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Navegando por Autor "NOVAK, Maria Simone Jacomini"

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    A CRIAÇÃO DA FAFI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PARANAVAÍ, REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ (1965-1972)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/30) SILVA, Beatriz Fernanda Almeida da; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/1832021346967299; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; MORAES, Ednéia Rossi ; http://lattes.cnpq.br/5959151437435278; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    Nesta pesquisa objetivamos compreender como a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí/PR (FAFI), contribuiu para a formação de professores em Paranavaí e região. A investigação delimita-se entre 1965 (ano em que a FAFI foi criada) e 1970 (ano em que a primeira turma de formandos colou grau). Ao longo de sua existência a FAFI passou por mudanças nas denominações, as quais serão discutidas ao longo do texto. Concebemos que instituições educacionais, em particular as de ensino superior, tem um papel ímpar no desenvolvimento de uma cidade e região, por isso torna-se necessário estudar e conhecer como foi organizada. Justificamos a seguinte pesquisa demonstrando que a FAFI nasceu como parte de projetos mais amplos, de cunho socioeducacional e político, graças a pessoas que sonharam e lutaram para que ela existisse e a transformação que esta instituição trouxe para a vida de muitas pessoas que por ali passaram, logo, esta pesquisa tem o intuito de contribuir para a escrita da história da educação regional e nacional. A narrativa que organizamos se pauta em fontes documentais localizadas no arquivo do campus, as quais revelam aspectos da trajetória desta instituição, bem como de práticas nela desenvolvidas, ou seja, da micro-história dessa instituição. Essas fontes documentais se entretecem com a pesquisa realizada através da escuta de histórias contadas por antigos alunos da instituição, evidenciando suas memórias e representações, assim como as notícias que circularam entre leitores da cidade e região, via Diário do Noroeste. Essas fontes foram fundamentais para conhecermos a instituição com os olhos da sociedade, ou seja, com um olhar macro. A pesquisa, de cunho sócio histórico pauta-se na análise documental, bibliográfica e também registros de memórias educacionais, arquivos institucionais e privados, dentre eles livros, atas, fotografias, jornais e noticias da internet. Organizamos a narrativa com base na história sociocultural, a partir de Chartier (1990) e Le Goff (1990), entre outros. Buscamos também amparo em outras pesquisas, como de Anísio Teixeira (1989), para entendermos a organização do Ensino Superior no Brasil. A pesquisa possibilitou estudar aspectos da história desta Instituição de Ensino Superior, e se aproximarmos da realidade e demandas locais para a formação de professores que atuaram em escolas primárias e secundárias, as quais estavam sendo construídas naquela época.
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    A POTENCIALIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTE SOBRE O PONTO DE VISTA DE PROFESSORES
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/05/04) TIBURCIO, Giuliano Alencar; BORGES, Fábio Alexandre; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; http://lattes.cnpq.br/3356056908167229; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/8627096749357373; BORGES, Fábio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales ; http://lattes.cnpq.br/3356056908167229; LORIN, João Henrique ; http://lattes.cnpq.br/0393135551387526; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478
    Considerando a importância do ensino de Arte ao propor o conhecimento e o desenvolvimento criativo, cultural e crítico de maneira única por meio de suas linguagens (artes visuais, música, teatro e dança), e em como os recursos tecnológicos podem contribuir com o professor para aprimorar suas metodologias e práticas de ensino da disciplina, esta dissertação se apresenta em torno do seguinte objetivo geral: investigar a compreensão dos(as) professores(as) acerca das potencialidades do uso de tecnologias digitais no ensino de Arte. Como delineamento teórico-metodológico, a pesquisa será pautada no conceito denominado Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK, na sigla em inglês), que consiste em um arcabouço teórico desenvolvido para entender e descrever os diferentes tipos de conhecimentos que um professor que utiliza pedagogicamente tecnologias possui. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores(as) da disciplina de Arte, que foram gravadas em vídeo e transcritas na íntegra. Participaram das entrevistas cinco professores(as) que ministram aulas na disciplina de Arte em escolas da Educação Básica do estado do Paraná. Entre outras temáticas, os(as) professores(as) entrevistados(as) foram perguntados(as) acerca do seu entendimento em relação às tecnologias educacionais e o seu ponto de vista em relação ao uso de tecnologias digitais para o apoio no ensino dos conteúdos pertinentes à disciplina de Arte. Para análise dos dados, pautou-se na Análise de Conteúdo de Roque Moraes (1999), com o delineamento em cinco etapas: preparação, unitarização, descrição, categorização e análise. Como resultados, os entrevistados, de maneira geral, legitimam a relevância das tecnologias para que possam ampliar as possibilidades de ensino dos conteúdos de Arte, apresentando experiências significativas neste contexto, sendo necessário, ainda, para ampliar tais possibilidades, um maior investimento em tecnologias digitais de qualidade por parte das instituições de ensino, além de formação adequada para que os professores possam utilizar tais recursos pedagogicamente em sala de aula.
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    CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL PARA A ORGANIZAÇÃO DA ACENTUAÇÃO GRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/23) CASTILHOS, Gleicieli Thaine Lucheti dos Santos de Castilhos; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/9978982287686717; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; LONGAREZI, Andréa Maturano; http://lattes.cnpq.br/7536546387037721; FRANCO, Sandra Aparecida Pires ; http://lattes.cnpq.br/4775777293922801; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação stricto sensu, Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, e teve como objetivo analisar o ensino do acento gráfico, no quarto ano do Ensino Fundamental, a fim de apontar possibilidades na organização da atividade de ensino no âmbito da formação do pensamento teórico dos estudantes. Nossa hipótese é de que o ensino do acento gráfico, como um dos conteúdos curriculares da língua portuguesa, está estruturado nos alicerces das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pressupondo-se, desta maneira, o desenvolvimento do pensamento empírico, assim a Aprendizagem Desenvolvimental pode ser um caminho possível para superar esse modo de ensino com vistas ao desenvolvimento do pensamento teórico. Diante disso, delineou-se o seguinte problema: Como organizar o processo didático da acentuação gráfica para superar a formação do pensamento empírico? Buscando responder esta questão e atender ao objetivo geral desta pesquisa, adotamos como metodologia de pesquisa uma abordagem crítico-dialética com tratamento qualitativo dos dados, de natureza teórica, utilizando-se da pesquisa documental e bibliográfica, juntamente com o procedimento técnico de uma pesquisa de campo. Para melhor organizar a pesquisa, subdividiu-se o mesmo em três objetivos específicos, quais sejam: Entender como a língua portuguesa passou a fazer parte do currículo escolar, observando-se seus resultados; Apresentar as raízes da Aprendizagem Desenvolvimental e alguns de seus conceitos básicos; Analisar como o conteúdo de acentuação gráfica está sendo ensinado e apreendido no quarto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tomamos como aporte teórico os autores L. S. Vigotski (1979, 1993, 2000, 2018); V. V. Davidov (1982, 1987, 1988, 2019); além de outras contribuições de Bajard (2021); Foucambert (2010); Engels (1876); V. V. Repkin (2020); A. R. Luria (1979, 1984, 1986); A. N. Leontiev (1978) e demais pesquisadores da área. Ao realizar as análises, entendemos que o ensino da acentuação gráfica acontece atualmente de forma superficial e que não desenvolve, nos estudantes, o pensamento teórico, uma vez que se desconsidera a função simbólica que provê nas palavras o processo de ensino. Conclui-se, assim, que a Aprendizagem Desenvolvimental, por meio da Atividade de Estudo, é um caminho possível para proporcionar o desenvolvimento de neoformações psíquicas nos estudantes.
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    CRENÇAS E VISÕES DISTORCIDAS EM INSERÇÕES DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/12) JUNIOR, Agnaldo Sexto; BORGES, Fábio Alexandre; LORIN, João Henrique; http://lattes.cnpq.br/0393135551387526; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/1888789537853064; BORGES, Fábio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; NOVAK, Maria Simone Jacomini; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    A história da matemática tem o potencial de ser um importante recurso didático. Seu uso é recomendado por documentos oficiais, pois, colabora para que os alunos possam compreender melhor a matemática e o seu desenvolvimento ao longo do tempo. Quanto ao livro didático, sabemos que esse é uma importante ferramenta do sistema educacional brasileiro, e que é uma das fontes de história da matemática a serem utilizadas pelos professores em sala de aula. Por essa razão, pretende-se com essa pesquisa entender um pouco mais a respeito da relação entre a história da matemática e o livro didático, isto é, nosso objetivo é discutir possíveis influências de fragmentos de história da Matemática em livros didáticos, utilizados na cidade de Paranavaí, na disseminação de crenças e visões distorcidas acerca da Matemática. Para isso, analisamos pesquisas, trabalhos e teorias já elaborados que tratam de concepções a respeito das ciências, em especial da matemática, como por exemplo slogans sobre a matemática, visões deformadas da ciência e a teoria do desenvolvimento científico não exclusivamente linear. Utilizamos das discussões desses trabalhos para auxiliar as investigações das inserções de história da matemática encontradas nos livros didáticos analisados. Realizamos, na presente pesquisa, a análise das inserções históricas da matemática de uma coleção de livros didáticos. A coleção escolhida se trata de livros didáticos destinados ao Ensino Médio, composta por seis volumes, em que cada livro é autocontido, isto é, contém todo o conteúdo relacionado a uma área de estudo da Matemática, e assim cada livro pode ser utilizado de modo independente nos diferentes anos do Ensino Médio. Quanto à análise propriamente dita, classificamos as inserções selecionadas de acordo com suas características e formas de apresentação e abordagem da história da matemática, usando para isso as teorias dos trabalhos analisados. Como resultados, vimos como algumas crenças e visões distorcidas podem ser reforçadas ou desfeitas nessas inserções, e como conclusões entendemos que certas ideias e visões devem ser levadas em consideração ao abordar a história da matemática dos livros didáticos, para evitarmos concepções equivocadas a respeito da matemática.
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    CRIAÇÃO E FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/03/31) PEREIRA, Lizeane Heren Candido; BRANDÃO, Elias Canuto; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; http://lattes.cnpq.br/8366213966940849; BRANDÃO, Elias Canuto ; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; MOREIRA, Jani Alves da Silva ; http://lattes.cnpq.br/8162047783765424; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    Criação e fechamento de escolas no campo no Brasil foi uma realidade vivida em alta escala no decorrer do século XX e início do século XXI. Neste sentido, a pesquisa desenvolvida nesta dissertação teve como objetivo investigar a criação e fechamento de escolas no campo, conhecidas como escolas rurais, que interferiram diretamente no ensino e na forma de ensinar, e para o estudo, delimitou-se o município de Paranavaí-PR. A pesquisa evidenciou que a criação e posterior fechamento resultou em um crescimento populacional urbano, na diminuição do número populacional rural, em investimento do município no transporte escolar de crianças do campo para estudar nas escolas na cidade, e na concentração das terras em mãos de latifundiários. As consequências foram transformações sociais e econômicas no município estudado. A investigação cursou sobre três objetivos específicos, a) historicizar o processo de escolarização no Brasil, com um olhar para o campo, desde a chegada dos jesuítas no Brasil, visando compreender a criação das escolas rurais; b) pesquisar junto à prefeitura, Núcleo Regional de Educação e outros locais a história da criação das escolas no campo – as rurais – desde antes que Paranavaí se emancipasse enquanto município; c) discutir e analisar o rápido fechamento das escolas rurais no município. Para a realização da pesquisa, duas indagações foram provocativas: Como foi a educação no campo no decorrer da história do Brasil desde a invasão dos portugueses? E como ocorreu a criação e posterior fechamento das escolas no campo no município de Paranavaí? Estas interrogações resultaram no estudo desta dissertação. Utilizei como método o materialismo histórico-dialético pensado por Karl Marx e Friedrich Engels, e como metodologia pautou-se no levantamento de dados bibliográficos aliado ao levantamento, comparação e análise documental sobre as escolas. A pesquisa foi qualitativa e teve como base o estudo bibliográfico apoiado em leituras críticas e reflexivas, assim como em levantamento de dados documentais históricos disponibilizados no Núcleo Regional de Educação (NRE), na Secretaria Municipal de Educação (SME), na Câmara Municipal de Paranavaí e na Prefeitura de Paranavaí. Utilizei como referenciais teóricos para o estudo, autores como Aranha (2006), Foweraker (1982), Kolling (1999), Brandão (2003), Rompatto (2019), Silva (2014), Mota (2012), Martins (1981), Marx (2007 e 2011), Matos (2018), Mazur (2016), Miranda (2012) e Peripolli e Zoia (2011). Por fim, para fechar a dissertação, apontei que o fechamento das escolas não foi um problema local. Fez parte de um sistema global, passando pelas políticas brasileiras parte de um artifício de desintegração ou desmantelamento do campesinato.
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    DANÇA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/02/26) LIMA, Vanessa Silvestre; NUNES, Meire Aparecida Lóde; http://lattes.cnpq.br/7589708901294641; http://lattes.cnpq.br/5266322463241301; NUNES, Meire Aparecida Lóde ; http://lattes.cnpq.br/7589708901294641; SOUZA, Vânia de Fátima Martins de ; http://lattes.cnpq.br/7642081335847897; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    Esta pesquisa teve como objetivo verificar a compreensão dos docentes dos cursos de graduação em Educação Física acerca das concepções teóricas sobre a dança. A motivação da pesquisa é oriunda das discussões sobre a formação de professores e as diversas funções que a dança vem exercendo na sociedade e na educação contemporânea. Nossa suposição é que a dança não é trabalhada de forma efetiva na formação inicial do educador físico como conteúdo que possibilita o desenvolvimento integral dos homens: corpo, mente e espírito. Esse pensamento é decorrente da hipótese de que mesmo teoricamente superada a dualidade entre corpo e mente selada por Descartes (1596-1650), essa noção ainda exerce forte influência no curso de Educação Física e em suas práticas pedagógicas. Essa ideia está fundamentada nas teorias que tratam das mentalidades coletivas e na divisão dos tempos históricos de Braudel (1902-1985), em especial, na longa duração. Na busca pela compreensão sobre como os professores que atuam na graduação entendem e executam suas práticas, especificamente com a dança, o presente estudo foi desenvolvido em três etapas. A primeira parte se destinou à apresentação dos conceitos e assuntos tratados na investigação. Já a segunda buscou refletir sobre a formação docente, tema que se desenvolveu principalmente por meio de uma avaliação que teve como fonte os anais dos Encontros Anuais de Iniciação Científica (EAIC) das instituições de ensino superior públicas do Paraná (2014-2018) e a delimitação nos trabalhos sobre dança elaborados por graduandos de Educação Física. Por sua vez, a terceira parte caracteriza-se pela análise dos resultados obtidos por meio da aplicação de um questionário online aos professores de dança das universidades do Paraná. O nosso intuito foi verificar se o posicionamento dos participantes com relação à dança se aproximava das teorias dualistas ou das fenomenológicas. Para isso, adotou-se como base teórica as concepções de Descartes (1596-1650), onde o homem é compreendido por duas esferas que se opõem (corpo e mente) e os pressupostos provenientes da fenomenologia, principalmente de Merleau-Ponty (1908-1961), que valoriza as experiências/vivências do ser humano dentro da existência. Para dialogar com as matrizes teóricas foram utilizados autores contemporâneos como Monteiro e Cupolillo (2011), Medina (2007), Strazzacappa e Marandi (2006), Marques (2010), entre outros. Por meio da pesquisa, a qual se caracteriza como qualitativa e quantitativa, pode-se verificar resultados divergentes com relação à teoria e à prática docente. A avaliação do questionário demonstrou uma aproximação das ideias de matriz fenomenológica; já a análise dos anais dos EAICs revela maior produção científica com as temáticas que se distanciam dos objetos de estudos da fenomenologia. Dessa forma, é possível inferir que, conforme a perspectiva braudeliana de longa duração, é preciso um longo espaço de tempo para que as mudanças do campo mental se concretizem no cotidiano.
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    EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA UNESPAR – CAMPUS DE PARANAVAÍ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/27) TRAVAIN, Alessandra Lourenço da Silva; NOVAK, Maria Simone Jacomini; DAMBROS, Aline Roberta Tacon; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/1264141299791156; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; DAMBROS, Aline Roberta Tacon ; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; GARCIA, Dorcely Isabel Bellanda ; http://lattes.cnpq.br/8124217357002723; MENEZES, Maria Christine Berdusco ; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549
    Os alunos Público-Alvo da Educação Especial – PAEE estão acessando cada vez mais o Ensino Superior em busca de aprofundar seus conhecimentos. Diante desse cenário, esta pesquisa objetiva identificar os principais desafios enfrentados pelos professores nos processos inclusivos, a fim de refletir sobre possíveis intervenções que fortaleçam a perspectiva inclusiva no Ensino Superior na Unespar – campus de Paranavaí. O estudo inicia-se com uma análise das políticas educacionais inclusivas em âmbito nacional e estadual, bem como das ações implementadas pela instituição investigada que orientam o processo de inclusão dos alunos PAEE, destacando-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e a Lei Brasileira de Inclusão de 2015. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso da Unespar – campus de Paranavaí, adotando uma abordagem mista que combina dados quantitativos, como o número de alunos matriculados e as respostas dos questionários, e dados qualitativos, fundamentados em documentos legais, como leis e normativas, além dos estudos sobre defectologia de Vigotski e colaboradores. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural – THC, que enfatiza a mediação como elemento central para o desenvolvimento humano. Nesse contexto, discutem-se fatores que interferem no processo inclusivo na instituição de ensino superior, como a formação de professores, a adaptação curricular e o atendimento educacional especializado, bem como as principais dificuldades relatadas pelos professores no processo de inclusão dos alunos PAEE. Os resultados revelam que as principais barreiras relatadas pelos professores envolvem quatro unidades conceituais: Conhecimento, acessibilidade, capacitismo e comprometimento. Essas unidades foram estabelecidas e organizadas com base nas palavras-chave mais frequentes nas respostas dos professores participantes. Dessa forma, busca-se elucidar a seguinte questão: como contribuir para o processo de inclusão dos alunos PAEE no Ensino Superior? Identificou-se que a falta de recursos para a contratação de profissionais especializados, reformas arquitetônicas e capacitação dos profissionais da instituição são os principais obstáculos à efetivação do direito dos alunos PAEE ao Ensino Superior. Conclui-se que a superação desses desafios requer mudanças estruturais e culturais na IES, com foco na garantia de recursos adequados e na promoção de práticas inclusivas que atendam às necessidades específicas dos alunos e transformem as universidades em espaços que respeitem e valorizem a diversidade.
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    ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA PESSOAS IDOSAS A PARTIR DO USO DO SOROBAN
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/26) AGUILAR, Silvana Regina; NOVAK, Maria Simone Jacomini; BORGES, Fábio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/7914558487080570; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; BORGES, Fábio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; MENEZES, Marcus Bessa de ; http://lattes.cnpq.br/7719250848803909; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478
    Atualmente, constata-se a ocorrência de uma mudança demográfica em nosso país, havendo um aumento na expectativa de vida, e, por consequência, o envelhecimento da população. Esse quadro gera a necessidade de proporcionar aos idosos as condições de envelhecer mantendo sua autonomia. Durante o processo de vida, o ser humano passa por fases distintas, nas quais diferentes habilidades são desenvolvidas, aprimoradas e, em determinadas etapas/condições, também podem ser perdidas. Por muito tempo, acreditou-se que, depois da infância, a anatomia do cérebro era imutável. Com o desenvolvimento da Neurociência e surgimento de tecnologias avançadas, novos panoramas se configuraram e a plasticidade cerebral foi comprovada. Diante de tal contexto, o objetivo dessa pesquisa foi discutir o impacto do uso do Soroban como ferramenta para a estimulação cognitiva de pessoas idosas. O trabalho fundamenta-se, teoricamente, em estudos científicos que evidenciam que o potencial plástico neural pode continuar ocorrendo até a velhice, e que o estímulo/treinamento pode minimizar o declínio cognitivo associado à idade. Os participantes da pesquisa integram um grupo assistido pela Secretaria de Ação Social de um município da Região Norte do Paraná. A produção dos dados ocorreu por meio da realização de encontros semanais de sessenta minutos, nos quais foram desenvolvidas atividades envolvendo cálculos matemáticos, com uso do Soroban. Os resultados apontados são decorrentes da realização de uma análise qualitativa dos processos de operacionalização do Soroban desenvolvidos durante os encontros. Como resultados, obtivemos evidências de que a realização de cálculos a partir do uso do Soroban caracteriza-se como uma importante ferramenta a ser utilizada no processo de estimulação cognitiva de pessoas idosas, contribuindo para a manutenção de competências como a concentração, raciocínio e engajamento dos sujeitos com a atividade.
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    INCLUSÃO EXCLUDENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ( EJA) NO SISTEMA PRISIONAL PARANAENSE: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EJA PARA O SISTEMA PRISIONAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/04/15) OLIVEIRA, Silvia Galerani de; NOVAK, Maria Simone Jacomini; CHILANTE, Edinéia Fátima Navarro; http://lattes.cnpq.br/2570429491064045; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/9398803830691821; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; CHILANTE, Edinéia Fátima Navarro ; http://lattes.cnpq.br/2570429491064045; FARIAS, Adriana Medeiros ; http://lattes.cnpq.br/0773390467001092; COSTA, Ricardo Peres da ; http://lattes.cnpq.br/8287726003013269; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036
    Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí, e tem como objeto de estudo as políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) destinadas às pessoas privadas de liberdade do sistema prisional paranaense e sua proposta pedagógica. O objetivo é analisar como a proposta pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistema prisional paranaense contribui para uma inclusão excludente de jovens e adultos privados de liberdade, a partir dos processos e estruturas subjacentes às políticas educacionais direcionadas a essa população. As políticas educacionais vigentes, alinhadas aos princípios do modo de produção capitalista, buscam formar indivíduos que atendam às exigências do mercado produtivo. Entretanto, quando essa demanda cessa, tais indivíduos tornam-se socialmente descartáveis, ficando expostos à exclusão e à vulnerabilidade, sem garantias efetivas de reinserção ou proteção social. Nesse cenário, o Estado penal atua por meio do controle e regulação, criminalizando e encarcerando principalmente pessoas de setores sociais já marginalizados, intensificando as desigualdades estruturais e alimentando um ciclo contínuo de exclusão. No ambiente prisional, a exclusão social é reforçada pela dificuldade de acesso das pessoas privadas de liberdade a programas educacionais, cursos profissionalizantes e oportunidades de trabalho. Diversos entraves no sistema penitenciário paranaense, como falta de vagas, burocracia administrativa, infraestrutura precária e rígidos procedimentos de segurança, prejudicam significativamente o direito à educação dessa população. Além dessas barreiras estruturais, a proposta pedagógica da EJA ofertada nas prisões do Paraná agrava esse quadro, pois adota uma organização fragmentada e acelerada, sem enfrentar efetivamente os desafios específicos do contexto prisional. Essa abordagem pedagógica reforça a lógica excludente, promovendo uma aparente inclusão social, porém sem assegurar condições reais de participação e dignidade social. Por essa razão, o conceito de inclusão excludente caracteriza esse fenômeno, destacando a contradição entre o discurso formal de inclusão e a realidade prática vivenciada pelos educandos privados de liberdade. A pesquisa dialoga teoricamente com autores como Marx (1977; 1996; 2009); Wacquant (1999; 2012); Tumolo (2002); Tonet( 2002); Martins (1997); Mészaros (2002) e outros do campo do marxismo. O trabalho está dividido em seções. Na introdução apresentamos o objeto de estudo e suas características. Na segunda seção, realizamos uma trajetória histórica da educação enquanto direito humano, refletindo sobre aspectos políticos, econômicos e sociais que influenciam a formulação e implementação das políticas educacionais voltadas para essa modalidade de ensino. Na terceira seção, examinamos diretrizes internacionais que orientam as políticas educacionais e os documentos nacionais e estaduais. Na quarta seção, analisamos como a organização da proposta pedagógica da EJA nas prisões paranaenses corrobora com o processo de inclusão excludente. Os resultados da pesquisa demonstram que as políticas educacionais voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema prisional paranaense, embora apresentem um discurso formal de inclusão e ressocialização, reproduzem, na prática, por meio da organização pedagógica de oferta as contradições estruturais próprias do modo de produção capitalista.
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    MULHERES INDÍGENAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNESPAR: POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/26) MARCOLINO, Edlaine Anazar; NOVAK, Maria Simone Jacomini; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/0592277568324633; NOVAK, Maria Simone Jacomini; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; FAUSTINO, Rosângela Célia ; http://lattes.cnpq.br/8578533833560165; MENEZES, Maria Christine Berdusco; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036
    Esta pesquisa traz as reflexões sobre a presença das mulheres indígena no ensino superior. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí, na linha de “Educação, história e formação de professores”. O objetivo consiste em discutir a presença indígenas no ensino superior público do Paraná, com recorte na Universidade Estadual do Paraná–UNESPAR, com foco nas mulheres indígenas que buscam a formação de professoras, a partir do ingresso nos Cursos de Licenciatura da instituição. A problemática decorre da necessidade de discutir como ocorrem as políticas de acesso e as ações de permanência das estudantes indígenas, nos Cursos de Licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná? O acesso à educação ao nível superior para a formação dos povos indígenas, de forma mais sistematizada, data de finais do século XX, sobretudo a partir dos anos 1990, com a formulação de políticas de inclusão que ganharam espaço no início dos anos 2000. As orientações internacionais corroboraram na elaboração das políticas educacionais e de legislações nacionais para essa temática. No Estado do Paraná, as iniciativas materializam-se em 2001, através da lei Estadual n.º 13.134, destinou vagas em todas as Universidades Públicas Estaduais. O acesso à universidade ocorre por meio do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, organizado pela Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA), responsável também pelo acompanhamento dos indígenas ao adentrarem as universidades. A pesquisa ampara-se na abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, e também de entrevistas, fundamentada e embasada no materialismo histórico. Tendo em vista compreender a política e a realidade das mulheres indígenas nas universidades. As relações econômicas, sociais, políticas e culturais, ou seja, as diversas relações dos povos indígenas com o Estado e a sociedade podem ser entendidas, a partir do movimento indígena, cujas lideranças estabeleceram práticas de negociações com o poder público, definindo as estratégias de ação coletiva. A participação das mulheres indígena nos espaços públicos de discussão aumentou nas últimas décadas, trazendo questões como reação aos enfrentamentos contra a expropriação de terra, acesso às decisões e organizações políticas, melhoria nas políticas de saúde e de educação. Com relação a sua formação de nível superior, houve avanços, a partir da reivindicação desse espaço, dentre outros, como um movimento para a atuação docente em suas comunidades. Concluímos que a Unespar faz parte da política de acesso para estudantes indígenas nos cursos de licenciatura, em conformidade com a política estadual. No entanto, é necessário aprimorar as ações de permanência, a fim de possibilitar que esses estudantes alcancem a formação acadêmica e possam atuar como professores indígenas, articulando seus saberes étnico-culturais com os conhecimentos universitários adquiridos.
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    O (A) PROFESSOR(A) DE LIBRAS SURDO(A): REFLEXÕES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/12/09) TECCO, Edna Fabricia; BORGES, Fábio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/5824426442650721; BORGES, Fábio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; COSTA, Walber Christiano Lima da ; http://lattes.cnpq.br/6612175464777094; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    Os professores surdos, assim como os demais professores, passam por uma constituição de identidade profissional complexa, que envolve diversos aspectos, como ser construída a partir das concepções, crenças e experiências as quais cada um é submetido. Com o presente estudo, tem-se por objetivo geral investigar indícios da constituição da identidade profissional de docentes surdos de Libras que lecionam no Ensino Superior, buscando tecer considerações sobre a sua identidade docente. Para isso, levantou-se o seguinte questionamento: quais indícios da constituição da identidade profissional de docentes surdos que ministram a disciplina de Libras e que atuam com estudantes de Licenciaturas no Ensino Superior podem ser identificados por meio de seus discursos? Este estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa, no qual o procedimento utilizado para a produção de dados foi uma entrevista semiestruturada gravada e transcrita. As entrevistas envolveram 05 (cinco) participantes com o seguinte critério de seleção: ser professor surdo da disciplina de Libras, bem como que atua no Ensino Superior. Os dados produzidos foram analisados com base na metodologia de Análise de Conteúdo e estão constituídos em cinco (05) etapas: 1) Preparação das informações; 2) Unitarização ou transformação do conteúdo em unidades; 3) Categorização ou classificação das unidades em categorias; 4) Descrição; 5) Interpretação. Concluiu-se com esse estudo que os professores entrevistados compreendem que a cultura surda e a Libras são componentes fundamentais para a constituição e fortalecimento de suas identidades como educadores, bem como as contribuições da formação docente nesse processo. Destaca-se, também, que a falta de acesso à cultura surda dos docentes surdos no Ensino Superior e a busca por igualdade são fatores de influência na busca pela sua identidade. Há muito chão para trilhar para que as disparidades entre surdos e ouvintes deixem de existir, no entanto, a luta desses docentes se dá pela valorização da sua cultura, bem como a legitimação da sua língua em todos os ambientes das instituições.
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    PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO SITUADO NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/26) ANJOS, Fernanda Galvão dos; UJIIE, Nájela Tavares; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; http://lattes.cnpq.br/1529989802360468; UJIIE, Nájela Tavares ; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes ; http://lattes.cnpq.br/6626684820553089; RODRIGUES, Adriana Aparecida ; http://lattes.cnpq.br/6770567160476471; SILVA, Sandra Salete de Camargo ; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    A temática foco desta dissertação é a “Pedagogia Hospitalar” e enceta um estudo de caso qualitativo situado no município de Paranavaí-PR. A Pedagogia Hospitalar é um campo que entretece educação e saúde numa ação socioeducativa humanizada. Em conformidade com Martins (2008) esta ação educativa no hospital possui três vertentes: classe hospitalar, hospitalização escolarizada ou atendimento escolar domiciliar e atividades lúdicas, sendo cada uma delas suporte educacional elementar no processo de recuperação dos pacientes pediátricos, crianças e/ou adolescentes hospitalizados. Frente ao exposto, foi necessário um recorte teórico e metodológico, que pudesse conduzir a investigação; optamos por um estudo de caso qualitativo, embasado por Lüdke e André (2013), considerando que um estudo dessa natureza desenvolve-se numa situação real, rica em dados descritivos, sem perder, no entanto a focalização da realidade de forma complexa e contextualizada. A pesquisa teve por objetivo geral realizar um estudo de caso situado em Paranavaí, interior do Estado do Paraná, em relação ao atendimento de pedagogia hospitalar auferido à população hospitalizada do munícipio, via Santa Casa de Misericórdia, e os suportes correlatos. Os objetivos específicos foram: compreender o enquadramento da Pedagogia Hospitalar no cenário brasileiro e no contexto local; analisar a estrutura, cofigurações e nuances do atendimento à população hospitalizada local; averiguar os contributivos e limites do atendimento auferido. A pesquisa ancorou-se em autores dedicados ao tema para constituir sua base teórica e considerando as nuances evidenciadas pela pesquisa, que demonstrou ter o atendimento da correlação com a hospitalização escolarizada ou atendimento escolar domiciliar e atividades lúdicas, e encetou uma revisão de literatura com verticalidade correlata às duas dimensões, “pedagogia hospitalar” e “brinquedoteca hospitalar. Nesse bojo, a coleta de dados contou com visitações e observações da unidade de saúde, com a ação voluntária do grupo médicos do humor, a secretaria municipal de educação e o núcleo regional, conversas informais e entrevistas semiestruturadas com integrantes do atendimento hospitalar paranavaiense. Foram sujeitos da pesquisa dezoito participantes, dentre eles: a Enfermeira-Chefe da Santa Casa, a Pedagoga Hospitalar da unidade, a representante municipal do atendimento domiciliar, a representante do núcleo regional do atendimento domiciliar, a coordenadora da ação voluntária e treze membros da ação. O estudo foi realizado de forma ampla, observando o todo, captando seus elementos, desde o contexto histórico, estrutura da unidade de saúde e articulação do atendimento. Podemos concluir que nesta unidade há um limite entre a execução da atividade pedagógica hospitalar e o período de internamento, que em geral é de curto prazo; não existe uma ação articulista de trabalho colaborativo ampla entre a unidade de saúde e os suportes correlatos de atendimento domiciliar municipal e do núcleo, o que deixa a ação socioeducativa hospitalar ensimesmada e o trabalho da pedagoga hospitalar torna-se limitado e muitas vezes inconclusivo. Apesar dos limites de atendimento a ação voluntária que se articula com a vertente de atividade lúdica demonstra resultados produtivos e promissores comprometidos com a humanização, a alegria, a educação e a reabilitação em saúde.
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    POLÍTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTO HISTÓRICO E ABORDAGENS DE ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS COMO ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/31) MÓDENES, Débora Faustino; NOVAK, Maria Simone Jacomini; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/4632358251665297; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; CALVO, Luciana Cabrini Simões ; http://lattes.cnpq.br/0355110877454862; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; MENEZES, Maria Christine Berdusco ; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549
    Este trabalho, desenvolvido junto à Linha de Pesquisa Educação, História e Formação de Professores do programa de pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Paranavaí-PR), como pesquisa de mestrado, tem como tema a internacionalização do ensino superior. A problemática da pesquisa parte do contexto de uma política internacional de globalização e neoliberalismo que apregoam a competitividade como fator para o desenvolvimento econômico. Indaga-se: como as políticas educacionais no Brasil e como a política de internacionalização no Ensino Superior tem sido desenvolvida nesse contexto de cortes de verbas e desigualdade? Desta forma, o objetivo desse trabalho é entender as políticas de internacionalização do ensino superior a partir de um viés histórico crítico e apresentar o ensino de línguas adicionais como possíveis estratégias de internacionalização em casa implementadas na atualidade. Para tanto, busca compreender o contexto histórico e econômico que deu origem às políticas de internacionalização; analisar a origem de políticas e programas de internacionalização em países centrais do Norte Global, que influenciam as políticas brasileiras, e na América Latina; entender a internacionalização no Brasil nos dias atuais, tendo como base documentos oficiais e revisão bibliográfica; conceituar internacionalização em casa como ferramenta de quebra de paradigmas ocidentais colonizadores e sintetizar os principais encaminhamentos e estratégias para implementá-la encontrados na literatura, como a adoção das abordagens de ensino de Línguas como CLIL ( content and language integrated learning ) e EMI ( english as a medium of instruction ). Concluiu-se que essas políticas se originaram em um contexto de reformas neoliberais e mercantilização da educação, principalmente como movimentação acadêmica, e seguem o modelo ocidental do Norte Global, o que contribui com a manutenção da dominação de países de alta renda, nesse sentido, a internacionalização em casa permitiria a quebra desse paradigma e a universalização dos seus resultados. Assim, o ensino de línguas adicionais, através de abordagens que permitam também o trabalho com conteúdos curriculares foi apresentado como parte significativa e democrática de políticas de internacionalização interna. O estudo é de cunho qualitativo bibliográfico e busca investigar o tema através do uso de fontes de estudos e pesquisas nacionais e internacionais por autores mais referenciados ou citados na área e alguns documentos oriundos de estudos dos organismos internacionais e suas agências de cooperação.
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    POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM DISCUSSÃO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/12/22) CATHCART, Ana Cristina Zanna; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/8234284440180473; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/8234284440180473; MENEZES, Maria Christine Berdusco ; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre Educação, História e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar - da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí. Os estudos estão relacionados com as Políticas Públicas para a Educação, tendo como objeto a ser analisado a concepção de currículo contida nos documentos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação global no século XXI e a forma como esta aparece na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A investigação se propõe a responder algumas questões, tais como: Qual a concepção de Currículo para a educação no século XXI contida nos documentos da UNESCO? Quais os postulados políticos e ideológicos da Unesco que estão presentes na BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O trabalho foi realizado por meio de estudos bibliográficos e documentais, tendo como fonte a BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de documentos do Banco Mundial e da UNESCO, que orientam a educação a partir do final do século XX. É uma pesquisa básica de caráter qualitativo que entende a educação como um processo histórico vinculado às relações de produção e de reprodução da vida humana. Por essa razão, não a desvincula das questões históricas e das relações socioeconômicas e políticas. As fontes primárias são documentais e o método de organização e análise da pesquisa é dialético, tendo por base a concepção materialista da história e as categorias fundantes de totalidade e contradição. Nessa perspectiva, o método se vincula a uma concepção de realidade, de mundo e de vida no seu conjunto. A seção um enfatiza a função social da escola, responsável por possibilitar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado. Na sequência discute a concepção de Estado em um viés liberal e outro marxista os quais possuem visões distintas sobre as políticas educacionais e os encaminhamentos políticos e econômicos dos organismos internacionais na educação brasileira, assim como o processo de implantação da BNCC e de seus pressupostos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na seção dois, a ênfase está nos documentos da UNESCO referentes às “competências e saberes necessários à educação no século XXI” e as concepções de currículo existentes no Brasil, o que reforçou a necessidade de uma Base Nacional para a educação. Na seção três traçamos as interfaces entre a UNESCO e a Base Nacional Comum Curricular e discutimos os desafios para a construção de um currículo efetivamente crítico para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que o currículo na educação atual tem como prioridade formar desde cedo trabalhadores pacíficos que aceitem a ordem social vigente, em especial nos países mais pobres da América Latina, a fim de que estes consigam reduzir os índices de pobreza e “sobreviver” no mercado global.

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