológicas, discute-se na presente pesquisa as compreensões dos Laboratórios de Ensino na formação inicial nesses cursos. Objetivou-se analisar interpretações acerca das compreensões de laboratórios de ensino com base em currículos de formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa, de vertente qualitativa, caracteriza-se como uma Análise Documental, sendo que os documentos analisados foram os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática das instituições públicas de Ensino Superior do estado do Paraná, totalizando 19 cursos. Assim, a questão norteadora da pesquisa foi: Quais são as possíveis compreensões de Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) com base em projetos de formação inicial de professores de Matemática? A metodologia utilizada para tratamento e interpretação dos dados foi baseada na Análise de Conteúdo. Como resultados, foram elaborados e discutidos os seguintes aspectos de análise: O LEM como espaço colaborativo na formação docente; O LEM como espaço de articulação de metodologias de ensino; O LEM como espaço de criação e análise de materiais didáticos; O LEM como ambiente de discussão e utilização de Tecnologias Digitais no ensino; e O LEM como espaço articulador entre universidade e comunidade externa. Conclui-se que, nos cursos de formação inicial para o ensino de Matemática, as compreensões acerca da utilização do LEM ainda não se dão de maneira transversal, ficando predominantemente restritas, quando existentes, às atividades relacionadas às disciplinas pedagógicas. Assim, é preciso a implementação de políticas formativas bem definidas nos projetos curriculares, a fim de aproveitar melhor as potencialidades desse espaço, sempre de maneira articulada com os objetivos formativos mais amplos de cada curso.
Palavras-chave
Formação Inicial. Licenciatura em Matemática. Laboratório de  Ensino