MULHERIDADES, TEATRO DAS OPRIMIDAS E ESCOLA: EXPERIMENTOS, ERRÂNCIAS E PRÁTICAS POLÍTICAS ARTÍSTICAS PEDAGÓGICAS
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-04-28
Autores
Orientadores
Programa
PPGARTES
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta pesquisa se propõe ao aprofundamento da reflexão sobre as contribuições do teatro no âmbito escolar, sobretudo no processo de desestabilização de discursos voltados para as violências contra mulheres. Para tanto, esta investigação se fundamentou em autoras com estudos dedicados à Pedagogia do Teatro, à Educação, aos Estudos de Gênero e Feminismo. O escopo teórico se associou à pesquisa de campo, mais precisamente no Centro Educacional Unificado Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Dora Pino Pretini, localizado na região Leste da capital de São Paulo. Nesta instituição escolar, participaram mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA em processos cênicos distintos com enfoque nas violências contra as mulheres. Ao longo deste trabalho, recorreu-se a improvisações e jogos teatrais pautados no Teatro do Oprimido desenvolvido por Augusto Boal, cabendo destacar as técnicas baseadas no Teatro Imagem e no Teatro Fórum. A sistematização do Laboratório das Madalenas Oprimidas, criado por Alessandra Vannucci e Bárbara Santos, com ênfase nas opressões de gênero e na emancipação feminina, também fez parte da metodologia utilizada nas atividades teatrais realizadas com as participantes. Considera-se fundamental a criação de espaços de permanentes debates associados à criação individual e coletiva comprometida com o questionamento de processos institucionais e discursivos fundantes nas relações sociais marcadas pelas desigualdades de gênero, raça, classe e sexualidade.
Descrição
Palavras-chave
Escola. Pedagogia Teatral. Teatro das Oprimidas. Feminismo. Violências contra as mulheres.