O TEATRO NA ESCOLA E A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE ESTUDANTES INSERIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
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Data
2022/04/27
Autores
Orientadores
Programa
PPGARTES
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta pesquisa objetiva realizar um estudo sobre o ensino do teatro na Educação de Jovens e Adultos – EJA, tendo como base uma pesquisa de campo, qualitativa exploratória. O objetivo central desta investigação é identificar as questões que implicam no abandono e retorno dos estudantes inseridos nesta modalidade específica de ensino, a partir de processos cênicos relacionados à história de vida dos participantes. Para tanto, adota-se como principal base teórica as contribuições de pesquisadores da Educação, especialmente Paulo Freire (1984, 2004), cabendo destacar da área teatral, Augusto Boal (2001, 2009, 2012), Carmela Soares (2006, 2010) e Viola Spolin (2006, 2008). Ao longo da pesquisa de campo, no segundo bimestre do ano de 2021, realizou-se jogos e improvisações cênicas com uma turma composta por estudantes matriculados no Ensino Médio ofertado pelo Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos - (CEEBJA), situado em um bairro periférico de Curitiba. Os participantes envolvidos desenvolveram diversas atividades teatrais, por meio do ensino remoto em ambiente virtual, com enfoque nas situações geradoras de abandono e de retorno na modalidade escolar EJA. Neste sentido, as práticas realizadas se basearam nos pressupostos do Teatro do Oprimido, especialmente o Teatro Fórum, o Teatro Imagem e o Teatro Jornal, assim como, às propostas teatrais desenvolvidas por Viola Spolin. No decurso da carreira acadêmica e profissional da autora deste estudo, observou-se a relevância do teatro no espaço educacional, na medida em que propicia a vivência de emoções, sentimentos e situações até então jamais experimentadas e que podem ser alvo de debate entre todos os envolvidos. Na análise das experiências teatrais, constatou-se o alto índice de abandono escolar entre os jovens que, em função de condições adversas, dentre a principal destaca-se a gravidez precoce e a necessidade de trabalhar, deixaram de frequentar os bancos escolares convencionais na idade apropriada. O trabalho realizado problematiza o contexto social brasileiro marcado pela marginalização, exclusão e opressão de sujeitos que buscam concluir os seus estudos movidos pela perspectiva de inserção produtiva no mercado do trabalho.
Descrição
Palavras-chave
EJA; ensino médio; pedagogia teatral; abandono; retorno.