Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA por Assunto "Ciências e humanidades para a educação básica"
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Item A Autobiografia no Ensino de História(Universidade Estadual do Paraná, 2022-04-08) Branco, Janaina Piron; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/7980435780398577; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa; http://lattes.cnpq.br/6098382779643532O objetivo desta pesquisa é analisar as possibilidades da autobiografia no ensino de história, demonstrando o potencial em valorizar e historicizar as histórias individuais de nossos alunos para se perceberem como sujeitos históricos e como a história coletiva está presente nas histórias individuais, identificando contextos e conceitos históricos relacionados à história maior. Nessa perspectiva, foram utilizados na fundamentação teórica escritos de Flávia Eloisa Caimi (2006),Thais Nívia de Lima e Fonseca (2012), Isabel Barca (2004), Jorge Larrosa Bondía (2002), Chevallard (1991) e Ana Maria Monteiro (2019), em conjunto com documentos norteadores da Educação Básica (DCEs, BNCC e CREP). Além disso, as críticas trazidas a tais documentos por Nilton Mulleti Pereira e Maria Cristina de Matos Rodrigues (2018), Paulo Eduardo Dias de Mello (2016), a fim de tratar das relações de ensino e aprendizagem na atualidade, suas realidades e seus desafios. Para tratar da Biografia e da Autobiografia como gêneros historiográficos aliados ao ensino de História, foram apresentadas ideias de Gilberto Velho (2003), Benito Schmidt (2003), Verena Alberti (2006) e Kalina Silva (2010). Substituindo uma aula de sentidos prontos e estabelecidos, é possível despertar nos alunos o interesse pela história e contribuir com a construção do conhecimento. Os resultados foram satisfatórios, devido ao envolvimento despertado nos alunos e o prazer que a maioria demonstrou em escrever suas histórias. No momento de apresentação das autobiografias, os alunos foram orientados a analisar as histórias individuais por meio de uma ficha, observando os eixos que apareciam de forma recorrente nas autobiografias, comentando suas percepções. Como parte propositiva, apresento um material destinado aos professores da rede básica, uma sequência didática que mostra a possibilidade de trabalho com a autobiografia na aula de História.Item A condição feminina e o uso de histórias de vida na formação da consciência histórica(Universidade Estadual do Paraná, 2020-04-24) Gonçalves, Giselia dos Santos Melo; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/5535731134474363; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; Urban, Ana Claudia; http://lattes.cnpq.br/1355400163710343Essa pesquisa teve como objetivo a criação de uma Unidade Temática Investigativa com o uso de história de vida de mulheres, destinada a alunos e alunas do ensino fundamental. Está fundamentada nos preceitos teóricos e metodológicos da Educação Histórica. As pesquisas reveladoras de expressiva desigualdade de gênero, altas taxas de feminicídio, violência baseada em gênero e invisibilidade das mulheres na historiografia e nos manuais didáticos, serviram de mote para a categorização do tema do projeto aqui apresentado como “histórias difíceis”, sendo essa a forma com que o historiador alemão Bodo Von Borries, define as histórias dos povos colonizados ou vítimas de genocídio. São histórias que despertam sentimentos como culpa, revanchismo e que, muitas vezes, se prefere esquecer. Nesses casos, a história oculta dos perdedores, como histórias de vida de mulheres, é uma forma de se difundir as histórias e tradições dos dominados. No entanto, a abordagem dessas histórias deve visar uma reconciliação entre os antigos inimigos (vítimas e perpetradores) ou consigo mesmo (afastando-se de culpas). A partir dessas análises, refletimos acerca da “contribuição do ensino de História para o processo de reconciliação no âmbito das relações de gênero”. Referenciamos nossos estudos em Rüsen (2009, 2011, 2012,2015), Beauvoir (2016), Perrot (2005, 2018, 2019). Os resultados indicam a possibilidade de uma aprendizagem significativa e de contribuição no processo de reconciliação.Item A História do Haiti e sua relação com o Brasil: proposta de uma sequência didática(Universidade Estadual do Paraná, 2024-05-24) Ferreira, Gelssi Marli Muller; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/3233464905073021; http://lattes.cnpq.br/3233464905073021; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/3233464905073021; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004Este trabalho teve por objetivo a elaboração de uma sequência didática acerca da História do Haiti, enfatizando a relação histórica deste país com o Brasil. Para a construção desta proposta, mapeamos as principais abordagens acerca da história haitiana nos livros didáticos do ensino fundamental e médio adotados nas escolas brasileiras. Em seguida, e em consonância com as recentes abordagens historiográficas sobre o tema, elaboramos o material didático, privilegiando o aprofundamento de dois momentos históricos desta relação: sendo o primeiro deles a Revolução haitiana de 1794; e o segundo a imigração de cidadãos haitianos para o Brasil no século XXI, fenômeno este ainda em curso. Conforme demonstrado em vários estudos, a Revolução de 1794 repercutiu em todo o continente americano e ressoou em terras brasileiras, gerando fortes temores de que tal exemplo motivasse os escravos a se revoltarem contra o sistema escravista. Mais recentemente, constata-se que o fenômeno migratório de cidadãos haitianos para o Brasil tem impactado diversas regiões do nosso país, sendo o Estado do Paraná uma delas. Compreender as causas e a dinâmica desse processo é algo que consideramos fundamental, pois a escola pública brasileira tem acolhido, ainda que precariamente, centenas de estudantes haitianos. Acreditamos que a construção da referida sequência didática pode se constituir numa importante estratégia de trabalho para os docentes que diariamente lecionam em escolas onde a presença de imigrantes é marcante, auxiliando no combate ao preconceito, ao racismo e à xenofobia.Item A literatura de Carolina Maria de Jesus no ensino de história: uma sequência de atividades didáticas a partir da obra “Quarto de despejo” (1960).(Universidade Estadual do Paraná, 2020-09-23) Santos, Andreia Aparecida dos; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; http://lattes.cnpq.br/3850388146652788; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004Nos dias atuais os professores de diversas áreas do conhecimento, incluindo a História, enfrentam o desafio da superação diária para despertar o interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Diante da necessidade de novas metodologias para o Ensino de História, lançamos mão da narrativa literária como forma de promover, junto aos alunos, a construção de conhecimento histórico. A pesquisa consistiu no planejamento e aplicação de uma sequência didática para utilização em sala de aula, o material contém orientações didáticas para o trabalho da literatura como fonte histórica. A aplicação das atividades aconteceu em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio dos colégios Antonio Dorigon e Arroio Grande, ambos localizados no município de Pitanga – PR. Partimos da análise da biografia de Carolina Maria de Jesus e sua principal obra ―Quarto de despejo: diário de uma favelada‖ (1960). O conhecimento histórico desenvolve o senso crítico, determinados acontecimentos semelhantes ou não à nossa temporalidade nos permitem posicionamentos que resultam em uma autocompreensão e/ou autoconhecimento. Apoiados na afirmativa de Jörn Rüsen, quando este afirma que o Ensino de História deve contagiar o aprendizado e determinar a sagacidade com a qual o sujeito orientará sua vida, pensamos no Ensino de História para a Educação Básica objetivando contribuir para com mudanças substanciais nas práticas historicamente construídas encaminhando reflexões da consciência política e histórica ao abordar aspectos espaço/temporais presentes na obra literária.Item A metodologia WebQuest na aula de história(Universidade Estadual do Paraná, 2018-12-13) Nascimento, Éder Dias do; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/0509120809615550; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Mendonça, Joseli Maria Nunes; http://lattes.cnpq.br/3018080704344341Com enfoque no uso escolar da internet , esta dissertação investigou as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino de história analisando as produções de estudantes do ensino médio e fundamental . A base teórico -metodológica foi o conceito de competência narrativa, que diz respeito à forma de tratamento do saber histórico. O estudo se dividiu em três etapas: (1) elaboração de recurso educativo sobre a escravidão no estado do Paraná; (2) aplicação de um questionário com uso da plataforma survey monkey e (3) implementação do material produzido na escola selecionada para a pesquisa. A WebQuest mostrou-se uma metodologia exequível ; contudo , quanto a alguns elementos qualitativos das produções estudantis analisadas , os resultados não foram como esperado . De modo efetivo , ficou evidente que a metodologia WebQuest deve ser pensada a partir de propostas que considerem as especificidades do conhecimento produzido na disciplina de história e dos estudantes a quem ela se dirige . Após tais reflexões , como produto final desta dissertação , a WebQuest aplicada na terceira etapa foi reformulada e ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.Item Antirracismo na escola: uma prática pedagógica multidisciplinar decolonial(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-05) Souza, Ilda Aparecida de; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/4801456960203880; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Souza, Angela Maria de; http://lattes.cnpq.br/4207025108497025Este estudo parte da problemática de se desenvolver uma educação crítica, especialmente em relação ao racismo, que traz tantos efeitos para indivíduos no ambiente escolar e na sociedade. O estudo compartilha da concepção de que o ser humano não pode ser classificado por raça, cor ou ascendência, entendendo que o ambiente escolar convive com o racismo epistêmico, reconhecendo predominantemente os conhecimentos ocidentais como únicos válidos e legítimos. Isto indica que a educação precisa propor uma reflexão sobre o ensino da história e analisar seus registros de conhecimentos como base para a interpretação da história do Brasil. Partindo dessas compreensões e motivações, investigamos de que forma a equipe multidisciplinar pode contribuir para uma educação decolonial antirracista. Para tanto, foi proposto desenvolver uma Sequência Didática (SD), promovendo os direitos humanos no âmbito escolar, com foco nos mecanismos apontados na Lei n. 10.639/03. A Sequência Didática serviu para organizar rodas de conversas envolvendo os professores da equipe multidisciplinar do Colégio Cívico-Militar Dr. Osvaldo Cruz, em Campo Mourão, Paraná, assim como os resultados da pesquisa apontados na avaliação realizada com os professores. A pesquisa contribui para o desenvolvimento de proposta antirracista na escola, procurando construir uma educação democrática.Item Aprender História com a metodologia WebQuest: uma proposta de material didático-pedagógico sobre Villa Rica Del Espiritu Santo(Universidade Estadual do Paraná, 2021-11-19) Soares, Marcela da Silva; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/1200479178818420; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Crestani, Leandro de Araújo; http://lattes.cnpq.br/4355800754850860; Vas, Braz Batista; http://lattes.cnpq.br/5505825684588218; Sousa, Lademe Correia de; http://lattes.cnpq.br/5807964944454957O objetivo desta pesquisa foi avaliar como os alunos aprendem História com a metodologia WebQuest no contexto pandêmico de ensino remoto com o propósito de estimular a resolução de situações-problema e dar maior autonomia a professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração o perfil mais dinâmico dos alunos. Parto de dois pressupostos: i) A metodologia WebQuest como uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação pode mobilizar o conhecimento histórico; ii) Adaptações em sua organização metodológica permitem maior interação do aluno com o conteúdo proposto, oportunizando a aprendizagem na aula de História. A pesquisa se construiu em três etapas: 1) construção da WebQuest sobre o tema Villa Rica del Espirutu Santo de forma colaborativa e com base em resultados de pesquisas anteriores e coleta de dados realizada junto aos alunos em 2017 e 2021; 2) aplicação da WebQuest de forma remota; 3) análise das produções com base na Taxonomia Digital de Bloom ou na Taxonomia dos Objetivos Educacionais, versão revisada de 2009. O material didático-pedagógico construído foi aplicado com alunos do 2º ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Santo Inácio de Loyola, no município de Fênix (PR). Concluímos que algumas alterações nos procedimentos da metodologia aproximaram os alunos do conteúdo proposto e, mesmo em ensino remoto, ela se mostrou como possibilidade. Os objetivos estabelecidos para verificação da aprendizagem foram constatados com base na análise de dados cruzados das produções dos alunos e em toda a arguição nas aulas de aplicação. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram diferentes níveis de aprendizagem: 81,3% de ordem inferior e 68,8% de ordem superior.Item APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CONSTRUÇÃO DE JOGO: diálogo com alunos do ensino fundamental sobre o tempo(Universidade Estadual do Paraná, 2021-11-04) Hortêncio, Joelma da Costa Aranha; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/5072911455320143; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Siman, Lana Mara de Castro; http://lattes.cnpq.br/8177087400835460Esta pesquisa apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem que aconteceu por meio do processo de construção de um jogo desenvolvido com e para os estudantes do Ensino Fundamental. Este estudo visa evidenciar a função didático-pedagógica do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como uma ferramenta pedagógica importante no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Este trabalho também objetiva refletir sobre o tempo, para além da linearidade, analisando suas rupturas, permanências, simultaneidades, continuidades e descontinuidades, de maneira a reconhecer a historicidade do conceito de tempo e a presença das durações no nosso cotidiano. Os pressupostos teóricos que embasaram este estudo foram diálogos entre trabalhos de alguns autores que discutem o tempo histórico nos campos da Teoria da História, os saberes escolares e o ensino de História. Por meio da análise de conceitos sobre o tempo, saberes escolares e o processo colaborativo de desenvolvimento de uma ferramenta didática, para o ensino-aprendizagem de História, pode-se perceber que o lúdico associado ao ensino estimulou a autonomia de pensamento, propiciou questionamentos, a capacidade de indagar sobre fatos do passado e do presente, possibilitou a construção e o fortalecimento de atitudes historiadoras, incentivou o pensamento histórico dos estudantes e favoreceu o desenvolvimento do entendimento sobre o tempo histórico.Item Aprendizagem histórica; Escola, currículo e ensino de história; Funções do ensino de história.(Universidade Estadual do Paraná, 22-07-14) Silva, Celio Roberto da; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/8753063660711885; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Cerri, Luis Fernando; http://lattes.cnpq.br/8736574102082133Esta pesquisa teve como propósito averiguar algumas funções que foram atribuídas ao ensino de história na história do Brasil, e discutir se as funções atuais designadas a essa disciplina em âmbito escolar são exequíveis. Tendo como ponto de partida a fundação do colégio Pedro II e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), e como ponto de chegada, a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizou-se uma revisão bibliográfica a fim de compreender e discutir o que outros autores já disseram sobre o assunto, assim como uma análise de vários documentos históricos, como leis, decretos, regulamentos, livros didáticos, etc. Verificou-se que ao longo da história do ensino de história no Brasil diversas funções foram atribuídas ao ensino de história, desde ensinar valores cívicos e cristãos até a desenvolver senso crítico. Algumas pesquisas mais recentes têm ressaltado a importância do aprendizado histórico focado na concepção de consciência histórica. Dentro desta perspectiva dialogou-se com autores como Jörn Rüsen, Luís Fenando Cerri, Ricardo Marques de Mello e Christian Laville que trazem importantes contribuições para o debate. O produto pedagógico proposto nesta dissertação foi a criação de um conjunto de Podcasts chamado Pretéritum, divididos em dois grupos: no primeiro, com 3 episódios, tratou-se das funções atribuídas ao ensino de história, do século XIX aos dias atuais; no segundo, realizou-se entrevistas com três professores de história que lidam com questões relacionadas às serventias do ensino de história: Luis Fernando Cerri, Ricardo Marques de Mello e Cleverson José Catore da Silva.Item As crianças na relação com os espaços da cidade: possibilidades de produção de conhecimentos históricos-educacionais(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03-31) Santos, Maíra Wencel Ferreira dos; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/7792499053528112; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Paim, Elison Antônio; http://lattes.cnpq.br/8695520812750828Compartilho uma pesquisa de mestrado desenvolvida no programa PROFHISTÓRIA. O objetivo foi produzir conhecimentos históricos-educacionais na interface com a cidade junto com estudantes dos anos iniciais, da rede municipal de ensino de Campo Mourão (PR). Estimulamos as crianças a narrarem como se relacionam com a cidade e quais as experiências vividas nos espaços coletivos. O objetivo era ampliar as noções de espaço-tempo das crianças na e com a cidade. Busquei (re) elaborar os sentidos com relação as diferentes culturas da cidade, e compreendendo que a cidade é formada por diferentes tramas, conflitos, e atravessada por múltiplas temporalidades e sensibilidades (BENJAMIN, 1994; THOMPSON, 1988; GAY, 1988). Para colocar em ação a pesquisa, trabalhamos com as memórias em práticas de rememoração benjaminiana. Tal exercício foi potencializado através das relações das crianças com os lugares da cidade, fotografias, objetos, vídeos e documentos pessoais e as crianças produziram narrativas, orais, escritas e visuais. Tais narrativas foram condensadas e produzidas em mônadas, o aporte teórico-metodológico benjaminiano. A rememoração permite as crianças se posicionarem não enquanto “público/multidão”, mas como pessoas na sua inteireza humana, inseridas, com as suas diferenças, na trama social, sendo capazes de rearticular dimensões espaço-temporais frente aos desafios das questões socialmente vivas no presente (GALZERANI, 1998; 2008). Buscamos ampliar e fortalecer as relações humanas, afetivas e sensíveis dos estudantes com a cidade em que vivem. A dissertação foi organizada em três capítulos. O primeiro costura um debate com alguns autores acerca da imagem da criança benjaminiana como produtora de conhecimentos históricos-educacionais, além de apresentar algumas noções sobre memória, história e tempo. No segundo capítulo conhecemos o lugar e as crianças narradoras da pesquisa. Já o último capítulo é formado pela composição das tecituras em mônadas, dialogando com o referencial teórico. Sem trazer conclusões fechadas, apresento como se deu a caminhada e o encontro de professora-pesquisadora com estudantes nessa produção de conhecimentos históricos-educacionais.Item Brincando com o perfil histórico de Rolândia: O lúdico entre o patrimônio histórico oficial e patrimônio histórico afetivo(Universidade Estadual do Paraná, 2018-10-18) Ferreira, Renato César; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/2600930117227619; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cainelli, Marlene Rosa; http://lattes.cnpq.br/9389915936393492Atualmente em nossa sociedade nos deparamos com diversos desafios que nos fazem repensar nossa forma de agir, pensar e educar. No Ensino de História temos a oportunidade de despertar no aluno a curiosidade, instigando-o a descobrir novos saberes, promovendo a reflexão por meio da memória e identidade associando o passado com o presente. Nesta dissertação será apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, parte da história de Rolândia e, ao mesmo tempo, será discutido acerca da relação que existe entre o que é patrimônio histórico e o que é memória. O objetivo deste é apresentar, através de uma pesquisa de campo realizada com alunos do NAAH/S que é possível aprender História de forma lúdica, propondo assim um novo meio de se ensinar esta disciplina, resgatando e preservando a história e a memória do povo, pois ao se preservar esses espaços de memória histórica ou afetiva é possível se enxergar como sujeito da história e reconhecer-se nela, criando um laço de pertencimento e cidadania. Para tanto, deve-se haver a motivação por meio de debates, jogos, atividades exploratórias, dentre outros estímulos. O jogo não deve ser considerado apenas uma forma de prazer e divertimento, mas sim uma forma de memorizar o conteúdo proporcionando um aprendizado efetivo através do lúdico.Item Como abordar a temática do comunismo nas aulas de história: uma proposta metodológica a partir dos games.(Universidade Estadual do Paraná, 2020-11-19) Silva, Cleverson José Catore da; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/1240793045087510; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004A presente dissertação tem como objetivo discutir estratégias acerca do uso dos games nas aulas de História tomando por base a temática do comunismo. Elemento do universo cultural de crianças e adolescentes, os jogos digitais se constituem numa importante ferramenta de aprendizagem histórica na medida em que podem auxiliar no desenvolvimento de conceitos históricas como tempo, espaço, economia, classe social, cultura, poder e narrativa, dentre outros. A escolha do comunismo como conteúdo norteador se deu em face de que esta noção continua sendo (res) significada e mobilizada na sociedade brasileira para justificar a defesa de determinados posicionamentos políticos por parte daqueles que veem esta doutrina como uma ameaça à religião, à família e à pátria brasileira. Para tanto, traçamos o percurso histórico de como este conceito se constituiu historicamente, sobretudo a partir da contribuição teórica de pensadores com Karl Marx e Vladmir Lenin. Em seguida, problematizamos como e quando as ideias comunistas chegaram ao Brasil e como foram recebidas pelos setores mais tradicionais da sociedade - culminando numa reação oposta a esta doutrina, ou seja, anticomunismo. Expresso em três matrizes principais – religião, liberalismo e militarismo -, o discurso anticomunista foi responsável por elaborar um conjunto de representações negativas acerca do comunismo, as quais, ainda hoje, povoam o imaginário popular e que são marcadas por exageros, equívocos e imprecisões históricas. Disseminada principalmente pelas redes sociais - tais como o facebook, instagram, twitter e youtube – essas representações exercem grande influência sobre a maneira pela qual estudantes e os indivíduos em geral (res) significam o conceito de comunismo tratado em sala de aula, sendo que tais narrativas muitas vezes se contrapõem à interpretação histórica do tema. Por fim, elaboramos um jogo digital para ser trabalhado com alunos do ensino fundamental II e que tem como narrativa a trajetória do comunismo no Brasil.Item Cosmo polifônico: universo de vozes e o ensino de história a partir do podcast(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-28) Jaques, Felippe Estevam; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/6497958613255871; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Rodrigues, Rogério Rosa; http://lattes.cnpq.br/1738939950525949O ensino de História é um constante desafio para professores e professoras que trabalham no ensino fundamental e médio, dedicados em pensar e trazer o passado para o presente dos estudantes. Considerando este esforço, de um ofício que pode ser traduzido de maneira quase artesanal, foi onde nos debruçamos durante esta pesquisa. Isto significa que desejamos encontrar diferentes modos em como o docente pode dividir a sua principal ferramenta de trabalho, a oralidade, juntamente com seus estudantes. Para tanto, utilizamos a ferramenta tecnológica conhecida como podcast enquanto um possível caminho para compreender a escola enquanto skholè, ou seja, como um espaço que permita a existência do ócio e do tempo livre não apenas para algo a ser ensinado, mas também experienciado, ou seja, aquilo que permanece, aquilo que marca. O conceito de experiência que utilizamos nesta pesquisa parte das definições estabelecidas e defendidas pelo educador espanhol Jorge Larossa Bondía. Ao longo desta pesquisa se fez necessário realizarmos diversas discussões referentes aos impactos causados pelas NTICs, aqueles causados no âmbito das relações sociais e com um olhar mais atento ao ambiente escolar. Também procuramos evidenciar quais são os principais desafios que muitos professores encontram ao se depararem com os instrumentos tecnológicos, sua utilização em diversos casos é imposta por políticas públicas governamentais orientadas por um ―escolanovismo de mercado‖. Por fim, nosso trabalho também concentrou esforços para a construção e a confecção do produto podcast, realizado conjuntamente com os estudantes do primeiro ano do ensino médio de duas escolas públicas do interior do estado do Paraná. Visamos neste último momento demonstrar os êxitos alcançados e as fragilidades existentes ao longo do processo, indo desde a concepção dos episódios até o seu lançamento na podosfera.Item Enigmas e expectativas: escavando o passado e os registros fósseis de Cruzeiro do Oeste com os estudantes de sexto ano do Colégio Estadual Cívico Militar Cruzeiro do Oeste – Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-19) Almeida, Flavia Pires de; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/6087548577515998; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Sant’Ana, Lucas César Frediani; http://lattes.cnpq.br/3391123151580938A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), dentro da linha de pesquisa “Saberes Históricos nos Espaços Escolares”, visa aproximar os conteúdos da disciplina de História dos alunos de sexto ano do Colégio Cívico Militar, localizado em Cruzeiro do Oeste, Paraná. A pesquisa e as atividades desenvolvidas para e com o alunado e públicos procuram valorizar suas vivências, expectativas e protagonismo em torno da aprendizagem, do estudo e da intervenção escolar e pública relacionada a uma temática não convencional em História: a paleontologia. Desde as descobertas de fósseis de pterossauros e dinossauros na cidade, a criação do Museu Paleontológico, bem como a sua divulgação científica (nacional e internacional) e o incentivo ao turismo, o fenômeno “dinomania” da Cultura Pop da década de 1990 foi reavivada nesse município. A convivência da comunidade com informações, exposições e réplicas de animais extintos espalhadas por praças, parques e museus despertou o interesse da comunidade. Igualmente, a curiosidade e o encantamento das crianças com essa temática nos permitiram levantar alguns questionamentos: como trabalhar os conteúdos de paleontologia nas aulas de História? De que forma a História Oral e a História Pública podem contribuir para a formação intelectual e identitária desses alunos? E, afinal, os instrumentos de ensino e de pesquisa em História podem contribuir para o engajamento e o protagonismo dos alunos nos espaços públicos, sobretudo em museus? Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos uma metodologia que entrelaça a História Local, a História Oral e a História Pública a fim de analisar a relação entre os documentos e as experiências ligadas a memórias individuais e coletivas voltadas para a formação identitária. Dessa forma, apresentamos uma Pedagogia Histórica Contextualizada, fundamentada na interdisciplinaridade e no protagonismo dos estudantes e comunidade.Item Ensino de História e a Educação Patrimonial: os corredores do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion de Antonina/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-22) Cunico, Mariele de Fátima; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/6584280133904485; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Maria Julieta Weber Cordova; http://lattes.cnpq.br/7757152411561844Esta dissertação de mestrado propõe organizar e sugerir algumas práticas educativas com o uso do acervo escolar do corredor do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion como uma valiosa fonte de pesquisa para o Ensino da História Local. Estas atividades foram pensadas para serem realizadas pelos professores e professoras de História em conjunto com os estudantes do primeiro ano do Ensino médio desta instituição de ensino, no entanto, podem ser adaptadas para atender outros contextos escolares. Compreender a História Local é essencial para a formação do cidadão crítico e consciente, portanto, o uso dos patrimônios escolares no Ensino de História pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento histórico dos discentes. Desta forma, este estudo desenvolve-se por meio da Educação Patrimonial, articulando a História Local e os patrimônios escolares. Assim, torna-se necessário observarmos o potencial didático deste simples corredor, um local de passagem e acesso para as salas de aula que abriga em seu interior uma grande quantidade e diversidade de objetos, móveis, vestimentas e fotografias que narram a trajetória da comunidade escolar local. A Educação Patrimonial é uma importante ferramenta pedagógica na construção do conhecimento Histórico, portanto, utilizá-la tornou-se indispensável para o desenvolvimento de práticas didáticas que relacione o ensino de História e os patrimônios locais, com o propósito de despertar a compreensão sobre a necessidade da preservação, valorização e da problematização dos bens escolares na construção da memória e identidade local. Assim, este estudo destaca a importância dos bens escolares como recursos metodológicos enriquecedor no processo de ensino e aprendizado desta disciplina, capaz de conectar os estudantes ao passado e proporcionar uma compreensão mais significativa do saber histórico.Item Ensino de História e fotografia: uma proposta de estudo das transformações das paisagens urbanas para os anos iniciais(Universidade Estadual do Paraná, 2022-10-03) Tertuliano, Solimara Aparecida; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/5651029320562305; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Weber, Astor; http://lattes.cnpq.br/8416640847350451Em meio aos desafios para o ensino de História na atualidade está o de aproximar a realidade dos alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Diante disso, buscamos desenvolver atividades voltadas para o estudo da paisagem urbana do município de Janiópolis - Pr nas aulas de História. Esta proposta está ancorada na seguinte problemática: como trabalhar o processo histórico de transformação da paisagem urbana do município, a partir das abordagens das relações entre sociedade e natureza e a passagem do tempo, que demarcam esse fenômeno histórico, com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Acreditamos que uma das possibilidades seja a do trabalho com fotografias antigas e atuais por meio de atividades que abordam a transformação da paisagem e as memórias desse processo, visto que é a fotografia uma fonte de fácil acesso, tanto para professores quanto para alunos. Como resultado da pesquisa apresentamos um material didático para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estruturado na análise de comparação de fotografias antigas e atuais da cidade de Janiópolis - PR. Com base em leitura bibliográfica, as atividades desenvolvidas foram organizadas em um roteiro, que será o produto educacional deste trabalho, podendo ser utilizado e adaptado por outros professores de história.Item Ensino de História e História Local: (Re) Conhecendo Memórias e Histórias de Altamira do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-26) Alves, Patrícia de Mattos; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/2540317088049423; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Pagliarini, Raphael; http://lattes.cnpq.br/0369631427707441O presente trabalho aborda a história local no ensino de história a partir das narrativas e experiências dos alunos do 9º ano A e de alunos de turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Altamira do Paraná, como forma de produzir uma pesquisa ao processo experiência didática em ensino de História. Uma das contribuições da pesquisa deve-se ao trabalho de produção das atividades desenvolvidas em sala de aula na perspectiva da Educação Histórica, que se fundamenta em Barca (2004), Schmidt e Braga (2005-2006) e em Fernandes (2008). O trabalho integra a relação entre ensino-pesquisa-aprendizagem, com objetivo de produzir novos conhecimentos e, acima de tudo, possibilitar que o educando atue como sujeito histórico, descobrindo nesse processo o significado da sua própria contribuição para a construção do conhecimento a partir de um trabalho de produção de pesquisa voltada para o estudo de memórias de familiares e moradores do município de Altamira do Paraná. Discorremos os resultados do trabalho com a aprendizagem histórica a partir da perspectiva da formação da consciência histórica dos alunos, problematizando com isso conhecimentos prévios e o próprio resultado das narrativas produzidas nas aulas, as quais estruturam um processo de reflexão sobre práticas educativas. Os resultados da pesquisa estão materializados na produção e análises de material propositivo, uma Unidade Temática Investigativa (UTI).Item Ensino de História nos Anos Iniciais: contribuições teórico-práticas para professores e professoras no município de Curitiba.(Universidade Estadual do Paraná, 2020-07-08) Cassemiro, Flavia Izabel Keske; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/2370508174245796; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Urban, Ana claudia; http://lattes.cnpq.br/1355400163710343Fundamental. O objetivo é contribuir na formação continuada dos professores e das professoras que atuam nessa área do ensino por meio de um material que une reflexões teóricas a atividades pragmáticas para o ensino de História, para que, assim, eles e elas possam impactar positivamente a vida escolar e a aprendizagem histórica de seus alunos e alunas. A relevância deste trabalho se dá devido ao fato de que, mesmo com um avanço nos estudos sobre o ensino de História, este não acontece na mesma intensidade quando se trata do ensino de História para os Anos Iniciais, principalmente no que tange à formação continuada de professores e professoras. Nesse sentido, no primeiro capítulo dessa dissertação apresentamos uma breve discussão bibliográfica sobre o ensino de História nos Anos Iniciais. Na sequência, expusemos três conceitos fundamentais para as aulas de História: fontes históricas, tempo histórico e ciência, e os relacionamos aos documentos, federal e do município de Curitiba PR, que prescrevem parâmetros e diretrizes do ensino Fundamental, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (2017), o Plano Curricular: versão final de Curitiba (2016), o Currículo do Ensino Fundamental (2016) de Curitiba e o Caderno Pedagógico de História (2008) também de Curitiba. A partir dessas discussões, propusemos, como produto pedagógico, um Guia Didático de Atividades, que auxiliará os professores e as professoras diretamente em suas práticas cotidianas, respaldando suas aulas de História com um arcabouço teórico e prático. Dessa forma, professores e professoras terão acesso às atividades fundamentadas nos conceitos basilares da ciência histórica. São quinze atividades deste Guia, as quais estão divididas por ano escolar e por temas que perpassam por todo o Ensino Fundamental, sendo eles: autobiografia, infância, direitos/deveres, identidade/alteridade, patrimônio, tradições culturais e memória. Mais que um Guia a ser aplicado, a articulação entre discussão conceitual e sugestões pragmáticas por nós proposta tem o objetivo primordial de aguçar o interesse pelo ensino de História nos anos iniciais e propiciar condições iniciais para que professoras e professores generalistas possam continuar pesquisando, refletindo e criando suas próprias atividades com autoconsciência, assertividade e conectadas à realidade de seus alunos e alunas.Item História do Brasil Império em jogo(Universidade Estadual do Paraná, 2022-05-16) Botelho, Leiva Cristina Severino; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/1789676105980492; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Costa, Marcella Albaine Farias da; http://lattes.cnpq.br/6721324249058751Este trabalho tem como objetivo abordar a História do período imperial brasileiro de maneira lúdica e atrativa, por meio da produção de um jogo que atribui às fontes documentais um dos caminhos possíveis para se obter uma visão mais ampliada das versões históricas. Para tal, fizemos uma breve conceituação da palavra jogo, uma descrição de elementos relevantes nos jogos, como a ludicidade, as regras e o “faz de conta”, expresso pela ideia de Círculo Mágico, e debatemos as possibilidades de ensinar e aprender História utilizando jogos, sem desconsiderar as formas tradicionais de ensino. Segundo Rüsen (2011), a disciplina de História não pode mais ser considerada uma atividade divorciada das necessidades da vida prática. Assim, a ideia é que, a partir da discussão e análise dos documentos citados no jogo ora proposto, os estudantes tenham condições de construir e desenvolver sua capacidade de pensar historicamente a respeito de um período frequentemente preterido nas aulas de História no ensino básico. Além disso, o formato do jogo permitirá que professores e estudantes tenham a oportunidade de desenvolver pesquisas e criar, eles próprios, cartas adicionais ao jogo, assumindo uma atitude historiadora, como recomendado pela BNCC (2017). Dessa forma, o jogo Império: História do Brasil em jogo busca despertar o interesse pela nossa História, a partir do acesso a documentos como artigos de revistas, livros, filmes, histórias em quadrinhos etc., os quais revelam um pouco do dia a dia vivido pela população brasileira no século XIX, e colaborar com o processo de difusão dos resultados de estudos de diversos historiadores. Consequentemente, visa a propiciar a expansão do acesso ao conhecimento da História brasileira a um número cada vez maior de pessoas.Item História dos conceitos e ensino de história na formação de professores(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-09) Oliveira, Lucas André Zukovski de; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/9141177409274505; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Jasmin, Marcelo Gantus; http://lattes.cnpq.br/0635042395741656A dissertação ora apresentada está situada entre o terreno da teoria da história, da historiografia, do ensino de história e da linguagem, trata, mais especificamente, dos conceitos em história. Nosso principal interlocutor é o professor e pesquisador Reinhart Koselleck (1923-2006), que, por sua vez, está vinculado a um dos trabalhos de história dos conceitos produzidos em solo alemão, o Conceitos históricos fundamentais: Léxico histórico da linguagem político-social da Alemanha, do qual foi editor ao lado de Otto Brunner e Werner Konze. No que diz respeito à historiografia, nas últimas décadas, é possível notar um interesse crescente sobre a discussão conceitual, mas, apesar disso, são poucos os trabalhos que relacionam a temática ao ensino de história. Sendo assim, nosso objetivo é aproximar as reflexões de Koselleck ao ensino, visando tornar o universo da linguagem conceitual mais claro e consciente àqueles envolvidos nesse processo, em especial, os professores. Para tal, na primeira parte do trabalho, analisamos a trajetória pessoal e intelectual de Koselleck, a história da história dos conceitos e seus pressupostos teóricos e metódicos. Na segunda parte, buscamos nos apropriar desses pressupostos para pensar os conceitos no ensino de história. Verificamos que os sujeitos, em suas vidas práticas, estão em contato recorrente e mobilizam constantemente a linguagem conceitual, que é indispensável para a explicação humana do mundo e de si, para a construção do pensamento histórico científico e para o processo de ensino e aprendizagem em história. Ela impulsiona e delimita a experiência histórica e a tentativa humana de apreendê-la. Sem ela, a reflexão historiográfica estaria comprometida. Nesse sentido, nossa proposição didática se materializou em dois roteiros com questões norteadoras direcionadas à formação de professores. O primeiro sobre aqueles conceitos encontrados nas fontes históricas; o segundo sobre aqueles criados pelos historiadores para explicar seus objetos e/ou seus procedimentos metodológicos. Essas questões são os veículos por meio dos quais buscamos tornar possível aos professores de história o desenvolvimento do grau de consciência sobre a dimensão conceitual do pensamento historiográfico, contribuindo tanto para a análise de textos históricos quanto das narrativas heterogêneas e conflitantes que permeiam a sociedade.