Walking: Implicações do conceito no processo de digitação de uma obra ao violão

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Data
2023-06-30
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PPGMUS
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O Walking é um comportamento de mão esquerda ao violão inicialmente observado por Frank Koonce (1997). Loner e Alípio (2020) o consideram um ideal motor de execução ao violão que possibilita a realização de um ideal sonoro, estando relacionado, portanto, à fluência mecânica e sonora de uma execução. Ele pode ser definido como a sucessão dos movimentos de mão esquerda que possibilitam a sustentação do som entre as notas, ou seja, como uma sucessão de intenções. A presente pesquisa objetiva investigar as implicações do Walking no processo de digitação de uma obra ao violão, visando contribuir para o aprofundamento das discussões teóricas acerca da técnica violonística e favorecer a aplicação sistemática do Walking, propiciando, assim, uma maior eficácia no cumprimento dos ideais de fluência de uma execução. Esta investigação foi fundamentada pela Teoria da Digitação (2014), de Alisson Alípio, na qual os procedimentos metodológicos necessários ao processo digitacional foram sistematizados em um cenário digitacional. Estabelecemos relações entre o Walking e as etapas metodológicas previstas no cenário digitacional e constatamos que o conceito se relaciona de diferentes formas e em diferentes graus com as instâncias que o constituem. Dentre estas, a que mais diretamente é influenciada pelos preceitos do Walking é a etapa relativa ao levantamento dos expedientes técnicos que viabilizam a execução. A investigação acerca das implicações do Walking nesta etapa baseou-se na premissa segundo a qual, no que se refere à ação de mão esquerda ao violão, “o todo não é igual à soma das suas partes” (DERGAL, 2020) — ou seja, a aplicação do Walking não equivale à realização sequencial dos expedientes técnicos de sustentação do som que o constituem — assim como nas proposições de Meinel (1977) acerca da qualidade do movimento na prática esportiva, as quais contribuíram para a concepção de uma técnica de mão esquerda ao violão baseada na combinação fluida de intenções.
Descrição
Palavras-chave
Walking; Digitação ao Violão; Técnica Violonística; Legato
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