Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA por Assunto "Ensino de história, História Pública, Aula Oficina, Fotografia, Museu Deolindo Mendes Pereira."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma imagem vale mais do que mil palavras? Ensino de história e reflexões sobre o acervo fotográfico do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira em Campo Mourão-PR.(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-27) Svolinski, André Felipe; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/1135563464809401; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Costa, Cleyton Antonio da; http://lattes.cnpq.br/3799666042598295Com o propósito de promover uma aprendizagem significativa para os alunos do Novo Ensino Médio (NEM) no Colégio Dom Bosco através do ensino de história local e educação patrimonial, a presente dissertação procurou analisar, manusear e ressignificar o ainda pouco explorado acervo fotográfico do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, em Campo Mourão-PR. Centrando-se nas discussões da história pública e educação patrimonial, foi utilizada a metodologia da aula-oficina para valorizar a autonomia estudantil. As seguintes questões foram levantadas para explorar as relações entre as fotografias e suas representações: Como o ensino de história local e a educação patrimonial podem promover a aprendizagem sobre a cultura visual da cidade de Campo Mourão e seu patrimônio? Qual será a relevância do acervo fotográfico do museu municipal para o processo de ensino-aprendizagem? A metodologia da aula-oficina poderá valorizar a autonomia estudantil e promover a aprendizagem significativa? O objetivo principal da dissertação consistiu em produzir material didático com base na análise de imagens do acervo municipal como forma de fornecer sugestões de práticas de ensino-aprendizagens de professores da Rede Pública de Ensino, reduzindo, em parte, a carência de conteúdos sobre a presente temática, além de promover a produção do saber escolar para experiências de curadoria e exposição no espaço escolar.