Navegando por Autor "SILVA, AMABILIS DE JESUS DA"
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Item AGINDO A FILOSOFIA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/27) RIBEIRO, FERNANDO CESAR; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4849444468933750; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; NETO, PAULO VIEIRA; http://lattes.cnpq.br/5651365091491667; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.Item IMAGENS DE SÃO SEBASTIÃO: A CONSTRUÇÃO DE UMA ICONOGRAFIA QUEER(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/24) MADLENER, Francine; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1531732379555547; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; ALVES, RICARDO HENRIQUE AYRES; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748; CAMARGO, Marcos Henrique; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367A presente pesquisa investiga a representação de São Sebastião, mártir da igreja católica, que a partir do período Moderno se torna explicitamente parte da iconografia homoerótica presente até o momento na arte contemporânea. A pesquisa busca entender como São Sebastião se tornou um ícone e patrono não-oficial da comunidade gay. Partindo da ideia de que a representação do mártir durante o Renascimento já continha implicitamente um apelo erótico, vendo que certas escolhas estéticas na imagem do santo tendem a uma erotização do corpo jovem masculino, a expressão de prazer na inflição de dor e restrição física e uma aparência andrógina de São Sebastião. Assim, teríamos uma apropriação mútua do homoerotismo pela igreja católica e uma apropriação de artistas gays de um santo? Esta iconografia ainda se repete na obra de vários artistas brasileiros contemporâneos. Pretende-se fazer um levantamento de diferentes artistas que se apropriaram da imagem de São Sebastião – já fora de um contexto artístico exclusivamente cristão.