Navegando por Autor "SILVA, AMABILIS DE JESUS DA"
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Item AGINDO A FILOSOFIA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/27) RIBEIRO, FERNANDO CESAR; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4849444468933750; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; NETO, PAULO VIEIRA; http://lattes.cnpq.br/5651365091491667; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.Item CORPOS-OBRAS-CIBORGUES: MODOS DE RELAÇÃO COM O PÚBLICO(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-05) MACIEL, Julio Constantino Campos; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/5448618288673697; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397Com o objetivo de perceber os modos de compreender o corpo como obra artística na Cyborg Foundation, a presente esquisa analisa as proposições de quatro artistas implantados/as: Moon Ribas, Manel Muñoz, Neil Harbisson e Jaime Del Val. Contudo, dado que, nos escritos e nas falas destes artistas, há referências aos movimentos ditos pós-humanistas, foi necessária uma breve revisão bibliográfica dos três principais movimentos recentes: Pós-humanismo, Transhumanismo e Metahumanismo. A revisão também trouxe diálogos com autores/as cujas pesquisas tangenciam assuntos que problematizam o corpo informacional, as medidas tecnológicas, as questões de gênero, entre outras, que se entrecruzam, tendo como principal aporte teórico o filósofo Stefan Lorenz Sorgner. Buscando assinalar, então, temas relevantes para a discussão do corpo-ciborgue como obra artística e sua relação com o público, esta pesquisa se dividiu em dois capítulos. No primeiro, constam as práticas dos/as artistas que consideram seus corpos implantados como catalizadores de percepções extra-humanas e as diferentes formas de expressar tais percepções ao público. Já no segundo, as obras de Jaime Del Val são tomadas como estudo de caso. Esta opção se deu por dois motivos: o artista é um dos teóricos de base do movimento Metahumanista; suas obras, diferentemente dos/das demais, incluem a participação do público. As estruturas amórficas criadas pelos artistas são pensadas na integração do corpo dos participantes, gerando um metacorpo.Item IMAGENS DE SÃO SEBASTIÃO: A CONSTRUÇÃO DE UMA ICONOGRAFIA QUEER(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/24) MADLENER, Francine; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1531732379555547; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; ALVES, RICARDO HENRIQUE AYRES; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748; CAMARGO, Marcos Henrique; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367A presente pesquisa investiga a representação de São Sebastião, mártir da igreja católica, que a partir do período Moderno se torna explicitamente parte da iconografia homoerótica presente até o momento na arte contemporânea. A pesquisa busca entender como São Sebastião se tornou um ícone e patrono não-oficial da comunidade gay. Partindo da ideia de que a representação do mártir durante o Renascimento já continha implicitamente um apelo erótico, vendo que certas escolhas estéticas na imagem do santo tendem a uma erotização do corpo jovem masculino, a expressão de prazer na inflição de dor e restrição física e uma aparência andrógina de São Sebastião. Assim, teríamos uma apropriação mútua do homoerotismo pela igreja católica e uma apropriação de artistas gays de um santo? Esta iconografia ainda se repete na obra de vários artistas brasileiros contemporâneos. Pretende-se fazer um levantamento de diferentes artistas que se apropriaram da imagem de São Sebastião – já fora de um contexto artístico exclusivamente cristão.Item MONTAÇÃO: CORPOREIDADES E PRESENÇAS DE UM OUTRO EU(Universidade Estadual do Paraná, 2021-05-13) CESAR, Bruno Nascimento da Silva; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/2368046057623910; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; MARTINS, Guaraci da Silva Lopes; http://lattes.cnpq.br/5878388419335370; ROSA, ANDRÉ LUÍS; http://lattes.cnpq.br/9501085544751356Objetiva-se, com esta pesquisa, identificar como artistas transformistas alteram as percepções de si pelos processos de montação, seguindo de perto os apontamentos de Anna Paula Vencato sobre as etapas: antes, durante e pós-montagem. Busca-se, portanto, entender o ato de transformação dus drags, de um corpo que transita entre masculinidades e feminilidades, questionando artisticamente as expressões de gênero constituídas na sociedade. A pesquisa se divide em três capítulos para abarcar, primeiramente, as diferentes terminologias relacionadas à gênero e sexualidade, em conforme aos estudos de Jaqueline de Jesus; historicidade da arte transformista, a partir de Roger Baker; considerações sobre a disseminação advinda com eventos televisivos de grande alcance, segundo Lucas Bragança; bem como a alteração das corporeidades conforme Judith Butler e seus estudos de performatividade. Depois, nos estudos exploratórios, dedico-me à contextualização das distintas formas artísticas do transformismo na cidade de Curitiba, levando em consideração alguns momentos, sejam eles ligados à cena no palco ou em casas noturnas. As manifestações drag são visitadas para a identificação de procedimentos, servindo como aporte para reflexão da minha própria prática, e tendo por metodologia entrevistas, e análise de vídeos, fotos e documentos jornalísticos. Por último, a escrita autoetnográfica, termo tomado emprestado de Nelson Barros e Pedro Motta, serve como estrutura de apoio para a descrição e observação ativa das minhas vivências drags, estabelecendo diálogo com as práticas em esferas artísticas e não artísticas, e visando as alterações dos campos perceptivos. Assume-se, neste trabalho, um conjunto metodológico diverso, ao evocar a transitoriedade de estratégias indisciplinares, relativas às pesquisas em Artes.Item MULHERIDADES, TEATRO DAS OPRIMIDAS E ESCOLA: EXPERIMENTOS, ERRÂNCIAS E PRÁTICAS POLÍTICAS ARTÍSTICAS PEDAGÓGICAS(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-28) LOMBA, Michelle dos Santos; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/0219153022060081; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; VANNUCCI, ALESSANDRA; http://lattes.cnpq.br/3520307083162428Esta pesquisa se propõe ao aprofundamento da reflexão sobre as contribuições do teatro no âmbito escolar, sobretudo no processo de desestabilização de discursos voltados para as violências contra mulheres. Para tanto, esta investigação se fundamentou em autoras com estudos dedicados à Pedagogia do Teatro, à Educação, aos Estudos de Gênero e Feminismo. O escopo teórico se associou à pesquisa de campo, mais precisamente no Centro Educacional Unificado Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Dora Pino Pretini, localizado na região Leste da capital de São Paulo. Nesta instituição escolar, participaram mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA em processos cênicos distintos com enfoque nas violências contra as mulheres. Ao longo deste trabalho, recorreu-se a improvisações e jogos teatrais pautados no Teatro do Oprimido desenvolvido por Augusto Boal, cabendo destacar as técnicas baseadas no Teatro Imagem e no Teatro Fórum. A sistematização do Laboratório das Madalenas Oprimidas, criado por Alessandra Vannucci e Bárbara Santos, com ênfase nas opressões de gênero e na emancipação feminina, também fez parte da metodologia utilizada nas atividades teatrais realizadas com as participantes. Considera-se fundamental a criação de espaços de permanentes debates associados à criação individual e coletiva comprometida com o questionamento de processos institucionais e discursivos fundantes nas relações sociais marcadas pelas desigualdades de gênero, raça, classe e sexualidade.