@TRAVESSAMENTOS – MEDIAÇÃO TEATRAL ON-LINE COM CRIANÇAS: ESTRATÉGIAS PARA UMA (TELE)PRESENÇA EM RELAÇÃO

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022/04/28
Orientadores
Programa
PPGARTES
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta pesquisa objetiva realizar um estudo sobre a mediação teatral e o papel do mediador com crianças espectadoras no seu encontro com a experiência cênica no espaço on-line. O contexto pandêmico dos anos de 2020 e 2021 provocado pelo novo coronavírus (COVID-19) implicou em abruptas e inesperadas mudanças na vida cotidiana, em especial, na arte, na educação e na tecnologia. Neste contexto, a estratégias de mediação teatral foram desenvolvidas com crianças espectadoras de uma peça teatral, com vistas a potencializar o encontro entre artista e espectador na realidade virtual, fomentando o seu imaginário e ampliando sua compreensão sobre aspectos da cena. Nessa perspectiva, a criança espectadora é compreendida como parceira da produção artística, como coautora da obra, num processo relacional entre a percepção e a reflexão. Na experimentação prática, propostas de mediação foram desenvolvidas para o espetáculo “A Travessia da Borboleta” (Curitiba, 2019), da Sangá Cia. de Teatro, no qual participo como atriz e dramaturga, adaptada para o formato digital. As estratégias de criação da peça para o ambiente on-line e de mediação teatral foram registradas por meio de fotografias, vídeos e anotações, analisadas a partir do referencial teórico estudado. O resultado permitiu discutir a mediação teatral on-line como um espaço poético de produção de (tele)presenças a partir da relação estabelecida entre espectador, artista e obra
Descrição
Palavras-chave
Mediação Teatral. Criança. Espectador-artista-professor. Teatro Virtual.
Citação