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Item AMADOR.EX.OBRA: UMA LONGA COLAGEM EM VÍDEO E SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/23) SANTANA, João Miguel Gonçalves; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; http://lattes.cnpq.br/9636119654996095; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; ALVES, Ricardo Henrique Ayres; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748Esta dissertação é um objeto complementar da vídeo colagem de longa-metragem AMADOR.EX.OBRA. Ambos os trabalhos foram apresentados por mim como objetos de colagem na linha de pesquisa de Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo no PPG-Cineav (UNESPAR). Eles contêm apropriação de trabalhos de outros autores que servem como base de leitura para o aproveitamento da proposta de trabalho de escrita e artística. São fiéis quanto à qualidade de resolução que tive acesso. A dissertação é um relato de processo de antes e depois de eu adentrar a instituição acadêmica e que resultou no trabalho de experimentação em vídeo de 88 minutos, anexado aqui numa coleção de imagens que antecedem o texto, mas são parte dele. O capítulo 1 é uma introdução que se desenvolve como breve explicação, contextualização da minha produção de subjetividade e intenções artísticas como discente em retorno à instituição acadêmica. O capítulo 2 é uma aproximação com teorias diversas para falar sobre como meu corpo gay foi educado a ter um olhar narcísico com a cultura do vídeo em tempos de Internet. O capítulo 3 trata da assimilação do processo criativo na concepção do vídeo AMADOR.EX.OBRA com relatos de processo, intervenção artística e teórica. Ao final são apresentados os créditos de coautoria, assim como as referências bibliográficas acessadas durante o aproveitamento total do curso de mestrado. Este é um trabalho que não pretendeu elucidar questões e sim fazê-las em contato com parte do campo das Artes na cidade de Curitiba-Pr.Item ASSOCIAÇÕES E A COMUNICAÇÃO DA ARTE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MEDIAÇÃO CULTURAL DA EXPOSIÇÃO “ENTREMUNDOS” PELA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE (ANT)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) CARLIN, Andrew Martins; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/7797146496029489; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; VAZ, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2037918966512896Esta dissertação investiga a mediação cultural da exposição de arte “Entremundos” a partir da Teoria Ator-Rede (ANT), com base em autores como Bruno Latour (1994; 2000; 2001; 2012) e John Law (1992). A ANT é uma corrente de pesquisa em teoria social, cuja perspectiva teórica-metodológica pressupõe igualdade entre a agência de humanos e não humanos na formação de coletivos. Destacam-se entre os objetivos deste estudo: debater os conceitos de mediação e mediação cultural; apresentar a Teoria Ator-Rede enquanto ferramenta teórico-metodológica para estudos em mediação cultural e, por fim, aplicar suas orientações metodológicas em um estudo de caso. De acordo com o recorte escolhido, observou-se que o conceito de mediação cumpre o papel de destacar o efeito de articulação dos diversos elementos que formam os eventos comunicacionais (DAVALLON, 2007; DAVALLON; 2010; JEANNERET, 2009). Assim, a mediação cultural, de acordo com este recorte, designa um conjunto de ações comunicacionais que objetivam, por meio da ação de humanos, dispositivos e objetos, interferir no processo interpretativo dos destinatários de eventos culturais (DARRAS, 2009). Tendo em vista às orientações da ANT, neste trabalho optou-se por um estudo de caso cuja pesquisa de campo foi realizada na exposição “Entremundos”, apresentada no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR), que integrou a programação da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea (2019). Por conseguinte, o aporte da Teoria Ator-Rede, somado aos modos de apropriação do conceito de mediação cultural, permitiu a configuração do circuito expositivo investigado como um ordenamento social habitado por muitos actantes não humanos, potencialmente ignorados por outras abordagens metodológicas. Contudo, observa-se que um estudo pela perspectiva teórica e metodológica da ANT implica em uma série de dificuldades, entre as quais colocar em prática uma empiria radical dedicada a seguir de muito perto os atores. Em relação à mediação cultural da exposição investigada, evidencia-se que muitos dos actantes se comportaram como intermediários dos discursos curatoriais ou das disposições arquitetônicas pré-estabelecidas, tanto pela própria Instituição Cultural quanto pela expografia e a organização dos seus ambientes.Item ATORIALIDADE LIMINAR NO CINEMA BRASILEIRO: CINESIAS ATORAIS(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/18) FERREIRA, Ricardo Di Carlo; TEIXEIRA, Rafael Tassi; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; http://lattes.cnpq.br/1648858898124541; TEIXEIRA, Rafael Tassi; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; RIBEIRO, Regiane Regina; http://lattes.cnpq.br/8502130807154602Essa dissertação dedica-se à investigação da atorialidade no cinema brasileiro, sobretudo, pela sua constatada condição liminar, explorando a extensão das cinesias perfiladas por essa classe artística para instar a sua presentificação operativa até os dias de hoje. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em caráter bibliográfico e prático, analisando, inicialmente, a tessitura historiográfica do intérprete cênico, isto é, suas cinesias – caminhos, movimentos e estratégias antropológicas e/ou operacionais para erigimento de suas carreiras (e permanência) no ofício de interpretação cinematográfica. Analisa, portanto, a transmissão de memórias escritas e reescritas nas obras artísticas, bem como os esforços de teorização praxeológica da área. Destarte, a suma dos esforços atorais no cinema estabeleceu um parâmetro norteador, ao qual eu adiro nesta pesquisa: a estética da cinematografização da linguagem atorial. Isso porque, os atores se formam no teatro e passam a atuar no cinema e no audiovisual. Diante disso, a pesquisa busca atualizar o entendimento acerca da comunicação e linguagem de ator, abordando a hipótese do uso da “equivalência”, uma técnica de interpretação teatral, como meio atorial de adaptação da atuação para a linguagem audiovisual, que preconiza o verossímil cinematográfico em filmes de ficção. Para tanto, ao fim eu apresento os resultados de dois experimentos práticos de instrumentalização atorais sob este viés. O primeiro em vídeo, abordando meios de aprendizagem da adaptação da atuação do ator, do teatro para o cinema. E, o segundo, em filme, no qual eu apresento essa possibilidade, corroborado da perspectiva de criação de um lugar próprio, não hegemônico, conquanto de interpretação, de criação e permanência no fazer atuacional ao ator contemporâneo em cinematografização.Item CONTE-ME SUA HISTÓRIA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO(Universidade Estadual do Paraná, 17/12/2020) SILVA, Eduardo Antonio Ramos; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/4527159431649347; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; KRUGER, Cauê; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508Essa dissertação é o resultado de aproximadamente três anos de experiências trocadas com jovens do ensino médio de uma instituição de ensino pública da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, denominada Escola Estadual Sagrada Família. Essas experiências foram potencializadoras da realização de uma pesquisa artísticaprocessual, cujo resultado foi a produção dessa escrita acadêmica, assim como a realização de um filme documentário. Os seis jovens estudantes na época foram selecionados a partir de suas histórias de vida –, proposta metodológica tomada de empréstimo das ciências sociais e aplicada em sala de aula –, que foram relatadas em uma carta escrita por alguns no começo de 2018 e por outros no começo de 2019. Essas cartas, portanto, constituíram-se como o ponta pé inicial dos desígnios assumidos posteriormente, visto que despertaram em mim um sentimento de empatia. Meus interesses principais com a pesquisa se moveram entre dois polos: o primeiro deles era entender as idiossincrasias de cada um desses estudantes e que por meio desse projeto eles (as) pudessem se expressar de uma maneira mais espontânea, ou seja, nos limites das dificuldades práticas dessa proposta, falassem com um grau de interferência menor do que o convencional; e o segundo propósito era experienciar aquilo que se passaria “em torno da câmera” (ROUCH, 1961), tornando esses estudantes também companheiros (as) no processo de realização. Para alcançar os objetivos propostos dialoguei com as teorias do campo temático do cinema documental em suas interfaces com as ciências sociais, a história, a educação e as artes, pois o cinema aqui é tratado como linguagem artística (SUPPIA, 2015, p. 118). Esses diálogos e/ou discussões teóricas se sucedem, principalmente, nos três primeiros capítulos da dissertação, enquanto no quarto capítulo me ocupo do tratamento de questões referentes às especificidades da criação do documentário, incluindo as imprevisibilidades do processo. Considero, no entanto, que embora no quarto capítulo eu descreva e avalie a sua realização, é fundamental o visionamento do resultado, o filme propriamente dito, para cotejá-lo com os relatos do processo, tendo em vista que eles se complementam no curso dos eventos. Esses encaminhamentos podem facilitar o entendimento do leitor e espectador no que tange a relação estética e ética estabelecida entre aquele que propôs o projeto (eu/professor) e aqueles que o aceitaram (eles e elas/estudantes), visto que foi após a conclusão dessas duas etapas que avaliei criticamente sua realização e busquei deixar vestígios de reflexão e reflexividade (COESSENS, 2014, p. 02).Item CORPO, LINGUAGEM E ESTÉTICA DO HORROR NA NARRATIVA DE VIDEOGAMES: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE HIDETAKA MIYAZAKI(Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/16) SILVA SEGUNDO, Waldir Alves da; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/3659177457768232; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; BRAGANÇA, Klaus'Berg Nippes; http://lattes.cnpq.br/1939263360341255Essa dissertação tem o objetivo de investigar os processos de criação singulares e autorais do criador de jogos contemporâneo Hidetaka Miyazaki no que concerne às narrativas interativas do videogame, em suas aproximações com o cinema, principalmente com o cinema de horror. Intentamos compreender como o conjunto de elementos de linguagem e narrativa, que atuam como marcas autorais nos jogos criados por Miyazaki – especialmente os usos da linguagem audiovisual do horror –, possibilitam experiências estéticas diferenciadas, que estabelecem novas dinâmicas de jogo no universo dos videogames, aqui entendidos como mídias audiovisuais. O corpus da investigação se debruça sobre o jogo Bloodborne (2014). O jogo se apoia em narrativas não-lineares muito distantes das narrativas costumeiras implementadas no campo da linguagem do videogame e faz um uso excessivo do horror, em especial a materialidade corporal do body-horror. Esta investigação norteia-se pelas seguintes questões: Como se dão os processos de criação de uma narrativa em videogame que tem no corpo e no horror corpóreo o foco de sua atenção? Seria possível estabelecer alguns parâmetros de coerência, reiteração e explicação sobre os processos de criação de Hidetaka a partir de pistas/traços ou marcas autorais presentes não apenas em Bloodborne, mas também no conjunto de seus jogos? Qual o papel de Hidetaka no universo audiovisual do horror contemporâneo? De que forma e com que meios se cruzam as dimensões de narrativa, visualidade e jogabilidade no processo de criação audiovisual na obra de Miyazaki? A corporeidade excêntrica – body-horror – poderia ser considerada como marca protagonista em suas obras audiovisuais? Como procedimentos metodológicos, adotamos a Revisão de Literatura associada à abordagem da Teoria de Cineastas (BAGGIO; PENAFRIA; GRAÇA, 2015; 2017) e também faremos paralelos com obras cinematográficas e outros processos de criação, partindo do princípio de que os videogames também podem ser considerados obras audiovisuais contemporâneas. Como ancoragem teórica trazemos para a investigação os pressupostos da ludologia advindos de Lyra (2018); Huizinga (1993), Frasca (2005) e Murray (2003), além de Philippe Dubois (2004) e Christine Mello (2008) para as artes do vídeo.Item DESENHO, EROTISMO E AUDIOVISUALIDADES: A CRÍTICA GENÉTICA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA DE INVESTIGAÇÃO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2020/10/21) ANNES, Luiz Rodolfo; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/8062317405583516; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; STOLF, Maria Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/5013920052280092Nesta dissertação, intitulada Desenho, erotismo e audiovisualidades: a crítica genética como possibilidade metodológica de investigação de processos de criação, tenho por objetivo identificar como a minha produção autoral de desenhos é contaminada pela noção de corpo e erotismo e, em consequência, de que formas e com que meios a minha produção audiovisual (stop motion, videogames, animação) é contaminada pelos traços matrizes dos desenhos que lhe dão suporte. O percurso analítico e investigativo apoia-se no tipo de pesquisa qualitativa e indutiva e, como abordagem metodológica, utiliza a Crítica Genética proposta por Cecília de Almeida Salles, para quem o processo de construção artística da obra de arte e o reconhecimento dos métodos, materiais, anotações empregados pelos artistas são essenciais para o estudo “arqueológico” da(s) obra(s). Parto das seguintes questões norteadoras: 1) De que forma e com que meios é possível verificar a relação entre desenho, corpo, traço, erotismo em meu percurso como produtor de poéticas (audio)visuais? 2) Como eu, enquanto criador, analiso, catalogo, recorto, investigo e crio protocolos de análise para o processo de criação de audiovisuais a partir de um mapeamento de materiais, anotações, registros, contaminação no/para o desenho que se (trans)forma em vídeo? Com base em hipóteses argumentativas que se empenham em atestar a existência de recorrências intertextuais em meu trabalho como artista audiovisual, verifico a existência de personagens predominantemente masculinos, cachorros, marcianos e também batatas, que poderiam ter sido extraídos de uma história em quadrinhos ou de um desenho animado alheio. Esses “personagens animados” serão, em algum momento da escrita de minha dissertação, redimensionados e investigados em seus processos de gênese. Como, por quê, de que formas e com que meios esses traçospersonagens são protótipos de meu processo de criação audiovisual? Na elaboração estética e formal do traço, do desenho e do encadeamento espaçotemporal das animações, verifico uma espécie de “desleixo/despojamento” – uma rugosidade ou ruído intencional na incorporação de “erros técnicos” que possivelmente aludem geneticamente a um tipo de traço/tratamento autoral. Como teóricos complementares na escrita da dissertação, recorro a Philippe Dubois e Arlindo Machado (artes do vídeo), Lev Manovich (linguagem das mídias digitais), Lucia Santaella (novos formatos para as audiovisualidades) e Kátia Canton (narrativas enviesadas).Item DIÁRIOS PSICOGEOGRÁFICOS: LUGARES EM QUE NUNCA ESTIVE OU (PERAMBULAÇÕES POR MUNDOS DIGITAIS)(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/17) CARDOSO, Lucas Berthier; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; http://lattes.cnpq.br/1731592866486741; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BANDEIRA, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003A seguinte pesquisa tem como objetivo o relato e as reflexões de um processo artístico acadêmico por meio de uma pesquisa poética. A pesquisa em questão procura unir conceitos teóricos da arte como a teoria da deriva, psicogeografia, com teorias dos jogos em prol do desenvolvimento de um processo artístico envolvendo o ato do caminhar, perambular e estar à deriva dentro de ambientes digitais de jogos eletrônicos de mundo aberto. O processo se desenvolve por meio da análise dos campos teóricos citados e a sua apropriação nos ambientes dos jogos, com o objetivo da criação de vídeos experimentais em forma de diários poéticos. Para a realização de tais vídeos serão utilizadas capturas de vídeo de sessões de cinco jogos que compõe o recorte de mundos a serem caminhados. Tais capturas serão montadas para a composição de cinco partes que compõe um vídeo experimental que reflete sobre o caminhar, perambular e a deriva em diferentes mundos digitais. A presente pesquisa também faz parte de uma trajetória artístico acadêmica iniciada durante a graduação de Licenciatura em Artes Visuais. Trajetória esta que busca as reflexões da presença do sujeito artista-pesquisador em diferentes espaços.Item DOS PALCOS ÀS TELAS, O ESPETÁCULO DA (DES)HUMANIDADE: RELAÇÃO ENTRE OS FREAK SHOWS E VÊNUS NEGRA/2010(Universidade Estadual do Paraná, 2020/12/09) KRAMBECK, Isis Müller; PRIORI, Cláudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; http://lattes.cnpq.br/7751526076203047; PRIORI, Cláudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; JOHN, Valquíria Michela; http://lattes.cnpq.br/0028569012805646Este trabalho aborda como o controle e a representação sobre o corpo feminino são construídos ao longo do tempo, tanto pelos discursos médicoscientíficos, quanto pelas indústrias de entretenimento, sejam em tempos passados ou contemporâneos. Lançando um olhar para a história do cinema, buscamos discutir questões em torno do corpo com deficiência, problematizando como essas características foram produzidas e utilizadas para respaldar os espetáculos conhecidos como Freak Shows, os shows de horrores, assim como foram adotadas em várias produções cinematográficas, especialmente no filme Vênus Negra (2010). Temos ainda como objetivo compreender a posição e o tratamento dado ao corpo com deficiência seja pela sociedade ou pelos saberes da época, que embasavam sua diferenciação de maneira objetificada, para além das condições genéticas. Geralmente, ao corpo das mulheres com deficiência fora atribuído a condição de monstruosidade, e isso nos fez pensar e utilizar a categoria de “monstra” para melhor problematização desses atributos dispensados ao feminino. Nessa perspectiva, analisamos o longa-metragem Vênus Negra (2010) do diretor e roteirista franco-tunisino Abdellatif Kechiche, buscando compreender os discursos e representações sobre a vida e figura de Saartjie/Sarah Baartman, mulher negra, com deficiência e de origem africana (hotentote), que durante quatro anos teve seu corpo exposto a olhares europeus de maneira hipersexualizada e animalizada. Nossa análise tem como referenciais teórico-metodológicos, estudos propostos por múltiplos pensadores/as, dentre os/as quais Michel Foucault (2001;2004) e Guacira Lopes Louro (2018) para a compreensão da disciplinarização do corpo e entendimento dos conceitos normalidade/anormalidade. Para maior compreensão do feminismo negro, das interseccionalidades, da decolonialidade e da deficiência, utilizamos estudos das feministas Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (2004), Angela Davis (2016), bell hooks (2013) e de Lélia Gonzalez (1982). Já na análise fílmica, nos pautamos nas propostas metodológicas da pesquisadora Manuela Penafria (2009), assim como na teoria feminista do cinema proposta pelas autoras Laura Mulvey (1983) e Elizabeth Ann Kaplan (1995), que versam sobre a análise da câmera masculina presente no filme. Desse modo, por meio da linguagem fílmica aliada a análise historiográfica de múltiplas fontes, constatamos como os discursos e representações que perpassam a imagem da protagonista no filme Vênus Negra (2010), ainda são amplamente reproduzidas em filmes, seriados e programas televisivos do século XXI – incluindo aqui o contexto brasileiro, no qual referenciamos Muniz Sodré (2002) para exemplificar o que o autor denomina de império do grotesco –, perpetuando desta forma uma visão de subalternidade descrita por Spivak (2010), de controle e dominação do corpo feminino, especialmente o da mulher negra, enquanto território de relações de poder.Item ESTRUTURAS DIMENSIONAIS DA NARRATIVA COMPLEXA NO CINEMA E NAS ARTES DO VÍDEO: O PROCESSO CRIATIVO NA ROTEIRIZAÇÃO DE ʽO CUBO DE METATRON: NA SEMIOSFERA DO TESSERATOʼ(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/15) ESTORILLIO, Rodrigo Dos Santos; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/6859669317350330; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; CARNEIRO, Cesar Felipe Pereira; http://lattes.cnpq.br/0339792480599929Considerando nesta dissertação que a obra fílmica é ‘um mundo em si mesmo’, artificialmente construído para ser tensionado, reflexionado e interpretado em contraposição ao ‘mundo real’ em que vivemos, parti de uma problemática que se ancora em questões norteadoras específicas que intenta descobrir quais seriam as estruturas dimensionais de sistematização narratológica que se apresentam e/ou se (re)ordenam a partir da dinâmica dos mecanismos e ferramentas construídas no meio digital que operam processos de (re)produção criativa em tricotomia autor-obrareceptor no cinema e nas artes do vídeo. A dissertação intertextualiza a teoria e a prática de diferentes referências em autoria, crítica e análise processual de conteúdos artísticos expressivos, e conjuminando o saber imbricado em escrita criativa, com exposição dos motivos que me levam a teorizar a narrativa dimensional como modelo de criação hipertextual, dialogando crítica de processo de autoria criativa com pesquisa de revisão bibliográfica e filmográfica, indagando se há em curso um novo tratamento ético, poético e estético nos processos de criação em filmes de ficção. O recorte dessa pesquisa parte do processo de criação hipertextual em multitrama e seu tratamento em roteiro de ficção seriada e interativa hipermidiática desenvolvido por mim durante o curso de mestrado e intitulado ʽO cubo de Metatron: na semiosfera do tesseratoʼ — um filme-jogo que se projeta em perspectiva quadridimensional da cibercultura na semiosfera do tesserato, em articulação entre efeitos e recursos de interatividade no aparato e no dispositivo cinematográfico e das artes do vídeo, consubstanciada e transfigurada na interface do homem-máquina, na intersecção e conexão entre objetividade e subjetividade nas matrizes sonora, visual e verbal da linguagem e pensamento. Trata-se de um estudo de caso procedimental e metodológico sobre a narrativa dimensional dessa autoetnografia no meio digital, em bricolagem polifônica pós-moderna e paradigma pós-positivista, fazendo uso da crítica de processo. A questão central é saber como se operam entre suportes, ferramentas e aplicativos os elementos estruturais que integram os fundamentos semióticos da abertura de obra aos efeitos e recursos de interatividade e se configuram em narrativas de filmes de ficção no meio digital. Como ancoragem teórica, os autores trazidos para o estudo são, entre outros: Salles (2006); Bordwell (1986, 1989, 2019); Deleuze (1974, 1995, 1996, 2007); Peirce (2005); Bakhtin (1997, 2006, 2014); Santaella (2005, 2010), e Eco (1984, 2011, 2014, 2015).Item IN + FORMA + AÇÃO DANÇA COMO PROCESSAMENTO DE DADOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/30) ALMEIDA, Pedro P C; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526; http://lattes.cnpq.br/6383217840507053; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166Pesquisa baseada na prototipagem de uma Ontologia Sistêmica que parte da conceituação, análise e avaliação, num processo cíclico e retroalimentativo, entre as Teorias Gerais dos Sistemas, em principal a de Jorge Albuquerque Vieira, com conceitos do Design e da Dança, para pensar em como a disciplina de Arte no ensino regular pode ambientar relações que corroborem para processos de desenvolvimento de sujeitos mais aptos ao convívio com as diferenças. Uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica que se organiza através de um ciclo de vida artística e docente onde se tem buscado uma pesquisa teórica acerca das abordagens sistêmicas através do corpo em movimento. Adota como pressuposto que a Dança também possa ser entendida como o processo de relação dos sujeitos com as informações do meio, esse processo de captação do mundo é uma dança, e todo sujeito dança o mundo na medida que o experimenta. A hipótese é de que por uma abordagem sistêmica o Design da Dança na escola possa se configurar como um dispositivo que operacionalize o processo de desenvolvimento subjetivo, e ao considerarmos como uma dança os processamentos de dados na configuração do sujeito e que eles se dão na relação entre outros sistemas e informações, teremos uma possibilidade de utilizar essa forma de conhecimento, e teremos uma tecnologia educacional funcional para que os sujeitos se desenvolvam por meio da alteridade, funcionando para reconhecer formatos de ensino mais coerentes as diferenças subjetivas na disciplina de Arte. Convida ao (re)entendimento de conceitos como o de parâmetro sistêmico e a complexidade do sujeito na medida que entendemos este modelo de abordagem.Item INSPIRAR, CRIAR, COMPARTILHAR: CONVERGÊNCIAS NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE AGNÈS VARDA(Universidade Estadual do Paraná, 2022/08/30) SILVANE, Aparecida Maltaca; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273; http://lattes.cnpq.br/7536310293613702; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; SILVA, Marcelo Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/8437920851828294A presente pesquisa se constitui em uma análise a partir das duas obras de caráter autobiográfico: Varda por Agnès (2019) e As Praias de Agnès (2008), à luz das teorias que norteiam o conceito de cinema expandido. Nas obras, a cineasta de origem belga deixa rastros que podem ser descritos e analisados, e sugerem pistas nas quais podemos refletir acerca do processo e do significado do trabalho pelo prisma do pensamento convergente. Deste modo, pretende-se refletir sobre os sentidos do “inspirar”, buscando as referências imagéticas, o de “criar”, analisando os processos de criação e o sentido de “compartilhar”, observando como se dá o processo de deslocamento das obras de Agnès Varda das convencionais salas de exibição para as videoinstalações, evidenciando os modos como a artista divide experiências com espectadores e as exibe em diferentes dispositivos e espaços. A partir dessa pesquisa, estima-se poder responder, pensando a partir do processo de criação da artista, como se dão esses deslocamentos, identificando sua obra como uma espécie de rede de criação. Para tal, recorre-se metodologicamente à proposta de estudo de Cecilia Sales (1998), analisando o processo de criação da artista por meio de rastros e vestígios deixados em depoimentos concedidos em seus filmes autobiográficos, e à proposta de estudo de Manuela Penafria, de uma análise a partir do que chama de teoria dos espectadores, para a qual o pesquisador se coloca também como observador e intérprete da obra.Item JELLOFANTO E O PROCESSO POÉTICO DE UM VÍDEO PARA O YOUTUBE(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/29) CIGOGNINI , Kelvin; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; http://lattes.cnpq.br/0818009305559474; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; LEITE, Rafaela Bernardazzi Torrens; http://lattes.cnpq.br/1288784072022919Esta dissertação, realizada no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar-FAP, trata do processo poético de um vídeo realizado de maneira totalmente solitária para a plataforma YouTube. Este vídeo apresenta as origens do personagem protagonista Jellofanto. Para relatar este processo de realização audiovisual, as definições de Cecília Almeida Salles (2011) que caracterizam o gesto criativo são abordadas. Também me aproprio das noções de rastros e documentos de processo, abordadas pela autora, para compreender e descrever o desvelar da realização. Com o auxílio de Salles, compreendo que o processo criativo do vídeo em si, inicia de forma involuntária a alguns anos atrás, sendo assim, resgato os documentos que evidenciam estas intenções criativas. Apoiado por essa essa documentação, passo a construir a compreensão das primeiras intenções de criação artística que caracterizam o gesto criativo que dá origem ao vídeo e organizo essas intenções usando como base as dimensões tácitas de Kathleen Coessens (2014). Em posse delas, faço uma identificação das dimensões tácitas em meu processo inicial de intenções de criação e o chamo de “pré pré-produção” involuntária. Também utilizo as dimensões tácitas na segunda parte desta pesquisa, para identificar como o processo se organizou quando foi definida a intenção do vídeo, o que iniciou mais objetivamente durante o período em que cursei a especialização em Cinema na Unochapecó e se estendeu para o primeiro ano do mestrado, enquanto cursava as disciplinas do PPG-CINEAV e iniciava os primeiros experimentos do vídeo. A terceira parte deste texto é um mergulho na realização do vídeo com a união de referências antigas e novas e o resultado de experimentos. Faço este resgate através de “vídeodiários”, documentos audiovisuais que criei no decorrer do processo, realizados após as diárias de captação tanto de vídeo como áudio. Este resgate é transcrito em uma narração das etapas do processo através da observação do conteúdo presente nos “vídeodiários”. Meu objetivo como autor deste texto e artista responsável pela poética realizada, é que meu relato de processo possa inspirar e auxiliar outros artistas do vídeo em projetos solitários que possam servir como um incentivo ao ingresso na feitura de vídeo para a internet, ou processos de criação de vídeo em solitário para as mais variadas plataformas. Persigo aqui, mais uma das formas possíveis de artistas compartilharem seus mundos imaginários através do audiovisual.Item MÚSICA ORIGINAL PARA FILMES: UMA MÚSICA SEM FORMA?(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/17) JANISZEWSKI, Rodrigo; OPOLSKI, Débora Regina; http://lattes.cnpq.br/5694754137339356; http://lattes.cnpq.br/9166426889967261; OPOLSKI, Débora Regina; http://lattes.cnpq.br/5694754137339356; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; MIRANDA, Suzana Reck; http://lattes.cnpq.br/8566012598222563; ANDRÉ, Richard Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1798165095642353Esta dissertação busca investigar o aspecto de música sem forma musical na música original para cinema. Analisa o potencial criador no processo de composição da música original para filmes narrativos. Reflete sobre uma composição que atua como elemento essencial da narrativa fílmica. Dentro deste escopo, o que interessa é o diálogo sobre aspectos composicionais próprios da música feita para filmes, que será tratada como "música original", apoiado nos estudos de Michel Chion, Kathryn Kalinak e Claudia Gorbman. Busca-se relatar, investigar e analisar experiências no processo criativo de composição das músicas originais para dois documentários - Pedindo por Clemenzo (2006) e Senhora das Imagens (2022), e de duas séries de TV - A Lenda das Encantadas (2013) e Mistérios do Lagamar (2014) -, trabalhos que instigaram a explorar a relação música-imagem. Através da audiovisão, procura-se analisar os referidos filmes, com foco na música original. Os aspectos criativo e experimental identificados dentro dos processos observados foram atravessados por outros insights - os filmes 21 Gramas (2003) e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014), ambos do diretor mexicano Alejandro G. Iñárritu - e pelos estudos sobre criatividade e processos de criação de Fayga Ostrower e Cecília Almeida Salles. Através da análise realizada com auxílio das imagens espectrais e da investigação sobre o uso da tecnologia na produção de música para filmes, fica evidenciado, nesta pesquisa, que a música original para cinema possui como característica a independência das formas musicais convencionais, ao mesclar-se com as imagens em movimento, de modo a envolver o espectador no fluxo narrativo.Item MÚSICA VISUAL MOVIMENTOS DO SOM E DA IMAGEM NO CINEMA ABSTRATO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/05) FONSECA, Vitor Droppa Wadowski; OPOLSKI, Débora Regina; http://lattes.cnpq.br/5694754137339356; http://lattes.cnpq.br/4172609590415092; OPOLSKI, Débora Regina; http://lattes.cnpq.br/5694754137339356; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; FERNANDES, Patrícia Moran; http://lattes.cnpq.br/5766238377826129A presente dissertação investiga os processos históricos, teóricos e artísticos influentes na fundação da Música Visual, focalizando as manifestações desse conceito que tomaram forma no período da arte moderna. Como ponto de partida, ancora-se na abordagem historiográfica da Audiovisuologia, proposta por Daniels e Naumann (2015), para contextualizar o objeto de estudo em meio a história das audiovisualidades entendida em seu sentido expandido, isto é, enquanto campo de experimentação das múltiplas possibilidades de relação entre o som e a imagem. Desse modo, articula referenciais da música, das artes visuais, do cinema e de outras áreas transversais à temática, na intensão de compreender as intersecções áudiovisuais da Música Visual considerando os efeitos de sinergia das disciplinas sonoras e imagéticas que a consubstanciam. Para além disso, a pesquisa busca pensar tal conceito à luz das reflexões daqueles que o exploraram na prática – os artistas –, construindo uma análise atenta aos processos de criação e alicerçada pelos pressupostos teóricometodológicos da Teoria de Cineastas (PENAFRIA et al., 2015, 2016a, 2016b, 2017, 2020). Assim, se desdobra em três capítulos: no primeiro, discute como o interesse dos artistas modernos pelas questões do movimento e da abstração se imbricou aos cruzamentos entre as artes que, ainda no início do século XX, resultariam nas reinvindicações originárias do termo “música visual”; no segundo, reflete sobre a passagem desse termo para o campo cinematográfico a partir das experimentações do cinema puro e do cinema absoluto, vanguardas que se dedicaram a confluência filme-pintura-música e desempenharam papel determinante na consolidação da Música Visual; por fim, o terceiro capítulo aprofunda algumas das abordagens possíveis do conceito sob a perspectiva da cineasta Mary Ellen Bute, analisando suas obras e processos criativos para argumentar que uma relação de interdependência entre as linguagens visuais e musicais, mediadas pelos meios audiovisuais, fundamenta sua produção. Em síntese, o estudo aqui desenvolvido espera contribuir com a conceituação da Música Visual e, num panorama ampliado, corroborar a construção teórica e historiográfica do campo expandido das audiovisualidades.Item O CINEMA DE PROCESSO, DISCUTIDO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA AOS MODOS DE CRIAÇÃO DO PINTOR: ESTUDO DE CASO SOBRE CÉZANNE’S EYE (1982) DE MICHAEL MAZIÈRE(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03/11) GUSSO, Francisco Benvenuto; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/6095598202403403; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; MOCARZEL, Evaldo Sérgio Vinagre; http://lattes.cnpq.br/8579970491143931; Lucas de Castro MurariEssa dissertação intitulada O CINEMA EXPERIMENTAL DE PROCESSO, DISCUTIDO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA AOS MODOS DE CRIAÇÃO DO PINTOR: ESTUDO DE CASO SOBRE CÉZANNE’S EYE (1982) DE MICHAEL MAZIÈRE tem por objetivo refletir sobre processos de criação no cinema sob as lentes da pintura tentando estabelecer algumas pontes conectivas com um possível conceito de dispositivo que permeia ambas as linguagens. De que forma e com que meios a linguagem cinematográfica se torna uma extensão da linguagem pictórica, indo além, em sua busca da imagem em movimento, mas sem deixar que sua matriz, em muitos casos, ainda apresente uma vigorosa reminiscência proveniente dos postulados da pintura? A partir desta questão norteadora, a pesquisa de ordem qualitativa, aqui empreendida, encontra-se ancorada em uma meticulosa Revisão de Literatura Narrativa (RLN). A opção por este tipo de abordagem metodológica possibilita o recorte e acesso específico à produção de conhecimento de autores/as que já se debruçaram sobre o tema. A discussão teórica ancora-se em questões formais como os conceitos de figuração, mise-en-scène e dispositivo. Além disso, coloca-se em pauta o pensamento ou raciocínio de Paul Cézanne que contribuiu para a evolução da representação na pintura argumentando-se que este fator pode ter influenciado o desenvolvimento do olhar cinematográfico, aproximando ainda mais o cinema das artes visuais e vice-versa, contribuindo, desta maneira, para o surgimento da estética de fluxo e do cinema de dispositivo. Para dar conta de tecer algumas aproximações com o que denominamos de cinema de processo, optamos pelo método de análise fílmica de excertos do filme Cezanne’s Eye (1982) de Michael Mazière que se constitui em nosso objeto empírico de investigação, dando especial atenção aos aspectos da mise-en-scène. É no entre-lugar de campos interdisciplinares, portanto, que esta dissertação se situa ao trazer para o diálogo teóricos do cinema e da pintura.Item O PERCURSO DE UM PROCESSO CRIATIVO AUTORAL A PARTIR DO CINEMA DE ANIMAÇÃO DE LOTTE REINIGER(Universidade Estadual do Paraná, 2022/09/06) MIQUETA, Edemar; LESNOVSKI , Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; http://lattes.cnpq.br/0245334627490366; LESNOVSKI , Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; GINO, Maurício Silva; http://lattes.cnpq.br/2879961697242165Esta dissertação apresenta uma abordagem investigativa sobre a questão do fluxo expandido no cinema e nas audiovisualidades a partir de um processo de experimentação. Um processo árduo e ao mesmo tempo fascinante no qual a dança, o filme de instalação e o cinema de animação tradicional – Stop motion e a animação de recortes – são a -matéria-prima para a construção da minha obra e o alicerce primordial para a conquista do desprendimento e da experimentação artística. Inspirado nos filmes de animação de silhuetas da cineasta alemã Lotte Reiniger, proponho a criação de uma obra híbrida, que faça convergir o cinema de animação tradicional, o filme de instalação e a dança. O embasamento teórico é feito a partir das reflexões de Ismail Xavier, Arlindo Machado, Henri Jenkins, Thomas Elsaesser, André Bazin, Jacques Rancière, Lucas Bambozi, Demétrio Portugal entre outros, ainda, nas reflexões e experiências dos artistas/pesquisadores André Parente e Kátia Maciel. Todos aqui citados apresentam em seus textos/reflexões e trabalhos artísticos, como o avanço tecnológico e as produções audiovisuais ultrapassam fronteiras e abrem passagem para a multiplicação de telas, a exploração de outras durações e intensidades, deslocam e transformam a arquitetura da sala de projeção e, propiciam ao artista/cineasta, percorrer novos caminhos ainda não conhecidos para transpor horizontes e permitir-lhe uma imersão no campo das experimentações híbridas e multimidiáticas do audiovisual. Uma obra de arte embasada no aparato tecnológico, mas que tem em sua essência, o tátil, a mão do artista presente na obra, o sentimento e a vida dada, pelo animador, a personagens feitos de recortes de papel; romper com a narrativa linear do cinema convencional, pensar, criar e desenvolver ambientes sinestésicos de exibição capazes de alterar os sentidos espaço temporais e por fim, compreender as formas possíveis de libertar o autômato e emancipar o espectador permitindo-lhe experimentar a obra e ter um entendimento individualizado sobre ela.Item O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA VIDEOARTE ‘MARLENE’: UM OLHAR SOBRE A (IM)PERMANÊNCIA DO CORPO EM PAISAGENS PESSOAIS E MATERIAIS.(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/03) ACCIOLY, Bianca Grabaski; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/0436280657845754; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; MENDES, Maria Cristina; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; Oliva, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/7233265063148235; ANDRÉ, Richard Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1798165095642353A dissertação intitulada “O processo de criação da videoarte ‘Marlene’: um olhar sobre a (im)permanência do corpo em paisagens pessoais e materiais”, tem por objetivos principais refletir e analisar como se dá o processo de criação autoral em videoarte, a partir de possíveis escolhas, recortes e atos teóricos vislumbrados em poéticas reiteradas. O percurso analítico e investigativo apoia-se no tipo de pesquisa qualitativa e indutiva e, como abordagem metodológica, utiliza a Crítica de Processos, visto que, o processo de construção artística da obra de arte e o reconhecimento dos métodos, materiais e anotações empregados pelos artistas são essenciais para o estudo processual da poética autoral. Parte-se das seguintes questões norteadoras: 1) De que forma e com que meios é possível verificar a relação entre corporeidades femininas, presenças, ausências e memórias materiais e imateriais em um percurso como criadora de poéticas audiovisuais? 2) Como a investigação se reveste do conceito de paisagens pessoais e dos acasos em suas obras audiovisuais? 3) De que forma ocorre o registro e o recorte analítico no processo de criação videográfica? O foco e objeto empírico da investigação é o processo criativo da videoarte ‘Marlene’ (2023), optando-se por um estudo de caso com o intuito de perceber, descrever, analisar e interpretar a situação/fenômeno, associado à Revisão de Literatura sobre o tema videoarte. O referencial teórico encontra-se ancorado nos pressupostos de Philippe Dubois, Christine Mello e Arlindo Machado para se reportar às audiovisualidades videográficas, Fayga Ostrower, para dar conta dos conceitos acaso, percepção e formas de expressividade nas artes e Cecília de Almeida Salles no que se refere à Crítica de Processos.Item PROCESSO DE CRIAÇÃO E INTIMIDADE EM DISSENSO NO DOCUMENTÁRIO CONSTRUINDO PONTES (2017) DE HELOISA PASSOS(Universidade Estadual do Paraná, 2021/03/18) MENDONÇA, Thaíse Jorge; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/1982770618515341; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; SILVA, Marcelo Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/8437920851828294Essa dissertação parte da seguinte problemática: de que forma a visão de mundo e os limites éticos que os documentaristas se autoimpõem impulsionam os processos de criação nos documentários contemporâneos paranaenses, partindo do pressuposto de que mesmo quem cria espontaneamente reage a favor ou na contracorrente da concepção reinante de sua época? Desta forma, o objetivo da investigação é analisar o processo de criação da cineasta paranaense Heloisa Passos e o que se considera ser o conjunto de questões mais sensíveis e específicas da sua prática documental: a relação entre ética e estética estabelecida no ato de filmar com o outro, relação que tensiona todo o processo criativo, desde a construção do argumento ou roteiro que norteará as filmagens, no uso ou não de entrevistas e no nível de interferência e participação que os intervenientes/personagens terão no filme. O corpus se debruça especificamente sobre o filme Construindo Pontes (2017) dirigido por Heloisa Passos. A abordagem metodológica utilizada será a Teoria de Cineastas, além de uma intensa revisão de literatura sobre a trajetória do cinema documentário e sobre o seu papel na cinematografia paranaense. Salienta-se que a metodologia também inclui a análise fílmica e entrevista qualitativa com a realizadora.Item PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE FORMAS AUDIOVISUAIS GENERATIVAS(Universidade Estadual do Paraná, 2024/03/29) GOMES, Marcelo; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; http://lattes.cnpq.br/5818925605576056; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; RANGEL, Alexandre Galvão De Queiroz; http://lattes.cnpq.br/2257516629102242; ANDRÉ, Richard Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1798165095642353Essa dissertação é uma investigação do processo artístico do artista Mathias Lobo a partir de práticas e produções de artes generativas em software com sistemas autônomos. A identidade artística, a relação entre arte e processo, mediações de interfaces de programação visual, e os aspectos cognitivos relacionados com algoritmos computacionais em criações artísticas são os pontos de partida dessa investigação. O trabalho se configura como uma tese-criação de uma série ou conjunto de formas audiovisuais produzidas pelo artista-pesquisador e intermediada por interfaces de programação visual de Arte Generativa. A dissertação busca refletir acerca do seguinte problema: quais as possíveis consequências e desdobramentos no processo criativo-artístico a partir da relação com sistemas autônomos e criação de formas audiovisuais generativas? Como e em que momento o processo de criação em vídeo e música do artista-pesquisador se conecta com os procedimentos de criação generativa? O estudo enuncia peculiaridades do processo artístico generativo em relação ao uso do acaso como potencial criativo e o entendimento sobre controle e ordem nesses procedimentos. Os textos também expõem a relação entre o que está estabelecido enquanto processo e o que é possível experimentar com sistemas autônomos e sua configuração como uma alternativa de criar obras artísticas computacionais. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo realizar uma breve sistematização do processo de criação artística do Mathias Lobo, além de criar reflexões acerca do trabalho com arte computacional e sistemas autônomos. A metodologia segue a lógica pós-positivista e qualitativa de Fortin e Gosselin (2014) a partir de escrituras de relatos, imagens, sons e análises como narrativa auto-etnográfica do artista-pesquisador, durante a sistematização desse processo. A revisão bibliográfica e videográfica será realizada contemplando o estado da arte e o aporte teórico de base. Serão utilizados os conceitos de linguagem do vídeo de Arlindo Machado, Christine Mello, Patrícia Silverinha; Alexandre Rangel, Henrique Roscoe, Matt Pearson e Phillip Galanter para Arte Generativa; Cesar Baio, John Dewey e Vilén Flusser para elucidar as relações entre artista, aparato e experiência; Fayga Ostrower e Cecília Salles contemplando os conceitos de processos de criação, procedimentos do acaso e documentos de processos.Item PROCESSOS DE CRIAÇÃO PÓS-PORNÔ: AUTOGESTÃO, EXIBICIONISMO E INTERNET(Universidade Estadual do Paraná, 2021/03/18) RIBEIRO, Bruno; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; http://lattes.cnpq.br/6609198873036350; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; SIERRA, Jamil Cabral; http://lattes.cnpq.br/1989289031368586O objeto dessa pesquisa é meu processo criativo, no qual busco o desenvolvimento de obras pós-pornográficas nas linguagens do vídeo e do GIF pensados no ambiente online. Embasado principalmente pela publicação de Laura Milano (2014), nesse processo considera-se que a pós-pornografia pode ampliar as formas de representar o desejo, beneficiando o protagonismo de corpos desviantes. O conteúdo teórico investigado nesse estudo tem a função de expandir meu repertório e organizar o pensamento criativo. Desse modo, primeiramente contextuo o pornô gay no audiovisual, onde identifico a recorrência da mostração no início e na metade do século XX, característica que se perde na transição para o modelo heteronormativo e coitocentrado adotado a partir dos anos 1970 no processo de industrialização da pornografia. Sigo discutindo sobre como o pós-pornô surge no final dos anos 1980 em oposição a esse modo limitado de retratar o desejo, buscando uma ressignificação através das produções amadoras promovidas pelos sujeitos desviantes. É nesse sentido que as tecnologias de registro e distribuição online adentram o debate, resgatando a espetacularização do corpo através de obras em vídeo e em GIF publicadas em plataformas digitais como o Tumblr e o Twitter. Ao observar a pornografia amadora produzida nesse contexto, apresento o meu trabalho prático desenvolvido a partir da articulação desses temas.