Navegando por Autor "COQUEIRO, Wilma dos Santos"
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Item A violência doméstica contra mulheres de Corumbataí do Sul/PR: desafios e possibilidades de superação(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) MICOLAJUNAS, Luciana Josélia; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/4809385528233903; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; MACHADO, Vanessa Rombola; http://lattes.cnpq.br/0505507655594064; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041A violência de gênero praticada contra a mulher é um problema social de reconhecimento internacional acerca da necessidade de compreensão e enfrentamento. Embora existam conquistas na efetivação dos direitos humanos das mulheres, persistem vestígios de uma sociedade patriarcal, na qual não se concretiza de fato a igualdade de direitos conforme preconiza a legislação vigente no país, com fulcro na Lei 13.104/2015, que criminaliza o feminicídio e o reconhece como assassinato de mulheres cometido em razão de seu gênero. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta como problema: quais motivos influenciam a permanência ou rompimento do ciclo de violência vivenciado por mulheres vítimas de violência de gênero, residentes em um município brasileiro de pequeno porte I? O objetivo geral é investigar os fatores socioculturais e econômicos que permeiam a violência doméstica sofrida por mulheres residentes em Corumbataí do Sul, município localizado na região sul do Brasil e situado no noroeste do Paraná. Os Objetivos específicos são: a) mapear o perfil socioeconômico e cultural das mulheres vítimas de violência no Brasil e correlacionar com o perfil do município de Corumbataí do Sul-PR; b) analisar se as políticas públicas para o enfrentamento da violência contra mulher estão disponíveis para mulheres de Corumbataí do Sul-PR; c) averiguar os desafios e as possibilidades de superação dessa vivência, de acordo os relatos das mulheres que sofreram violência doméstica, em Corumbataí do Sul. Adota-se, na pesquisa, uma metodologia quali-quantitativa, utilizando-se o grupo focal como instrumento para a coleta de dados, na busca de elucidar o problema apresentado. O perfil das participantes evidenciou serem mulheres cisgênero, com predominância da etnia parda, em relações conjugais de união estável, com baixo grau de escolaridade, residentes em casas alugadas, trabalhadoras informais, com renda de até um salário-mínimo, que recebem benefícios assistenciais e apresentam situação de hipossuficiência financeira. Enquanto resultados, o estudo aponta como essencial a promoção de diálogos e a implementação da educação em direitos humanos e educação em gênero desde os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto medida de conscientização, prevenção e superação da violência doméstica, das mais diversas formas contra violências que ferem os direitos fundamentais inerentes aos seres humanos.Item Aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: uma abordagem interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos(as)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) SILVA, Débora Raitz; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/8394256958384156; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FILHO, Izaias da Costa; http://lattes.cnpq.br/9183520756095297A presente pesquisa objetiva analisar como se deu o processo de aprendizagem de alunos(as) por meio das tecnologias digitais no período da pandemia de Covid-19, tendo em vista a realidade desse público de classe baixa e de trabalhadores(as) em meio à mudança do ensino presencial para o remoto. Como fundamentação teórica deste estudo, de natureza aplicada, descritiva, com alicerce na pesquisa de campo e com abordagem quali-quantitativa, este estudo recorreu a pesquisadores(as) recentes e de abordagem interdisciplinar, dentre os principais: Arroyo (2017), Freire (2021, 2022), Kenski (2012), Moran (2013) e Lévy (2010a, 2010b). Para tanto, investigaram-se os discentes da EJA matriculados no ensino médio e fundamental do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná, juntamente com os(as) docentes e a equipe pedagógica da instituição, no período de 2019 a 2022, ou seja, antes, durante e pós-pandemia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três grupos do colégio, sendo 13 discentes, 8 docentes e 2 pessoas da equipe pedagógica; e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o ensino remoto para alunos(as) da EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), do investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e da promoção de políticas públicas para essa modalidade.Item Direitos Humanos e Literatura: propostas de trabalho com contos de Conceição Evaristo na educação básica(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SANTOS, Danieli Cássia dos; COQUEIRO, Wilma dos Santos; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/0827605814490673; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; ZUKOSKI, Ana Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/6633946411492536; FELIPE, Delton Aparecido; http://lattes.cnpq.br/1673979833356158; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001Esta pesquisa tem como objetivo, compreender como as questões raciais e de gênero podem ser discutidas na escola, por meio da literatura negrofeminina de Conceição Evaristo. A partir de contos que integram a coletânea Olhos d'água (2014), da escritora Conceição Evaristo, busca-se ampliar a visibilidade da literatura negrofeminina no âmbito da educação básica. A proposta focaliza a intrínseca relação entre literatura, sociedade e educação, considerando as interseccionalidades de classe, raça e gênero, especialmente no que concerne à incidência da violência contra a mulher, notadamente a mulher negra nas periferias urbanas. Nesse contexto, esta pesquisa se fundamenta em discussões interdisciplinares sobre a história social do povo negro no Brasil, a ocupação dos espaços de marginalização social por essa população, do feminismo negro interseccional, bem como na análise da historiografia literária brasileira que marginalizou e continua a marginalizar escritores(as) negros(as). Adicionalmente, a pesquisa aborda a proposta de ensino com base na estética da recepção e nos princípios dos direitos humanos. O objetivo é promover, por meio da elaboração de sequências didáticas, discussões relevantes acerca das temáticas presentes nos contos da coletânea, no contexto do ensino de literatura. Isso é feito com a finalidade de proporcionar aos estudantes da rede básica de ensino textos literários que estimulem o pensamento crítico e a reflexão. No que diz respeito à metodologia adotada, esta pesquisa envolve uma análise interdisciplinar dos contos da coletânea, fundamentada no referencial teórico mencionado. Essa análise culmina na elaboração de atividades de ensino que exploram a representação literária sob uma perspectiva interdisciplinar e dialógica, conectando-a aos direitos humanos e à condição dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Portanto, o propósito deste estudo é contribuir para o ensino de literatura na rede básica de maneira sensível às questões contemporâneas que permeiam a sociedade atual.Item “‘Vai morrer.’ mas antes, ele espanca a infeliz”: o heterodiscurso em Mulheres Empilhadas, de Patrícia Melo(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) BLANCO, Douglas Fernando; POLATO, Adriana Delmira Mendes; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/8371015587795950; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; PEREIRA, Rodrigo Acosta; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001A abordagem das relações sociais e de suas problemáticas e a prospecção de transformações individuais e sociais pelo diálogo são inerentes ao acabamento temático do gênero discursivo romance que, cronotopicamente, tem meios próprios de enriquecer o discurso interior, apreender temas da vida social, exauri-los e orientá-los à realidade como proposta de crítica e ruptura. Nesta dissertação, portanto, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que coaduna referenciais do dialogismo de Bakhtin e o Círculo, da Sociologia, do Direito, dos Estudos sobre a violência de gênero e outros, objetivamos analisar dialogicamente as manifestações heterodiscursivas mobilizadas para a representação da violência contra as mulheres e sua expressão no feminicídio no romance Mulheres Empilhadas (2019), de Patrícia Melo. Por adição, em nossos objetivos específicos, buscamos (i) compreender as relações dialógicas com discursos cotidianos e institucionalizados mobilizadas na obra; ii) discutir a estilística socioideológica do romance com foco à concretização axiológica; iii) problematizar as relações sociais assimétricas de gênero representadas na obra eleita. Os resultados confirmam a literatura como um ramo da ciência das ideologias e o romance como um gênero discursivo propício à manifestação do heterodiscurso, por agenciar vozes históricas e sociais constitutivas da língua/discurso em uso em diferentes campos da comunicação ideológica, por diferentes grupos participantes da organização social. Como meio concreto de compartilhamentos axiológicos que traduzem a posição socioideológica da autoria de Melo e de interlocutores do seu tempo, o heterodiscurso em Mulheres empilhadas (des)revela um cronotopo contemporâneo de formas brutais, grotescas, amplamente variadas e intrincadas de manifestação da violência contra as mulheres, que culminam em feminicídios banalizados. O romance reveste o tema de um matiz axiológico-emocional de denúncia ampla, de revolta, compreensão crítica e combate a tais atos, aos quais o heterodiscurso, construído das/nas tensões entre vozes cotidianas e institucionalizadas, organizadas e inseridas a partir de formas composicionais e estilísticas, é elemento estético essencial à sensibilização dos leitores. Nesse romance de denúncia e revolta, o heterodiscurso é caracterizado pela variedade de linguagens e horizontes ideológicos manifestados: a) na voz da personagem narradora não nominada, configurada na posição tensa de vítima de violência e agente de seu combate, a partir da qual a autora realiza, literariamente, seu ponto de vista refratado sobre eventos de violência física, sexual, psicológica, estrutural, simbólica e outras, e a partir da qual a própria narradora instituída expressa seu horizonte axiológico de conflito, revolta, crítica, superação e denúncia; b) nas vozes de personagens homens agressores se discursivizam imagens refratadas de sujeitos perturbados, machistas, misóginos, provocadores, predadores, preconceituosos, cruéis, opressores e capazes de assassinar friamente, de forma brutal, natural e socialmente validada; c) nos gêneros intercalados introduzidos como epígrafes, que tanto funcionam, alternadamente, como cortes axiológicos de reflexão e denúncia ao real concreto quanto funcionam como propostas de ruptura e reconfiguração de relações sociais. Conclui-se que o estudo das manifestações heterodiscursivas e sua concretização axiológica em Mulheres empilhadas permite uma compreensão crítica, ampla e profunda da realidade contemporânea no que toca ao tema da violência contra as mulheres e seu desfecho brutal no feminicídio, apontando à necessidade de uma reeducação urgente para relações de gênero na sociedade brasileira.Item WebQuest: uma possibilidade de formação continuada a partir da representação das configurações familiares nos contos e nas histórias infantis(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) ALVES, Maria; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/7920993745260485; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MORGADO, Suzana Pinguello; http://lattes.cnpq.br/5689450945121821; SILVA, Mirian Cardoso da Silva; http://lattes.cnpq.br/8139346804540845O conceito de família sofreu e vem sofrendo inúmeras transformações de caráter público e privado por interface do interesse e do redimensionamento da sociedade ao longo do tempo. Nesta pesquisa, objetiva-se identificar as configurações familiares observadas nos contos e nas histórias infantis que fazem parte do acervo literário da educação formal. A finalidade da pesquisa é compreender as configurações familiares trabalhadas na prática educativa por meio de contos e histórias infantis desenvolvidas acerca dessa temática. O estudo se alicerça na pesquisa bibliográfica, por permitir uma ampla gama de informações diversas em publicações que auxiliam na definição conceitual e na aproximação com o tema. Para a pesquisa, é utilizada uma variedade de contos (sabedoria, de fadas, fantásticos etc) e histórias infantis que possam corroborar com o entendimento acerca das diferentes formas de configurações familiares presentes na sociedade atual. Com base em abordagens interdisciplinares – oriundas de áreas como Educação, Sociologia, Psicologia e Teoria da Literatura – buscou-se investigar as produções da literatura infantil que retratam os diferentes tipos de família. Apresentando dados qualitativos, os resultados coletados são divulgados por meio do recurso metodológico tecnológico da WebQuest – ferramenta de ensino relevante nos meios educacionais atuais – para disseminar produções literárias e oferecer subsídios aos(às) docentes para uma educação inclusiva pautada em direitos humanos. O resultado do estudo demonstrou a existência da diversidade familiar e a possibilidade do entrosamento entre a instituição familiar e a escolar, mediante o processo de ensino e aprendizagem com a educação inclusiva embasada em Direitos Humanos.