Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA por Assunto "Ensino de história, metodologia WebQuest, uso da internet"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A metodologia WebQuest na aula de história(Universidade Estadual do Paraná, 2018-12-13) Nascimento, Éder Dias do; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/0509120809615550; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Mendonça, Joseli Maria Nunes; http://lattes.cnpq.br/3018080704344341Com enfoque no uso escolar da internet , esta dissertação investigou as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino de história analisando as produções de estudantes do ensino médio e fundamental . A base teórico -metodológica foi o conceito de competência narrativa, que diz respeito à forma de tratamento do saber histórico. O estudo se dividiu em três etapas: (1) elaboração de recurso educativo sobre a escravidão no estado do Paraná; (2) aplicação de um questionário com uso da plataforma survey monkey e (3) implementação do material produzido na escola selecionada para a pesquisa. A WebQuest mostrou-se uma metodologia exequível ; contudo , quanto a alguns elementos qualitativos das produções estudantis analisadas , os resultados não foram como esperado . De modo efetivo , ficou evidente que a metodologia WebQuest deve ser pensada a partir de propostas que considerem as especificidades do conhecimento produzido na disciplina de história e dos estudantes a quem ela se dirige . Após tais reflexões , como produto final desta dissertação , a WebQuest aplicada na terceira etapa foi reformulada e ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.