Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS por Assunto "Jards Macalé, Maldito, Década de 1970, MPB, Sonoridade"
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Item Desafinar o Coro dos Contentes: a música e a trajetória de Jards Macalé nos anos 1970(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) D’ÁVILA, Renan Alfredo de Medeiros; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/7403753535734507; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DINIZ, Sheyla Castro; http://lattes.cnpq.br/2264998924057944; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre a carreira de Jards Macalé, violonista, cantor e compositor, durante a década de 1970. Usando uma metodologia que uniu a análise, em torno do conceito de “sonoridade”, dos três discos do cantor lançados durante esse período - Jards Macalé (1972), Aprender a Nadar (1974) e Contrastes (1977) - e a análise, a partir dos conceitos de “mundo artístico” e “campo”, das referências à obra e à pessoa de Jards Macalé no Jornal do Brasil de 1969 a 1979, tentou-se compreender o processo de construção da ideia de “maldito” atrelado ao artista, devido as suas escolhas estéticas e seu comportamento, sempre em comparação com outros artistas próximos a ele. O foco foi entender a importância de Jards Macalé para o campo que atuava, a MPB, e sua posição em relação a outros artistas do citado campo.