O mosaico referencial de Neil Gaiman: um estudo sobre a intertextualidade em The Sandman
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Data
2017/03/06
Autores
Orientadores
Programa
PPGSED
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma análise a respeito das referências intertextuais presentes no graphic novel The Sandman, de Neil Gaiman, publicado entre os anos 1980 e 1990. Por conta de muitas intertextualidades estabelecidas com obras literárias, músicas, filmes, personagens de histórias em quadrinhos e episódios históricos, o graphic novel em questão se configura como uma espécie de “mosaico referencial”. Para o desenvolvimento do estudo, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e da análise comparada, e o dividimos em três capítulos. O primeiro trata de considerações sobre intertextualidade e literatura comparada no campo da teoria literária, com o suporte de autores como Carvalhal (2001; 2003), Nitrini (2000), Brait (2003) e Barros (2003). No segundo, apresentamos diversos níveis de contextualizações de The Sandman, para localizá-lo com relação a esta pesquisa e também a seu próprio contexto de produção. O referencial utilizado, nesse sentido, envolve considerações de Flusser (1983; 2007), Candido (1995), Steiner (1988), Compagnon (2009) e Hutcheon (1991), entre outros. O terceiro capítulo compreende um levantamento das referências intertextuais presentes em nosso corpus e a análise de algumas dessas ocorrências. Os resultados obtidos apontam para a pertinência de se desenvolver estudos comparativistas, e também para a compreensão de The Sandman enquanto produção intelectual e cultural de maior relevância, constituindo um panorama sobre a cultura humana desde suas manifestações mais antigas até a contemporaneidade.
Descrição
This research aims at developing an analysis regarding the intertextual references in the graphic novel The Sandman, by Neil Gaiman, published along the 1980’s and 1990’s. Due to several intertextualities established with literary works, musics, movies, characters from comics, and historical episodes, The Sandman is configured as a kind of “referential puzzle”. The development of the study is based on the methodology of bibliographical research and comparative literature, and it is devided in three chapters. The first one deals with reflections on intertextuality and comparative literature in the field of literary theory, supported by authors such as Carvalhal (2001; 2003), Nitrini (2000), Brait (2003) and Barros (2003). The second one presents The Sandman in some levels of contextualization, in order to place it in relation to this research and to its own context of production as well. For that, the selected references are Flusser (1983; 2007), Candido (1995), Steiner (1988), Compagnon (2009) and Hutcheon (1991), among others. The third chapter presents a survey of the intertextual references present in The Sandman, followed by an analysis of some of these occurrences. The results indicate the relevance of developing comparative studies, and also the understanding of The Sandman as an intelectual and cutural production of major relevance, composing an overview on human culture, from its elder manifestations to contemporaneity.
O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma análise a respeito das referências intertextuais presentes no graphic novel The Sandman, de Neil Gaiman, publicado entre os anos 1980 e 1990. Por conta de muitas intertextualidades estabelecidas com obras literárias, músicas, filmes, personagens de histórias em quadrinhos e episódios históricos, o graphic novel em questão se configura como uma espécie de “mosaico referencial”. Para o desenvolvimento do estudo, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e da análise comparada, e o dividimos em três capítulos. O primeiro trata de considerações sobre intertextualidade e literatura comparada no campo da teoria literária, com o suporte de autores como Carvalhal (2001; 2003), Nitrini (2000), Brait (2003) e Barros (2003). No segundo, apresentamos diversos níveis de contextualizações de The Sandman, para localizá-lo com relação a esta pesquisa e também a seu próprio contexto de produção. O referencial utilizado, nesse sentido, envolve considerações de Flusser (1983; 2007), Candido (1995), Steiner (1988), Compagnon (2009) e Hutcheon (1991), entre outros. O terceiro capítulo compreende um levantamento das referências intertextuais presentes em nosso corpus e a análise de algumas dessas ocorrências. Os resultados obtidos apontam para a pertinência de se desenvolver estudos comparativistas, e também para a compreensão de The Sandman enquanto produção intelectual e cultural de maior relevância, constituindo um panorama sobre a cultura humana desde suas manifestações mais antigas até a contemporaneidade.
O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma análise a respeito das referências intertextuais presentes no graphic novel The Sandman, de Neil Gaiman, publicado entre os anos 1980 e 1990. Por conta de muitas intertextualidades estabelecidas com obras literárias, músicas, filmes, personagens de histórias em quadrinhos e episódios históricos, o graphic novel em questão se configura como uma espécie de “mosaico referencial”. Para o desenvolvimento do estudo, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e da análise comparada, e o dividimos em três capítulos. O primeiro trata de considerações sobre intertextualidade e literatura comparada no campo da teoria literária, com o suporte de autores como Carvalhal (2001; 2003), Nitrini (2000), Brait (2003) e Barros (2003). No segundo, apresentamos diversos níveis de contextualizações de The Sandman, para localizá-lo com relação a esta pesquisa e também a seu próprio contexto de produção. O referencial utilizado, nesse sentido, envolve considerações de Flusser (1983; 2007), Candido (1995), Steiner (1988), Compagnon (2009) e Hutcheon (1991), entre outros. O terceiro capítulo compreende um levantamento das referências intertextuais presentes em nosso corpus e a análise de algumas dessas ocorrências. Os resultados obtidos apontam para a pertinência de se desenvolver estudos comparativistas, e também para a compreensão de The Sandman enquanto produção intelectual e cultural de maior relevância, constituindo um panorama sobre a cultura humana desde suas manifestações mais antigas até a contemporaneidade.
Palavras-chave
The Sandman, literatura comparada e intertextualidade, produção literária contemporânea