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Item A constituição axiológica de anúncios de propaganda governamental de combate à violência contra a mulher no cronotopo pandêmico(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-30) BRUSIANI, Larissa Aline José; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/1133215787071721; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; ANGELO, Cristiane Malinowski Pianaro; COQUEIRO, Wilma dos SantosA problemática da violência doméstica contra a mulher é veemente e grave na sociedade brasileira, o que demanda uma compreensão sócio-histórica, cultural e ideológica de sua perduração e intensificação, mesmo diante da implementação de políticas públicas e das lutas travadas em torno da reconfiguração de papeis sociais de gênero em todos os âmbitos da organização social no curso da história. Assim, o objetivo desta dissertação é analisar a constituição axiológica e ideológica de dois anúncios de propaganda governamental de combate à violência doméstica contra a mulher, pelo incentivo a denúncias pelo ligue 180, no contexto da pandemia da covid-19. Ambos são de autoria institucional encomendada pelo governo Federal, representado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos direitos Humanos, em parceria com outras instituições. Um dos enunciados foi produzido no ano de 2020, e o outro no ano de 2021, como resposta governamental aos reclames de organizações sociais nacionais e internacionais à problemática do aumento da violência doméstica contra a mulher no cronotopo da pandemia da covid-19. Trata-se de pesquisa interdisciplinar, qualitativa e interpretativa que se vale das contribuições dos estudos feministas, dos estudos de gênero, da história das mulheres, da publicidade e propaganda e do aparato teórico-metodológico analítico do dialogismo do Círculo de Bakhtin. Nesse ínterim, e a partir dos pressupostos teórico-metodológicos elencados, problematizamos o conteúdo ideológico e a efetividade dos enunciados eleitos para análise, a considerar tanto a sua dimensão extralinguística de produção e recepção social quanto a sua dimensão linguístico-semiótica. Os resultados indicam que os anúncios de combate à violência contra a mulher e incentivo ao Ligue 180 são restritivos em sua composição axiológica e ideológica, configuram e reforçam imagens estereotipadas de mulheres agredidas e de homens agressores em relações sociais assimétricas. No anúncio de propaganda governamental do ano de 2020 são discursivizadas imagens de uma mulher branca, resignada, submissa, de classe média alta, amedrontada, coagida dentro do lar, impotente à denúncia no isolamento social e que oculta as agressões sofridas. Já sobre o agressor, discursiviza-se a imagem do homem detentor de poder dentro do lar, agressivo, vigilante, coercitivo. No anúncio de propaganda governamental do ano de 2021, são discursivizadas duas imagens de mulher, uma branca e outra negra. As axiologias mobilizadas na representação de ambas são diferentes. Na configuração da mulher branca investe-se em axiologias que constituem sua resignação, santidade, sofrimento, submissão, vergonha, dor, enquanto para a representar a mulher negra são mobilizadas axiologias que naturalizam sua condição de agredida. Por outro lado, são discursivizadas imagens de homens agressores que oscilam em suas práticas de agredir e demonstrar amor, em círculo pernicioso de violência doméstica física e psicológica que necessita ser rompido.Item Análise Dialógica dos Discursos de Réus do Crime de Feminicídio no Tribunal do Júri(Universidade Estadual do Paraná, 2022-05-31) SOUZA, Andreia Aparecida de; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/6831645881640927; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de; PRADO, Robervani Pierin doO presente estudo, ancorado em uma abordagem interdisciplinar e dialógica, tem como objetivo compreender como os discursos mobilizados em depoimentos de réus assassinos confessos ou acusados do crime de feminicídio no Tribunal do Júri se constituem axiológica e ideologicamente para a isenção total ou atenuação da culpa. Assim, analisa como se constroem discursivamente imagens de mulheres e de homens em relações sociais assimétricas, nas quais a prática da violência contra a mulher e sua expressão máxima no crime de feminicídio subsistem historicamente. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista, que coaduna a abordagem interdisciplinar ampla do tema no tempo histórico e as orientações teórico-metodológicas da concepção sociológica de linguagem do Círculo de Bakhtin, sob viés da Análise Dialógica do Discurso (ADD), perspectiva analítico-interpretativa adotada. Três depoimentos de réus confessos ou acusados do crime de feminicídio no tribunal do Júri, colhidos entre os anos de 2018 e 2020, depois da publicação da Lei Maria da Penha e da Lei do feminicídio, são tomados como unidades de análise e compreendidos em seu teor valorativo de documentos. Os resultados indicam que: a) no cronotopo do Júri, a partir do grande cronotopo social, os discursos dos réus assassinos confessos ou acusados manifestam-se sob um tom defensivo-vitimista-acusativo. Já na esfera ideológica da comunicação jurídica, os discursos manifestam-se híbridos, a coadunar discursos intimo-cotidianos, morais e legais. Em adição, na situação específica de interação no Tribunal do Júri, que forma a atmosfera axiológica do depoimento, os discursos organizam-se profórmico-hierárquico-bivocais e perpassados de relações dialógicas com leis, o que se comprova no estilo verbal dos depoimentos, construídos a partir da introdução valorada das vozes das vítimas assassinadas, das vozes dos assassinos, para compartilhamento de constructos socio-históricos, culturais e ideológicos machistas e ainda vigentes numa sociedade patriarcal, os quais se concretizam em axiologias compartilhadas na materialidade dos enunciados, mobilizadas para convencimento dos interlocutores juiz, promotor, advogados e componentes do júri, como via legítima à isenção ou atenuação da pena. No conteúdo temático, reflexo do cronotopo, os discursos dos réus assassinos confessos ou acusados do crime de feminicídio se constituem em tensões fronteiriças entre a construção de imagens negativas da mulher assassinada e de imagens dos réus como vítimas interpeladas a agir, em razão dos comportamentos adotados ou atos praticados pela mulher. Assim, estilístico-composionalmente, e axiológica e ideologicamente são discursivizadas: c) imagens de mulheres ora traidoras, ora enganadoras, ora ciumentas, histéricas, infantis, desobedientes, provocativas, desajustadas, agressivas e outras. De si próprios, os assassinos confessos ou acusados discursivizam imagens de um homem vitimado, psicologicamente abalado, nervoso, provocado, descontrolado, inconsciente, sem intenção de matar, interpelado, esquecido dos fatos quando conveniente ao não comprometimento em qualificadoras e arrependido. O trabalho, assim, prospecta que a Análise Dialógica do Discurso (ADD) corrobora a compreensão dos discursos dos reús assassinos confessos ou acusados, para que se refutem valores que subsidiam seus atos, os quais se apoiam no histórico de desigualdades de gênero, do machismo e das assimetrias que se estabelecem na organização social patriarcal, a qual favorece todas as formas de violência contra a mulher e sua expressão letal no feminicídio.Item Atividades epilinguísticas valorativas no (re)conto de histórias na Educação Infantil: desenvolvimento da consciência linguístico-enunciativodiscursiva(Universidade Estadual do Paraná, 2024/02/07) SILVA, Karla Katiele Veiga da; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/9011335060235406; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; CLARAS, Sônia Merith; SCHERER, Cleudet de AssisA atividade epilinguística é mediadora da reflexão sobre a língua em contexto sócio-histórico, cultural e ideológico de uso e possibilita aos alunos compreenderem a relação entre a utilização de diferentes recursos linguístico-enunciativo-discursivos e os respectivos efeitos de sentidos ou valorações inerentes às escolhas vocabulares-gramaticais realizadas, a tornar conscientes fenômenos da língua e da gramática que o aluno tem acesso desde os primeiros anos de vida. À medida que ocorre o desenvolvimento da criança, bem como ela se apropria da língua viva para interagir com os pares, amplia-se sua consciência socioideológica e, de forma concomitante e bilateral, a sua consciência linguístico-discursiva e enunciativa. Com recomendações contundentes e justificadas para ser praticada nas primeiras séries da escolaridade (FRANCHI, 1987), para que mais tarde o aluno esteja preparado para o estudo da língua com sua gramática, não encontramos pesquisas em que se proponha a possibilidade de desenvolvimento de atividades epilinguísticas junto a crianças da Educação Infantil. Assim, interpelados pela possibilidade de realização dessas atividades junto a crianças não alfabetizadas, esta dissertação tem por objetivo propor o desenvolvimento e a categorização de atividades epilinguísticas para crianças do Nível II, da Educação Infantil, a partir do trabalho com contação e reconto de histórias infantis. Trata-se de um estudo interdisciplinar, de cunho qualitativo e interpretativo, que se vale da metodologia da pesquisa-ação. O estudo se dá a partir de implementação de um módulo de atividades, que inclui a contação de uma história pela professora pesquisadora, a realização de atividades epilinguísticas vinculadas ao enunciado eleito – o conto infantil ,”Chapeuzinho Vermelho”, dos irmãos Grimm - dramatização, desenhos e reconto da história pelos alunos de uma escola do município de Campo Mourão-PR. Para tanto, teoricamente, ancoramo-nos na perspectiva dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin e nas compreensões de Vygotsky sobre a relação entre linguagem, desenvolvimento e pensamento, bem como nos estudos da Linguística Aplicada do Brasil que compreendem a importância das atividades epilinguísticas para ampliação da consciência socioideológica e linguístico-discursiva e enunciativa em situação de ensino e aprendizagem. Como resultados confirmamos que é possível o desenvolvimento de atividades epilinguísticas para crianças não alfabetizadas ou em processo de alfabetização; que as atividades epilinguísticas favorecem as crianças compreenderem valorações e entonações mobilizadas no discurso e que ampliam a consciência socioideológica e linguístico-discursiva e enunciativa de alunos da Educação Infantil.Item Axiologias sobre Socioeducação e Vivências em Raps produzidos por adolescentes internados em um Cense do Estado do Paraná.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/19) ABRIL, Angelica; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/1174612074016705; POLATO, Adriana Delmira Mendes; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; FREIRE, FabianeNessa pesquisa, partimos da necessidade de promover a escuta alteritária de adolescentes em conflito com a Lei, sobre o prisma de se pensar o quanto suas vozes importam ao planejamento e à busca de novas compreensões sobre uma socioeducação realmente significativa para eles e que seja capaz de cumprir os objetivos preconizados na legislação. Assim, o estudo tem como objetivo geral analisar axiologias sobre socioeducação e vivências compartilhadas em Raps produzidos por adolescentes internados em um Centro de Socioeducação do Estado do Paraná. Nossos objetivos específicos são: a) estabelecer a escuta alteritária dos adolescentes em cumprimento de medida de internação, por meio de Raps de sua própria autoria; b) analisar a constituição axiológica de seus discursos; c) sugerir ações para promover o desenvolvimento da consciência socioideológica desses adolescentes no cronotopo de internação, com base nas axiologias compartilhadas nos Raps produzidos. No plano metodológico, trata-se de um estudo interdisciplinar, ancorado no paradigma da pesquisa qualitativa e interpretativa, que se vale do Estudo de Caso, respaldado em referenciais teóricos do campo da Educação, do Direito, do Dialogismo do Círculo de Bakhtin e da Psicologia. O estudo se desenvolve a partir da implementação de quatro oficinas junto a 14 adolescentes. Nas duas primeiras, objetivamos apresentar as bases legais da socioeducação em seu desenvolvimento histórico, assim como seus objetivos, para que respondam, por meio dos Raps produzidos, se esses estão sendo vivenciados durante seu período de internação. A terceira e quarta oficinas visam expandir os conhecimentos dos adolescentes sobre o gênero discursivo Rap, o qual já integra suas vivências culturais e discursivas. Depois de ouvirem Raps e refletirem sobre sua constituição temática e estilístico-composicional e sobre sua função discursiva na vida social, os adolescentes são motivados a produzirem raps, cuja temática envolva axiologias sobre a socioeducação e sobre suas vivências no cronotopo do Cense. As orientações teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin balizam a análise das axiologias manifestadas nos Raps, em movimento interdisciplinar que coaduna referenciais teóricos da Socioeducação e da Psicologia. Dentre os resultados, o estudo aponta, em primeiro plano, ser possível e produtiva a escuta alteritária de adolescentes internos em Censes por meio de Raps, a confirmar que o referido gênero discursivo viabiliza sua expressão livre e fluida, mesmo diante de tensões. Em segundo plano, a análise das axiologias presentes nos Raps (des)revelam que o Cense se apresenta para eles como um cronotopo de passagem e não de mudança, com pouco significado concreto para a ressignificação de seus projetos de vida. Os processos de reflexão deflagrados pela privação de liberdade são altamente subjetivos e angustiantes para os internos, provocando ansiedade vorás pela saída e impedindo a prospecção de objetivos concretos a partir de uma autorreflexão consciente para reordenação de condutas e posterior reinserção à vida social. Nos Raps, ainda, são regulares as axiologias de demonstração de fé, desejo ávido por liberdade, arrependimento e constituição da figura materna como única com quem se estabelecem relações de alteridade que instituem índices de identidade indicativos do desejo de mudança e de ressignificação do projeto de vida.Item Crenças, atitudes e preconceitos linguísticos: uma percepção de vozes e sotaques(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/30) FOLMANN, Mirian Renata; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/8955772547083590; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; GRAÇA, Luciana Manuela Almeida; BRANDÃO, Flávio; POLATO, Adriana Delmira MendesA concepção de um padrão adequado de sotaques e tom de voz para diferentes gêneros decorre de crenças relacionadas à necessidade de se ter uma linguagem e frequência (tom) vocal padronizada para se comunicar e ser compreendido ou aceito na sociedade. Por essas razões, esta pesquisa tem como objetivo investigar crenças e preconceitos linguísticos, de acordo com as percepções de estudantes e professores acerca do uso de vozes e sotaques regionais. Para tanto, pautamos nossa proposta de investigação na perspectiva da Teoria da Complexidade, da pesquisa interdisciplinar, na Sociologia e na Sociolinguística, bem como na perspectiva bakhtiniana. Quanto aos procedimentos, utilizamos uma abordagem mista de pesquisa envolvendo a quantitativa e a qualitativa, além das pesquisas exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados incluíram estudos bibliográficos e um questionário online por meio do Google Forms, envolvendo 11 participantes divididos em três grupos, sendo um com 3 professores, um grupo com 3 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública e um grupo com 5 pessoas que gravaram um mesmo texto em áudio para ser avaliado pelos professores e estudantes. Para tanto, pautamos nossa proposta de investigação na perspectiva da Teoria da Complexidade, da pesquisa interdisciplinar, na Sociologia e na Sociolinguística. Além disso, pautamo-nos nas variáveis como critérios de análise gênero, faixa etária, vozes, nível de escolaridade, atuação profissional e sotaques. Os resultados da pesquisa destacam alguns aspectos apontados pelas percepções dos participantes relacionados à influência de fatores sociais, culturais e individuais na interpretação de características vocais e linguísticas. Há uma ênfase na necessidade de se combater estereótipos de gênero que afetam as percepções de vozes de pessoas trans e homossexuais, ressaltando-se a subjetividade na definição do “bem falar”. A análise quantitativa revela a predominância do gênero nas respostas, seguido pela etnia, evidenciando o fato de que as normas sociais e culturais influenciam as percepções das pessoas no que tange ao reconhecimento de vozes e sotaques, envolvendo uma combinação de características vocais. As relações entre normas sociais, experiências individuais e preconceitos inconscientes indicam a identificação do gênero com base na voz, além de estereótipos regionais na avaliação educacional. Assim, nossa investigação aponta o preconceito vocal investigado em um ambiente educacional como um elemento inovador desta pesquisa, embora há muito o que se investigar sobre a temática proposta.Item Da Mitologia Clássica ao Romance Contemporâneo: as interfaces e representações da personagem Circe(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/29) NASCIMENTO, Thais Martins do; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/3823569789420361; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; POLATO, Adriana Delmira Mendes; PRIORI, Claudia; ALVES, Érica FernandesCom o surgimento de movimentos sociais como o Feminismo, a literatura de autoria feminina se deparou com a oportunidade de reavaliar personagens icônicos que atravessaram o tempo e o espaço oferecendo uma nova perspectiva sobre eles. Nesse contexto, os mitos clássicos, em especial os femininos, como representações arquetípicas da realidade, ganham novas interpretações e versões no mundo contemporâneo. Com isso, a reescrita de obras clássicas por mulheres desempenha um papel fundamental na desconstrução de estereótipo de gênero, pois, ao oferecer uma nova perspectiva feminina sobre personagens e histórias consagradas, essas escritas desafiam as narrativas patriarcais e destacam a importância das vozes femininas na literatura. Na Odisseia de Homero, uma obra épica do século VIII a.C., a personagem Circe desempenha um papel secundário nas aventuras de Ulisses, o herói grego e protagonista da história, sendo caracterizada como um feiticeira com intenções maléficas. No entanto, na obra contemporânea Circe: um romance, publicado em 2018 pela escritora estadunidense Madeline Miller, a personagem assume o protagonismo de sua própria história, explorando sua identidade e revendo fatos por uma nova ótica ao vivenciar uma jornada pessoal significativa. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a reconfiguração da jornada da heroína nesse romance de autoria feminina contemporânea, pautando-se em aportes teóricos oriundos da História das Mulheres, da Mitologia Clássica, da Literatura Comparada, dos Estudos Culturais e da Crítica Feminista. O propósito deste estudo é destacar, por meio de uma abordagem interdisciplinar, o impacto do movimento feminista no protagonismo das mulheres em representações sociais e literárias contemporâneas. Busca-se, assim, proporcionar uma nova interpretação do cânone literário masculino excludente, promovendo uma maior diversidade na leitura e escrita de obras contemporâneas e incentivando reflexões inovadoras sobre temas relacionados à condição feminina, ampliando o entendimento e a valorização das experiências das mulheres na literatura. O objetivo é fomentar uma visão mais inclusiva e representativa, de modo a enriquecer o panorama literário e proporcionar uma leitura mais abrangente e significativa para todos os/as leitores/as.Item Direitos Humanos e Literatura: propostas de trabalho com contos de Conceição Evaristo na educação básica(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SANTOS, Danieli Cássia dos; COQUEIRO, Wilma dos Santos; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/0827605814490673; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; ZUKOSKI, Ana Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/6633946411492536; FELIPE, Delton Aparecido; http://lattes.cnpq.br/1673979833356158; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001Esta pesquisa tem como objetivo, compreender como as questões raciais e de gênero podem ser discutidas na escola, por meio da literatura negrofeminina de Conceição Evaristo. A partir de contos que integram a coletânea Olhos d'água (2014), da escritora Conceição Evaristo, busca-se ampliar a visibilidade da literatura negrofeminina no âmbito da educação básica. A proposta focaliza a intrínseca relação entre literatura, sociedade e educação, considerando as interseccionalidades de classe, raça e gênero, especialmente no que concerne à incidência da violência contra a mulher, notadamente a mulher negra nas periferias urbanas. Nesse contexto, esta pesquisa se fundamenta em discussões interdisciplinares sobre a história social do povo negro no Brasil, a ocupação dos espaços de marginalização social por essa população, do feminismo negro interseccional, bem como na análise da historiografia literária brasileira que marginalizou e continua a marginalizar escritores(as) negros(as). Adicionalmente, a pesquisa aborda a proposta de ensino com base na estética da recepção e nos princípios dos direitos humanos. O objetivo é promover, por meio da elaboração de sequências didáticas, discussões relevantes acerca das temáticas presentes nos contos da coletânea, no contexto do ensino de literatura. Isso é feito com a finalidade de proporcionar aos estudantes da rede básica de ensino textos literários que estimulem o pensamento crítico e a reflexão. No que diz respeito à metodologia adotada, esta pesquisa envolve uma análise interdisciplinar dos contos da coletânea, fundamentada no referencial teórico mencionado. Essa análise culmina na elaboração de atividades de ensino que exploram a representação literária sob uma perspectiva interdisciplinar e dialógica, conectando-a aos direitos humanos e à condição dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Portanto, o propósito deste estudo é contribuir para o ensino de literatura na rede básica de maneira sensível às questões contemporâneas que permeiam a sociedade atual.Item Juventude e educação: projeto de vida de jovens estudantes do Ensino Médio no contexto da COVID-19(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-01) LIMA, Crislaine Pereira de; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8409980497063036; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; DANZA, Hanna Cebel; POLATO, Adriana Delmira MendesA pesquisa tem por objetivo investigar as interações entre os conceitos de juventude, projeto de vida e educação no contexto da pandemia da COVID-19, ao considerar seus impactos diretos e indiretos, as instabilidades políticas e econômicas que têm marcado o cenário nacional. Trata-se de uma investigação interdisciplinar, de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais se questiona sobre as identidades, trajetórias e projetos de vida de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de 4 escolas públicas e 4 escolas privadas do município de Campo Mourão - PR, na modalidade regular. A análise dos dados foi realizada a partir de viés interpretativo, procedendo-se à análise de conteúdo. Nesse sentido, destacamos como problemático o papel da educação para estes jovens e suas relações com outras esferas de sua vida, na medida em que todo seu processo de escolarização, bem como elementos culturais e sociais, aos quais estes se relacionam, interferem em seus projetos de vida (pessoais, sociais e profissionais) e, ainda, na continuidade ou não de sua formação. Para abordarmos tais temáticas, o texto está organizado em três seções, que discutem, respectivamente, as identidades e representações das juventudes na atualidade sobre a ótica da interdisciplinaridade, os procedimentos metodológicos da pesquisa e, por fim, ecoar as vozes dos jovens participantes, as relações entre os conceitos de projeto de vida, educação e pandemia, costurando as narrativas subjetivas às teorias. A multiplicidade dos dados coletados nas entrevistas, que reverberam diferenças e semelhanças de perspectivas sobre as temáticas abordadas, emergiram em categorias de análise que demarcam os resultados de nossa pesquisa: diferentes concepções do conceito de projeto de vida; diversidade de percepções sobre a educação; impactos plurais da pandemia da COVID-19. Portanto, destacamos a multiplicidade de identidades e trajetórias formadas pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de modo especial com a educação escolar, na tentativa de compreendermos a formação de projetos de vida das juventudes contemporâneas.Item O discurso do defensor de acusado de estupro em audiências de instrução e julgamento: uma análise dialógica.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/29) PAULA, Carlos Augusto Ramos de; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/6515402427308186; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; FRANCO, Neil; PRIORI, ClaudiaTomando como base analítica as orientações teórico-metodológicas da concepção dialógica e sociológica de linguagem do Círculo de Bakhtin, sob viés da Análise Dialógica do Discurso (ADD), a proposta de estudo nesta dissertação tem como objetivo analisar dialogicamente o discurso de advogado defensor de um acusado de estupro durante a tomada de declarações da ofendida em audiências de instrução e julgamento. Elege-se como unidade de análise, algumas indagações feitas pelo defensor do réu no caso Ferrer contra Aranha, a partir de duas audiências de instrução e julgamento, disponibilizadas na internet. O caso alcançou dimensão de debate público em razão de parte da audiência ter sido publicizada na internet em 2020, por meio de plataformas como Youtube e outras redes sociais. Metodologicamente, a pesquisa se desenvolve em perspectiva interdisciplinar e assume a natureza qualitativa e interpretativa. A proposta do estudo contempla a compreensão interdisciplinar do tema das lutas feministas, das legislações concernentes aos direitos das mulheres, incluindo Ciências Humanas, Direito, Estudos de Gênero e História. Assim, os objetivos específicos da pesquisa são: (i) analisar como o discurso do advogado refrata e reflete matizes axiológicos que legitimam e regularizam relações dialógicas nele entretecidas; (ii) recuperar a historicidade das lutas feministas pelos direitos das mulheres na sociedade ocidental, a partir dos discursos legais e científicos já ditos, convergentes à compreensão do tema da violência contra as mulheres; (iii) problematizar a legitimação do discurso analisado na esfera ideológica jurídica com auxílio dos aportes teóricos interdisciplinares mobilizados. Aportadas na perspectiva da ADD, corroborada pelas discussões já elencadas, as análises apontam que, em defesa da inocência de acusado de estupro, o advogado mobiliza relações dialógicas e axiologias e constitui em determinados momentos, no cronotopo das relações sociais contemporâneas, um discurso machista, bivocalmente orientado ao intuito de (des)responsabilizar e (des)desculpabilizar. No âmbito da esfera jurídica, ainda, percebe-se que o discurso se constrói hibridizado nas fronteiras entre o cotidiano e o legal, aportado em valores morais, ali legitimados, por vezes, excedendo o foco probatório. Na situação de interação, em adição, efetiva-se um discurso patriarcal irônico, que em alguns pontos chega ao grau de sarcasmo, a sustentar a desestabilização emocional e desqualificação moral da suposta vítima. Essas refrações cumulativas das dimensões extralinguísticas da linguagem se refletem no conteúdo do discurso, que estilístico-composicionalmente discursiviza e reforça imagens estereotipadas da mulher vítima de estupro, com base em construtos socio-históricos, culturais e ideológicos que envolvem o controle e a censura ao uso de roupas sensuais, aos comportamentos de divulgação da imagem sensualizada de si nas redes sociais, à insubordinação ao poder patriarcal. Esses valores atribuídos como negativos à imagem de uma mulher respeitável, somam-se outros de desqualificação moral, a partir de construções argumentativas que visam ressaltar à suposta vítima as qualidades de mentirosa contumaz, fantasiosa, enganadora e outras. A análise aponta caminhos à compreensão e à produção de discursos éticos e responsáveis na esfera ideológica jurídica, a questionar a constituição axiológica e ideológica de discursos de defensores de acusados de estupro, dados nos limites tensos entre a defesa do acusado e a culpabilização da vítimaItem Socioeducação e trabalho pedagógico: diálogos com jovens sobre liberdade e direitos humanos.(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03-09) SILVA, Keller Vanessa Maldonado da; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/7196111395336935; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; PAULA, Ercília Maria Teixeira deA presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições e os limites de um trabalho pedagógico que articule os conteúdos curriculares às atividades de reflexão, expressão de sentimentos e emoções, com vistas a promover a formação humana de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Socioeducação (CENSE) de Campo Mourão-PR. Para tanto, visa responder as seguintes indagações: de que forma o trabalho pedagógico realizado junto aos adolescentes, em cumprimento de medidas socioeducativas de internação, pode contribuir para a formação humana desses sujeitos? Quais os limites, possibilidades e contribuições de uma prática pedagógica que articule os conteúdos curriculares às temáticas voltadas para a dimensão afetiva? A presente pesquisa se ancorou nas contribuições de Paulo Freire (1996, 2011, 2013, 2019a, 2019b, 2019c), Moreno et al. (1999), Sastre e Moreno (2002), dentre outras literaturas. A partir dos dados empíricos, oriundos de observação participante, de cunho qualitativo e da pesquisa bibliográfica, o trabalho pedagógico foi fundamentado em uma prática humanizadora por meio dos conteúdos curriculares atrelando cognição e afetividade. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as produções dos alunos expressas em diferentes linguagens (oral, escrita, desenhos, canções), áudios e registro em caderno de campo durante a realização das oficinas pedagógicas produzidas pela pesquisadora. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2021 e posteriormente organizados em categorias de análise, conforme Bardin (1977), dispostas em três eixos de discussões: 1) diálogos sobre liberdade, 2) diálogos sobre os direitos humanos e 3) diálogos sobre desigualdade social. Dentre os resultados obtidos, este estudo evidenciou que os alunos expressaram sentimentos e emoções durante as oficinas que envolveram os conteúdos curriculares por meio de temas geradores, que permitiram a significação dos conhecimentos ligados à realidade vivenciada por eles. O aprendizado mobilizou a elaboração de conceitos e atitudes e fomentou a compreensão ética desses jovens. Evidenciamos a necessidade de estudos e reflexões sobre o currículo e condições adequadas para possibilitar o planejamento coletivo dos/as docentes que atuam no CENSE. Constatamos que, apesar dos avanços, é necessário ampliar práticas democráticas e dialógicas dentro da sala de aula e demais espaços socioeducativos.Item “‘Vai morrer.’ mas antes, ele espanca a infeliz”: o heterodiscurso em Mulheres Empilhadas, de Patrícia Melo(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) BLANCO, Douglas Fernando; POLATO, Adriana Delmira Mendes; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/8371015587795950; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; PEREIRA, Rodrigo Acosta; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001A abordagem das relações sociais e de suas problemáticas e a prospecção de transformações individuais e sociais pelo diálogo são inerentes ao acabamento temático do gênero discursivo romance que, cronotopicamente, tem meios próprios de enriquecer o discurso interior, apreender temas da vida social, exauri-los e orientá-los à realidade como proposta de crítica e ruptura. Nesta dissertação, portanto, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que coaduna referenciais do dialogismo de Bakhtin e o Círculo, da Sociologia, do Direito, dos Estudos sobre a violência de gênero e outros, objetivamos analisar dialogicamente as manifestações heterodiscursivas mobilizadas para a representação da violência contra as mulheres e sua expressão no feminicídio no romance Mulheres Empilhadas (2019), de Patrícia Melo. Por adição, em nossos objetivos específicos, buscamos (i) compreender as relações dialógicas com discursos cotidianos e institucionalizados mobilizadas na obra; ii) discutir a estilística socioideológica do romance com foco à concretização axiológica; iii) problematizar as relações sociais assimétricas de gênero representadas na obra eleita. Os resultados confirmam a literatura como um ramo da ciência das ideologias e o romance como um gênero discursivo propício à manifestação do heterodiscurso, por agenciar vozes históricas e sociais constitutivas da língua/discurso em uso em diferentes campos da comunicação ideológica, por diferentes grupos participantes da organização social. Como meio concreto de compartilhamentos axiológicos que traduzem a posição socioideológica da autoria de Melo e de interlocutores do seu tempo, o heterodiscurso em Mulheres empilhadas (des)revela um cronotopo contemporâneo de formas brutais, grotescas, amplamente variadas e intrincadas de manifestação da violência contra as mulheres, que culminam em feminicídios banalizados. O romance reveste o tema de um matiz axiológico-emocional de denúncia ampla, de revolta, compreensão crítica e combate a tais atos, aos quais o heterodiscurso, construído das/nas tensões entre vozes cotidianas e institucionalizadas, organizadas e inseridas a partir de formas composicionais e estilísticas, é elemento estético essencial à sensibilização dos leitores. Nesse romance de denúncia e revolta, o heterodiscurso é caracterizado pela variedade de linguagens e horizontes ideológicos manifestados: a) na voz da personagem narradora não nominada, configurada na posição tensa de vítima de violência e agente de seu combate, a partir da qual a autora realiza, literariamente, seu ponto de vista refratado sobre eventos de violência física, sexual, psicológica, estrutural, simbólica e outras, e a partir da qual a própria narradora instituída expressa seu horizonte axiológico de conflito, revolta, crítica, superação e denúncia; b) nas vozes de personagens homens agressores se discursivizam imagens refratadas de sujeitos perturbados, machistas, misóginos, provocadores, predadores, preconceituosos, cruéis, opressores e capazes de assassinar friamente, de forma brutal, natural e socialmente validada; c) nos gêneros intercalados introduzidos como epígrafes, que tanto funcionam, alternadamente, como cortes axiológicos de reflexão e denúncia ao real concreto quanto funcionam como propostas de ruptura e reconfiguração de relações sociais. Conclui-se que o estudo das manifestações heterodiscursivas e sua concretização axiológica em Mulheres empilhadas permite uma compreensão crítica, ampla e profunda da realidade contemporânea no que toca ao tema da violência contra as mulheres e seu desfecho brutal no feminicídio, apontando à necessidade de uma reeducação urgente para relações de gênero na sociedade brasileira.