Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 66
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A afinação dos instrumentos na família dos metais: uma discussão sobre as estratégias de desenvolvimento na performance(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) SILVA, Enrique Batista Felix da; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/0944518809969626; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; SCHEFFER, Jorge Augusto; http://lattes.cnpq.br/5231029299445715; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263A presente pesquisa teve por finalidade identificar quanto às estratégias mais valiosas no auxílio ao desenvolvimento da afinação para músicos instrumentistas da família dos metais. Uma performance afinada nestes instrumentos requer dos intérpretes o aprimoramento de várias habilidades, particularmente aquelas relativas à percepção musical e ao domínio técnico de execução. A aquisição destas ferramentas beneficia grandemente o executante destes instrumentos que, não raro, necessita realizar diversos ajustes de frequência de acordo com o contexto musical. Na falta destas, surgirão inevitavelmente diversos obstáculos, uma performance adequada se vendo prejudicada. Em particular, buscou-se analisar e refletir sobre pesquisas encontradas na literatura que abrangessem diferentes metodologias de estudo e de ensino relativas ao desenvolvimento da afinação, principalmente quando aplicadas à prática individual e à prática coletiva dos instrumentos da família dos metais. Na sequência, procurouse discutir quais os fatores passíveis de interferir no aprimoramento desta habilidade, sejam eles de ordem cognitiva ou de ordem técnica. Os estudos analisados foram selecionados de acordo com a sua relevância e sua relação com o nosso objeto de estudo, considerando os procedimentos, resultados e recomendações de cada pesquisa. Após uma discussão e análise sobre as pesquisas selecionadas verificou-se o quanto o desenvolvimento da afinação nos instrumentos da família dos metais acaba por converter-se num processo constituído de várias etapas demandando a aquisição de habilidades bem determinadas e com cada estratégia contribuindo para um estágio específico deste aprimoramento.Item A Articulação como Elemento Expressivo na Performance ao Violão: um estudo a partir da análise de tratados clássicos e sua aplicação à sonata Eroica de Mauro Giuliani(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-16) AFONSO, Felipe dos Anjos; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; http://lattes.cnpq.br/0251566083212546; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; FIORINI, Carlos Fernando; http://lattes.cnpq.br/0844777329314106; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395O presente trabalho trata do estudo da articulação como elemento expressivo ao violão. Ao analisarmos métodos de referência pedagógica da escola clássico-romântica para violão, observou-se a ausência de detalhes acerca deste assunto. Entretanto, tratadistas da mesma época - de outros instrumentos - apresentaram alternativas para a utilização de diferentes articulações. Sendo assim, buscamos analisar padrões de articulação presentes nos tratados de C. Ph. E. Bach, L. Mozart e J. Quantz (tecla, arco e sopro) e utilizá-los como ferramenta para elaboração de articulações para os Estudos 1 e 9, do Op.60 de Matteo Carcassi; Estudo 8, de Dionísio Aguado; Estudo 4, do Op.139 e Sonata Eroica, Op.150, de Mauro Giuliani. A metodologia utilizada está dividida em quatro etapas: 1 Definição de conceitos relacionados à performance; 2 Análise de Tratados; 3 Aplicação prática; 4 Edição e gravação. Verificamos que, embora os tratados de tecla, sopro e arco selecionados para esta pesquisa possuíssem mais informações que os tratados de violão, apenas o tratadista L. Mozart apresenta um número considerável de exemplos de articulação. Observamos também que, em geral, as obras de violão aparentemente oferecem poucas informações relacionadas à articulação, quando comparadas a obras de outros instrumentos. Portanto, o acréscimo de ideias de articulação, provenientes de diferentes tratados, promoveu variações significativas na expressividade das peças selecionadas.Item A disciplina de Teoria Musical em perspectiva inclusiva: um levantamento sobre especificidades de pessoas com deficiência visual(Universidade Estadual do Paraná, 2021-10-22) FREITAS, Luiz Alberto Amorim de; GIESTEIRA, Adriano Chaves; http://lattes.cnpq.br/6309605186040071; http://lattes.cnpq.br/4191532302124195; GIESTEIRA, Adriano Chaves; http://lattes.cnpq.br/6309605186040071; TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto; http://lattes.cnpq.br/4067687416547515; KASTRUP, Virginia; http://lattes.cnpq.br/0516666558156215Os conhecimentos e habilidades desenvolvidos em disciplinas relacionadas à Teoria Musical são fundamentais na formação musical de nível profissional e acadêmico no ocidente. Entretanto, os prerrequisitos de acesso e participação nesses níveis de formação têm representado obstáculos para músicos com deficiência visual, em razão da escassez de apoio especializado e recursos específicos. O objetivo dessa pesquisa é compreender os processos de ensino-aprendizado de Teoria Musical das pessoas com deficiência visual em perspectiva inclusiva. Para tanto, os levantamentos teóricos buscaram produzir pressupostos que permitam compreender a pessoa com deficiência visual na contemporaneidade, seus paradigmas, sua cognição, e seus processos de ensino-aprendizado de música/Teoria Musical envolvendo a musicografia braille. Objetivando identificar particularidades de tais processos, foi realizado levantamento de dados junto a músicos com deficiência visual e professores de Teoria Musical que atuam junto a este público. Por meio da pesquisa bibliográfica, tangenciam-se o desenvolvimento e constituição cognitiva de pessoas com deficiência visual à luz da Abordagem da “enação” de Varela, Thompson e Rosch (2003), a partir de Arendt (2000), Kastrup; Carijó; Almeida, (2009), Sade (2009), Leote (2015), Weid (2015) e outros. Como bases para uma Teoria Musical inclusiva, por meio de resgate histórico, panorama e pressupostos atuais, introduz-se um diálogo entre a área da Teoria Musical “geral” baseandose em Christensen (2001), Mateiro (2006), Priori (2013), Ferreira (2014), Macedo (2014), Horn (2016), Pereira (2016) e outros, e a área da Educação Musical/musicografia braille a partir de Bonilha (2006, 2010), Trindade (2008), Carrolo (2009), Souza (2014), Malheiros (2017) e Giesteira (2019). Dois surveys digitais foram desenvolvidos e aplicados remotamente através da plataforma Zoho Survey junto ao público-alvo delimitado. Aplicando-se análises estatísticas e interpretações qualitativas, constatou-se que as poucas dificuldades que pessoas com deficiência visual apresentam na disciplina relacionam-se principalmente à percepção musical. Mesmo tais dificuldades atrelando-se à inexistência e/ou inadequação de materiais didáticos, a musicografia braille foi considerada de fácil aprendizado. Assim, aspectos gerais dos processos investigados e suas especificidades inerentes podem ser compreendidos através desta pesquisa, além de caracterizações em linhas gerais dos grupos investigados. Tais resultados contribuem com a construção de disciplinas relacionadas à Teoria Musical de Caráter inclusivo, condição decisiva para o acesso e desenvolvimento deste seguimento na formação profissional/acadêmica em música. Ao pressuporem dinâmicas multissensorialmente inclusivas, essas disciplinas fomentariam a expansão das potencialidades humanas em geral.Item A invenção da música nordestina: Luiz Gonzaga em seus primeiros 13 anos de carreira (1941-1954)(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-26) FREITAS, Rafael Antunes de; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/3136166797531617; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; LUNARDI, Rafaela; http://lattes.cnpq.br/9542410513962094; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta dissertação buscou compreender como os elementos de nordestinidade são agregados na obra de Luiz Gonzaga em seus primeiros 13 anos de carreira (1941 a 1954). O músico ganhou espaço no cenário musical nacional ao fundir a música de tradição oral nordestina com a música popular urbana da época, trazendo importantes inovações para a música popular brasileira. Foram utilizados fonogramas e artigos de jornais e revistas como fontes históricas. Para tanto, foram utilizados entre outros autores, os estudos de Albuquerque Júnior (2011); Draper III (2014) e Bryan McCann (2004).Item A motivação de músicos perante adversidades na rotina de estudos ao instrumento: uma investigação durante a pandemia de Covid-19(Universidade Estadual do Paraná, 2022-10-24) COIMBRA, Flavio Cantador; OLIVEIRA, Allan de Paula; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/3491569736650730; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437; ARAÚJO, Rosane Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/6547336486805388; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como estudantes de música se mantêm motivados em situações de adversidades na sua rotina de estudos do instrumento, durante a graduação. Para dar sustentação e apoio às reflexões e conclusões na análise dos dados obtidos, a investigação se fundamenta a partir da Teoria Social Cognitiva, proposta por Albert Bandura (1986). Em conjunto ao suporte da teoria, também se buscou levantar aspectos ligados à motivação intrínseca e extrínseca. A estratégia de pesquisa escolhida foi a de Estudo de Caso, o que permitiu um aprofundamento no entendimento sobre o tema a ser analisado, principalmente por se enquadrar em uma circunstância despertada pela pandemia da Covid-19 no ano de 2020, data de início do mestrado que gerou a presente dissertação. A coleta de informações foi de natureza qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com oito estudantes de música de nível superior da cidade de Curitiba/PR. As entrevistas foram transcritas na íntegra, categorizadas por assuntos e analisadas sob Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (1977). A análise das falas dos participantes revelou perspectivas sobre o processo motivacional e autorregulação do estudo do instrumento perante adversidades. Também levantou características observadas em relação a motivações de ordem interna, e motivações resultantes de eventos externos, como a pandemia. Espera-se com este trabalho de pesquisa compartilhar elementos sobre a relação dos alunos universitários com o seu processo motivacional, para melhoria das práticas e aprendizagem no estudo do instrumento, especialmente durante períodos de adversidades, como a da pandemia da Covid-19.Item A música da roça entre o rádio e o circo: o lado caipira de Curitiba através da dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela (1940-1970)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-11) CARVALHO, Adonias Alfredo; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/0723764926378790; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; SOUSA JUNIOR, Walter de; http://lattes.cnpq.br/6689539221649758; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780O presente trabalho buscou analisar a música caipira, gênero musical de origem rural e tradutora das vivências de homens e mulheres do campo, refletindo sua penetração no espaço urbano, entre os anos 1940 e 1970 em Curitiba. Levando em conta tal recorte temporal e espacial, a pesquisa se voltou para a trajetória artística da dupla caipira “Nhô Belarmino e Nhá Gabriela”, formada pelo casal Julia e Salvador Graciano na capital paranaense. A dupla se fez conhecida em todo o território nacional, com composições gravadas até mesmo fora do país e tornaram-se, assim, os maiores representantes do gênero em todo o estado do Paraná. Traçar esta narrativa histórica e musical de Belarmino e Gabriela, envolveu a descoberta da atuação deles nas emissoras de rádio do período, nos programas de auditório, nos regionais e nas companhias circenses, que ajudaram a identificar um lado caipira da cidade de Curitiba. Assim, a pesquisa pretendeu traçar um diálogo entre a Música e a História, a partir da construção de uma narrativa em torno dessas memórias, utilizando como fontes periódicos impressos e digitais, cartazes, revistas, fotografias, registros fonográficos e entrevistas com pessoas que conviveram com eles. Tais documentos são oriundos da Casa da Memória de Curitiba, do acervo pessoal de pesquisadores e do Museu da Imagem e do Som. A relevância histórica e cultural da dupla para a cidade de Curitiba, bem como a escassez de pesquisa histórica sobre sua trajetória e seu significado estimularam e legitimaram o desenvolvimento do presente trabalho. Esta pesquisa procurou responder à questão sobre a trajetória artística da dupla caipira e sua relação com a cidade, tendo o circo e o rádio como pano de fundo. Além disso, buscamos nos aprofundar sobre a trajetória artística da dupla e quais eram suas características dentro do gênero caipira. Pudemos concluir que Belarmino e Gabriela são cruciais no cenário artístico paranaense, além de criarem uma música caipira com influências do sul do país.Item A música em Joinville na década de 1930: um retrato do cenário cultural a partir do jornal 'A Notícia' e do Arquivo Histórico de Joinville(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-13) BORTH, João Gabriel de Miranda; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/2855787388338562; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; HOLLER, Marcos Tadeu; http://lattes.cnpq.br/5455895659432446; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992Esta dissertação propõe um estudo a respeito das práticas musicais realizadas na região central da cidade de Joinville-SC durante a década de 30 do século XX. Para isso, foram investigados os espaços onde tais atividades ocorriam, quais eram os grupos e, que tipos de repertórios eram executados nestes locais. Para coletar tais informações, foram buscadas fontes no Arquivo Histórico de Joinville, como programas de concerto e partituras, e também foi realizada uma busca por fontes na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, onde foram encontradas edições do jornal A Notícia que continham anúncios de eventos culturais e musicais. As obras musicais localizadas, tinham como principal autor o compositor austríaco Josef “Pepi” Prantl (1895-1951), que atuou como regente da Orquestra da Sociedade Harmonia-Lyra durante os anos de 1930-1937 e tais peças foram analisadas em seus aspectos morfológicos, a partir dos conceitos e métodos de análise musical, a fim de entender a estética musical adotada por este músico. Como conclusão desta pesquisa, foi observado que haviam ao menos seis agremiações culturais na cidade de Joinville, onde eram realizados eventos musicais, no entanto, a Sociedade Harmonia-Lyra era o espaço cultural onde ocorreram o maior número de eventos deste caráter na cidade de Joinville durante o recorte temporal estudado. Haviam grupos musicais de basicamente dois tipos, sendo orquestras e jazz bands os mais comuns entre eles. No que diz respeito aos eventos, haviam concertos, destinados à execução de música orquestral, costumeiramente nos estilos clássico e romântico, bailes, que eram eventos noturnos, onde o público era convidado a dançar e, domingueiras, que eram eventos diurnos, onde havia música, mas a comida e os jogos eram o principal atrativo. Estes três tipos de evento poderiam ser abertos ao público, mediante pagamento, ou serem destinados apenas aos sócios de determinado clube.Item A questão da técnica na música eletroacústica e a relação criativa nas estéticas contemporâneas(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-14) SILVA, Daniel Ferreira da; THOMASI, Ricardo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0517076949170499; http://lattes.cnpq.br/2431813116105831; ALMEIDA, Anselmo Guerra de; http://lattes.cnpq.br/2322584898095049; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta pesquisa buscou investigar as conexões entre a música eletroacústica e as estéticas contemporâneas, explorando as suas interseções históricas, influências mútuas e impactos na criação musical por meio de técnicas de síntese sonora e processamento eletrônico. O objetivo foi o de compreender a relação homem máquina nos processos da criação musical com ênfase no imaginário construído pela relação criativa entre músico e instrumento-máquina como articulador e mediador entre tradição e contemporaneidade. O método envolveu um debate bibliográfico acerca da criação musical, investigando a imprevisibilidade do instrumento na performance, a dificuldade da criação sonora no meio natural através da interferência humana, previsibilidade do modus operandi no modo tradicional, conforto e aversão às novas possibilidade criativas, controle dos instrumentos contemporâneos e também os dilemas na criação e performance musical coletiva. O método de investigação foi feito com comparação da obra Red Bird de Trevor Wishart e também Lumière Noire de Bernard Parmegiani e cruzado com as composições do autor. Os experimentos foram realizados no LaMuSA, utilizando os sintetizadores modulares arp 2600, nêutron e k2, da Behringer. A análise dos resultados teve como objetivo, construir um panorama crítico das interseções entre música eletroacústica e a relação nas estéticas contemporâneas, além de explorar os dilemas da previsibilidade e controle na criação musical enriquecendo o debate teórico e assim oferecendo novas perspectivas práticas.Item A trajetória de Lúcio Rangel na imprensa: os textos para a revista Manchete (1953-1957)(Universidade Estadual do Paraná, 2023-08-23) MARQUES, Renata Letícia; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/0039502207013132; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; BERGOLD, Rogério de Brito; http://lattes.cnpq.br/9302929964417281; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229O objetivo dessa pesquisa é investigar o trabalho na imprensa de Lúcio Rangel para ampliação do entendimento do seu lugar na história da crítica musical brasileira. Para isso foram mapeados os periódicos para os quais o crítico trabalhou em seu momento inicial de carreira, principalmente as décadas de 1940 e 1950, e analisados especificamente seus 145 textos publicados na coluna de música popular da revista Manchete, sendo este o trabalho de maior expressividade quantitativa de textos desse período. O mapeamento de seu trabalho partiu de uma lista inicial presente no texto de Sérgio Augusto (2007). Dessa lista inicial foram explorados aqueles periódicos que estavam disponíveis na Hemeroteca Digital, site que possibilitou também a pesquisa por palavras-chave. Essa busca resultou em ocorrências do nome de Lúcio Rangel que levaram não apenas a textos de sua autoria mas também de outros autores falando sobre ele, o que também contribuiu com o objetivo da pesquisa. Conhecido por ser um intelectual que fazia parte da boemia, produziu para vários periódicos, seu trabalho mais reconhecido é o de diretor da primeira revista especializada em crítica de música popular brasileira, a Revista da Música Popular (RMP). A presente pesquisa encontra problemáticas nas questões mais básicas sobre suas ideias: quais eram elas e quais as diferenças entre o que realmente estava em seu texto e aquilo que foi construído com base em seu cargo na RMP. Na década de 1950, o fotojornalismo chegava ao Brasil, um sinalizador das modernizações que ocorreram na imprensa brasileira como apontado por Ana Ribeiro (2000). O fotojornalismo é um dos indicadores da preocupação em alcançar um público mais amplo do que anteriormente, o que reverbera na ampliação do papel da crítica de música popular na imprensa. Primeiramente, foi necessário um aprofundamento na análise de periódicos que marcaram o início da carreira de Rangel: a Revista acadêmica e a revista Sombra, para ampliação do entendimento de seu trabalho na revista Manchete. Sobre estas foram utilizadas as obras de Muza Velasquez (2000), Ana Cerbino (2013;2014), e Georgy Aragão (2005). Para análise da revista Manchete foram criadas três principais categorias de separação de temas: música popular brasileira, jazz e disco. Buscando analisar os conceitos utilizados pelo crítico, foi necessária a utilização de bibliografias sobre música brasileira e jazz. Para analisar os textos sobre a primeira foram utilizados os autores Hermano Vianna (2002), Jorge Caldeira (2007), Carlos Sandroni (2012), Dmitri Fernandes (2018), Maria Clara Wasserman (2002), Marcos Napolitano (2007) e Vinci de Moraes (2019). Já com os textos sobre jazz foram utilizados os trabalhos de Antônio Carlos Araújo Ribeiro (2000), Anne Le Grand (2020), Tom Pechard e Ted Gioia (2012). Foi possível realizar um mapeamento com fontes primárias dos locais para onde Lúcio Rangel colaborou, inexistente até então, bem como aprofundar a análise sobre o conteúdo das suas ideias e como elas interagiam com o seu meio de atuação.Item A tribo toda reunida: modalismo e hibridismo no disco Clube da Esquina 2 (1978)(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-15) RIBEIRO, Lucas Franco de Souza; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/7551807483871336; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; SANTOS, Antônio Rafael Carvalho dos; http://lattes.cnpq.br/2672083648565020; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta dissertação apresenta uma proposta de análise dos procedimentos modais e do hibridismo presentes na música encontrada no álbum Clube da Esquina 2 (1978), buscando desenvolver um entendimento maior sobre uma possível sonoridade do grupo de artistas referido como Clube da Esquina e sua relação com esses fatores. Para isso, faço um levantamento da produção acadêmica sobre o Clube da Esquina e Milton Nascimento, a fim de contextualizar o disco estudado e apreender pontos de discussão presentes nessa literatura. Em seguida apresento uma fundamentação teórica, na qual ambiento o Clube da Esquina no devido contexto teórico modal, explico em detalhe os procedimentos modais a serem analisados, e faço um breve levantamento de abordagens do conceito de hibridismo entre teóricos dos Estudos Culturais. Depois disso, apresento uma análise que desenvolvi sobre o material sonoro do álbum estudado, buscando observar diversos parâmetros, divididos entre aspectos primários, aspectos secundários e aspectos temáticos. Por fim, apresento algumas considerações e reflexões a respeito dos processos híbridos e modais no Clube da Esquina, identificando, a partir do aporte oferecido por Piedade (2011), uma tendência a um hibridismo homeostático, além de formas como essa característica se manifesta nos elementos modais percebidos nessa obra.Item Abordagens e práticas utilizadas por musicoterapeutas com crianças com transtorno do espectro autista(Universidade Estadual do Paraná, 2025-07-30) AZEVEDO, Darda Camargos de; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/2991669642557548; ARRUDA, Mariana Lacerda; http://lattes.cnpq.br/8189459100604298; SANTOS, Hermes Soares dos; http://lattes.cnpq.br/1619832393419485A musicoterapia tem ampliado sua visibilidade em diversos contextos nos últimos anos. Sua regulamentação em 2024 e o reconhecimento como prática baseada em evidências científicas têm fortalecido suas bases acadêmicas, promovendo, assim, maior interesse e realização de pesquisas. Estudos indicam que a musicoterapia apresenta resultados significativos no tratamento do autismo, principalmente na melhoria da interação social e comunicação nãoverbal e podendo ser um recurso importante para o comportamento adaptativo e para a qualidade de vida do indivíduo e para os membros da família. Este estudo teve como objetivo investigar quais as práticas e abordagens que os musicoterapeutas utilizam para o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista, bem como avaliar as implicações dessas escolhas terapêuticas. Como metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com nove musicoterapeutas atuantes em Curitiba e região, com pelo menos cinco anos de formação, que atuassem em consultórios particulares ou clínicas especializadas. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin de forma categórica, utilizando os softwares IRaMuTeQ e Atlas TI para o processamento de dados e codificação. Os resultados apontaram que os musicoterapeutas se fundamentam nos referenciais teóricos da musicoterapia e em outras áreas da saúde correlatas ao autismo. Todos os profissionais referiram-se aos métodos descritos por Kenneth Bruscia como norteadores de suas atuações. Também destacaram o uso da musicoterapia comportamental como uma abordagem recorrente entre os participantes, considerando-a, principalmente, para o manejo de comportamentos e a orientação de condutas profissionais com determinados perfis de crianças, e o uso das variadas formas demusicoterapia improvisacional, sendo uma importante abordagem de vinculação e relacionamento entre o terapeuta e a criança. Foram identificadas práticas baseadas em evidências, no discurso dos profissionais, presentes no relatório do National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice (NCAEP), além da intervenção baseada em música, com destaque para intervenção naturalística e o uso de comunicação alternativa e aumentativa. Os resultados relatados sobre os atendimentos em musicoterapia apontaram para a aquisição de novas habilidades, o aprimoramento de habilidades existentes e para mudanças de comportamento da criança com autismo. Discutiu-se que embora as abordagens forneçam um importante arcabouço para a prática clínica, esta é influenciada por múltiplos fatores: o conhecimento sobre o paciente, a compreensão da condição neurológica, os domínios musicoterapêuticos e as experiências empíricas adquiridas ao longo de suas atuações. Concluise que a pesquisa contribui para o campo ao evidenciar que as práticas musicoterapêuticas são construídas por estes fatores contextuais e que os resultados dos atendimentos são positivos quando o profissional compreende estes aspectos, mesmo utilizando múltiplas abordagens ou na ausência de uma definição explícita. Além de proporcionar um diálogo teórico e prático da profissão. Uma limitação identificada na pesquisa foi a delimitação da regionalização que não abrange um contexto generalizado. Sugere-se, para estudos futuros, a ampliação do escopo da pesquisa para um grupo mais abrangente de respondentes para melhor compreensão da prática musicoterapêutica com o público com autismo.Item Almirante e a construção historiográfica da música brasileira: análise do programa no tempo de Noel Rosa (1951)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-09-16) DELGADO, Leonardo Gonçalves; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/2052604876889942; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; OLIVEIRA, Márcia Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5104473139206788; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992Este trabalho apresenta considerações acerca da obra de Henrique Foréis Domingues (1908- 1980), conhecido pela alcunha de Almirante. O objetivo é apresentar o levantamento histórico elaborado pelo radialista na confecção do programa radiofônico No Tempo de Noel Rosa. O programa, que consiste em 22 episódios com cerca de 30 min cada, é considerado uma das primeiras biografias do compositor Noel Rosa, que aborda histórias da vida do sambista desde o seu nascimento, em 1910, até sua morte, em 1937, e foi transmitido pela Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, em 1951. Pretende-se compreender como foi organizada a pesquisa historiográfica, realizada por Almirante para elaborar o programa, assim como analisar os seus posicionamentos, tanto no que se refere a política, quanto a figuras públicas do Rio de Janeiro da década de 1930. A narrativa elaborada pelo radialista, locutor e apresentador é uma das fontes escolhidas nesta pesquisa para refletir sobre os estudos de história da música popular brasileira, ao apresentar No Tempo de Noel Rosa e escrever seu livro homônimo. Uma das características principais desta obra de Almirante é uma preocupação em apurar um levantamento histórico coerente e o presente trabalho pretende compreendê-lo enquanto uma fonte histórica tanto bibliográfica quanto audiovisual. A pesquisa consiste em ouvir todos os episódios do programa, elencar os principais temas abordados e fazer uma comparação com o que pesquisadores falam sobre conceitos de biografias e História da Música. Com a análise, foi elaborado uma tabela descritiva contendo os dias, horários, duração, temas, patrocínios e as canções apresentadas, assim como os interpretes que ou cantaram ao vivo, ou foram reproduzidas em disco.Item Análise rizomática da proposta pedagógica do Simultaneous Learning voltada ao ensino instrumental(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-29) VIEIRA, Jacson Elomar; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; http://lattes.cnpq.br/9117994247213755; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; SILVA, José Alberto Salgado e; http://lattes.cnpq.br/3841507364899863; SANTOS, Regina Marcia Simão; http://lattes.cnpq.br/9164295294690031Um dos trabalhos mais recentes voltados ao ensino de instrumento é a proposta denominada Simultaneous Learning, criada por Paul Harris (2014) na Inglaterra, que traz como princípios: o Ensino Proativo; Capacitar, não julgar ou controlar; Ensinar por meio dos “Ingredientes”; e, Fazer Conexões. O objetivo principal da presente dissertação visa analisar os princípios músicopedagógicos voltados ao ensino instrumental da Aprendizagem Simultânea – Simultaneous Learning – contidos na proposta de Paul Harris. Como objetivos específicos, pretende-se: (a) Compreender os fundamentos teórico/práticos da pedagogia do Simultaneous Learning das obras The Music Teacher's Companion, Improve Your Teaching!, e Simultaneous Learning de Paul Harris; (b) Analisar o que o autor compreende por ingredientes na sua proposta pedagógica e qual a abrangência destes no ensino instrumental; (c) Estabelecer uma analogia entre os princípios “fazer conexões” e “ensinar por meio dos ingredientes da peça” da Aprendizagem Simultânea e o Rizoma; e (d) Levantar as contribuições da proposta pedagógica do Simultaneous Learning para o ensino instrumental ao percorrer o Mapa da Aprendizagem Simultânea do Mundo Musical. A investigação recorre à Pesquisa Bibliográfica com análise de fontes documentais. Observou-se que é possível compreender a pedagogia do Simultâneos Learning de acordo com as características do modelo Rizoma de Gilles Deleuze & Félix Guattari (2000), por se tratar de uma proposta de ensino estruturada em forma de Mapa, baseada nas conexões realizadas entre os seus elementos musicais, denominados por Harris como ingredientes.Item As Tres piezas rioplatenses de Máximo Diego Pujol: uma interpretação fundamentada na Teoria das tópicas musicais(Universidade Estadual do Paraná, 2024-10-04) NUNES, Mauricio Machado; MILANI, Margareth Maria; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/3728847928286310; IRAVEDRA, Rafael; http://lattes.cnpq.br/4868131936803893; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395Este trabalho tem como objetivo descrever os processos envolvidos na interpretação das Tres piezas rioplatenses do compositor argentino Máximo Diego Pujol. Com base nos elementos estilísticos da obra, articulei possibilidades interpretativas, destacando o idiomatismo do compositor, a partir da investigação dos materiais composicionais da peça que resultam da fusão entre a música de concerto (música de tradição escrita) e os gêneros musicais da Região do Rio da Prata. O estudo se concentra em como identificar os elementos estilísticos nas Tres piezas rioplatenses, dada a fusão de diferentes linguagens musicais, e de que maneira é possível entender como esses elementos são manipulados na peça a fim de estruturar a interpretação. No trabalho me fundamento na Teoria das tópicas musicais (RATNER, 1980; PIEDADE, 2007, 2011, 2012, 2013, 2023; ALMEIDA & MACHADO NETO, 2020; PADOVANI, 2016) para analisar e interpretar a obra com o objetivo de reconhecer e refletir sobre o material composicional presente e sua articulação com as práticas interpretativas. O marco conceitual está fundamentado na pesquisa artística, e o campo de pesquisa foi organizado a partir de: 1) delineamentos prévios, em que o contato com o texto escrito se realiza por meio da observação de recorrências e contrastes do material composicional; 2) construção de procedimentos de abordagem para as sessões de práticas e reflexões sobre as possibilidades de práticas deliberadas, estruturadas em um tripé: planejamento, sessões de práticas e feedback autoavaliativo. As tópicas foram estruturadas mediante a identificação e emprego de elementos musicais que remeteram a representações simbólicas (geográficas, culturais, estéticas, musicais etc.). Para fundamentar o percurso investigativo e amparado pelo bojo conceitual sobre a Teoria das tópicas musicais, estruturei Tópicas Composicionais e Tópicas Interpretativas que foram fundamentais para o desenvolvimento do processo de interpretação da peça, permitindo uma compreensão mais profunda das intenções musicais estilísticas e estéticas da obra, guiando não somente as escolhas das nuances interpretativas como também escolhas dos expedientes técnicos, digitação e dedilhado, microdinâmicas, construção de timbres etc. Dessa forma, os dados emergentes da pesquisa, apontam que as Tópicas musicais podem servir como lentes para desvendar camadas de significado e expressões presentes na música, fundamentando processos de prática e enriquecendo a interpretação. Como resultante deste processo investigativo está disponibilizado na dissertação um registro audiovisual das Tres piezas rioplatenses que apresenta a conexão entre análise teórica e prática evidenciando a importância do diálogo contínuo entre pesquisa e interpretação musical.Item Aspectos interpretativos de duas obras francesas escritas para trompete e orquestra no Século XX(Universidade Estadual do Paraná, 2023-09-06) MARQUES, Emerson Johon; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/7520156042467535; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; SANTOS, Fernando Diego Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/3729761646542451; ASSIS, Carlos Alberto; http://lattes.cnpq.br/3333366022661114Na busca de mais ferramentas que possam nortear os caminhos da performance no sentido da preparação e produção da mesma em sua complexidade, muitos pesquisadores se dedicam a observar e relatar as experiências de performers na intenção de registrar os momentos que contemplam a produção de uma realização artística. Neste sentido, este trabalho pretende investigar dentre os vários aspectos da performance aquele que tange ao processo de análise e preparação e produção de um repertório de alto nível técnico escrito para trompete e orquestra. O repertório em questão trata do Concerto para Trompete e Orquestra de Henri Tomasi e do Concertino para Trompete, Piano e Orquestra de Cordas de André Jolivet. Baseados na análise de Stier (1992) entendemos o quão ampla é a pesquisa e os múltiplos fatores que a compõem, tratando de aspectos subjetivos da arte musical, dentre outros que fazem referência à contextualização da obra. Neste caso, a escola francesa de trompetes, onde nasceram ambas as obras deste estudo, se inserem em um contexto fundamental em nossa análise. A escola francesa de trompetes é sem sombra de dúvida uma das mais tradicionais do mundo, tendo formado através de quase dois séculos uma seleção impressionante de exímios trompetistas mais precisamente no Conservatório de Paris, onde desde 1833 se desenvolve o ensino de trompete e onde nasceram inúmeras peças, concertinos e concertos dedicados ao trompete inclusive os que são objeto de análise neste trabalho. Tanto pela expressividade das duas obras acima mencionadas quanto pela qualidade dos compositores dá-se a escolha do nosso material de pesquisa.Item Audições orquestrais para oboé no Brasil: análise dos processos seletivos e estratégias de separação(Universidade Estadual do Paraná, 2023-09-09) VICENSSUTO, Marcos Vinicius Forato; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/4510195012602240; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; MINCZUK, Arcadio; http://lattes.cnpq.br/2057068298087471; FERRONATO, Rafael Stefanichen; http://lattes.cnpq.br/6113379011588452Com o objetivo de obter uma aprovação em audições de orquestras profissionais, muitos músicos buscam se preparar para processos de seleção altamente competitivos, nos quais muitos candidatos de altíssimo nível técnico e musical competem por um número limitado de vagas. Nesse sentido, o instrumentista se depara com diversas questões referentes à preparação técnica e musical, nas quais é necessário desenvolver estratégias de estudo para o repertório exigido nas audições. O presente estudo tem como objetivo fornecer uma visão abrangente do panorama histórico das audições realizadas por orquestras brasileiras, elucidar estratégias de preparação de natureza mais ampla, além de realizar um levantamento e análise de cinco excertos exigidos em audições orquestrais no Brasil, os quais envolvem as partes de primeiro oboé, segundo oboé e corne inglês. Os excertos selecionados pertencem às seguintes obras: “Le Tombeau de Couperin” de Maurice Ravel, “Concerto para Violino e Orquestra” e “Variações sobre um tema de Haydn” de Johannes Brahms, “Sinfonia nº 9 - Novo Mundo” de Antonin Dvorák e a “Abertura de Guilherme Tell” de Gioacchino Rossini. Adicionalmente, propõe-se a exposição de exercícios técnicos com o intuito de abordar as adversidades inerentes à execução e solução dos desafios encontrados na interpretação dos excertos orquestrais apresentados. Essa abordagem é embasada na realização de análises de seminários, masterclasses e materiais pedagógicos, permitindo o levantamento e investigação de metodologias empregadas por meio da aplicação de estudos específicos, métodos e rotinas de estudo, bem como o emprego de ferramentas de apoio e suporte durante a preparação de processos seletivos orquestrais.Item Aulas individuais de canto para crianças: um estudo multicasos com professores(Universidade Estadual do Paraná, 2023-10-03) MEYER, Milena Castilho; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/1522555735426822; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; VELOSO, Flávio Denis Dias; http://lattes.cnpq.br/7349210547813789; FERRONATO, Rafael Stefanichen; http://lattes.cnpq.br/6113379011588452Após a estreia do programa The Voice Kids Brasil, em 2016, percebeu-se um aumento na demanda por aulas de canto para crianças. Este fato trouxe também uma quebra de paradigma em relação ao ensino de canto. A presente pesquisa tem temática central o ensino individual de canto popular para crianças, e tem como objetivo compreender de que maneira professores estão conduzindo pedagogicamente as aulas de canto para crianças. Foram analisadas publicações brasileiras sobre o ensino de canto dentro das seguintes temáticas: O desenvolvimento vocal infantil; Pedagogia vocal; A formação do indivíduo musical a partir do canto coral; e Repertório. A metodologia escolhida foi o estudo de caso. Foram entrevistados três professores que atuam com aulas individuais de canto para crianças na cidade de Curitiba. Após a organização, categorização e análise dos dados da pesquisa, surgiram novas questões emergentes em relação ao ensino de canto e em muitos pontos a fala dos professores não dialogava com a literatura selecionada para este trabalho.Item Camerata Carioca e o “ressurgimento” do choro entre as décadas de 1970 e 1980(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-13) VELOZO, Rodrigo da Silva; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/7567148755455719; OTTO, Tiago Portella; http://lattes.cnpq.br/0612174652297039; VICENTE, Rodrigo Aparecido; http://lattes.cnpq.br/4162161037283075O objetivo deste trabalho foi investigar o movimento identificado como ressurgimento do choro, ocorrido entre as décadas de 1970 e 1980. O estudo abordou os embates entre ideias relativas a identidades de tradição e modernidade. A investigação se deu a partir de revisão bibliográfica e análise comparativa das composições “Terna Saudade” e “Ainda Me Recordo”. A análise envolveu os arranjos gravados pela Camerata Carioca no disco “Tocar” (1983), comparadas em relação aos fonogramas em suas versões de 1907 (gravação realizada pela Banda do Corpo de Bombeiros, do Rio de Janeiro) e de 1947 (gravação de Pixinguinha e Benedito Lacerda), respectivamente. A comparação entre as gravações buscou apontar a utilização ou não de elementos simbólicos tidos como representantes de uma identidade de tradição ou modernidade no choro. O texto aborda o choro em seu contexto social e cultural das décadas de 1950 e 1960 na busca por melhor compreender o cenário da década de 1970 em interação com seu passado recente. Foi investigado o processo de estruturação e defesa de um conjunto de elementos simbólicos tidos como representantes das ideias de tradição e modernidade no choro. Em relação ao movimento de ressurgimento do choro, foi realizado um mapeamento das iniciativas tomadas pelos músicos, agentes culturais, governo federal, indústria fonográfica, jornalistas e entusiastas do choro. Quanto ao trabalho desenvolvido pelo grupo Camerata Carioca, desenvolvemos investigação sobre as atividades do grupo e seus discursos sobre o choro.Item Catalogação das obras de Benedicto dos Santos Diniz: uma figura na história da música curitibana do final do Século XIX e início do Século XX(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-05) WASILINSKI, Diogo Carlos; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/0210236616481840; PRUST, Matheus Theodorovitz; http://lattes.cnpq.br/0166754079766118; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229O presente trabalho apresenta Benedicto dos Santos Diniz, uma figura na história da música em Curitiba no final do século XIX e início do século XX. Propusemos aqui a criação de um catálogo temático de suas obras. Benedicto Diniz foi servidor público no antigo Liceu, atual Colégio Estadual do Paraná, e também músico, atuando como multi-instrumentista, professor de música, compositor e maestro de banda. A pesquisa envolveu um levantamento bibliográfico sobre sua vida, utilizando fontes primárias, como recortes de revistas e jornais da época, e fontes secundárias, como livros com informações sobre Diniz. Foram consultados acervos e bibliotecas da Embap – Campus I – Unespar, da biblioteca da FAP – Campus II – Unespar, e a plataforma da Biblioteca Nacional. Também foram coletadas teses e dissertações sobre tratamento de acervos e manuscritos musicais no Brasil, utilizando plataformas como IBICT, Google Acadêmico, e sites de universidades públicas como UFPR, UFBA e USP. Além disso, houve um diálogo com órgãos públicos em Curitiba, como o Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná, Arquivo Público do Paraná e Cemitério São Francisco de Paula, onde coletamos informações como data de falecimento e documentos que comprovam sua alfabetização. A pesquisa também envolveu o mapeamento, leitura, e análise da literatura internacional, bem como trabalhos de investigação conduzidos no contexto brasileiro. Este processo resultou em subsídios para a proposta de catalogação de algumas obras de Diniz incluída nesta dissertação.Item Chico Buarque, a canção de quem venceu: a construção de um artista pelo olhar do Jornal do Brasil em tempos de repressão 1965-1968(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-16) DEREVECKI, Daniel Dal Ponte; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/5639298969204817; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; GUÉRIOS, Paulo Renato; http://lattes.cnpq.br/1564546099577691; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992O presente trabalho procura estudar a fortuna crítica que se constituiu em torno da figura e da obra do compositor brasileiro Chico Buarque em seus primeiros anos de atuação, entre 1965 e 1968, conforme a visão construída a respeito dele através da cobertura jornalística praticada pelo Jornal do Brasil. Foram adotadas três estratégias metodológicas: pesquisa bibliográfica, análise musicológica e pesquisa documental. A primeira consistiu no levantamento do estado da arte a respeito da produção acadêmica sobre o compositor, o veículo noticioso e o período histórico em foco, que corresponde ao início do Regime Militar no Brasil. Por meio da segunda estratégia foram estudados aspectos de arranjo e composição existentes em algumas das obras do artista, que foram discutidas pela crítica do jornal. A terceira metodologia resultou na criação de dois catálogos de fontes primárias, um deles voltado exclusivamente a citações ao nome de Chico Buarque feitas pelo veículo e outro destinado a mapear a capilaridade de sua obra no mercado fonográfico. A hipótese principal discutida nesta pesquisa é a de que pudesse haver um direcionamento prioritariamente favorável a Chico Buarque na pauta do jornal, porque o artista consistiria num valor-notícia importante para o veículo, tendo em vista as posições defendidas pela crítica do jornal quanto ao debate estilístico vigente na música popular dos anos 1960.