PENSAMENTO MATEMÁTICO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE UM ENUNCIADO EM UM CURSO À DISTÂNCIA

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Data
2022/07/22
Programa
PRPGEM
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Editor
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os vestígios de pensamento matemático e o pensamento computacional na resolução de problemas. Antes de adentrar na noção de Pensamento Matemático destacou-se o Modelo dos Campos Semânticos de Lins, e, após, a concepção deste mesmo autor sobre o pensamento algébrico. Referente a noção de Pensamento Matemático, esta foi pautada através dos seguintes processos mentais: Representar, Generalizar, Visualizar, Classificar, Analisar, Conjecturar, Induzir, Formalizar e Abstrair. Referente a noção de Pensamento Computacional, elencou-se quatro ações cognitivas não-hierárquicas: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Produção de Algoritmo. O trabalho foi desenvolvido por uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo através das respostas fornecidas por participantes do Módulo 6 da 19a Edição do Curso do GeoGebra perante o Enunciado 14. Foram analisadas as resoluções do autor e de 12 cursistas, respectivamente. A análise foi inspirada na perspectiva metodológica da leitura plausível de Lins. Frente aos vestígios analisados, concluiu-se que possivelmente ocorre um entrelaçamento do Pensamento Matemático e do Pensamento Computacional, um transcursa a partir do outro, não sendo necessariamente iguais. Este entrelaçamento pode ocorrer de forma perceptível ou semi-perceptível. Entender os processos mentais existentes nesse entrelaçamento pode contribuir em uma melhor identificação de problemas oriundos do cotidiano.
Descrição
This research aims to investigate the traces of mathematical thinking and computational thinking in problem solving. Before delving into the notion of Mathematical Thinking, Lins' Semantic Fields Model stood out, and, after, this same author's conception of algebraic thinking. Regarding the notion of Mathematical Thinking, it was guided by the following mental processes: Represent, Generalize, Visualize, Classify, Analyze, Conjecture, Induce, Formalize and Abstract. Regarding the notion of Computational Thinking, four non-hierarchical cognitive actions were listed: Decomposition, Pattern Recognition, Abstraction and Algorithm Production. The work was developed through qualitative interpretative research through the answers provided by participants in Module 6 of the 19th Edition of the GeoGebra Course in relation to Statement 14. The resolutions of the author and 12 course participants were analyzed, respectively. The analysis was inspired by the methodological perspective of Lins' plausible reading. In view of the traces analyzed, it was concluded that there is possibly an intertwining of Mathematical Thinking and Computational Thinking, one flows from the other, not necessarily being the same. This intertwining can occur in a noticeable or semi-perceptible way. Understanding the mental processes that exist in this intertwining can contribute to a better identification of problems arising from everyday life.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os vestígios de pensamento matemático e o pensamento computacional na resolução de problemas. Antes de adentrar na noção de Pensamento Matemático destacou-se o Modelo dos Campos Semânticos de Lins, e, após, a concepção deste mesmo autor sobre o pensamento algébrico. Referente a noção de Pensamento Matemático, esta foi pautada através dos seguintes processos mentais: Representar, Generalizar, Visualizar, Classificar, Analisar, Conjecturar, Induzir, Formalizar e Abstrair. Referente a noção de Pensamento Computacional, elencou-se quatro ações cognitivas não-hierárquicas: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Produção de Algoritmo. O trabalho foi desenvolvido por uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo através das respostas fornecidas por participantes do Módulo 6 da 19a Edição do Curso do GeoGebra perante o Enunciado 14. Foram analisadas as resoluções do autor e de 12 cursistas, respectivamente. A análise foi inspirada na perspectiva metodológica da leitura plausível de Lins. Frente aos vestígios analisados, concluiu-se que possivelmente ocorre um entrelaçamento do Pensamento Matemático e do Pensamento Computacional, um transcursa a partir do outro, não sendo necessariamente iguais. Este entrelaçamento pode ocorrer de forma perceptível ou semi-perceptível. Entender os processos mentais existentes nesse entrelaçamento pode contribuir em uma melhor identificação de problemas oriundos do cotidiano.
Palavras-chave
Pensamento Matemático; Pensamento Computacional; Resolução de Problemas.
Citação
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