Lugares de memórias na rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de história

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Data
2020-05-22
Programa
ProfHistória
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A Educação Patrimonial tem-se apresentado como importante instrumento pedagógico na construção do saber histórico, apesar de pouco perceptível sua incorporação nos currículos escolares tanto na formação de professores quanto de alunos. Desse modo, torna-se imperioso repensá-la a partir das articulações entre os currículos e as cidades. A presente pesquisa buscou elaborar e implementar uma alternativa metodológica para o ensino de História por meio da Educação Patrimonial, articulando escola, espaços públicos e redes digitais. A proposta desenvolveu-se na cidade de Toledo - Paraná, em um diálogo entre a historiografia oficial, memórias e percepções de estudantes e moradores. Aplicado como projeto extracurricular e composto por estudantes do Ensino Médio, contemplou diversas etapas como oficinas, visitas a espaços urbanos, debates, pesquisas historiográficas e intervenções nos espaços públicos. A pesquisa propôs uma metodologia delineada pela construção de um blog colaborativo que permite a visualização e interação das histórias locais a partir da “leitura” de Qr-Codes fixados em diversos lugares de memórias do município, colaborando para a discussão e disseminação do saber histórico para além dos espaços formais de educação. Os resultados obtidos foram satisfatórios e nos permitiram refletir sobre os usos da história na escola, na cidade e nas mídias digitais.
Descrição
Heritage Education has been presented as an important pedagogical tool in the construction of historical knowledge, although its incorporation in school curricula in the training of teachers and students is barely noticeable. Thus, it is imperative to rethink it based on the articulations between curricula and cities. This research sought to develop and implement a methodological alternative for teaching History through Heritage Education, articulating schools, public spaces and digital networks. The proposal was developed in the city of Toledo - Paraná, in a dialogue between the official historiography, memories and perceptions of students and residents. Applied as an extracurricular project and composed of high school students, it included several stages such as workshops, visits to urban spaces, debates, historiographic research and interventions in public spaces. The research proposed a methodology outlined by the construction of a collaborative blog that allows the visualization and interaction of local stories from the “reading” of Qr-Codes fixed in different places of memories in the municipality, collaborating for the discussion and dissemination of historical knowledge to in addition to formal education spaces. The results obtained were satisfactory and allowed us to reflect on the uses of history in school, in the city and in digital media.
A Educação Patrimonial tem-se apresentado como importante instrumento pedagógico na construção do saber histórico, apesar de pouco perceptível sua incorporação nos currículos escolares tanto na formação de professores quanto de alunos. Desse modo, torna-se imperioso repensá-la a partir das articulações entre os currículos e as cidades. A presente pesquisa buscou elaborar e implementar uma alternativa metodológica para o ensino de História por meio da Educação Patrimonial, articulando escola, espaços públicos e redes digitais. A proposta desenvolveu-se na cidade de Toledo - Paraná, em um diálogo entre a historiografia oficial, memórias e percepções de estudantes e moradores. Aplicado como projeto extracurricular e composto por estudantes do Ensino Médio, contemplou diversas etapas como oficinas, visitas a espaços urbanos, debates, pesquisas historiográficas e intervenções nos espaços públicos. A pesquisa propôs uma metodologia delineada pela construção de um blog colaborativo que permite a visualização e interação das histórias locais a partir da “leitura” de Qr-Codes fixados em diversos lugares de memórias do município, colaborando para a discussão e disseminação do saber histórico para além dos espaços formais de educação. Os resultados obtidos foram satisfatórios e nos permitiram refletir sobre os usos da história na escola, na cidade e nas mídias digitais.
Palavras-chave
Educação Patrimonial, Ensino de História, Linguagens digitais, Metodologia de Ensino
Citação
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