Histórias em quadrinhos, mediação intelectual e divulgação do conhecimento histórico: as obras de Marcelo D’Salete à luz da História Pública

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Data
2022-03-25
Programa
PPGHP
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O presente estudo propõe examinar as potencialidades das histórias em quadrinhos (HQs) como meio de divulgação de conteúdos históricos. Busca-se compreender como este recurso narrativo/artístico pode ser utilizado para a divulgação e popularização dos conhecimentos históricos e de como o historiador público pode se valer desse meio para atingir maiores audiências. Dessa forma, será realizada uma análise de duas obras de Marcelo D’Salete: Angola Janga – uma história de Palmares (2017) e Cumbe (2018) que compartilham conteúdos históricos por meio das histórias em quadrinhos. Considerando que a História Pública, em uma de suas direções, visa difundir o conhecimento histórico para amplas audiências, será debatido de que forma as histórias em quadrinhos podem ser um meio facilitador para estudar, compreender determinados acontecimentos e fatos históricos e se legitimar como linguagem capaz de produzir conhecimento histórico. Consideraremos neste estudo a divulgação histórica como uma das dimensões da História Pública e trabalharemos o conceito do Intelectual Mediador como metodologia, caracterizando D’Salete por meio de suas influências, contexto histórico, redes de sociabilidade, circulação das obras e sua reverberação em diversos espaços.
Descrição
The present study proposes to examine the potential of comic books (CBs) as a means of disseminating historical content. It seeks to understand how this narrative/artistic resource can be used for the spread and popularization of historical knowledge and how the public historian can use this mean to reach larger audiences. In this way, an analysis of two works that share historical content through comic books will be carried out: Angola Janga – uma História de Palmares (2017) and Cumbe (2018), both comic books by Marcelo D’Salete. Considering that Public History, in one of its directions, aims to spread historical knowledge to broad audiences, it will be discussed how comics can be a facilitating mean to study, understand certain historical events and facts and legitimize themselves as a capable language to produce historical knowledge. In this study, we will consider historical dissemination as one of the dimensions of Public History and we will work on the concept of the Intellectual Mediator as a methodology, characterizing D'Salete through his influences, historical context, sociability networks, circulation of works and their reverberation in different spaces.
O presente estudo propõe examinar as potencialidades das histórias em quadrinhos (HQs) como meio de divulgação de conteúdos históricos. Busca-se compreender como este recurso narrativo/artístico pode ser utilizado para a divulgação e popularização dos conhecimentos históricos e de como o historiador público pode se valer desse meio para atingir maiores audiências. Dessa forma, será realizada uma análise de duas obras de Marcelo D’Salete: Angola Janga – uma história de Palmares (2017) e Cumbe (2018) que compartilham conteúdos históricos por meio das histórias em quadrinhos. Considerando que a História Pública, em uma de suas direções, visa difundir o conhecimento histórico para amplas audiências, será debatido de que forma as histórias em quadrinhos podem ser um meio facilitador para estudar, compreender determinados acontecimentos e fatos históricos e se legitimar como linguagem capaz de produzir conhecimento histórico. Consideraremos neste estudo a divulgação histórica como uma das dimensões da História Pública e trabalharemos o conceito do Intelectual Mediador como metodologia, caracterizando D’Salete por meio de suas influências, contexto histórico, redes de sociabilidade, circulação das obras e sua reverberação em diversos espaços.
Palavras-chave
Divulgação de História; História em Quadrinhos; História Pública; Intelectual Mediador.
Citação
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