NOÇÕES SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EXPRESSAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS NO SCRATCH
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Data
2024-11-29
Autores
Orientadores
Programa
PRPGEM
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A presente pesquisa propõe um estudo teórico e prático sobre a compreensão de um grupo de professores de Matemática sobre Pensamento Computacional. Para isso, inicialmente, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre Pensamento Computacional abordando conceito, aspectos históricos, aplicabilidade, seus processos constituintes e sua utilização no contexto educacional. Reconhecemos o Pensamento Computacional como fator determinante do aprendizado amplo, bem como para soluções de problemas diversos, especificamente no contexto educacional, ou mesmo na vida cotidiana. No cenário prático da pesquisa, foi desenvolvida uma oficina sobre construção de Jogos no Scratch com professores do Núcleo de Educação de Apucarana, Paraná. Este estudo apresenta relatos sobre os jogos criados pelos professores durante o processo de formação e como os processos de Pensamento Computacional foram mobilizados por eles. Cada jogo digital, assim como seu vídeo e materiais necessários para sua construção, foram analisados e destacam-se nas análises dos processos mentais de Pensamento Computacional que foram mobilizados para sua construção. Concluise que os processos analisados nos jogos digitais são acionados durante sua construção, e mesmo não sendo relatados pelo cursista, no interior dos jogos construídos podemos verificar que foram mobilizados.
Descrição
This research proposes a theoretical and practical study on the understanding of a group of Mathematics teachers about Computational Thinking. Thereunto, initially, a bibliographic review on Computational Thinking was developed, addressing the concept, historical aspects, applicability, its constituent processes and its use in the educational context. We recognize Computational Thinking as a determining factor in broad learning, as well as for solving various problems, specifically in the educational context, or even in everyday life. In the practical scenario of the research, a workshop on building Games in Scratch was developed with teachers from the Núcleo de Educação de Apucarana, Paraná. This study presents reports on the games created by teachers during the training process and how Computational Thinking processes were mobilized by them. Each digital game, as well as its video and materials needed for its construction, were analyzed and stood out in the analyses of the mental processes of Computational Thinking that were mobilized for its construction. It is concluded that the processes analyzed in digital games are triggered during their construction, and even though they are not reported by the student, within the constructed games we can verify that they were mobilized.
A presente pesquisa propõe um estudo teórico e prático sobre a compreensão de um grupo de professores de Matemática sobre Pensamento Computacional. Para isso, inicialmente, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre Pensamento Computacional abordando conceito, aspectos históricos, aplicabilidade, seus processos constituintes e sua utilização no contexto educacional. Reconhecemos o Pensamento Computacional como fator determinante do aprendizado amplo, bem como para soluções de problemas diversos, especificamente no contexto educacional, ou mesmo na vida cotidiana. No cenário prático da pesquisa, foi desenvolvida uma oficina sobre construção de Jogos no Scratch com professores do Núcleo de Educação de Apucarana, Paraná. Este estudo apresenta relatos sobre os jogos criados pelos professores durante o processo de formação e como os processos de Pensamento Computacional foram mobilizados por eles. Cada jogo digital, assim como seu vídeo e materiais necessários para sua construção, foram analisados e destacam-se nas análises dos processos mentais de Pensamento Computacional que foram mobilizados para sua construção. Concluise que os processos analisados nos jogos digitais são acionados durante sua construção, e mesmo não sendo relatados pelo cursista, no interior dos jogos construídos podemos verificar que foram mobilizados.
A presente pesquisa propõe um estudo teórico e prático sobre a compreensão de um grupo de professores de Matemática sobre Pensamento Computacional. Para isso, inicialmente, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre Pensamento Computacional abordando conceito, aspectos históricos, aplicabilidade, seus processos constituintes e sua utilização no contexto educacional. Reconhecemos o Pensamento Computacional como fator determinante do aprendizado amplo, bem como para soluções de problemas diversos, especificamente no contexto educacional, ou mesmo na vida cotidiana. No cenário prático da pesquisa, foi desenvolvida uma oficina sobre construção de Jogos no Scratch com professores do Núcleo de Educação de Apucarana, Paraná. Este estudo apresenta relatos sobre os jogos criados pelos professores durante o processo de formação e como os processos de Pensamento Computacional foram mobilizados por eles. Cada jogo digital, assim como seu vídeo e materiais necessários para sua construção, foram analisados e destacam-se nas análises dos processos mentais de Pensamento Computacional que foram mobilizados para sua construção. Concluise que os processos analisados nos jogos digitais são acionados durante sua construção, e mesmo não sendo relatados pelo cursista, no interior dos jogos construídos podemos verificar que foram mobilizados.
Palavras-chave
Pensamento Computacional, Scratch, Formação de Professores de Matemática