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Navegando por Autor "NAGASHIMA, Lucila Akiko"

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    A COMPREENSÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS SABERES DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/21) SPERANDIO, Mariana Ataides e Silva; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/4695699690017513; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Marcelo Carlos de Proença; http://lattes.cnpq.br/9198626057262085; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058
    Nos últimos tempos, a formação de professores tem sido alvo de muitas pesquisas e indagações, com intuito de melhorar e auxiliar o desenvolvimento destes profissionais. Ao analisar um professor formado em Pedagogia ou Magistério, que pode atuar nos anos iniciais do ensino fundamental, logo se pensa em sua ampla formação, que é preparado para atuar em várias funções e também ensinar muitos conteúdos. Em meio a essa realidade, surgem os saberes docentes, como conhecimentos que são necessários para a profissão docente e também com a função de auxiliarem a aprendizagem dos alunos. Por esse motivo, nesta dissertação, propomos responder: Qual a compreensão dos professores dos Anos Iniciais sobre os saberes docentes, em relação ao ensino de Ciências? Com efeito, ao atentar-se a esta questão, a presente pesquisa almejou entender quais saberes essenciais julgam os professores ao desempenho de sua atividade, como profissionais do ensino. Para o desenvolvimento da pesquisa foi aplicado um questionário na rede municipal de Educação, da cidade de Loanda, Paraná, contendo vinte e quatro questões, objetivas e discursivas, com uma abordagem qualitativa no qual participaram trinta e sete professores. A forma de análise dos dados foi a análise de conteúdo de Bardin. Desse modo as interpretações foram baseadas nos principais autores: Perrenoud, Antônio Nóvoa, Gauthier, Tardif e Shulman. Podemos compreender por meio das respostas dos participantes que a profissão docente é um ofício feito de saberes, no qual identificamos vários deles nesta pesquisa, como por exemplo os saberes disciplinares, experienciais, curriculares, da formação profissional, estudados por Tardif, Gauthier e Shulman e também diversas competências estudadas por Perrenoud. Em conjunto, observamos os conhecimentos que são necessários ao professor, como o pedagógico da matéria e do conteúdo discutido por Shulman. Foi identificada também, a importância quanto à formação contínua, relacionando com as pesquisas de Nóvoa. Após análise do questionário foi realizada ainda uma entrevista com três professores que já haviam participado da etapa anterior, em busca de mais informações para completar a análise dessa pesquisa. Nesta etapa foi possível perceber que os professores reconhecem a importância do ensino de ciências, utilizam com frequências as atividades experimentais, porém se sentem inseguros para lecionar essa disciplina. Portanto compreendemos que os resultados encontrados contribuirão para um entendimento mais significativo do trabalho docente, pois os professores necessitam ter esses conhecimentos tão importantes, que vem para acrescentar e melhorar suas práticas docentes.
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    A DINÂMICA DO PIBID E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/12/13) ROEDEL, Susane Closs da Silva; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/2773391607657302; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; André Luis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; Marilene Mieko Yamamoto Pires; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591
    Contemporaneamente, em razão das transformações nas relações sociais, no mercado de trabalho e pela midiatização, demasiadas responsabilidades são incumbidas ao sistema educativo e, consequentemente, ao professor. Desse modo, são comuns e numerosas as discussões e pesquisas voltadas à formação docente, apontando a questão da qualidade do cotidiano escolar e sua relação à figura do professor. Nesse sentido, no tocante à formação inicial docente, distintos autores afirmam, unanimemente, que esta encontra-se em déficit e a maioria pontua a ausência do exercício prático da profissão, a vivência da realidade escolar, como uma das principais lacunas existentes. Por essa razão, nesta dissertação, propomos responder: de que forma a ausência ou a insuficiência da articulação entre teoria e prática compromete/limita a formação de professores de Ciências? Com efeito, ao atentar-se a esta questão, a presente pesquisa almejou investigar um dos subprojetos do programa que busca contribuir nesse sentido, propiciando a convivência do acadêmico de licenciatura com a realidade de seu futuro ofício, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Assim, surgiu mais um questionamento: De que forma o PIBID tem contribuído para a articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores de Ciências e Biologia? Entretanto, para que a pesquisa obtivesse informações referentes à ação do programa na prática, foram aplicados questionários, previamente elaborados pelas pesquisadoras, com os integrantes (acadêmicos, supervisores e coordenadores) do subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID de uma universidade paranaense, selecionada para a pesquisa. Ademais, devido aos dados obtidos por meio da aplicação desses questionários com os integrantes deste subprojeto, enfatizamos, também, a articulação teoria-prática no processo de ensino e aprendizagem, enquanto união entre fundamentação teórica e experimentação. Por sua vez, com o intuito de obtermos uma visão holística e abrangente, recorremos, como método de análise da pesquisa, à Análise Textual Discursiva, contemplando as etapas de unitarização e categorização, enveredando-nos para a elaboração de metatextos que pudessem representar e validar os fenômenos investigados. Todavia, verificamos que o PIBID é uma política pública efetiva, que tem oportunizado muitos acadêmicos a adquirirem experiência em sala de aula, a obterem contato com a realidade escolar. Assim, o abreviamento da distância entre o âmbito de formação e o de trabalho docente têm sido determinante para um direcionamento mais contundente e preparatório para os licenciandos, auxiliando-os a desmistificar hipóteses e mitos acerca do trabalho docente, explorar aptidões didático pedagógicas, melhorar e ampliar os procedimentos metodológicos, vislumbrando quais são efetivos na prática e quais não são.
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    A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA, FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PRESENTES NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS, COM SEDE NO NORTE CENTRAL E NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ
    (Universidade EStadual do Paraná, 2017/03/29) SANTINELO, Paulo Cesar Canato; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/4332776593365591; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Sezinando Luiz Menezes; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350
    Refletir sobre o currículo e a formação inicial de professores de ciências da natureza (física, química e biologia) nos remete a um espaço em que existem muitos e profundos embates. Nessa perspectiva nos colocamos em um campo de estudos que é complexo e desafiador, pois envolve muitas ideologias e modos de pensar. As diferentes linhas ideológicas, em determinadas situações, podem se convergir e até mesmo se complementar, porém na maioria dos casos são antagônicas, exigindo, dessa forma, uma atenção especial na abordagem das peculiaridades de cada uma delas, buscando, evitar que se incorram erros primários de interpretação. Sabendo que as ideologias dominantes em relação ao processo formativo no ensino superior perpassam os documentos reguladores e norteadores do trabalho docente, o debate sobre o currículo e a formação inicial de professores definitivamente é necessário. É certo que a existência de um currículo forte e consistente permite a formulação de documentos coerentes e que podem determinar a qualidade dos cursos superiores. Partindo do princípio que as ementas norteiam o processo formativo dos diferentes cursos das instituições de ensino superior, devemos pensá-las e repensá-las constantemente. Uma das diversas discussões relevantes em relação ao currículo dos cursos de física, química e biologia na atualidade, e que é objetivo central de estudo deste trabalho, refere-se à inserção de conteúdos que abordam a epistemologia da ciência. Pensar epistemologicamente nos leva a uma análise histórica e filosófica da ciência e sobre a busca e construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, o enfoque é dado no processo de formação do conhecimento, tanto ao longo da história da humanidade quanto da vida escolar e universitária, saindo, assim, de uma visão restritiva do estudo do conteúdo pelo conteúdo. Isso inverte consideravelmente o significado dado às licenciaturas, que muitas vezes são vistas como uma segunda categoria em relação ao bacharelado, e leva à formação e consolidação de uma identidade forte, que certamente possibilita um novo olhar sobre o ensino de ciências da natureza. Para tanto, neste trabalho investigativo de natureza qualiquantitativa, o desenvolvimento se deu por meio da técnica de levantamento de documentação indireta, com pesquisa e análise crítica documental de arquivos públicos, disponibilizados pelo MEC e pelas instituições de ensino pesquisadas, e por meio de pesquisa e revisão bibliográfica. Destacamos, contudo, que a presença da epistemologia, e principalmente a epistemologia da ciência, ainda é muito discreta nos currículos dos cursos estudados, fragilizando, assim, o processo de formação inicial de professores e tornando precária a efetividade de sua aplicação no contexto escolar.
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    ANIMAÇÃO, HISTÓRIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA INTRODUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO NA INFÂNCIA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/12/14) FERREIRA, Letícia; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/9663749396311050; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; André Luís de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478
    O Ensino de Ciências (EC) nas séries iniciais é compreendido pelo ensino das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cuja instrução disciplinar para o público infantil requer cuidados epistemológicos e didáticos essenciais para não mistificar o saber científico e a própria Ciência. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) apresentam-se com frequência no ambiente escolar e no cotidiano dos estudantes como mecanismos facilitadores de ensino, além disso, a infância é marcada por momentos de apreciação de desenhos animados, sob grande influência dessas mídias digitais. Pensando nesses aspectos, o presente estudo teve como objetivo analisar o desenho animado De Onde Vem? como possibilidade de transposição didática (TD) e introdutória aos conceitos de Ciências para estudantes integrantes do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal do Noroeste do Paraná. Para isso, evidenciamos o modo pelo qual os alunos, em específico do 3° ano, representam seus conhecimentos a respeito da natureza da Ciência e das suas contribuições para a sociedade após estudos e influências audiovisuais de um episódio da série em decorrência de uma sequência didática desenvolvida de modo remoto. A constituição de dados que sucedeu essa prática é caracterizada pelos momentos de ilustrações e respostas a questionários, que possibilitaram a apresentação de uma proposta didática para o EC em relação à História da Ciência (HC) e seus instrumentos/fenômenos pelo uso da animação. Os dados empíricos foram interpretados quali e quantitativamente e as representações pictóricas criadas pelos alunos foram evidenciadas pela análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que tanto a animação específica quanto a HC e suas aplicações ao seu ensino influenciam o raciocínio científico infantil, tal fato foi exposto pelas próprias crianças ao apresentarem perspectivas singulares acerca do assunto trabalhado e ao identificarem a contribuição dessa área para o momento atual, baseado em uma crise epidêmica. Indicativos apontaram para uma possível associação dos episódios da animação aos conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o EC das séries iniciais, sendo considerados em ações didáticas pela ótica da pedagogia histórico-cultural e da TD.
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    CIÊNCIA E LITERATURA: NA OBRA DE MONTEIRO LOBATO “HISTÓRIA DAS INVENÇÕES” REFERENCIAL PARA UMA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/26) FIGUEIREDO, Sidineia Caetano; NAGASHIMA, Lucila Akiko; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/5090751507706787; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Sezinando Luiz Menezes; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; Marilene Mieko Yamamoto Pires; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591
    Este estudo teve como objetivo a realização de uma leitura crítica e reflexiva da obra ―História das Invenções‖ de José Bento Monteiro Lobato e o mapeamento de conceitos e/ou termos científicos que forneceram uma proposta pedagógica interdisciplinar significativa, aliando Literatura e Ciências com as Propostas Pedagógicas Curriculares no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais; articulando com a Didática dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Ciências, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Base Nacional Comum Curricular. Assim, a pesquisa buscou compreender a valorização da ciência para a evolução da humanidade retratada em histórias infantos juvenis, instigando a curiosidade e a experimentação. Fez-se determinante conhecer o contexto histórico que correspondia à existência do autor, destacando a relevância do desenvolvimento das ciências como veículo de progresso econômico, social e cultural. O trabalho foi produzido a partir de análise bibliográfica e Análise Textual Discursiva (ATD). As conclusões evidenciaram que, grande parte das questões, discussões, aspirações e críticas expostas por Monteiro Lobato, são atuais, destacando o quão visionário era o autor, e contribuíram para transformar uma cultura arraigada em costumes atrasados em uma nação comprometida com o progresso e com o aprimoramento intelectual, coletivo social, comercial e político e que a obra pesquisada potencializa recursos didáticos primorosos para o Ensino de Ciência, contextualizando de forma interdisciplinar o Letramento Cientifico.
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    CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO: ASPECTOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/22) BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/5424355010923780; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; André Luis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060
    Esta é uma pesquisa qualitativa que investiga a formação de professores, com enfoque no curso normal/magistério, atualmente denominado Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal. Propôs investigar fragmentos da história do curso em três contextos: no Brasil, no Paraná e em Nova Esperança-PR. Em cada um desses, buscou-se, na história do curso, destacar fatos importantes que envolvem a educação, a formação e a profissionalização docente até a época presente, quando refletimos sobre possíveis motivos de sua continuidade. Em Nova Esperança, foi estudado o Colégio Estadual São Vicente de Paula – EFMNPR que é locus de formação de professores em nível médio, no qual investigamos como um grupo de professores e estudantes entende a profissão docente e quais suas possíveis expectativas acerca da formação e da profissão. Em busca desses objetivos, pautamo-nos em revisão de literatura, pesquisa de campo, análise documental e de conteúdo. Entre as fontes, destacam-se: documentos, leis, decretos, resoluções, relatórios, livros, teses, dissertações, artigos, relatos e questionários. Entre os resultados, notamos que a formação de professores se relaciona à valorização do trabalho docente, assim como entendimentos acerca da qualidade dessa formação envolvem interesses políticos e ideológicos sobre a educação, organização social e interesses antagônicos. O curso normal/magistério contribui para a formação de professores, principalmente antes do acesso e ampliação de vagas em nível superior e, em todos os contextos, passou instabilidade e rupturas, contudo, permanece como polo de formação. É alvo de interesses antagônicos e sua expansão se dá na medida em que aumentam as escolas públicas. Ainda que se mantenham as metas nacionais de que todos os professores da Educação Básica tenham formação mínima em nível superior, a demanda almejada não é atendida conforme o idealizado. Assim, a formação em nível médio permanece. Entre as etapas da Educação Básica, conserva-se certa hierarquia em que os níveis de qualificação docente são menores nos anos iniciais, até considerando professores leigos, que ainda atuam em muitas escolas brasileiras. Analisando esse percurso, entendemos que, embora o Curso seja, por vezes, relacionado à extinção, à exceção ou à oferta transitória, tende a permanecer como locus de formação enquanto forem insuficientes os investimentos no nível superior. Um aspecto preocupante a se considerar é que a tríade: ensino, pesquisa e extensão é comprometida com a formação em nível médio, e é essencial para o profissional que lida diretamente com o conhecimento. Outro fator preponderante em relação ao recrutamento de novos professores é algo que existe desde a época colonial: a falta de valorização devida à profissão docente. No que se refere à pesquisa realizada com professores e estudantes, esses apresentaram suas concepções acerca da escola pública, da formação e atuação docente e percebemos que há um enaltecimento sobre o valor e a relevância desses, embora reconheçam alguns dos desafios que os cercam.
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    DESENHANDO-ME COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONCEPÇÃO ANTES E DEPOIS DO CONTATO COM A SALA DE AULA.
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/08/14) FRAQUETTA, Flávio; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/1881912703343114; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Maria Júlia Corazza Nunes; http://lattes.cnpq.br/3018298062282452; Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591
    A concepção que discentes em Formação Inicial em Ciências Naturais constrói a cerca do papel do professor no contexto atual é fator determinante para o seu processo profissional. Podemos considerar o estágio supervisionado como contribuinte efetivo para essa visão formadora, pois é a partir do contato direto com a sala de aula, que os futuros professores vivenciarão a sua carreira futura e serão levados a uma reflexão a partir da experiência docente no processo de observação, participação e regência atribuídas ao estágio supervisionado. O objetivo geral desse trabalho é investigar as reflexões sobre o que é ser professor, antes e depois do contato com a sala de aula, este proporcionado pelo estágio supervisionado obrigatório dos cursos de Licenciatura. Para tal, foram pesquisados um grupo de professores em formação inicial, acadêmicos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí no ano de letivo de 2014, que poderão atuar como professor da disciplina de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental II. Assim, o processo de investigação desenvolveu se a partir da interação entre pesquisador e membros das situações investigadas, com a finalidade de ilustrar o seguinte questionamento: Que tipo de professor gostaria de ser e para que sociedade? Assim como, a elaboração de um desenho que delineasse o significado que tem para o acadêmico em ser um professor de Ciências. Para que haja a efetivação desse trabalho, foram analisados os discursos dos futuros professores apresentado nos dados coletados para discutir as reflexões sobre o ser professor e tornar-se professor, a complexidade do ser professor, do estar em sala de aula e o tamanho da responsabilidade que colocam em nossos ombros, segundo a concepção dos professores de Ciências em formação.
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    DISCUTINDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/03) SANTOS, Diego Marlon; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/1739031666447757; Lucila Akiko Nagashima; ttp://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Marcelo Pimentel da Silveira; http://lattes.cnpq.br/4957252344122086; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060
    Neste trabalho procurou-se pesquisar o processo formativo dos professores que lecionam a disciplina de Química nos colégios públicos da região noroeste do estado do Paraná, tendo como objetivo a identificação das necessidades e suas práticas pedagógicas, podendo dessa forma contribuir na formação mais eficiente e efetiva dos professores. Realizando um mapeamento mais atual das necessidades formativas, observamos que há uma grande carência de professores nessa área do conhecimento e os resultados obtidos podem servir como base para discussões envolvendo propostas da formação inicial e continuada. A análise destacou nas entrevistas com os professores de Química, a questão do que se deve “saber” e “saber fazer” para ministrar uma docência de qualidade. As falas dos professores foram importantes para se discutir os conhecimentos que precisam ser adquiridos, proporcionando uma visão rica e complexa da atividade docente. Por esse motivo, há necessidade de uma ruptura com o modelo da racionalidade técnica, que aumente os domínios dos professores sobre os saberes que implicam as necessidades formativas, havendo uma articulação de conhecimentos, para que possam relacionar a teoria e prática. Nesta investigação utilizou-se uma pesquisa de campo, descritiva e de cunho quali-quantitativo para analisar os dados referentes aos professores que lecionam a disciplina de Química no Ensino Médio nas instituições de ensino de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – PR. A coleta de dados foi realizada por meio do encaminhamento de questionários e entrevistas em três momentos distintos: no primeiro, optou-se pelo encaminhamento do questionário aos diretores, obtendo informações sobre a instituição de ensino, visando investigar o perfil dos colégios públicos, totalizando desta forma, 34 questionários encaminhados. No segundo momento, foram encaminhados 48 questionários aos professores de Química, obtendo informações sobre a sua formação e as práticas pedagógicas. No terceiro momento, optou-se em realizar uma entrevista também com 10 professores, porém, residentes no município de Paranavaí, para investigar e discutir a formação de professores de Química e as suas necessidades formativas. Por fim, o estudo detalhado abre possibilidades para a continuidade de pesquisas em torno desta temática, que poderão contribuir para a consolidação do papel docente.
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    SABERES DOCENTES: MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS DISCURSOS DE TARDIF, NÓVOA E SCHÖN ARTICULADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE QUÍMICA EM TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PERÍODO DE 2010 A 2019
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/12/09) TORRES, Karla Gisleine Ferrari; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/6708716189035623; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Neide Maria Michellan Kiouranis; http://lattes.cnpq.br/7461153369428865; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058
    Nesta pesquisa, investigamos como são abordadas as opiniões dos autores Maurice Tardif, Antonio Nóvoa (1954) e Donald Schön (1930 - 1997) nas teses e dissertações defendidas entre 2010 e 2019 que investigam os saberes docentes, a formação e atuação de professores de Química nos programas de Pós-Graduação, nível stricto sensu, de Universidades brasileiras. Analisamos as temáticas em que Tardif, Nóvoa e Schön são abordados nas bases referenciais, também identificarmos as particularidades teórico-práticas desses autores, examinando como são referenciados nas citações no corpus das pesquisas, e levantamos as diferentes perspectivas relacionadas aos tipos de saberes docentes utilizados na disciplina de Química. Com base nesses objetivos, no presente trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica, descritiva, de enfoque quali-quantitativo e de análise de revisão bibliográfica. Na constituição de dados contemplamos, principalmente, a análise de conteúdo, cujas fontes de geração dos registros foram artigos, livros, teses, dissertações, leis, decretos e resoluções. O corpus do trabalho foi constituído por vinte defesas, as quais são representadas pelas pesquisas estudadas, sendo dez teses e dez dissertações entre 2010 e 2019. O lócus refere-se às Instituições de Ensino Superior que representam a origem das teses e dissertações analisadas, totalizando catorze Universidades. Os autores abordados tratam das necessidades teórico-práticas dos docentes das diferentes áreas do conhecimento, e a escolha desses partiu do refinamento de dados que apareceram no título, corpo e referências das pesquisas investigadas. Os resultados do trabalho mostraram que as citações foram utilizadas mais como Autenticação das concepções defendidas que validam os argumentos do pesquisador, como um advogado de defesa. As referências confirmam um posicionamento do pesquisador, dispensando-o da necessidade de buscar mais indícios para sua argumentação. O processo autoral transfere a incumbência das afirmações do pesquisador para o autor referenciado. As contribuições desta pesquisa consistiram em sugestões metodológicas a partir de uma revisão criteriosa das referências, propondo novos olhares e estratégias de pesquisa na formação de professores envolvendo os saberes docentes e as relações de conhecimento científico e epistemológico nos estudos da disciplina de Química.
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    TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE 1970 - 2010
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/17) SANTOS, Bianca Guimarães Severo dos; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/1742473685531774; André Luis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646
    Os livros didáticos são instrumentos de veiculação do conhecimento entre alunos e professores e se caracterizam em um dos principais meios no processo de ensino e aprendizagem. O conceito de Evolução Biológica foi selecionado por ser um ordenador do conhecimento biológico, assim alguns questionamentos alicerçaram o desenvolvimento desta pesquisa: como o conceito de Evolução Biológica tem sido discutido nos livros didáticos para que se torne ensinável? Quais aspectos são privilegiados na seleção desses conceitos no livro didático? Assim, o objetivo mais amplo desta pesquisa foi a de analisar como o conteúdo de Evolução Biológica, considerado o eixo unificador no ensino de Biologia, é abordado em algumas obras didáticas. Para isso, analisamos quinze materiais didáticos de 1970 a 2010, sendo utilizados três exemplares por década. A metodologia foi baseada na análise do conteúdo de Evolução Biológica, juntamente com os elementos da Transposição Didática, por entender que ao realizar esse processo de transformação do “saber sábio” para o “saber ensinar”, alguns requisitos são necessários para que não seja apresentado, nos manuais didáticos, um saber desprovido da História e Filosofia da Ciência e desatualizado da necessidade social de cada época. Os elementos da Transposição Didática utilizados na análise foram: Dessincretização do saber, Despersonalização do saber, Programabilidade do saber, Publicidade do saber, Fidelidade na textualização, Envelhecimento biológico e moral, Relação antigo/novo do saber e Criações didáticas. Ao realizar a análise, os resultados indicaram que há uma ocultação durante o processo de Transposição Didática que dificulta o ensino e aprendizagem de Evolução Biológica. É indispensável uma reformulação curricular desde o Ensino Superior até a Educação Básica para que o ensino de Evolução Biológica contemple a História e Filosofia da Ciência e seja o eixo unificador de todas as áreas da Biologia.

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