Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS por Assunto "Cenas Musicais, Teoria Ator-Rede, Multiterritorialidade"
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Item Do Rock de Inverno à Última Oração: as cenas, as redes e os territórios musicais de Curitiba nos anos 2000(Universidade Estadual do Paraná, 2023-11-14) CARDOSO, Asaph Eleutério; MENDONÇA, Joêzer de Souza; http://lattes.cnpq.br/2256239523620698; http://lattes.cnpq.br/5601689724695273; MENDONÇA, Joêzer de Souza; http://lattes.cnpq.br/2256239523620698; ZAGONEL, Alexandra Lemos; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta dissertação apresenta uma análise das práticas musicais registradas na fonografia e videografia curitibanas dos anos 2000. Para efetuar essa análise, um levantamento da atuação da De Inverno Records e das bandas Terminal Guadalupe, Poléxia, OAEOZ, Criaturas e A Banda Mais Bonita da Cidade com o objetivo de contextualizar a cena musical dos anos 2000 na cidade de Curitiba/PR e identificar pontos de conexão na atividade musical dos atores humanos e não humanos presentes no terreno cultural da cidade. A partir da perspectiva do conceito de cenas musicais de Will Straw (1999), da Teoria do Ator-Rede segundo Latour (2000) e da multiterritorialidade proposta por Rogério Haesbaert (1997), examino o tecido de múltiplos territórios translocais, de múltiplas cenas e agentes que se conectam entre si e com o cenário digital nascente na época estudada. A interação entre os atores envolvidos neste processo demonstram a evolução de práticas musicais que buscam o reconhecimento nacional de reprocessamentos locais e os alcança por meio do videoclipe da música Oração, de Leo Fressato, interpretado pela Banda Mais Bonita da Cidade, em 2011.