PROCESSOS DE CRIAÇÃO, RECRIAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE UMA OBRA COREOGRÁFICA: ARTE CULTURA E NACIONALIDADE EM “A FLORESTA AMAZÔNICA” DE DALAL ACHCAR (1960-1975)

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Data
2023/08/21
Programa
PPGARTES
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta dissertação apresenta uma investigação que visa compreender e analisar o processo de criação do balé ‘A Floresta Amazônica’ da coreógrafa Dalal Achcar, levando em consideração o contexto histórico, político e social. Para tal, será utilizado o conceito de fórmulas de emoções pathosformeln, de Aby Warburg (2010) e Carlo Ginzburg (2014) como instrumento de análise das escolhas estéticas e expressivas, bem como das possíveis influências do conteúdo nacionalista no processo de criação. As metodologias empregadas para esta pesquisa são: i) a pesquisa qualitativa, que consiste em procedimentos de coleta de dados e análise realizada por meio de investigações; ii) pesquisa bibliográfica que, em concordância com Gil (2002), se utiliza de procedimentos de leitura, escolha criteriosa de volumes e apreciação dos dados; iii) entrevistas semiestruturadas com artistas que participaram do processo de construção da obra. Esta inquirição possui como autores que embasam as investigações: Pereira (2003), Ortiz (2003), Sucena (1988), Caminada (1999), Brasil (1975), Fausto (2010), dentre outros. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, pretende-se colaborar com as pesquisas desenvolvidas no âmbito da linguagem artística da Dança, em específico, do balé clássico e sua História no Brasil.
Descrição
This dissertation presents an investigation that aims to understand and analyze the ballet creation process at 'A Floresta Amazônica' by the choreographer Dalal Achcar, taking into account the historical, political and cultural context. To this end, the emotional formulas concept called, pathosformeln, by Aby Warburg (2010) and Carlo Ginzburg (2014) will be used as an instrument for analyzing aesthetic and expressive choices, as well as the possible nationalist influences content in the creation process. The methodologies employed for this research are: i) qualitative research, which consists in data collection procedures and analysis carried out through investigations; ii) bibliographical research that, in agreement with Gil (2002), uses reading procedures, careful choice of volumes and data appreciation; iii) semi structured interviews with artists who participated in the work process construction. This inquiry has authors that support the investigations: Pereira (2003), Ortiz (2003), Sucena (1988), Caminada (1999), Brasil (1975), Fausto (2010), among others. From the development of this research, it is intended to collaborate with cultural and scientific productions developed within the artistic language of dance, in particular, classical ballet and its History in Brazil.
Esta dissertação apresenta uma investigação que visa compreender e analisar o processo de criação do balé ‘A Floresta Amazônica’ da coreógrafa Dalal Achcar, levando em consideração o contexto histórico, político e social. Para tal, será utilizado o conceito de fórmulas de emoções pathosformeln, de Aby Warburg (2010) e Carlo Ginzburg (2014) como instrumento de análise das escolhas estéticas e expressivas, bem como das possíveis influências do conteúdo nacionalista no processo de criação. As metodologias empregadas para esta pesquisa são: i) a pesquisa qualitativa, que consiste em procedimentos de coleta de dados e análise realizada por meio de investigações; ii) pesquisa bibliográfica que, em concordância com Gil (2002), se utiliza de procedimentos de leitura, escolha criteriosa de volumes e apreciação dos dados; iii) entrevistas semiestruturadas com artistas que participaram do processo de construção da obra. Esta inquirição possui como autores que embasam as investigações: Pereira (2003), Ortiz (2003), Sucena (1988), Caminada (1999), Brasil (1975), Fausto (2010), dentre outros. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, pretende-se colaborar com as pesquisas desenvolvidas no âmbito da linguagem artística da Dança, em específico, do balé clássico e sua História no Brasil.
Palavras-chave
Dança. Balé Clássico. Nacionalismo. Identidade Nacional. Romantismo.
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