O Klezmer no Brasil: aspectos interpretativos de uma música sem fronteiras
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-11-25
Autores
Orientadores
Programa
PPGMUS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A presente dissertação tem como principal premissa investigar o Klezmer no que se refere à presença e prática desse gênero no Brasil. Uma das ramificações da música judaica, atrelada à sua cultura como um todo, o Klezmer se tornou sinônimo de uma sonoridade própria dos judeus (CUNHA, 2018), principalmente após a popularização da canção “Hava Nagila”. Performada em todas as festas judaicas, sobretudo o casamento, a música klezmer oriunda do Leste Europeu ganhou o mundo em virtude do processo de imigração do povo judeu, e é possível identificá-la em várias regiões do mundo. Diante do exposto, esta dissertação busca conhecer, por meio de uma pesquisa documental/bibliográfica (GIL, 2008, p. 50-51), as origens desse gênero musical, assim como sua inserção no Brasil, além de abordar aspectos pertinentes à interpretação e à performance dessa manifestação cultural tão particular.
Descrição
Palavras-chave
Klezmer, Música Judaica, Klezmer no Brasil, Performance