PRÁTICAS ARTÍSTICAS COLABORATIVAS E PARTICIPATIVAS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO-ENSINO DE ARTE

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Data
2022/04/20
Orientadores
Programa
PPGARTES
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas, que implicam em colaboração, participação, experiência, agenciamento em contextos socioculturais e seus desdobramentos para o ensino de arte. Ao tomar como recorte as práticas dos anos de 1990 até 2010, investigadas no cenário internacional, tem como principal objetivo, fazer uma cartografia de tais conceituações artísticas e pressupor possíveis contribuições educacionais. Além disto, reflete sobre um potencial de sensibilização dessas ações, retoma o conceito jogo-brincadeira de Allan Kaprow e a concepção de microutopia, como disparadores de um processo de criação-ensino de arte. Na sequência, a partir de uma seleção de artistas do contexto local e do caráter colaborativo e/ou participativo presente em suas obras, analisa e discute esses trabalhos, com entrevistas e documentos de arquivo. No curso dessas etapas investigativas, foram realizadas algumas práticas desta proposição, conceito que foi elaborado como um modo colaborativo para o ensino de arte, dada a oportunidade da minha atuação docente, entre 2020 e 2021, com turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Entre os autores adotados para este aporte teórico, destacamse: Claire Bishop (2012, 2008), Grant Kester (2014), Allan Kaprow (1993, 1996, 2004), Pablo Helguera (2010, 2011, 2018) e Mônica Hoff Gonçalves (2011, 2014, 2019)
Descrição
This dissertation presents a reflection on artistic practices, which imply collaboration, participation, experience, agency in sociocultural contexts and their consequences for the teaching of art. By taking as a clipping the practices from the 1990s to 2010, investigated in the international scenario, its main objective is to make a cartography of such artistic concepts and to presuppose possible educational contributions. Furthermore, it reflects on the potential for sensitizing these actions, retaking Allan Kaprow's game-play concept and the concept of microutopia, as triggers for a process of creation-teaching of art. Afterwards, based on a selection of artists from the local context and the collaborative and/or participatory character present in their works, it analyzes and discusses these works, with interviews and archive documents. In the course of these investigative steps, some practices of this proposition were carried out, a concept that was developed as a collaborative way of teaching art, given the opportunity of my teaching performance, between 2020 and 2021, with classes of the first, second and third year of the Course Degree in Visual Arts at the State University of Ponta Grossa (PR). Among the authors adopted for this theoretical contribution, the following stand out: Claire Bishop (2012, 2008), Grant Kester (2014), Allan Kaprow (1993, 1996, 2004), Pablo Helguera (2010, 2011, 2018) and Mônica Hoff Gonçalves (2011, 2014, 2019)
Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas, que implicam em colaboração, participação, experiência, agenciamento em contextos socioculturais e seus desdobramentos para o ensino de arte. Ao tomar como recorte as práticas dos anos de 1990 até 2010, investigadas no cenário internacional, tem como principal objetivo, fazer uma cartografia de tais conceituações artísticas e pressupor possíveis contribuições educacionais. Além disto, reflete sobre um potencial de sensibilização dessas ações, retoma o conceito jogo-brincadeira de Allan Kaprow e a concepção de microutopia, como disparadores de um processo de criação-ensino de arte. Na sequência, a partir de uma seleção de artistas do contexto local e do caráter colaborativo e/ou participativo presente em suas obras, analisa e discute esses trabalhos, com entrevistas e documentos de arquivo. No curso dessas etapas investigativas, foram realizadas algumas práticas desta proposição, conceito que foi elaborado como um modo colaborativo para o ensino de arte, dada a oportunidade da minha atuação docente, entre 2020 e 2021, com turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Entre os autores adotados para este aporte teórico, destacamse: Claire Bishop (2012, 2008), Grant Kester (2014), Allan Kaprow (1993, 1996, 2004), Pablo Helguera (2010, 2011, 2018) e Mônica Hoff Gonçalves (2011, 2014, 2019)
Palavras-chave
Ensino de arte. Práticas artísticas colaborativas e participativas. Processos de criação-ensino.
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