Aspectos interpretativos de duas obras francesas escritas para trompete e orquestra no Século XX

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023-09-06
Programa
PPGMUS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Na busca de mais ferramentas que possam nortear os caminhos da performance no sentido da preparação e produção da mesma em sua complexidade, muitos pesquisadores se dedicam a observar e relatar as experiências de performers na intenção de registrar os momentos que contemplam a produção de uma realização artística. Neste sentido, este trabalho pretende investigar dentre os vários aspectos da performance aquele que tange ao processo de análise e preparação e produção de um repertório de alto nível técnico escrito para trompete e orquestra. O repertório em questão trata do Concerto para Trompete e Orquestra de Henri Tomasi e do Concertino para Trompete, Piano e Orquestra de Cordas de André Jolivet. Baseados na análise de Stier (1992) entendemos o quão ampla é a pesquisa e os múltiplos fatores que a compõem, tratando de aspectos subjetivos da arte musical, dentre outros que fazem referência à contextualização da obra. Neste caso, a escola francesa de trompetes, onde nasceram ambas as obras deste estudo, se inserem em um contexto fundamental em nossa análise. A escola francesa de trompetes é sem sombra de dúvida uma das mais tradicionais do mundo, tendo formado através de quase dois séculos uma seleção impressionante de exímios trompetistas mais precisamente no Conservatório de Paris, onde desde 1833 se desenvolve o ensino de trompete e onde nasceram inúmeras peças, concertinos e concertos dedicados ao trompete inclusive os que são objeto de análise neste trabalho. Tanto pela expressividade das duas obras acima mencionadas quanto pela qualidade dos compositores dá-se a escolha do nosso material de pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Análise e interpretação; Jolivet; Performance; Tomasi; Trompete
Citação

Histórico de Versões

Agora exibindo 1 - 2 de 2
VersãoDataSumário
2025-03-20 11:24:44
1*
2025-03-17 16:24:29
* Versão selecionada