Navegando por Autor "SILVA, Ricardo Tadeu Caires"
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Item A EDUCAÇÃO DOS NEGROS NO DISCURSO ABOLICIONISTA DE ANDRÉ REBOUÇAS (1871-1888)(Universidade Estadual do Paraná, 2017/06/01) PINA, Carolina Biasi; SILVA, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/2729051077653158; SILVA, RICARDO TADEU CAIRES ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; CHAVES, Otávio Ribeiro ; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004; MORAES, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375Em nossa pesquisa discorremos sobre as propostas de educação, contidas no interior do discurso do engenheiro e abolicionista André Rebouças. Analisamos os discursos publicados em jornais e revistas, seu diário pessoal compilado e sua obra sobre economia nacional no contexto do século XIX, “Agricultura Nacional: Estudos Econômicos, propaganda abolicionista e democrática” principal fonte de análise desse trabalho. Demonstramos a partir de uma análise interdisciplinar, as complexidades daquilo que discursou André Rebouças e suas múltiplas perspectivas, levando em conta seus aspectos globais e cotidianos da história. Tivemos então que as propostas de educação por André Rebouças tratam-se de um fragmento que compõe uma magna obra, na qual visava contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil no século XIX, a partir da visão desenvolvimentista eurocêntrica, sobretudo a Inglaterra. Como parte desse processo era necessário abolir a escravidão e pensar a condição dos negros libertos, contexto a qual evidenciamos o olhar da educação do negro no discurso abolicionista de Rebouças visando proporcionar as bases para uma nova vida social e para o trabalho livre, assalariado e muito mais técnico. Por fim esperamos que os resultados trazidos pela pesquisa, permitam demonstrar as contribuições de André Rebouças e quão necessário se faz, maiores verticalizações para análise de seus escritos, e quão presente se faz seus debates e proposições.Item A EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA PERSPECTIVA DE PETER McLAREN(Universidade Estadual do Paraná, 2017/04/10) MANFREDO, Yasmin Coelho Figueiredo; SILVA, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/3314192721678628; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; CARBELLO, Sandra Regina Cassol ; http://lattes.cnpq.br/9572589473763780; CAMPOI, Isabela Candeloro ; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223Esta pesquisa buscou compreender a proposta de educação multicultural na perspectiva do educador canadense Peter McLaren, para quem a educação escolar e a práxis docente devem ser compreendidas a partir de uma vertente crítica para a construção de um multiculturalismo revolucionário que promova, de fato, a transformação social. Para tanto, buscamos compreender o advento do movimento multiculturalista e sua relação com a educação. Também abordamos a polissemia do termo e os seus diferentes usos, para, em seguida, situarmos o referido autor e sua proposta de educação multicultural. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se a partir da reconstrução da trajetória intelectual, seguida da análise crítica das obras de Peter McLaren. Crítico ferrenho do capitalismo e da globalização, McLaren denuncia que o projeto neoliberal tem voltado os olhos para a educação escolar como forma de reconfigurar as relações de exploração e dominação da classe trabalhadora. Nesse sentido, defende que os processos que envolvem as relações de classe, etnia, gênero devam ser pensados organicamente, posto que estas últimas podem introduzir mudanças nas condições para as transformações nas primeiras, ou seja, a análise de classe deve incluir os processos sociais e culturais. Em se tratando da cultura dos grupos subalternos ou marginalizados, é fundamental que suas vozes sejam ouvidas para que a educação escolar não continue a cumprir apenas uma função reprodutiva da escolaridade na sociedade capitalista tardia.Item A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DO CAMPONÊS NO ESTADO DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/03) FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; http://lattes.cnpq.br/5218559034897879; BRANDÃO, Elias Canuto ; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; FERNANDES, Bernardo Mançano ; http://lattes.cnpq.br/2836764800084585; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336O objetivo desta pesquisa é compreender a trajetória histórico-política do ensino na Educação do Campo no Paraná. Para cumprir tal meta, foi levantado um histórico dos problemas sociais, nos quais o ensino está inserido, envolvendo as questões agrárias no Brasil e Paraná, desde suas mais remotas origens. Optou-se por este recorte porque a Educação do Campo está historicamente ligada aos problemas sociais causados pela má distribuição das terras brasileiras. Os dados apontaram que o modelo de divisão das terras brasileiras, desde 1500, levou à concentração fundiária, à desigualdade social e no ensino. Indicaram ainda que o ensino dos camponeses nunca foi prioridade para o Estado brasileiro nem do Paraná. No Brasil, esta situação começou a ser debatida criticamente, e na perspectiva dos camponeses, a partir da década de 1990 com as realizações de eventos em nível nacional. Assim, a pesquisa buscou responder algumas indagações: A Educação do Campo visa superar o modelo de ensino atual, em que as escolas urbanas são ―valorizadas‖ em detrimento das escolas do campo? Há diferenças entre a Educação do Campo e a educação do campo do agronegócio? O Estado do Paraná incluiu ou cooptou o conceito de Educação do Campo nas Diretrizes e nas escolas? Para respondermos, apoiamo-nos em dados oficiais e não-oficiais, bem como na revisão bibliográfica. No que se refere à análise, embasamo-nos em autores que buscam referências teóricas no materialismo histórico. Os resultados indicaram que – desde o Brasil Colônia – a concentração de terras no Brasil impactou diretamente na exclusão do camponês ao ensino, e que continua com as políticas de fechamento de escolas no campo em pleno início do século XXI, momento em que se discute o ensino na Educação do Campo. Destacamos, porém, que o conceito Educação do Campo ainda está em construção, e que, por isso, podem-se observar limites em seus aspectos teóricos e metodológicos, bem como nas tentativas de implementação de políticas públicas de ensino na Educação do Campo do Paraná. Nessa linha, a presente pesquisa buscou demonstrar que o Estado brasileiro e o Estado do Paraná estão cooptando o conceito ―Educação do Campo‖ em detrimento dos movimentos sociais, e, como afirmam alguns autores, cooptando também muitos de seus intelectuais. Concluímos que, embora o ensino na Educação do Campo sequer tenha completado dezoito anos no debate nacional, ainda carece de profundas reflexões sobre os limites que o Estado burguês está impondo à mesma.Item A IMPORTÂNCIA DA SIGNIFICAÇÃO DA PALAVRA PARA O APRIMORAMENTO DO INTELECTO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS PEDRO ABELARDO E HUGO DE SÃO VÍTOR(Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/08) MACHADO, Roseli Belém; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/4540941271275425; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; JUNIOR, Airton José Vinholi ; http://lattes.cnpq.br/2760856258795941; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336Essa pesquisa, que se situa no campo da história da Educação, visa analisar a metodologia de ensino de Pedro Abelardo (1079 – 1142), um dos mestres precursores da dialética medieval, e Hugo de São Vítor (1096 – 1141), que em sua obra Didascalicon faz apontamentos fundamentais sobre a metodologia da leitura, para a compreensão e o uso das palavras como contribuintes para o bom desenvolvimento da inteligência. A concepção intelectual, bem como a importância da metodologia do uso das palavras para ampliação do conhecimento, é abordada em grande parte em relação à formação do homem medieval do século XII, visto que este momento é concebido com grandes mudanças na educação. A hipótese levantada refere-se à organização do homem em relação à busca do conhecimento, à importância de se rever os rumos metodológicos de ensino, à importância de se trabalhar as vias intelectuais em relação à construção do saber, tomando a necessidade de exploração do objeto estudado como um todo. Isto significa usar o trabalho simultâneo da leitura e da dialética como rota fundamental entre o estímulo da ampliação das potencialidades mentais, por meio do ensino reflexivo que vise à formação do homem ativo na sociedade. Evidencia-se para tanto que atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio lógico se difundem no mecanismo do cérebro por meio de estímulos exteriores que possibilitam a transcendência do conhecimento quantitativo para o qualitativo, nas diferentes formas de memórias, que possibilitarão ao homem o conhecimento e o domínio do todo: razão e emoção, assegurando as capacidades subjetivas essenciais à espécie humana. Por meio dessa pesquisa, é possível verificar que o uso das palavras mediadas por meio da leitura e da escrita reflexiva, como instrumentos estimuladores do desenvolvimento intelectual, fundamenta a memória prática e assim indica possibilidades de progresso de uma educação significativa, como viés do conhecimento que favorece a formação integral do homem. Analisa-se a importância de se repensar a educação, seus métodos e metodologias para que visem à ampliação da inteligência por meio da organização do processo da aquisição do conhecimento, como rever, retomar didaticamente as rédeas do ensino investigativo, reorganizar o que e o como ensinar; repensar quão fundamental é a verificação e a escolha de uma linha de ensino como âncora facilitadora no direcionamento e na mediação do conhecimento, que objetive a formação do homem ético, consciente e participativo no seu próprio processo histórico.Item CONSCIÊNCIA HISTÓRIA E TEMÁTICA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/27) PAULA, Larissa Klosowski de; CAMPOI, Isabela Candeloro; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; http://lattes.cnpq.br/4359683635948704; CAMPOI, Isabela Candeloro ; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; SCHIMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos ; http://lattes.cnpq.br/1253046260139699; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336A partir da análise da trajetória da cientificização da história e sua relação com a disciplina escolar, o objetivo da pesquisa foi identificar se os fundamentos do pensamento histórico científico ocorrem nos livros didáticos de história de acordo com as premissas cunhadas pelo historiador alemão Jörn Rüsen, dando ênfase na representação da temática das mulheres no material analisado. Diante desse objetivo, foram selecionadas as três coleções de livros didáticos (modalidade Ensino Médio) mais distribuídas às escolas públicas brasileiras no ano de 2015. Para tanto, como os livros didáticos, para serem avaliados e catalogados pelo Guia dos Livros Didáticos, seguem os crivos dos documentos norteadores, foram analisados esses documentos, especificamente os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por se tratar de um estudo realizado no estado do Paraná, foi importante trazer à tona as considerações das Diretrizes Curriculares Estaduais da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Logo, a metodologia empreendida consistiu em pesquisa bibliográfica, já que o objeto e fonte dessa pesquisa recai nos livros didáticos e nos documentos que norteiam esse material, à luz das premissas do historiador alemão Jörn Rüsen. A problematização em torno desse aspecto consistiu em compreender até que ponto a cultura histórica escolar brasileira coincide com as premissas desse renomado autor no que afere à educação histórica, para qual Rüsen salienta a importância da especificidade do ensino de história e os meios para se chegar até ele. Na análise observou-se que há discrepâncias no que se refere à formação da consciência histórica e na temática das mulheres dentro dessa perspectiva. Isso porque algumas das competências salientadas por Rüsen não compõem as obras didáticas analisadas, sendo insuficientes para a formação da consciência histórica do alunado.Item CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE DA OBRA FÉLIX - O LIVRO DAS MARAVILHAS, DE RAIMUNDO LÚLIO (1232- 1316)(Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/28) SÉRGIO, Silvia Carla; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/3524091153923816; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; OLIVEIRA, Terezinha ; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517Esta pesquisa foi uma análise da obra Félix - o livro das maravilhas, escrita por Raimundo Lúlio, e a contribuição por sua intencionalidade educativa referente ao homem medieval. O objetivo principal foi o de compreender a educação intelectual e moral, tratada por Lúlio, em busca de uma formação que preparasse o homem para a vida em comunidade e para o seu bem comum. Para desenvolver este trabalho, foi utilizada a História Social sugerida por Marc Bloch (1886-1944), como base para compreender as relações sociais, culturais e filosóficas, que permeavam as reflexões do autor Raimundo Lúlio. A literatura expressa e registra como pensavam e agiam os homens em diferentes períodos históricos, e a História oferece registros e investigações sobre fatos que os comprovem. Nesta análise, dialogou-se com autores como: Jacques Le Goff (1924-2004), Franco Junior, Terezinha Oliveira, entre outros, que se dedicaram ao estudo das diferentes produções do final do século XIII e início do XIV e discutiram a produção intelectual do homem, pensamento e sociedade medieval, na busca de considerar a sua relevância para a compreensão da sociedade retratada nas obras. A partir da pesquisa dedicamos um capítulo para apresentar a importância da literatura para o ensino.Item EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ: LIMITES E POTENCIALIDADES NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03(Universidade Estadual do Paraná, 2015/11/23) SANTOS, Celso José dos; MENDES, Claudinei Magno Magre; OLIVEIRA, Eduardo David; http://lattes.cnpq.br/5201908900947666; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/4774266304230055; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; OLIVEIRA, Eduardo David ; http://lattes.cnpq.br/5201908900947666; CAMPOI, Isabela Candeloro ; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336Essa pesquisa registra os limites e potencialidade das Equipes Multidisciplinares instituídas nas unidades escolares de educação básica da Rede Estadual Pública de Educação no Noroeste do Paraná, como mecanismo de política pública de ação afirmativa educacional voltada para dar efetividade à Lei 10.639/03 e à Educação das Relações Étnico-Raciais. Foi desenvolvida sob o olhar de um pesquisador participante, militante sindical e do movimento social negro. A análise desse objeto iniciou com o processo histórico que produziu exclusão e o grave quadro de vulnerabilidade educacional da população negra, bem como processo de conquista de políticas públicas de ações afirmativas educacionais em favor da população negra paranaense, que culminaram na instituição das Equipes Multidisciplinares. O cerne da investigação, a partir do estudo de caso das equipes multidisciplinares do município de Paranavaí, possibilitou identificar elementos de limitação e de potencialidades dessas Equipes Multidisciplinares. O método de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica e de estudo de caso, contou com uma farta documentação obtida pelo Ministério Público do Paraná que desencadeou um Processo Administrativo para monitoramento da implementação da Lei 10.639/03 na educação paranaense, bem como junto à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, às Unidades Escolares, cujas Equipes foram investigadas e junto aos movimentos sociais afetos a essa causa. Numa abordagem interdisciplinar e multicultural crítica, o objeto foi investigado a partir de um referencial teórico articulando uma perspectiva histórica, crítica e multicultural, tendo a raça e classe como categorias fundantes no processo de formulação de políticas públicas educacionais para a população negra.Item ESTADO, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO: EM DEBATE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2015-2017)(Universidade Estadual do Paraná, 2018/11/09) COSTA, Raquel da; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/8357348620436795; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; MOREIRA, Jani Alves da Silva ; http://lattes.cnpq.br/8162047783765424; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre Educação, História e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar - da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Paranavaí, que tem por objetivo oferecer oportunidades de desenvolvimento científico destinado à formação de professores pesquisadores com amplo domínio de seu campo de saber. Traz como tema de discussão a Base Nacional Comum Curricular - BNCC no contexto das transformações socioeconômicas e políticas ocorridas no início do Século XXI no Brasil. O objetivo é contextualizar a produção do documento de modo a compreender seu processo de construção e implementação, identificando os agentes políticos e privados que estão implícitos nas políticas educacionais. Justifica-se tal estudo pelo fato de que, nas últimas décadas do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, o Brasil passou a fazer parte das pesquisas educacionais em nível mundial e a seguir orientações educacionais pensadas pelas Nações Unidas, por meio da Unesco, para os países em desenvolvimento. Para a realização das leituras, da análise e interpretação das fontes estudadas, foram selecionadas e elencadas algumas categorias básicas contidas nos documentos investigados, tais como: habilidades e competências. Essas categorias darão suporte a categorias posteriores que surgem das leituras dos documentos e das fontes bibliográficas de autores que estão em consonância com as propostas do Banco Mundial e da Unesco nas propostas para a educação do século XXI, dos países em desenvolvimento. Esses autores fundamentam uma concepção de aprender a aprender e da Pedagogia das competências propondo uma educação capaz de solucionar as divergências sociais por intermédio de conteúdos disciplinares. O texto está organizado em três partes, conforme seguem: primeiro um estudo sobre Estado; Políticas e Educação no Brasil, em seguida as Reformas de Ensino no Brasil sob os postulados da Unesco e, por último uma análise sobre a BNCC referente à etapa do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados pelo estudo apontam que os documentos oficiais da educação brasileira seguem numa perspectiva de reforma e de organização da política educacional em acordo com as propostas das políticas mundiais. A nova base nacional comum curricular é uma continuidade de ações que se desencadearam a partir da década de 1990, quando o Brasil assumiu compromissos para reorganizar a educação nacional em consonância com a nova visão de educação para o século XXI da Unesco.Item FAZENDO VALER A LEI 10.639/03: CONTRIBUIÇÕES DA DISICPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO BRASILEIRA(Universidade Estadual do Paraná, 2018/09/25) SANTOS, Vania Catarina Machado dos; SILVA, Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/2781904117256959; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; CHAVES, Otávio Ribeiro ; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Nesta dissertação discutimos as contribuições da disciplina de Educação Física para a implementação da lei 10.639/03 nas escolas públicas do Estado do Paraná. Em especial, analisamos os trabalhos realizados pelos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/SEED/PR) que desenvolveram seus estudos acerca da cultura africana e afro-brasileira e, em especial, sobre os conteúdos de capoeira e danças afro-brasileiras. O recorte temporal adotado abarca o período compreendido entre os anos de 2007 a 2014 e foi adotado em razão de contemplar o início e o fim das produções PDE que estão disponibilizadas no portal Dia a Dia Educação. A pesquisa, de cunho qualitativo, contemplou a análise das referidas produções a partir do diálogo com a literatura acadêmica afeta ao tema bem como à luz materialismo histórico dialético. A análise das fontes demonstrou que, embora haja a preocupação de parte dos professores de Educação Física em contribuir para a aplicabilidade da lei, estes ainda têm dificuldades para inserir os conteúdos no currículo escolar da disciplina de modo a trabalhar tal temática de forma perene e não apenas em ocasiões pontuais, como a semana da consciência negra. Por outro lado, o trabalho interdisciplinar se apresenta como uma das possibilidades para fazer valer a referida lei, haja vista a relação de tais conteúdos com as disciplinas de História, Geografia, Literatura, Educação Artística, dentre outras.Item HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO PARANAENSE: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES PDE DE HISTÓRIA (2007-2016)(Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/27) SANTOS, Thiago Augusto dos; SILVA, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/5035146393002410; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; FELIPE, Delton Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/1673979833356158; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Esta dissertação tem como objeto central de investigação as produções dos professores de História desenvolvidas no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), entre os anos de 2007 a 2016, referente à História e Cultura Africana e Afro brasileira. O PDE é uma política pública de formação continuada levada a cabo pelo governo do Estado do Paraná com vistas a capacitar o quadro docente do magistério estadual. Por meio da análise qualitativa dos 303 artigos elaborados pelos professores de História dentro da aludida temática, investigamos se a lei n.º 10.639/03 vem sendo implementada satisfatoriamente nas escolas estaduais paranaenses. A análise das produções foi feita tomando como referência a nova historiografia sobre o negro no Brasil bem como a legislação federal e estadual afeta ao tema. Da análise dos trabalhos constatou-se que estes, em sua grande maioria, estão em consonância com esta nova historiografia bem como demonstram conhecer os diplomas legais e demais instrumentos normativos criados pelos governos federal e estadual para implementação da referida lei. Além disso, diversas produções apontam para o fato da existência da discriminação, do preconceito e do racismo no ambiente escolar paranaense, fato que só reforça a necessidade da continuidade das políticas públicas de formação e capacitação docente. Por fim, destacamos que as produções PDE História se constituem num rico material didático para se trabalhar a História e a Cultura africana e afro-brasileira nas escolas.Item O ENSINO DA FILOSOFIA AFRICANA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: Uma abordagem não-ocidental do pensamento filosófico(Universidade Estadual do Paraná, 2019/02/28) RIBEIRO, Jéssica Akemi Kawano; SILVA, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/0286099030805776; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; OLIVEIRA, Eduardo David de ; http://lattes.cnpq.br/5201908900947666; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Esta pesquisa objetivou discutir as possibilidades do ensino da filosofia africana nas escolas brasileiras. Desde a promulgação da Lei 10.639/03, houve uma abertura para que a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira fosse levada para o ambiente escolar, o que inclui também a filosofia africana. Ainda assim, o posicionamento dos filósofos e também dos educadores tende a diminuir ou excluir totalmente o pensamento filosófico africano. Por outro lado, teóricos do continente africano como Kwame Anthony Appiah e George Granville Monah James, assim como os brasileiros Renato Noguera e Eduardo David de Oliveira, têm trabalhado para afirmar o contrário. Suas teorias debatem a existência de filosofias africanas e a relevância delas desde a gênese da filosofia durante a Antiguidade. Foi proposto aqui estimular tal discussão acerca do pensamento filosófico na África, suas principais teorias e pontos de convergência e divergência com a filosofia europeia. Destacou-se também a educação escolar brasileira, de modo a propor um ensino de filosofia a partir de um viés não hegemônico e anticolonialista. Uma vez que as filosofias africanas trazem discussões éticas, sociais e políticas a partir de uma visão mais coletiva, antirracista e anticapitalista, supôs-se que elas podem ter um papel relevante na formação de um novo sujeito e, consequentemente, de uma nova sociedade. Com esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, de modo a discutir os principais conceitos das filosofias desenvolvidas no continente africano e a possibilidade de aplica-las no ensino de filosofia nas escolas brasileiras. Dessa forma, foi possível concluir a viabilidade e importância de tal inserção como forma de resistência à ideologia colonizadora e capitalista que perpassa as escolas, as sociedades e a filosofia.Item O USO DA MATEMÁTICA POR MEIO DOS ENSINAMENTOS DE NICOLAU DE CUSA(Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/05) SOUZA, Núbia Aparecida Pimenta de; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/6197236003067956; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; CURY, Fernando Guedes ; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336Esta pesquisa apresenta o pensamento e a proposta de ensino promovida por Nicolau de Cusa, cardeal alemão que viveu no século XV, momento de profundas transformações sociais que denunciavam dificuldades na formação do homem e para a conservação do bem comum. Em linhas gerais, o comércio e as cidades europeias daquele período possibilitaram exigências e comportamentos que favoreceram o fortalecimento de novos valores sociais. Neste contexto, o esforço de Nicolau de Cusa foi no sentido de viver e assegurar a essência da tradição cristã, oportunizando aos homens a compreensão e não a aceitação acrítica da Verdade revelada. Para tanto, buscou desnudar os vínculos entre os feitos de Deus e da humanidade mediante o uso do conceito „douta ignorância‟ e da matemática, ambos como princípios metodológicos. Nesse particular, nosso estudo está fundamentado sobre a obra A Douta Ignorância, tendo como objeto o reconhecimento da ignorância humana e, também, o desenvolvimento do intelecto por meio da cientificidade e do raciocínio lógico. Em suma, as exigências percebidas pelo cardeal cusano na sociedade do século XV, são, segundo consideramos, imprescindíveis para a formação humana do nosso período, o século XXI. Portanto, buscando redimensionar aquilo que o clássico ainda tem a nos dizer e ensinar, num primeiro momento, tratamos da relevância da leitura e compreensão das obras clássicas para a formação humana e profissional. Em seguida, procuramos entender a educação e as necessidades da sociedade do século XV, observando nesta, a ignorância intelectual analisada por Nicolau de Cusa como um dos fatores de desorganização social e o reconhecimento da própria douta ignorância conduzido pela cientificidade matemática como fundamento e possibilidade de superação da ignorância e organização social. Por fim, desenvolvemos um estudo sobre as questões matemáticas, entendidas por Nicolau de Cusa como instrumento de desenvolvimento intelectivo, e tecemos uma análise do nosso atual contexto. Nesta parte, buscamos refletir o que consideramos como problemática fulcral em nosso sistema educativo e conduzindo nosso pensar com base nas lições que observamos contidas na obra estudada, apontamos alguns caminhos necessários de serem criticamente considerados no interesse de reorganização da nossa sociedade. Nesse sentido, norteamos nossa pesquisa mediante o diálogo formativo entre passado e presente, tendo como aporte teórico-metodológico a perspectiva de longa duração, que nos possibilitou conduzir nosso olhar sobre a história com o entendimento de que é impossível entender uma ação social ignorando suas causas. Sob esta perspectiva, nossa postura prima pela reconstrução, análise e compreensão dos atos de natureza humana individual e coletiva em constante alerta para não incorrermos em anacronismo.Item PERCEVAL OU O CONTO DO GRAAL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO CAVALEIRO GAULÊS DO SÉCULO XII(Universidade Estadual do Paraná, 2021/05/10) CAMPOS, Tatiane Graciele Caetano; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/3995799613408289; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; OLIVEIRA, Terezinha ; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336Este estudo analisa a obra literária Perceval ou O Conto do Graal, de Chrétien de Troyes (1135-1183), com o objetivo de investigar a formação do cavaleiro medieval na França do século XII, desde criança até se tornar uma figura heroica, consagrada como modelo ideal de comportamento a ser seguido. Em meio às transformações econômicas e sociais do período, Troyes versou sobre a importância das virtudes para a formação humana, ética e moral, considerando que a verdadeira missão do cavaleiro era servir a Cristo e a Igreja, tornando-se digno de encontrar o Santo Graal e ser consagrado como exemplo ideal de comportamento. Os pressupostos teórico metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa foram fundamentados na perspectiva da História Social e no conceito de Longa Duração respaldados em autores como Marc Bloch (1886-1944) e Braudel (1902-1985), entre outros estudiosos da Idade Média, pois acreditamos que entender algumas questões educacionais e sociais do passado nos possibilita compreender a relevância do conhecimento na formação do homem em diferentes períodos. O resultados revelam a necessidade de educar o homem por meio das virtudes e dos valores morais e éticos desde sua infância, evitando seu contato com os vícios e os pecados mundanos; a educação para as virtudes não é um caminho fácil, já que o homem possui uma inclinação natural para os vícios, esta precisa ser ensinada e praticada diariamente. Ao analisar o processo formativo do personagem Perceval, percebemos que sua educação iniciou-se desde criança por meio dos conselhos maternos que visaram imbuir em seu espírito os valores cristãos e das brincadeiras e jogos que permitiram o desenvolvimento de habilidades e aptidões pertinentes ao ofício da cavalaria, para posteriomente ser ensinado mediante os exemplos dos mestres e da prática para se tornar um exímio cavaleiro. Concluímos que os valores e as virtudes presentes na formação do cavaleiro da França do século XII constituem-se como elementos essenciais da formação humana, e almejados pela sociedade em diferentes períodos históricos.Item UMA DÉCADA DEPOIS: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PARANAVAÍ (2003-2014)(Universidade Estadual do Paraná, 2015/12/18) DUARTE, Angelina; SILVA, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/5275789313096937; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; SIMILI, Ivana Guilherme ; http://lattes.cnpq.br/8673193550460700; CAMPOI, Isabela Candeloro ; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223Nesta dissertação procuramos analisar, de que forma a lei 10.639/2003 está sendo implementada no currículo escolar, nos materiais didáticos e nas ações cotidianas dos (as) professores (as) e professores de História que atuam no Núcleo Regional de Paranavaí /PR. Partindo do princípio que uma das principais dificuldades para a implementação da mesma é a permanência do modelo eurocêntrico, falta de uma formação acadêmica e continuada adequada e o mito da democracia racial presente no professor. O foco da pesquisa se centra na disciplina de História pelo seu campo de atuação e sua função sendo por isto um lugar privilegiado para o cumprimento da lei e por ser considerado a ―carteira de identidade de país‖. É uma pesquisa qualitativa fizemos uma revisão bibliográfica demonstrando a relação entre as ausências e presenças da História e Cultura da África dos africanos e afrodescendentes nos currículos e nos livros didáticos de História e os fatores que influenciaram para a obrigatoriedade da inserção da temática. Analisamos também as abordagens presentes nos livros e materiais didáticos adotados pelos professores de História do município de Paranavaí no tocante à História da África, no período de 2003-2013. Identificamos as estratégias e ações de formação e capacitação docente que o Estado do Paraná tem ofertado aos docentes para a implementação da lei 10.639/2003. E através de um questionário semi estruturado buscamos as representações dos docentes sobre o ensino de História da África e da cultura afro brasileira perceber como as insere na sua prática. Após a pesquisa concluímos que os professores possuem pouca ou nenhuma formação para implementar os conteúdos relativos à História da África. Muitos professores não consideram importante o aprofundamento dos conteúdos relativos à História da África. Os livros didáticos não oferecem o devido espaço ao tema, contribuindo assim para que estes conteúdos sejam deixados de lado; Ao trabalhar pontualmente a história africana e afro-brasileira como tem sido feito nas escolas tem na verdade contribuído para a ―folclorização‖ da História da África, na medida em que deixam de discutir profundamente o assunto. O trabalho aponta que ainda que houve avanços como a inserção da temática no currículo, livros com capítulos específicos sobre a África, aumento de cursos de capacitação ofertados e um novo olhar de alguns professores sobre a temática ainda a um longo caminho a trilhar afinal ainda é muito presente no ensino de história o eurocentrismo e o mito da democracia racial. Um dos nós desta questão é a formação acadêmica haja vista que a inserção da temática nas Universidades é lenta contribuindo para uma formação de professores com uma visão conservadora e preconceituosa.