Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR
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As primeiras dissertações de mestrado foram defendidas na UNESPAR em 2015. Desde então, cada Programa de Pós-Graduação vinha hospedando os trabalhos em seu próprio site. Chegou a hora de a UNESPAR centralizar e coordenar a produção acadêmica dos Programas neste espaço. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR permite acesso coordenado e centralizado a essa produção, com mecanismos de busca e dados organizados. Em breve os trabalhos estarão acessíveis. No momento, o conteúdo eventualmente encontrado nesta página está disponível em caráter de teste.
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Navegando Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR por Assunto "Artes"
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Item DAIARA TUKANO: ARTE MIRACIONAL ORIGINÁRIA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/05) BRAVO, Bernardo Soares; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/5492064463003406; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; FERNANDA MENDONÇA; http://lattes.cnpq.br/7787231161770667; Marcos Camargo; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367Esta pesquisa de mestrado tem a intenção de investigar o trabalho de Daiara Tukano. A partir da constatação da presença indígena dentro da seara da arte contemporânea nos últimos anos (por meio de inúmeras exposições, com presença de trabalhos na 34a Bienal de São Paulo, exposições no Masp e na Pinacoteca de São Paulo) constatamos que, dentre os trabalhos acadêmicos apresentados, ainda não havia estudos suficientes sobre o trabalho desta artista Yepá Mahsã. A partir de um novo protagonismo que tem consciência das possíveis armadilhas existentes no sistema das artes, artistas indígenas como Daiara Tukano têm trazido para a arte contemporânea conceitos da cosmovisão de seus povos, como o hori, conceito do povo Yepá Mahsã (Tukano) cuja definição ultrapassa o conceito ocidental de arte. A partir dos estudos de José Eliézer Mikosz sobre arte a partir dos estados não-ordinários de consciência, dos estudos de João Paulo Tukano, de entrevistas com a própria artista Daiara Tukano, de textos de recentes catálogos expositivos de Museus voltados ao tema, de artigos científicos, de materiais publicados pela imprensa e de intensa bibliografia complementar, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conceito de hori à luz de uma arte miracional originária (nomenclatura escolhida pela artista e explicada na dissertação), bem como de analisar os trabalhos de Daiara Tukano realizados até então como exemplos de uma ação cosmopotente que ocupa, revitaliza e questiona os paradigmas eurocentrados do fazer, do praticar e do estudar arte contemporânea na atualidade. A pesquisa foi realizada por meio de coleta de dados, entrevistas e análise documental.Item ENNIO MARQUES FERREIRA E A ARTE MODERNA NO PARANÁ: A TRAJETÓRIA DE UM ENTUSIASTA (1955-1964)(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/29) UADA, Rafaella Shizuko; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/4294545758167032; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; BARRETO, Karoline Marianne; http://lattes.cnpq.br/1547370490094609; KAMINSKI, ROSANE; http://lattes.cnpq.br/0588374677778245A pesquisa investiga as múltiplas atuações profissionais de Ennio Marques Ferreira (1926-2021) no desenvolvimento e afirmação da arte moderna no Paraná entre 1955 e 1964. Durante esse período, Ennio desempenhou diversos papéis na arte paranaense como artista, crítico, fundador da galeria Cocaco e diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Estado e Cultura (SEC). A pesquisa estrutura-se em quatro etapas principais: 1) analisar a inserção de Ennio no campo da arte; 2) avaliar o impacto da galeria Cocaco na formação de práticas artísticas modernistas no Estado; 3) identificar as especificidades visuais das primeiras produções artísticas de Ennio, além de analisar seus primeiros textos críticos; e 4) examinar as ações implementadas no Salão Paranaense de Belas Artes (SPBA) durante sua primeira gestão como diretor do Departamento de Cultura. A metodologia adotada baseia- se em pesquisas documentais (jornais, revistas, cartas, convites, catálogos, folders e documentos oficiais), considerando o contexto histórico e a questão sociopolítica dos autores e dos leitores da época. Além disso, utiliza-se pesquisa bibliográfica (livros, teses, dissertações e artigos científicos), incorporando contribuições de diversos autores relacionados ao tema, como Adalice Araújo, Maria José Justino, Geraldo Leão Veiga de Camargo e Artur Freitas, entre outros. A análise fundamenta-se também na teoria dos campos sociais do sociólogo francês Pierre Bourdieu, destacando a importância das interações e relações entre agentes. Ennio cultivou relações próximas com artistas, críticos e instituições, formando uma rede essencial para a promoção da arte moderna no Paraná. Portanto, a análise das condições extratextuais, como o contexto político e social, é crucial para entender como Ennio, enquanto agente do campo artístico, se inseriu e influenciou este campo de maneira multifacetada.Item Moacir Santos e as sonoridades dos LPs Coisas e Maestro(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-07) GOMES, Fábio Lima Marinho; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/0467054601986899; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; TINÉ, Paulo José de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/3115574393562084; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Este trabalho analisa as sonoridades dos LPs Coisas (1965) e Maestro (1972) de Moacir Santos (1926 – 2006), enfocando aspectos rítmicos, instrumentais, formais e harmônicos, percebidos por meio de audições e transcrições dos fonogramas. Em complemento à análise dos componentes musicais, também são abordados os aspectos visuais dos LPs, em conjunto com depoimentos do compositor. Esses dados e as análises produzidas a partir deles objetivam estabelecer conexões entres os discursos verbais com os aspectos aurais e visuais dos discos. Por meio dessas análises, a investigação busca apresentar um conjunto de evidências com potencial para contribuir criticamente na reflexão sobre as possibilidades de escuta e compreensão da obra de Santos. O trabalho explora a noção de dupla dimensão que envolve os LPs, articulada nos âmbitos aurais e visuais, tornando possível a formulação hipotética geral de que a obra de Santos remete a uma estética musical afro diaspórica.Item O DEGUSTAR DO RASABOXES(Universidade Estadual do Paraná, 2024/10/04) LIMA, Daniele Cristina Mariano; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/0724058375267422; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; Luciana Paula Castilho Barone; http://lattes.cnpq.br/4116304733863528; Cauê Kruger; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508Esta dissertação pretende estudar o método/exercício/jogo Rasaboxes, criado por Richard Schechner, que conjuga a teoria sobre o ator como atleta afetivo, de Antonin Artaud, com o Natya Shastra, o livro indiano mais antigo sobre a performance teatral. Partindo do Rasaboxes, busco compreender o processo de suspensão de emoções dentro da prática do jogo que se dá no tabuleiro afetivo. Deste modo utilizando o Atletismo Afetivo e os estudos de Schechner iremos articular o fazer do Rasaboxes com a compreensão da diferenciação entre emoção e afeto durante a prática que pode ser auxiliadora ao fornecer ferramentas para um equilíbrio emocional dos jogadores.Item O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ: A PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL NO “MUSEU DA IMAGINAÇÃO”(Universidade Estadual do Paraná, 2024/08/02) Fernandes, Eloisa Maria; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/2379044697032969; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; BUCHMANN, LUCIANO PARREIRA; http://lattes.cnpq.br/1073258616943164A presente pesquisa desenvolveu um estudo a respeito do tema da preservação audiovisual, considerando principalmente o campo de estudos da linha de pesquisa “Experiências e mediações nas relações educacionais em artes”, do Mestrado Profissional em Artes, da Unespar, tendo como objeto de estudo os trabalhos de conservação e preservação realizados no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), entre os anos de 2019 e 2024. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: quais são as estratégias utilizadas pelo MIS-PR para realizar a preservação audiovisual? Diante dessa indagação, a pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso, com base nas perspectivas qualitativas e de caráter exploratório. Buscamos compreender as principais características da preservação e da conservação audiovisual, assim como escrutina as principais políticas culturais voltadas à preservação audiovisual, à níveis nacional e paranaense e suas principais perspectivas. Também abordamos questões relativas à história do MIS-PR, analisando o contexto histórico e político em que o museu foi concebido, os percalços pelos quais o museu passou ao longo da sua história. O percurso metodológico para o desenvolvimento da pesquisa observamos os trabalhos de conservação e preservação realizados pelo Setor de Acervo e Pesquisa, buscando compreender as condições em que são executados, sendo esses trabalhos basilares para o processo de preservação audiovisual da instituição, principalmente no que tange a conservação, contando com entrevistas realizadas com trabalhadores do museu e com a fundamentação teórica na área da conservação. Realizamos o estágio obrigatório no MIS-PR em 2023, como parte da disciplina Cultura da Preservação Audiovisual, do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar, refletindo sobre as experiências enquanto estudante e pesquisadora com o intuito de explorar a preservação audiovisual pelo viés educativo e de refletir sobre as possibilidades de abordar a educação patrimonial em espaços museológicos mostrando que além de ser um espaço de guarda, ele carrega em sua essência o papel de ser um lugar de pesquisa, ensino e aprendizagem. O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Edmondson, Franco, Canclini, Rubim, Souza, Millarch, Coelho, Castro, Van Bogard, Bondía, Grunberg, Horta e Monteiro, Possamai e Grinspum. Após as análises, foi possível chegar à conclusão de que o processo de preservação no MIS-PR ainda passa por fragilidades, dependendo muito mais dos esforços dos trabalhadores do que das condições infraestruturais, do suporte governamental e das políticas culturais voltadas para atender suas demandas, que ainda necessitam de vários ajustes para que funcionem de forma eficiente.Item SOBRETUDO: DISCURSO, IMAGINÁRIO E FIGURINO EM A BELA DA TARDE, DE LUIS BUÑUEL(Universidade Estadual do Paraná, 10/12/2020) SAUTHIER, Helio Ricardo; VASCONCELOS, Beatriz Ávila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; http://lattes.cnpq.br/1814623528566340; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; SILVA, Amábilis de Jesus da; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273O objeto de estudo desta pesquisa centra atenção na visualidade da personagem Séverine em A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967), filme dirigido pelo cineasta espanhol Luis Buñuel e com figurinos criados pelo estilista francês Yves Saint Laurent. A leitura em perspectiva discursiva foi realizada com foco no figurino dessa personagem icônica, para discutir tal visualidade enquanto um discurso que atualiza representações da mulher casta e da mulher profana na iconografia da história da arte ocidental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva, na qual trago como referência concepções de discurso desenvolvidas na perspectiva da Análise de Discurso Francesa (AD), especialmente num viés foucaultiano, no sentido de investigar a memória discursiva e a intericonicidade materializadas em Séverine e que compõem seus sentidos. Também lanço mão do método para análise fílmica fundamentado em fotogramas e do cruzamento de imagens da história da arte ocidental, para evidenciar as formações discursivas, a memória discursiva e a intericonicidade que inscrevem formações imaginárias no corpo da mulher e interagem no processo de (re)-produção de identidades. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a visualidade de Séverine remonta a um longo processo de construção icônica advinda especialmente do Classicismo e do Renascimento e que foi amplamente explorada pelos campos discursivos do cinema e da moda, influenciando as formações imaginárias e identitárias que costuram o sujeito pós-moderno à estrutura social e às formas pelas quais somos representados ou interpretados nos sistemas culturais.Item Violências de gênero na universidade de música: um olhar para o habitus, colonialidades, experiências e atravessamentos(Universidade Estadual do Paraná, 2023-02-27) JACOMETI, Amanda Lourenço; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/5823392172470254; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DOMENICI, Catarina Leite; http://lattes.cnpq.br/0175914492530439; MARCON, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/5574911786614860Este trabalho é um estudo sobre as produções de violência de gênero e suas transversalidades dentro de duas universidades públicas de música do Rio de Janeiro (a UNIRIO e a UFRJ), sobretudo as violências que afetam mulheres, travestis, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e dissidências de gênero. Tem como objetivo falar sobre diferentes experiências, acreditando que escutá-las é um grande mecanismo para entender as diversidades. Para isso, é necessário compreender como se dão as relações entre gênero e música nessas universidades, que seguem um modelo de ensino europeu conservartorial, e de que forma esses entendimentos do que é música, suas formas de produção e valorização possivelmente influenciam em um notável menor número de mulheres e dissidências em cursos que envolvem criação e virtuosismo em instrumentos. Pretende fazer um breve histórico do ensino de música no Rio de Janeiro, chegando até os dias de hoje, além de uma análise das respostas obtidas através de formulários, mostrando também como as violências de gênero são interseccionalizadas por questões como classe/econômica, raça/etnia, hereditariedade e ocupação de espaços.Item Walking: Implicações do conceito no processo de digitação de uma obra ao violão(Universidade Estadual do Paraná, 2023-06-30) LONER, Raquel Turra; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/2189145933984383; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; MADEIRA, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7682010729445034; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296O Walking é um comportamento de mão esquerda ao violão inicialmente observado por Frank Koonce (1997). Loner e Alípio (2020) o consideram um ideal motor de execução ao violão que possibilita a realização de um ideal sonoro, estando relacionado, portanto, à fluência mecânica e sonora de uma execução. Ele pode ser definido como a sucessão dos movimentos de mão esquerda que possibilitam a sustentação do som entre as notas, ou seja, como uma sucessão de intenções. A presente pesquisa objetiva investigar as implicações do Walking no processo de digitação de uma obra ao violão, visando contribuir para o aprofundamento das discussões teóricas acerca da técnica violonística e favorecer a aplicação sistemática do Walking, propiciando, assim, uma maior eficácia no cumprimento dos ideais de fluência de uma execução. Esta investigação foi fundamentada pela Teoria da Digitação (2014), de Alisson Alípio, na qual os procedimentos metodológicos necessários ao processo digitacional foram sistematizados em um cenário digitacional. Estabelecemos relações entre o Walking e as etapas metodológicas previstas no cenário digitacional e constatamos que o conceito se relaciona de diferentes formas e em diferentes graus com as instâncias que o constituem. Dentre estas, a que mais diretamente é influenciada pelos preceitos do Walking é a etapa relativa ao levantamento dos expedientes técnicos que viabilizam a execução. A investigação acerca das implicações do Walking nesta etapa baseou-se na premissa segundo a qual, no que se refere à ação de mão esquerda ao violão, “o todo não é igual à soma das suas partes” (DERGAL, 2020) — ou seja, a aplicação do Walking não equivale à realização sequencial dos expedientes técnicos de sustentação do som que o constituem — assim como nas proposições de Meinel (1977) acerca da qualidade do movimento na prática esportiva, as quais contribuíram para a concepção de uma técnica de mão esquerda ao violão baseada na combinação fluida de intenções.