O uso do tablet como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendização de alunos da Educação Inclusiva

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Data
04/10/2024
Programa
PROFEI
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O presente estudo está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Especial e inclusiva - GEPEEIN/UNESPAR/CNPq na modalidade de ensino referente à Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), campus de Paranavaí-PR. Teve por objetivo identificar o uso do tablet no contexto escolar do Ensino Fundamental I, em consonância com a inclusão dos discentes com deficiência. Está pautada em autores que discutiram as temáticas, como Galvão Filho (2009), Carneiro (2009), Abrusio (2015), Pocho (2014), documentos oficiais e leis que fundamentam a discussão. O problema desta pesquisa se configura na seguinte questão: “Como os docentes da Municipal “X”, percebem o uso do tablet no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos inclusos, quanto à aplicabilidade e à utilização como auxilio no ensino e aprendizagem para educação inclusiva?” Com o intuito de responder ao problema apresentado, esta pesquisa em um primeiro momento discorreu sobre as tecnologias e tecnologias assistivas frente às práticas pedagógicas. Na sequência descreveu o programa “Piá Conectado”, projeto do Governo do Estado do Paraná implantado no município de Campo Mourão, explicando os procedimentos, formas e as metodologias empregadas para que o discente tenha acesso a esta tecnologia educacional. Em seguida realizou um estudo sobre o tablet como ferramenta de ensino em sala de aula e suas possibilidades para o ensino e aprendizagem de crianças inclusas no ensino fundamental. Para tanto foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação envolvendo os docentes que possuem alunos inclusos nas turmas do 1º ao 3º ano da escola municipal “X”. Para coletar os dados foi utilizada questionários, observações participativas e entrevistas com os envolvidos, que foram analisados tendo como base o referencial teórico da pesquisa. Ao final, realizou-se a análise do material coletado na pesquisa de campo, por meio da fundamentação teórica. Também apresenta o recurso educacional desenvolvido, onde se espera contribuir diretamente para a atividade profissional dos professores das escolas muncipais do Estado do Paraná, norteando as suas ações educativas, com a finalidade de equilibrar os conhecimentos teóricos com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e práticas condizentes ao cenário da educação inclusiva, no que se refere às adaptações curriculares e ao uso do tablet de modo a promover uma integração de saberes disciplinares e tecnológicos. Conclui-se que o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas em sala de aula, combinado com metodologias e planejamentos apropriados, cria um ambiente de promoção de auxilio e maior engajamento dos alunos, com ou sem deficiência, permitindo sua participação ativa no processo educativo. Quando essas ferramentas são integradas de maneira planejada, elas auxiliam a formar um espaço de aprendizado que valoriza e respeita a diversidade, promovendo a inclusão e a igualdade. O projeto “Pia Conectado” é válido, mas, como todo projeto, precisa passar por revisões para melhorar. Não se trata apenas de fornecer os dispositivos, mas de oferecer suporte em outras áreas, conforme evidenciado pela pesquisa. Assim como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as Tecnologias Assistivas não substituem o papel do educador, mas ampliam as possibilidades pedagógicas ao oferecer recursos que atendem às necessidades específicas de cada aluno
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Palavras-chave
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Uso de Tablets, Inclusão Digital, Educação Inclusiva
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