Navegando por Autor "NAGASHIMA, Lucila Akiko"
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Item A COMPREENSÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS SABERES DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS(Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/21) SPERANDIO, Mariana Ataides e Silva; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/4695699690017513; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; PROENÇA, Marcelo Carlos de ; http://lattes.cnpq.br/9198626057262085; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Nos últimos tempos, a formação de professores tem sido alvo de muitas pesquisas e indagações, com intuito de melhorar e auxiliar o desenvolvimento destes profissionais. Ao analisar um professor formado em Pedagogia ou Magistério, que pode atuar nos anos iniciais do ensino fundamental, logo se pensa em sua ampla formação, que é preparado para atuar em várias funções e também ensinar muitos conteúdos. Em meio a essa realidade, surgem os saberes docentes, como conhecimentos que são necessários para a profissão docente e também com a função de auxiliarem a aprendizagem dos alunos. Por esse motivo, nesta dissertação, propomos responder: Qual a compreensão dos professores dos Anos Iniciais sobre os saberes docentes, em relação ao ensino de Ciências? Com efeito, ao atentar-se a esta questão, a presente pesquisa almejou entender quais saberes essenciais julgam os professores ao desempenho de sua atividade, como profissionais do ensino. Para o desenvolvimento da pesquisa foi aplicado um questionário na rede municipal de Educação, da cidade de Loanda, Paraná, contendo vinte e quatro questões, objetivas e discursivas, com uma abordagem qualitativa no qual participaram trinta e sete professores. A forma de análise dos dados foi a análise de conteúdo de Bardin. Desse modo as interpretações foram baseadas nos principais autores: Perrenoud, Antônio Nóvoa, Gauthier, Tardif e Shulman. Podemos compreender por meio das respostas dos participantes que a profissão docente é um ofício feito de saberes, no qual identificamos vários deles nesta pesquisa, como por exemplo os saberes disciplinares, experienciais, curriculares, da formação profissional, estudados por Tardif, Gauthier e Shulman e também diversas competências estudadas por Perrenoud. Em conjunto, observamos os conhecimentos que são necessários ao professor, como o pedagógico da matéria e do conteúdo discutido por Shulman. Foi identificada também, a importância quanto à formação contínua, relacionando com as pesquisas de Nóvoa. Após análise do questionário foi realizada ainda uma entrevista com três professores que já haviam participado da etapa anterior, em busca de mais informações para completar a análise dessa pesquisa. Nesta etapa foi possível perceber que os professores reconhecem a importância do ensino de ciências, utilizam com frequências as atividades experimentais, porém se sentem inseguros para lecionar essa disciplina. Portanto compreendemos que os resultados encontrados contribuirão para um entendimento mais significativo do trabalho docente, pois os professores necessitam ter esses conhecimentos tão importantes, que vem para acrescentar e melhorar suas práticas docentes.Item A DINÂMICA DO PIBID E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA(Universidade Estadual do Paraná, 2018/12/13) ROEDEL, Susane Closs da Silva; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/2773391607657302; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; OLIVEIRA, André Luis de ; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591Contemporaneamente, em razão das transformações nas relações sociais, no mercado de trabalho e pela midiatização, demasiadas responsabilidades são incumbidas ao sistema educativo e, consequentemente, ao professor. Desse modo, são comuns e numerosas as discussões e pesquisas voltadas à formação docente, apontando a questão da qualidade do cotidiano escolar e sua relação à figura do professor. Nesse sentido, no tocante à formação inicial docente, distintos autores afirmam, unanimemente, que esta encontra-se em déficit e a maioria pontua a ausência do exercício prático da profissão, a vivência da realidade escolar, como uma das principais lacunas existentes. Por essa razão, nesta dissertação, propomos responder: de que forma a ausência ou a insuficiência da articulação entre teoria e prática compromete/limita a formação de professores de Ciências? Com efeito, ao atentar-se a esta questão, a presente pesquisa almejou investigar um dos subprojetos do programa que busca contribuir nesse sentido, propiciando a convivência do acadêmico de licenciatura com a realidade de seu futuro ofício, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Assim, surgiu mais um questionamento: De que forma o PIBID tem contribuído para a articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores de Ciências e Biologia? Entretanto, para que a pesquisa obtivesse informações referentes à ação do programa na prática, foram aplicados questionários, previamente elaborados pelas pesquisadoras, com os integrantes (acadêmicos, supervisores e coordenadores) do subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID de uma universidade paranaense, selecionada para a pesquisa. Ademais, devido aos dados obtidos por meio da aplicação desses questionários com os integrantes deste subprojeto, enfatizamos, também, a articulação teoria-prática no processo de ensino e aprendizagem, enquanto união entre fundamentação teórica e experimentação. Por sua vez, com o intuito de obtermos uma visão holística e abrangente, recorremos, como método de análise da pesquisa, à Análise Textual Discursiva, contemplando as etapas de unitarização e categorização, enveredando-nos para a elaboração de metatextos que pudessem representar e validar os fenômenos investigados. Todavia, verificamos que o PIBID é uma política pública efetiva, que tem oportunizado muitos acadêmicos a adquirirem experiência em sala de aula, a obterem contato com a realidade escolar. Assim, o abreviamento da distância entre o âmbito de formação e o de trabalho docente têm sido determinante para um direcionamento mais contundente e preparatório para os licenciandos, auxiliando-os a desmistificar hipóteses e mitos acerca do trabalho docente, explorar aptidões didático pedagógicas, melhorar e ampliar os procedimentos metodológicos, vislumbrando quais são efetivos na prática e quais não são.Item A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA, FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PRESENTES NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS, COM SEDE NO NORTE CENTRAL E NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ(Universidade EStadual do Paraná, 2017/03/29) SANTINELO, Paulo Cesar Canato; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/4332776593365591; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; MENEZES, Sezinando Luiz ; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350Refletir sobre o currículo e a formação inicial de professores de ciências da natureza (física, química e biologia) nos remete a um espaço em que existem muitos e profundos embates. Nessa perspectiva nos colocamos em um campo de estudos que é complexo e desafiador, pois envolve muitas ideologias e modos de pensar. As diferentes linhas ideológicas, em determinadas situações, podem se convergir e até mesmo se complementar, porém na maioria dos casos são antagônicas, exigindo, dessa forma, uma atenção especial na abordagem das peculiaridades de cada uma delas, buscando, evitar que se incorram erros primários de interpretação. Sabendo que as ideologias dominantes em relação ao processo formativo no ensino superior perpassam os documentos reguladores e norteadores do trabalho docente, o debate sobre o currículo e a formação inicial de professores definitivamente é necessário. É certo que a existência de um currículo forte e consistente permite a formulação de documentos coerentes e que podem determinar a qualidade dos cursos superiores. Partindo do princípio que as ementas norteiam o processo formativo dos diferentes cursos das instituições de ensino superior, devemos pensá-las e repensá-las constantemente. Uma das diversas discussões relevantes em relação ao currículo dos cursos de física, química e biologia na atualidade, e que é objetivo central de estudo deste trabalho, refere-se à inserção de conteúdos que abordam a epistemologia da ciência. Pensar epistemologicamente nos leva a uma análise histórica e filosófica da ciência e sobre a busca e construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, o enfoque é dado no processo de formação do conhecimento, tanto ao longo da história da humanidade quanto da vida escolar e universitária, saindo, assim, de uma visão restritiva do estudo do conteúdo pelo conteúdo. Isso inverte consideravelmente o significado dado às licenciaturas, que muitas vezes são vistas como uma segunda categoria em relação ao bacharelado, e leva à formação e consolidação de uma identidade forte, que certamente possibilita um novo olhar sobre o ensino de ciências da natureza. Para tanto, neste trabalho investigativo de natureza qualiquantitativa, o desenvolvimento se deu por meio da técnica de levantamento de documentação indireta, com pesquisa e análise crítica documental de arquivos públicos, disponibilizados pelo MEC e pelas instituições de ensino pesquisadas, e por meio de pesquisa e revisão bibliográfica. Destacamos, contudo, que a presença da epistemologia, e principalmente a epistemologia da ciência, ainda é muito discreta nos currículos dos cursos estudados, fragilizando, assim, o processo de formação inicial de professores e tornando precária a efetividade de sua aplicação no contexto escolar.Item A IMPLANTAÇÃO DA BNCC NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS(Universidade Estadual do Paraná, 2017/11/08) BRANCO, Emerson Pereira; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/4292143465844004; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; JÚNIOR, Andrea Paesano ; http://lattes.cnpq.br/6072625760455113; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646No presente trabalho, apresentamos uma discussão sobre as políticas neoliberais e suas influências sobre o sistema educacional, destacando as reformas educacionais brasileiras. O fato é que nem sempre estas interferências são explícitas e a comunidade escolar consciente delas. No entanto, trata-se de um tema que interfere na construção da sociedade e, portanto, atinge direta ou indiretamente toda a população brasileira, porém, muitas vezes, os principais envolvidos, alunos e professores não participam efetivamente das discussões que requerem seu protagonismo. Assim, esta pesquisa, de cunho qualitativo, fundamentou-se na leitura de documentos e artigos pertinentes para subsidiar nossas discussões acerca das reformas educacionais, destacando a atual reforma, que é a implantação de uma base nacional comum e como ela refletirá na organização curricular da escola, na formação do professor, no trabalho docente e na vida dos educandos. Destaca-se que o principal objetivo para a implantação da Base Nacional Comum Curricular é o de promover a reformulação curricular da Educação Básica, norteando os conteúdos e as práticas do professor, o que, na verdade, já se tentou fazer com a implantação dos Parâmetros Curriculares. A proposta inicial seria atender a Constituição Federal que prevê a efetivação de um Sistema Nacional de Educação, amparado pelo Regime de Colaboração entre a União, os Estados e os Municípios. Como resultado preliminar, observamos que os temas: Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio e as alterações na legislação educacional estão interligados entre si e diretamente vinculados às políticas neoliberais. Constata-se também que a real necessidade de se implantar um documento curricular nacional orientador do sistema educacional é a de incorporar, além das políticas públicas nacionais, as influências de organismos internacionais na formulação das propostas educacionais para o Brasil. Essas influências conduzem para a pedagogia do “aprender a aprender”, a qual ressalta a formação para a vida social, produtividade e formação do próprio indivíduo que, na verdade, agregam valores e ideologias neoliberais, de interesse do capital.Item ANIMAÇÃO, HISTÓRIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA INTRODUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO NA INFÂNCIA(Universidade Estadual do Paraná, 2020/12/14) FERREIRA, Letícia; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/9663749396311050; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; OLIVEIRA, André Luís de ; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478O Ensino de Ciências (EC) nas séries iniciais é compreendido pelo ensino das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cuja instrução disciplinar para o público infantil requer cuidados epistemológicos e didáticos essenciais para não mistificar o saber científico e a própria Ciência. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) apresentam-se com frequência no ambiente escolar e no cotidiano dos estudantes como mecanismos facilitadores de ensino, além disso, a infância é marcada por momentos de apreciação de desenhos animados, sob grande influência dessas mídias digitais. Pensando nesses aspectos, o presente estudo teve como objetivo analisar o desenho animado De Onde Vem? como possibilidade de transposição didática (TD) e introdutória aos conceitos de Ciências para estudantes integrantes do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal do Noroeste do Paraná. Para isso, evidenciamos o modo pelo qual os alunos, em específico do 3° ano, representam seus conhecimentos a respeito da natureza da Ciência e das suas contribuições para a sociedade após estudos e influências audiovisuais de um episódio da série em decorrência de uma sequência didática desenvolvida de modo remoto. A constituição de dados que sucedeu essa prática é caracterizada pelos momentos de ilustrações e respostas a questionários, que possibilitaram a apresentação de uma proposta didática para o EC em relação à História da Ciência (HC) e seus instrumentos/fenômenos pelo uso da animação. Os dados empíricos foram interpretados quali e quantitativamente e as representações pictóricas criadas pelos alunos foram evidenciadas pela análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que tanto a animação específica quanto a HC e suas aplicações ao seu ensino influenciam o raciocínio científico infantil, tal fato foi exposto pelas próprias crianças ao apresentarem perspectivas singulares acerca do assunto trabalhado e ao identificarem a contribuição dessa área para o momento atual, baseado em uma crise epidêmica. Indicativos apontaram para uma possível associação dos episódios da animação aos conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o EC das séries iniciais, sendo considerados em ações didáticas pela ótica da pedagogia histórico-cultural e da TD.Item BLENDER 3D OPEN SOURCE: PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA AO ENSINO DE BOTÂNICA(Universidade Estadual do Paraná, 2016/07/21) DEMIZU, Fabiana Silva Botta; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/8616720476558911; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; COSTA, Yandre Maldonado e Gomes da ; http://lattes.cnpq.br/5111623148244343; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646O uso das tecnologias na educação, em especial a Internet e o computador, tem se ampliado nesse novo cenário do século XXI. Dentre essas tecnologias que atendem ao sistema educacional como um todo, é possível destacar aquelas que fornecem interatividade entre os docentes e discentes. Neste trabalho, desenvolvemos um aplicativo interativo composto por imagens tridimensionais produzidas com o software Blender 3D open source e com a inserção de atividades propostas no moodle. Apresentamos um software livre e gratuito com a finalidade de apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos fundamentais de botânica, sendo esses propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Na perspectiva de buscar delimitações, bem como potencializar ações, o objetivo geral desta pesquisa foi a criação de um aplicativo educacional interativo com imagens em 3ª dimensão, na área estrutural e funcional de botânica, visando a uma nova metodologia para o Ensino Médio. Culminou-se, portanto, abordar o uso de tecnologias na formação de professores, relacionando-as ao ensino; descrever o processo de construção do aplicativo educacional; apresentação das contribuições metodológicas que o aplicativo pode proporcionar ao ensino e; análise da avaliação dos resultados deste material. Assim, para a realização do estudo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e, posteriormente, a pesquisa de caráter aplicado e de observação, bem como o uso do aplicativo nas turmas de ensino técnico do ensino médio do Instituto Federal do Paraná, Campus de Paranavaí. A fundamentação teórica foi motivada no uso da tecnologia sobre o material instrucional, a fim de questionar as potencialidades deste como um possibilitador de aprendizagem significativa, do conteúdo de botânica, relacionado ao conteúdo curricular do ensino médio. Durante os estudos apresentados, a pesquisa ocorreu em quatro seções: na primeira, mencionamos o papel das tecnologias na educação, no ensino de Ciências abrangendo a biologia e a botânica, em que apresentamos, de forma sintetizada, uma contextualização histórica a respeito da inserção da tecnologia destinada à educação e à formação docente no cenário brasileiro no início do século XXI; em seguida, apontamos as TICs no sistema educacional, enfatizando o compartilhamento de informações tecnológicas que contribuirão para o ensino-aprendizagem; na terceira seção, descrevemos a metodologia direcionada dos conteúdos propostos no aplicativo, e por último, foram desenvolvidos uma análise de dados. Diante dos resultados obtidos a partir da aplicação do software durante as atividades realizadas, poder-se-á dizer que, o uso da ferramenta é capaz de contornar as dificuldades apresentadas, possibilitando aos estudantes desenvolver habilidades necessárias para o uso da nova metodologia.Item CIÊNCIA E LITERATURA: NA OBRA DE MONTEIRO LOBATO “HISTÓRIA DAS INVENÇÕES” REFERENCIAL PARA UMA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR(Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/26) FIGUEIREDO, Sidineia Caetano; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/5090751507706787; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; MENEZES, Sezinando Luiz ; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591Este estudo teve como objetivo a realização de uma leitura crítica e reflexiva da obra ―História das Invenções‖ de José Bento Monteiro Lobato e o mapeamento de conceitos e/ou termos científicos que forneceram uma proposta pedagógica interdisciplinar significativa, aliando Literatura e Ciências com as Propostas Pedagógicas Curriculares no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais; articulando com a Didática dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Ciências, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Base Nacional Comum Curricular. Assim, a pesquisa buscou compreender a valorização da ciência para a evolução da humanidade retratada em histórias infantos juvenis, instigando a curiosidade e a experimentação. Fez-se determinante conhecer o contexto histórico que correspondia à existência do autor, destacando a relevância do desenvolvimento das ciências como veículo de progresso econômico, social e cultural. O trabalho foi produzido a partir de análise bibliográfica e Análise Textual Discursiva (ATD). As conclusões evidenciaram que, grande parte das questões, discussões, aspirações e críticas expostas por Monteiro Lobato, são atuais, destacando o quão visionário era o autor, e contribuíram para transformar uma cultura arraigada em costumes atrasados em uma nação comprometida com o progresso e com o aprimoramento intelectual, coletivo social, comercial e político e que a obra pesquisada potencializa recursos didáticos primorosos para o Ensino de Ciência, contextualizando de forma interdisciplinar o Letramento Cientifico.Item CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO CRÍTICO REFLEXIVO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS.(Universidade Estadual do Paraná, 2019/02/14) CODATO, Marcos Vinícius Ferreira; GOMES, Paulo César; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; http://lattes.cnpq.br/0210601259115771; GOMES, Paulo César ; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; OLIVEIRA, André Luís de ; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646As contribuições do pensamento reflexivo de John Dewey enfatizaram a importância do pensar na ação, sobre a ação e durante a ação, estimulando a reflexão da prática de ensino e promovendo perspectivas críticas por meio da investigação-sobre-a-ação. Tratou-se de uma Pesquisa Qualitativa em Educação na qual, por meio da autoscopia representada em “sala de espelhos” de Schön, utilizamos o “reflexo” do professor sobre a sua ação educativa no contexto da sala de aula do ensino de ciências, de forma a promover e possibilitar o desenvolvimento da auto-observação, autoavaliação e a reflexão mediante uso de videogravações e áudio-gravações. O objetivo desta pesquisa foi compreender as contribuições do pensamento reflexivo do professor de Ciências à sua própria prática pedagógica. Os esforços desta pesquisa centraram-se no conhecer-na-ação, de forma a propor um possível “diálogo” entre o Professor de Ciências e sua prática educativa. Ao buscar a reflexão sobre o ensino habitual pretendeu-se o enriquecimento da compreensão docente ou mesmo a tomada de consciência sobre sua ação pedagógica, como Profissional Crítico-Reflexivo em escolas estaduais e municipais, localizadas no interior do Estado do Paraná, afim de compreender a expressão de saberes provenientes de processos de investigação e de reflexão sobre a prática educativa docente, o que constituem-se competências necessárias para o ensino de ciências enquanto prática social e, ao mesmo tempo, como suporte à formação da identidade do professor (reflexivo e pesquisador) e como forma de compreender suas concepções acerca dos processos de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula. Com base em registros sistemáticos da sala de aula sobre a prática educativa do professor de Ciências ao longo do ano letivo, registramos as concepções docentes sobre a própria ação educativa e desenvolvendo momentos de discussão e reflexão sobre a mesma. Utilizamos, neste sentido, a autoscopia ou a sala de espelho (room of mirrors), como proposta por Donald Schön, sobre aspectos recorrentes em aulas observadas e registradas em videoteipe. A análise dos dados ocorreu mediante a Análise Textual Discursiva, na qual realizamos o processo de unitarização, como suporte mediador à produção de significados, enfatizando a teoria, na qual o pesquisador interpreta e produz argumentos. Dessa forma investigar a prática pedagógica proporcionou caminhos para repensar a formação inicial e continuada de professores de ciências, tendo como base teórica, metodológica e epistemológica a questão dos saberes que emergem de seu conhecimento tácito, de sua ação e que se constituem na própria docência e no desenvolvimento dos processos de reflexão docente sobre sua ação, na ação e na reflexão sobre refletir a ação educativa.Item CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO: ASPECTOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS(Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/22) BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/5424355010923780; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; OLIVEIRA, André Luis de ; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060Esta é uma pesquisa qualitativa que investiga a formação de professores, com enfoque no curso normal/magistério, atualmente denominado Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal. Propôs investigar fragmentos da história do curso em três contextos: no Brasil, no Paraná e em Nova Esperança-PR. Em cada um desses, buscou-se, na história do curso, destacar fatos importantes que envolvem a educação, a formação e a profissionalização docente até a época presente, quando refletimos sobre possíveis motivos de sua continuidade. Em Nova Esperança, foi estudado o Colégio Estadual São Vicente de Paula – EFMNPR que é locus de formação de professores em nível médio, no qual investigamos como um grupo de professores e estudantes entende a profissão docente e quais suas possíveis expectativas acerca da formação e da profissão. Em busca desses objetivos, pautamo-nos em revisão de literatura, pesquisa de campo, análise documental e de conteúdo. Entre as fontes, destacam-se: documentos, leis, decretos, resoluções, relatórios, livros, teses, dissertações, artigos, relatos e questionários. Entre os resultados, notamos que a formação de professores se relaciona à valorização do trabalho docente, assim como entendimentos acerca da qualidade dessa formação envolvem interesses políticos e ideológicos sobre a educação, organização social e interesses antagônicos. O curso normal/magistério contribui para a formação de professores, principalmente antes do acesso e ampliação de vagas em nível superior e, em todos os contextos, passou instabilidade e rupturas, contudo, permanece como polo de formação. É alvo de interesses antagônicos e sua expansão se dá na medida em que aumentam as escolas públicas. Ainda que se mantenham as metas nacionais de que todos os professores da Educação Básica tenham formação mínima em nível superior, a demanda almejada não é atendida conforme o idealizado. Assim, a formação em nível médio permanece. Entre as etapas da Educação Básica, conserva-se certa hierarquia em que os níveis de qualificação docente são menores nos anos iniciais, até considerando professores leigos, que ainda atuam em muitas escolas brasileiras. Analisando esse percurso, entendemos que, embora o Curso seja, por vezes, relacionado à extinção, à exceção ou à oferta transitória, tende a permanecer como locus de formação enquanto forem insuficientes os investimentos no nível superior. Um aspecto preocupante a se considerar é que a tríade: ensino, pesquisa e extensão é comprometida com a formação em nível médio, e é essencial para o profissional que lida diretamente com o conhecimento. Outro fator preponderante em relação ao recrutamento de novos professores é algo que existe desde a época colonial: a falta de valorização devida à profissão docente. No que se refere à pesquisa realizada com professores e estudantes, esses apresentaram suas concepções acerca da escola pública, da formação e atuação docente e percebemos que há um enaltecimento sobre o valor e a relevância desses, embora reconheçam alguns dos desafios que os cercam.Item DESENHANDO-ME COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONCEPÇÃO ANTES E DEPOIS DO CONTATO COM A SALA DE AULA.(Universidade Estadual do Paraná, 2015/08/14) FRAQUETTA, Flávio; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/1881912703343114; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; NUNES, Maria Júlia Corazza ; http://lattes.cnpq.br/3018298062282452; YAMAMOTO, Marilene Mieko ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591A concepção que discentes em Formação Inicial em Ciências Naturais constrói a cerca do papel do professor no contexto atual é fator determinante para o seu processo profissional. Podemos considerar o estágio supervisionado como contribuinte efetivo para essa visão formadora, pois é a partir do contato direto com a sala de aula, que os futuros professores vivenciarão a sua carreira futura e serão levados a uma reflexão a partir da experiência docente no processo de observação, participação e regência atribuídas ao estágio supervisionado. O objetivo geral desse trabalho é investigar as reflexões sobre o que é ser professor, antes e depois do contato com a sala de aula, este proporcionado pelo estágio supervisionado obrigatório dos cursos de Licenciatura. Para tal, foram pesquisados um grupo de professores em formação inicial, acadêmicos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí no ano de letivo de 2014, que poderão atuar como professor da disciplina de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental II. Assim, o processo de investigação desenvolveu se a partir da interação entre pesquisador e membros das situações investigadas, com a finalidade de ilustrar o seguinte questionamento: Que tipo de professor gostaria de ser e para que sociedade? Assim como, a elaboração de um desenho que delineasse o significado que tem para o acadêmico em ser um professor de Ciências. Para que haja a efetivação desse trabalho, foram analisados os discursos dos futuros professores apresentado nos dados coletados para discutir as reflexões sobre o ser professor e tornar-se professor, a complexidade do ser professor, do estar em sala de aula e o tamanho da responsabilidade que colocam em nossos ombros, segundo a concepção dos professores de Ciências em formação.Item DISCUTINDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS(Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/03) SANTOS, Diego Marlon; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/1739031666447757; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; ttp://lattes.cnpq.br/2610416037040646; SILVEIRA, Marcelo Pimentel da ; http://lattes.cnpq.br/4957252344122086; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060Neste trabalho procurou-se pesquisar o processo formativo dos professores que lecionam a disciplina de Química nos colégios públicos da região noroeste do estado do Paraná, tendo como objetivo a identificação das necessidades e suas práticas pedagógicas, podendo dessa forma contribuir na formação mais eficiente e efetiva dos professores. Realizando um mapeamento mais atual das necessidades formativas, observamos que há uma grande carência de professores nessa área do conhecimento e os resultados obtidos podem servir como base para discussões envolvendo propostas da formação inicial e continuada. A análise destacou nas entrevistas com os professores de Química, a questão do que se deve “saber” e “saber fazer” para ministrar uma docência de qualidade. As falas dos professores foram importantes para se discutir os conhecimentos que precisam ser adquiridos, proporcionando uma visão rica e complexa da atividade docente. Por esse motivo, há necessidade de uma ruptura com o modelo da racionalidade técnica, que aumente os domínios dos professores sobre os saberes que implicam as necessidades formativas, havendo uma articulação de conhecimentos, para que possam relacionar a teoria e prática. Nesta investigação utilizou-se uma pesquisa de campo, descritiva e de cunho quali-quantitativo para analisar os dados referentes aos professores que lecionam a disciplina de Química no Ensino Médio nas instituições de ensino de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – PR. A coleta de dados foi realizada por meio do encaminhamento de questionários e entrevistas em três momentos distintos: no primeiro, optou-se pelo encaminhamento do questionário aos diretores, obtendo informações sobre a instituição de ensino, visando investigar o perfil dos colégios públicos, totalizando desta forma, 34 questionários encaminhados. No segundo momento, foram encaminhados 48 questionários aos professores de Química, obtendo informações sobre a sua formação e as práticas pedagógicas. No terceiro momento, optou-se em realizar uma entrevista também com 10 professores, porém, residentes no município de Paranavaí, para investigar e discutir a formação de professores de Química e as suas necessidades formativas. Por fim, o estudo detalhado abre possibilidades para a continuidade de pesquisas em torno desta temática, que poderão contribuir para a consolidação do papel docente.Item EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM FOCO: SUA PRESENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(Universidade Estadual do Paraná, 2017/04/28) ANDRADE, Cíntia Cristiane de; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/2520079066102259; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; MENEZES, Sezinando Luiz ; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758Esta pesquisa visou a contribuir com subsídios para a busca de melhorias no que tange ao trabalho com a Educação Ambiental atualmente desenvolvido, especialmente, no que diz respeito à formação e capacitação de professores. Para este fim, partiu-se da análise de conteúdos de artigos referentes ao tema, no sentido de encontrarmos respostas acerca de algumas indagações inicialmente efetuadas. Realizamos, primeiramente, uma abordagem teórica sobre o assunto, de modo a adquirir embasamento para a análise de conteúdo dos artigos, o que nos oportunizou perceber que a Educação Ambiental é uma temática ampla, influenciada por diversos aspectos (social, cultural, histórico, econômico, dentre outros), e que quando esta é associada à formação de professores, torna-se ainda mais complexa, como ficou evidenciado ao longo da pesquisa. A presente investigação ocorreu por meio da consulta à lista completa de classificação de periódicos, disponibilizada para consulta online na Plataforma Sucupira, da qual selecionamos como amostra os periódicos brasileiros das áreas de avaliação Ensino e Educação, de estratos A1, A2, B1 e B2. A referida seleção se baseou na lista de periódicos Qualis, ano base 2014, pois, até à data de início da pesquisa, esta era a mais recente disponibilizada. Uma vez selecionados os periódicos, analisamos os sumários de todos os exemplares publicados entre os anos de 2014 até maio de 2016, para a seleção dos artigos, tendo como propósito realizar um estudo analítico das produções científicas apresentadas nas revistas eletrônicas de Educação e Ensino, visando traçar um panorama dos artigos sobre formação de professores associada à Educação Ambiental. Os resultados obtidos com a análise de conteúdo evidenciaram que os pesquisadores, com maior interesse pela pesquisa em Educação Ambiental, são oriundos dos cursos de Ciências da Natureza, com destaque para Ciências Biológicas. Quanto aos desafios enfrentados para o trabalho com a mesma, o ensino baseado no modelo tradicional, seguido pela falta de capacitação docente, são citados como os principais obstáculos para a realização de um trabalho crítico e reflexivo com a Educação Ambiental. Esperamos que o presente estudo abra possibilidades para a continuidade de pesquisas em torno desta temática, visando a contribuir para a consolidação da Educação Ambiental, no espaço escolar, e principalmente, como parte essencial da formação docente.Item MÓDULO DIDÁTICO AUTOMATIZADO DE TRATAMENTO DE ÁGUA: PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS(Universidade Estadual do Paraná, 2016/12/20) MATARUCO, Sônia Maria Crivelli; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/0836891204233076; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/1330939521944829A preocupação central deste trabalho foi investigar as inovações tecnológicas ocorridas nos últimos tempos e o engajamento que estas apresentam na vida de todos, sobretudo crianças e jovens, mostrando a necessidade de metodologias de ensino que estejam adaptadas a esta nova ambiência. A questão da água e seu sistema de tratamento são amplamente discutidos no ensino, porém é importante que este seja realmente realizado para que possa ser efetivamente aprendido. Assim, tendo em vista a era tecnológica, a importância que representa aos olhos dos educandos, é necessária a adaptação do ser humano e o engajamento da escola para seu uso. Nesse cenário de grande demanda dos professores por um recurso que possa contextualizar o conteúdo sobre as etapas do tratamento da água, esta dissertação teve como objetivo desenvolver um módulo didático automatizado que demonstra todas as etapas necessárias para torná-la própria para o consumo humano, como uma ferramenta colaborativa que possa enriquecer o processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Entendemos que, ao trabalhar em sala de aula com o módulo didático, o professor fará com que a aprendizagem transcenda o espaço da classe e da própria escola, permitindo uma transformação do conhecimento, propiciando o crescimento de um cidadão interativo e criativo. O módulo automotivo foi desenvolvido no laboratório do Instituto Federal-Campus de Paranavaí, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná-Sanepar. A tecnologia utilizada inicialmente para projetar o módulo foi o SketchUp modelagem 3D, além de vários testes para dimensionar a quantidade de produto necessário para obter sucesso no tratamento final da água. Diante da complexidade para executar o projeto, foi necessária a participação de uma equipe interdisciplinar composta por vários profissionais das mais diversas áreas. O recurso didático foi aplicado no Colégio Estadual Doutor Marins Aves de Camargo de Paranavaí nas turmas do oitavo ano “A, B e C” do ensino fundamental composta por 85 alunos e na Faculdade de Tecnologia Ciências do Norte do Paraná – Fatecie com 17 alunas do curso de Pedagogia, além da participação do professor. De acordo com o exposto em sala e do resultado da aplicação dos questionários foi possível constatar que os alunos do oitavo ano do Colégio Marins e as alunas do curso de licenciatura em pedagogia da Fatecie entenderam com maior clareza as etapas do tratamento da água, pois o recurso proporcionou troca de experiências e elevação no grau da aprendizagem, mostrando que as tecnologias devem ser transformadas em um meio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando maior interação entre professor aluno e, também, entre aluno-aluno.Item PEER INSTRUCTION: DISCUSSÕES QUE PERMEIAM A FORMAÇÃO REFLEXIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS(Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/31) DUARTE, Bruna Marques; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/7237406150714469; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; JÚNIOR, Andrea Paesano ; http://lattes.cnpq.br/6072625760455113; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646Este trabalho objetiva discutir alguns aspectos relevantes para o Ensino de Ciências, enfatizando o ensino de Física. Como parte integrante deste contexto, apresentamos e discutimos os resultados da aplicação do método Peer Instruction ou PI, idealizado por um professor de Física da Universidade de Harvard, Eric Mazur. O referido método evidencia as concepções espontâneas dos estudantes em conflito com as concepções ditas científicas. Portanto, conhecer essas concepções espontâneas ou alternativas é parte fundamental para o sucesso da aplicação desse método. Neste trabalho, o público alvo foram os acadêmicos do último ano do curso de Ciências - Licenciatura Plena da UNESPAR - campus de Paranavaí. Assim, além de identificar quais são as concepções alternativas destes alunos sobre os conteúdos de eletrostática e eletricidade, também discutimos como essas concepções podem interferir na atividade profissional deles. Inserido nesse contexto, apresentamos uma discussão sobre o ensino de Ciências no Brasil e a importância da epistemologia da Ciência no processo ensino-aprendizagem de forma a contextualizar o Método Peer Insctruction, correlacionado-o com a prática metodológica comumente empregada. O trabalho é de campo, possuindo um intuito quanti-qualitativo, e seus levantamentos de dados ocorreram por meio de aplicação de questionários e observações. A análise dos resultados é representada por gráficos que mostram a porcentagem de acertos antes e depois da aplicação do método. Esses dados forneceram subsídio para o cálculo do ‘ganho’ (g) obtido, conforme apresentado pelo autor do método. Os resultados mostraram que os índices de ganho alcançados são compatíveis com a literatura existente sobre o assunto, afirmando o sucesso do método para o ensino conceitual. As análises dos resultados permitem considerar que o método pode ser utilizado para promover o processo de formação reflexiva que deve ser instalada desde a formação profissional dos futuros professores.Item SABERES DOCENTES: MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS DISCURSOS DE TARDIF, NÓVOA E SCHÖN ARTICULADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE QUÍMICA EM TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PERÍODO DE 2010 A 2019(Universidade Estadual do Paraná, 2020/12/09) TORRES, Karla Gisleine Ferrari; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/6708716189035623; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; KIOURANIS, Neide Maria Michellan ; http://lattes.cnpq.br/7461153369428865; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Nesta pesquisa, investigamos como são abordadas as opiniões dos autores Maurice Tardif, Antonio Nóvoa (1954) e Donald Schön (1930 - 1997) nas teses e dissertações defendidas entre 2010 e 2019 que investigam os saberes docentes, a formação e atuação de professores de Química nos programas de Pós-Graduação, nível stricto sensu, de Universidades brasileiras. Analisamos as temáticas em que Tardif, Nóvoa e Schön são abordados nas bases referenciais, também identificarmos as particularidades teórico-práticas desses autores, examinando como são referenciados nas citações no corpus das pesquisas, e levantamos as diferentes perspectivas relacionadas aos tipos de saberes docentes utilizados na disciplina de Química. Com base nesses objetivos, no presente trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica, descritiva, de enfoque quali-quantitativo e de análise de revisão bibliográfica. Na constituição de dados contemplamos, principalmente, a análise de conteúdo, cujas fontes de geração dos registros foram artigos, livros, teses, dissertações, leis, decretos e resoluções. O corpus do trabalho foi constituído por vinte defesas, as quais são representadas pelas pesquisas estudadas, sendo dez teses e dez dissertações entre 2010 e 2019. O lócus refere-se às Instituições de Ensino Superior que representam a origem das teses e dissertações analisadas, totalizando catorze Universidades. Os autores abordados tratam das necessidades teórico-práticas dos docentes das diferentes áreas do conhecimento, e a escolha desses partiu do refinamento de dados que apareceram no título, corpo e referências das pesquisas investigadas. Os resultados do trabalho mostraram que as citações foram utilizadas mais como Autenticação das concepções defendidas que validam os argumentos do pesquisador, como um advogado de defesa. As referências confirmam um posicionamento do pesquisador, dispensando-o da necessidade de buscar mais indícios para sua argumentação. O processo autoral transfere a incumbência das afirmações do pesquisador para o autor referenciado. As contribuições desta pesquisa consistiram em sugestões metodológicas a partir de uma revisão criteriosa das referências, propondo novos olhares e estratégias de pesquisa na formação de professores envolvendo os saberes docentes e as relações de conhecimento científico e epistemológico nos estudos da disciplina de Química.Item TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE 1970 - 2010(Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/17) SANTOS, Bianca Guimarães Severo dos; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/1742473685531774; OLIVEIRA, André Luis de ; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646Os livros didáticos são instrumentos de veiculação do conhecimento entre alunos e professores e se caracterizam em um dos principais meios no processo de ensino e aprendizagem. O conceito de Evolução Biológica foi selecionado por ser um ordenador do conhecimento biológico, assim alguns questionamentos alicerçaram o desenvolvimento desta pesquisa: como o conceito de Evolução Biológica tem sido discutido nos livros didáticos para que se torne ensinável? Quais aspectos são privilegiados na seleção desses conceitos no livro didático? Assim, o objetivo mais amplo desta pesquisa foi a de analisar como o conteúdo de Evolução Biológica, considerado o eixo unificador no ensino de Biologia, é abordado em algumas obras didáticas. Para isso, analisamos quinze materiais didáticos de 1970 a 2010, sendo utilizados três exemplares por década. A metodologia foi baseada na análise do conteúdo de Evolução Biológica, juntamente com os elementos da Transposição Didática, por entender que ao realizar esse processo de transformação do “saber sábio” para o “saber ensinar”, alguns requisitos são necessários para que não seja apresentado, nos manuais didáticos, um saber desprovido da História e Filosofia da Ciência e desatualizado da necessidade social de cada época. Os elementos da Transposição Didática utilizados na análise foram: Dessincretização do saber, Despersonalização do saber, Programabilidade do saber, Publicidade do saber, Fidelidade na textualização, Envelhecimento biológico e moral, Relação antigo/novo do saber e Criações didáticas. Ao realizar a análise, os resultados indicaram que há uma ocultação durante o processo de Transposição Didática que dificulta o ensino e aprendizagem de Evolução Biológica. É indispensável uma reformulação curricular desde o Ensino Superior até a Educação Básica para que o ensino de Evolução Biológica contemple a História e Filosofia da Ciência e seja o eixo unificador de todas as áreas da Biologia.Item UMA DISCUSSÃO DO PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS(Universidade Estadal do Paraná, 2016/12/02) LEIRIA, Talisson Fernando; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/6329805276519041; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; OLIVEIRA, Breno Ferraz de ; http://lattes.cnpq.br/2082288775452202; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646Este trabalho apresenta uma discussão sobre o uso das atividades experimentais como estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, com ênfase no ensino de Física e a correlação dessa metodologia com a formação do professor no contexto das políticas neoliberais da educação. Partimos do pressuposto que toda metodologia pedagógica está pautada numa crença epistemológica do professor a respeito da ciência e no contexto social, político, econômico e cultural. De acordo com os livros didáticos, a Física é uma Ciência empirista-indutivista tendo o Método Científico o único caminho possível para a evolução da Ciência. Essa visão fundamenta as metodologias da pedagogia tradicional, que se opõem as concepções epistemológicas do século XX. Assim, o professor utiliza a memorização e a reprodução do conhecimento numa sequência linear e progressiva, como num processo de adestramento de acordo com a Concepção Neoliberal na Educação. Este comportamento é reproduzido na literatura vigente por meio de artigos que retratam as metodologias das atividades experimentais numa visão unilateral do conhecimento. Nesse contexto, a qualidade do processo ensino e aprendizagem permeia a postura reflexiva do professor que deve estar atento a essas questões em sua prática pedagógica. Assim, espera-se que este trabalho possa guiar reflexões da prática pedagógica vigente dos professores de Ciências e Física.Item USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTERNET COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ-PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2015/08/17) STEFANI, Divaldo de; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/4921439028386315; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; NEVES, Marcos Cesar Danhoni ; http://lattes.cnpq.br/6514146095003486; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646As tecnologias da informação e comunicação, as mídias digitais e a popularização das redes sociais com o seu uso cada vez mais frequente no cotidiano da comunicação em rede, através da internet, assim como os aplicativos de computador, tablets, celulares, smartphones e os smartwatchs inserem a população mundial na comunicação digital, graças aos novos recursos tecnológicos desenvolvidos. Vivemos em uma época da tecnologia e da comunicação digital, falada, escrita, digitalizada e concretizada por imagens, audiovisual e em tempo quase real, e nessa perspectiva moderna, temos jovens que nasceram e cresceram diante da tecnologia e internet, os “nativos e imigrantes digitais”, e o professor que necessita criar novas alternativas didáticas e metodológicas para lidar com esses jovens conectados e que vivem num mundo de informações e comunicação rápida e coletiva. O objetivo desse estudo foi analisar como a tecnologia digital, internet e redes sociais interagem com a prática docente e investigar o perfil dos professores diante dessa tecnologia. A metodologia foi baseada em pesquisa aplicada através de ferramenta online (google docs), com a elaboração de formulário de pesquisa e encaminhado ao professores do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí-Pr. Na análise da pesquisa observamos que os professores utilizam restrita e aleatoriamente as TICs, e possuem conhecimento limitado com relação ao uso das tecnologias e computadores, e em sua formação as TICs não foram contempladas. Conclui-se que a tecnologia digital, e os recursos tecnológicos oferecidos pela Internet e as redes sociais, devem ser mais utilizadas pelos professores, pois servem de apoio à sua prática docente interdisciplinar e que a academia deve ter um olhar voltado à formação dos professores com a incorporação das tecnologias em sua formação.