Navegando por Autor "COQUEIRO, Wilma dos Santos"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A constituição axiológica de anúncios de propaganda governamental de combate à violência contra a mulher no cronotopo pandêmico(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-30) BRUSIANI, Larissa Aline José; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/1133215787071721; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; ANGELO, Cristiane Malinowski Pianaro; COQUEIRO, Wilma dos SantosA problemática da violência doméstica contra a mulher é veemente e grave na sociedade brasileira, o que demanda uma compreensão sócio-histórica, cultural e ideológica de sua perduração e intensificação, mesmo diante da implementação de políticas públicas e das lutas travadas em torno da reconfiguração de papeis sociais de gênero em todos os âmbitos da organização social no curso da história. Assim, o objetivo desta dissertação é analisar a constituição axiológica e ideológica de dois anúncios de propaganda governamental de combate à violência doméstica contra a mulher, pelo incentivo a denúncias pelo ligue 180, no contexto da pandemia da covid-19. Ambos são de autoria institucional encomendada pelo governo Federal, representado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos direitos Humanos, em parceria com outras instituições. Um dos enunciados foi produzido no ano de 2020, e o outro no ano de 2021, como resposta governamental aos reclames de organizações sociais nacionais e internacionais à problemática do aumento da violência doméstica contra a mulher no cronotopo da pandemia da covid-19. Trata-se de pesquisa interdisciplinar, qualitativa e interpretativa que se vale das contribuições dos estudos feministas, dos estudos de gênero, da história das mulheres, da publicidade e propaganda e do aparato teórico-metodológico analítico do dialogismo do Círculo de Bakhtin. Nesse ínterim, e a partir dos pressupostos teórico-metodológicos elencados, problematizamos o conteúdo ideológico e a efetividade dos enunciados eleitos para análise, a considerar tanto a sua dimensão extralinguística de produção e recepção social quanto a sua dimensão linguístico-semiótica. Os resultados indicam que os anúncios de combate à violência contra a mulher e incentivo ao Ligue 180 são restritivos em sua composição axiológica e ideológica, configuram e reforçam imagens estereotipadas de mulheres agredidas e de homens agressores em relações sociais assimétricas. No anúncio de propaganda governamental do ano de 2020 são discursivizadas imagens de uma mulher branca, resignada, submissa, de classe média alta, amedrontada, coagida dentro do lar, impotente à denúncia no isolamento social e que oculta as agressões sofridas. Já sobre o agressor, discursiviza-se a imagem do homem detentor de poder dentro do lar, agressivo, vigilante, coercitivo. No anúncio de propaganda governamental do ano de 2021, são discursivizadas duas imagens de mulher, uma branca e outra negra. As axiologias mobilizadas na representação de ambas são diferentes. Na configuração da mulher branca investe-se em axiologias que constituem sua resignação, santidade, sofrimento, submissão, vergonha, dor, enquanto para a representar a mulher negra são mobilizadas axiologias que naturalizam sua condição de agredida. Por outro lado, são discursivizadas imagens de homens agressores que oscilam em suas práticas de agredir e demonstrar amor, em círculo pernicioso de violência doméstica física e psicológica que necessita ser rompido.Item A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo comparativo.(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/01) JESUS, Bruna Kely de; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; http://lattes.cnpq.br/8947533551216210; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; MENON, Maurício César; COQUEIRO, Wilma dos SantosAs relações intertextuais presentes nos poemas de Paulo Leminski são o foco desta pesquisa, que por sua vez, é de caráter bibliográfico e é caracterizado como um estudo comparativo, que se vale desse método como um meio e não um fim. Com base na literatura comparada, como disciplina que compreende a comparação de uma literatura com outras esferas da expressão humana, integraremos conteúdos e aspectos filosóficos, conhecimentos específicos da música e das artes visuais, história, linguística, teoria literária e da sociologia, não utilizando tais disciplinas apenas como conceitos, mas como articuladoras de um olhar interdisciplinar para o objeto, nesse caso o poema, para além das fronteiras das palavras. Buscamos entender como a relação entre literatura e outras áreas do conhecimento, a saber: pintura e música, pode contribuir, por meio da leitura intertextual, para a ampliação das possibilidades interpretativas da linguagem poética e para a formação humana (intelectual, social e cultural). Serão fundamentais para a pesquisa os estudos de Bosi (2000), Candido (2006), Paz (1982) e Pound (1991/2003), sobre a poesia; Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes; Oliveira (2002), sobre a relação entre literatura e música e Carvalhal (2003/2006) sobre literatura comparada. Utilizaremos também os postulados de Manguel (2001) sobre a leitura de imagens e Beckett (1997) sobre a história da pintura. Os estudos de Horta (1984) e Bennet (1986) são basilares no tocante aos conceitos da música, bem como as discussões de Bakhtin (2011) acerca das noções de intertextualidade.Item A representação da violência de gênero no romance contemporâneo de autoria feminina: uma análise de Vista Chinesa e Paisagem de porcelana(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/01) LASTA, Gabriela; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/3193696500606721; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; ZOLIN, Lúcia OsanaNesta pesquisa, que integra a linha de pesquisa “Formação humana, processos culturais e instituições”, propõe-se uma análise de romances de autoria feminina, evidenciando as relações intrínsecas entre a representação literária e a sociedade, pela perspectiva dos Estudos Culturais, dos estudos feministas e de estudos sociológicos. O objetivo é refletir, de forma interdisciplinar, acerca da representação da violência de gênero – nas formas de estupro e tentativa de feminicídio – nas obras Vista Chinesa (2021), escrita por Tatiana Salem Levy, e Paisagem de Porcelana (2014), de Claudia Nina. Além da tematização da violência de gênero nas obras como refração literária da sociedade opressora e misógina onde ainda se verifica marcas do patriarcado, busca-se entender como a violência física, psicológica e simbólica, assim como os vários deslocamentos espaciais incidem na (des)construção das identidades das personagens femininas. Para tanto, a metodologia utilizada nesta pesquisa se pauta nos estudos acerca da interdisciplinaridade; na intrínseca relação entre literatura e sociedade; sobre a construção identitária e em estudos relacionados à representação da violência de gênero. Portanto, é uma pesquisa bibliográfica e analítica, que visa relacionar as leituras teóricas com a análise das obras que formam o corpus deste estudo. Espera-se, por conseguinte, a partir desse estudo da literatura como reflexo social – uma vez que, como salientou o crítico Antonio Candido (2019), na composição estrutural do romance, o externo torna-se interno, integrando-se à estrutura estética – contribuir com os estudos acerca da violência de gênero na sociedade, assim como a representação ficcional de questões de identidade e violência que comparecem na literatura de autoria feminina do século XXI.Item A violência doméstica contra mulheres de Corumbataí do Sul/PR: desafios e possibilidades de superação(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) MICOLAJUNAS, Luciana Josélia; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/4809385528233903; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; MACHADO, Vanessa Rombola; http://lattes.cnpq.br/0505507655594064; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041A violência de gênero praticada contra a mulher é um problema social de reconhecimento internacional acerca da necessidade de compreensão e enfrentamento. Embora existam conquistas na efetivação dos direitos humanos das mulheres, persistem vestígios de uma sociedade patriarcal, na qual não se concretiza de fato a igualdade de direitos conforme preconiza a legislação vigente no país, com fulcro na Lei 13.104/2015, que criminaliza o feminicídio e o reconhece como assassinato de mulheres cometido em razão de seu gênero. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta como problema: quais motivos influenciam a permanência ou rompimento do ciclo de violência vivenciado por mulheres vítimas de violência de gênero, residentes em um município brasileiro de pequeno porte I? O objetivo geral é investigar os fatores socioculturais e econômicos que permeiam a violência doméstica sofrida por mulheres residentes em Corumbataí do Sul, município localizado na região sul do Brasil e situado no noroeste do Paraná. Os Objetivos específicos são: a) mapear o perfil socioeconômico e cultural das mulheres vítimas de violência no Brasil e correlacionar com o perfil do município de Corumbataí do Sul-PR; b) analisar se as políticas públicas para o enfrentamento da violência contra mulher estão disponíveis para mulheres de Corumbataí do Sul-PR; c) averiguar os desafios e as possibilidades de superação dessa vivência, de acordo os relatos das mulheres que sofreram violência doméstica, em Corumbataí do Sul. Adota-se, na pesquisa, uma metodologia quali-quantitativa, utilizando-se o grupo focal como instrumento para a coleta de dados, na busca de elucidar o problema apresentado. O perfil das participantes evidenciou serem mulheres cisgênero, com predominância da etnia parda, em relações conjugais de união estável, com baixo grau de escolaridade, residentes em casas alugadas, trabalhadoras informais, com renda de até um salário-mínimo, que recebem benefícios assistenciais e apresentam situação de hipossuficiência financeira. Enquanto resultados, o estudo aponta como essencial a promoção de diálogos e a implementação da educação em direitos humanos e educação em gênero desde os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto medida de conscientização, prevenção e superação da violência doméstica, das mais diversas formas contra violências que ferem os direitos fundamentais inerentes aos seres humanos.Item A violência que nos cerca: mulheres nos espaços públicos(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-09) RIBEIRO, Tamires da Silva; COLAVITE, Ana Paula; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; http://lattes.cnpq.br/8478496350141211; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; COQUEIRO, Wilma dos Santos; SILVA, Joseli MariaAs mulheres são diariamente vítimas de violência em decorrência de seu gênero interseccionado com classe e raça. Os espaços onde ocorrem os atos são variados e não estão limitados aos espaços privados. A violência contra as mulheres constitui um fenômeno social brasileiro enraizado nas estruturas culturais generificadas. Essa forma de violência molda a circulação feminina no espaço, seja pela transgressão e enfrentamento dessa realidade, com seus próprios mecanismos de defesa, seja pela restrição das atividades, evitando lugares, horários, vestimentas, entre outros. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a violência contra as mulheres em Campo Mourão-PR, com foco nos casos registrados na Delegacia da Mulher, na percepção dessas sobre a insegurança vivenciada e no combate a violência pelas mulheres. Para estudar a violência nos espaços públicos, a abordagem interdisciplinar foi essencial para uma compreensão mais ampla e profunda do problema. Considerando a complexidade do fenômeno, as áreas conectadas foram Geografia, Direito, Sociologia e Teoria Feminista: na Geografia, foi possível identificar padrões espaciais que influenciam a vulnerabilidade das mulheres, com a Sociologia, essa violência é entendida para além dos padrões espaciais, destacando as desigualdades estruturais que perpetuam violências entre diferentes identidades sociais. A Teoria Feminista enfocou nas características únicas desse tipo de violência relacionados ao gênero; enquanto o Direito foi crucial para classificar e tipificar a violência e o crime, além de identificar lacunas na legislação e na aplicação das leis. A abordagem metodológica teve como base o método misto de pesquisa quantiqualitativo. Inicialmente, foram levantados os dados referentes ao número de ocorrências que se enquadram na violência contra as mulheres na Delegacia da Mulher do município, onde foi feita a classificação e tipificação dos crimes e mapeamento por setor. Além disso, para investigar as formas de violência sobre o corpo feminino no espaço público foi aplicado questionário destinado as mulheres residentes na cidade. Esse questionário buscou investigar as relações entre a violência, espaço público e corpo feminino identificando modos de estar no espaço público, formas de proteção, violências sofridas, impactos sociais, entre outros. Os resultados obtidos mostraram que a violência contra as mulheres nos espaços públicos é uma realidade no município de Campo Mourão-PR. Com os dados da delegacia foi possível identificar que os crimes mais comuns são ameaça, lesão corporal, injúria e descumprimento de medida protetiva ocasionada principalmente por homens do vínculo intrafamiliar, os principais sendo ex-maridos, ex-parceiro, marido, parceiro, irmão e pai com a maior parte dos crimes no período noturno. Os resultados do questionário mostraram que o corpo feminino enfrenta violações nos espaços públicos, uma realidade impulsionada pelas normas e estrutura da sociedade brasileira: 77% das respondentes afirmaram terem sido vítimas de violência, as duas mais comuns violências sexuais e psicológicas com a maior parte dos casos sendo no espaço público, o que condiz com o sentimento de medo e preocupação com o comportamento e vestimentas das mulheres ao saírem de casa. As violências colocam os corpos femininos em uma posição vulnerável, ultrapassando os limites da esfera privada e promovendo sentimentos negativos, restrições à liberdade de locomoção e padronização do comportamento, vestimenta, horários de circulação, entre outros aspectos. Espero que esses resultados possam auxiliar na promoção de ações que garantam a segurança e proteção dos corpos femininos, além de contribuir para a sensibilização da sociedade e das autoridades sobre a gravidade desse problema e a necessidade de enfrentá-lo de forma estratégica e eficaz.Item Aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: uma abordagem interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos(as)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) SILVA, Débora Raitz; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/8394256958384156; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FILHO, Izaias da Costa; http://lattes.cnpq.br/9183520756095297A presente pesquisa objetiva analisar como se deu o processo de aprendizagem de alunos(as) por meio das tecnologias digitais no período da pandemia de Covid-19, tendo em vista a realidade desse público de classe baixa e de trabalhadores(as) em meio à mudança do ensino presencial para o remoto. Como fundamentação teórica deste estudo, de natureza aplicada, descritiva, com alicerce na pesquisa de campo e com abordagem quali-quantitativa, este estudo recorreu a pesquisadores(as) recentes e de abordagem interdisciplinar, dentre os principais: Arroyo (2017), Freire (2021, 2022), Kenski (2012), Moran (2013) e Lévy (2010a, 2010b). Para tanto, investigaram-se os discentes da EJA matriculados no ensino médio e fundamental do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná, juntamente com os(as) docentes e a equipe pedagógica da instituição, no período de 2019 a 2022, ou seja, antes, durante e pós-pandemia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três grupos do colégio, sendo 13 discentes, 8 docentes e 2 pessoas da equipe pedagógica; e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o ensino remoto para alunos(as) da EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), do investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e da promoção de políticas públicas para essa modalidade.Item Da Mitologia Clássica ao Romance Contemporâneo: as interfaces e representações da personagem Circe(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/29) NASCIMENTO, Thais Martins do; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/3823569789420361; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; POLATO, Adriana Delmira Mendes; PRIORI, Claudia; ALVES, Érica FernandesCom o surgimento de movimentos sociais como o Feminismo, a literatura de autoria feminina se deparou com a oportunidade de reavaliar personagens icônicos que atravessaram o tempo e o espaço oferecendo uma nova perspectiva sobre eles. Nesse contexto, os mitos clássicos, em especial os femininos, como representações arquetípicas da realidade, ganham novas interpretações e versões no mundo contemporâneo. Com isso, a reescrita de obras clássicas por mulheres desempenha um papel fundamental na desconstrução de estereótipo de gênero, pois, ao oferecer uma nova perspectiva feminina sobre personagens e histórias consagradas, essas escritas desafiam as narrativas patriarcais e destacam a importância das vozes femininas na literatura. Na Odisseia de Homero, uma obra épica do século VIII a.C., a personagem Circe desempenha um papel secundário nas aventuras de Ulisses, o herói grego e protagonista da história, sendo caracterizada como um feiticeira com intenções maléficas. No entanto, na obra contemporânea Circe: um romance, publicado em 2018 pela escritora estadunidense Madeline Miller, a personagem assume o protagonismo de sua própria história, explorando sua identidade e revendo fatos por uma nova ótica ao vivenciar uma jornada pessoal significativa. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a reconfiguração da jornada da heroína nesse romance de autoria feminina contemporânea, pautando-se em aportes teóricos oriundos da História das Mulheres, da Mitologia Clássica, da Literatura Comparada, dos Estudos Culturais e da Crítica Feminista. O propósito deste estudo é destacar, por meio de uma abordagem interdisciplinar, o impacto do movimento feminista no protagonismo das mulheres em representações sociais e literárias contemporâneas. Busca-se, assim, proporcionar uma nova interpretação do cânone literário masculino excludente, promovendo uma maior diversidade na leitura e escrita de obras contemporâneas e incentivando reflexões inovadoras sobre temas relacionados à condição feminina, ampliando o entendimento e a valorização das experiências das mulheres na literatura. O objetivo é fomentar uma visão mais inclusiva e representativa, de modo a enriquecer o panorama literário e proporcionar uma leitura mais abrangente e significativa para todos os/as leitores/as.Item Direitos Humanos e Literatura: propostas de trabalho com contos de Conceição Evaristo na educação básica(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SANTOS, Danieli Cássia dos; COQUEIRO, Wilma dos Santos; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/0827605814490673; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; ZUKOSKI, Ana Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/6633946411492536; FELIPE, Delton Aparecido; http://lattes.cnpq.br/1673979833356158; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001Esta pesquisa tem como objetivo, compreender como as questões raciais e de gênero podem ser discutidas na escola, por meio da literatura negrofeminina de Conceição Evaristo. A partir de contos que integram a coletânea Olhos d'água (2014), da escritora Conceição Evaristo, busca-se ampliar a visibilidade da literatura negrofeminina no âmbito da educação básica. A proposta focaliza a intrínseca relação entre literatura, sociedade e educação, considerando as interseccionalidades de classe, raça e gênero, especialmente no que concerne à incidência da violência contra a mulher, notadamente a mulher negra nas periferias urbanas. Nesse contexto, esta pesquisa se fundamenta em discussões interdisciplinares sobre a história social do povo negro no Brasil, a ocupação dos espaços de marginalização social por essa população, do feminismo negro interseccional, bem como na análise da historiografia literária brasileira que marginalizou e continua a marginalizar escritores(as) negros(as). Adicionalmente, a pesquisa aborda a proposta de ensino com base na estética da recepção e nos princípios dos direitos humanos. O objetivo é promover, por meio da elaboração de sequências didáticas, discussões relevantes acerca das temáticas presentes nos contos da coletânea, no contexto do ensino de literatura. Isso é feito com a finalidade de proporcionar aos estudantes da rede básica de ensino textos literários que estimulem o pensamento crítico e a reflexão. No que diz respeito à metodologia adotada, esta pesquisa envolve uma análise interdisciplinar dos contos da coletânea, fundamentada no referencial teórico mencionado. Essa análise culmina na elaboração de atividades de ensino que exploram a representação literária sob uma perspectiva interdisciplinar e dialógica, conectando-a aos direitos humanos e à condição dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Portanto, o propósito deste estudo é contribuir para o ensino de literatura na rede básica de maneira sensível às questões contemporâneas que permeiam a sociedade atual.Item Direitos Humanos na Educação Pública Municipal: contribuições dos estudos de gênero à formação continuada de professoras/es(Universidade Estadual do Paraná, 2022-04-26) SASSO, Andrea Geraldi; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0547753266402045; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MAIO, Eliane Rose; COQUEIRO, Wilma dos SantosEsta dissertação buscou compreender Direitos Humanos e Gênero e/ou sua ausência na formação continuada de professoras/es e como tem se configurado um desafio para a educação e seu papel na formação humana. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é investigar a formação continuada promovida pelas Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná de Boa Esperança, Moreira Sales e Quarto Centenário às/aos professoras/es com ênfase nas discussões sobre Direitos Humanos e Gênero no contexto da educação pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi adotada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados de caráter quanti-qualitativo, a partir dos vieses teóricos dos Estudos Culturais e paradigmas Pós-Modernos. Buscamos responder as seguintes problemáticas: Quais representações as dirigentes municipais de educação possuem sobre o trabalho com as discussões de Direitos Humanos e Gênero no cotidiano escolar? É possível inserir as discussões de gênero na formação continuada de docentes, na rede municipal de ensino, a fim de que conheçam e possam repensar, em suas práticas, conteúdos de Direitos Humanos? Em vista disso, foram realizadas as seguintes etapas: a) levantamento dos temas ofertados nas formações continuadas, desde o período da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2010a) até o ano de 2019; b) aplicação de questionário às dirigentes municipais das secretarias que compõem o Núcleo Regional de Educação de Goioerê/PR e que aceitaram fazer parte da pesquisa; e c) organização de um site com materiais voltados à formação docente em rede por meio do recurso tecnológico WebQuest e disponibilizado às Secretarias Municipais de Educação. As discussões realizadas evidenciaram como resultado a possibilidade e a compreensão do trabalho interseccional e interdisciplinar com as formações com apoio das tecnologias e em rede (entre Núcleos Regionais de Educação, Secretarias Municipais de Educação e as Universidades), que permitiram problematizar as representações sociais de paradigmas hegemônicos, que insistem em dificultar o (re)conhecimento de políticas públicas de gênero e desafiam a luta por uma formação humana na perspectiva da Educação em/para os Direitos Humanos.Item Mulheres nas empresas de pequeno porte no estado do Paraná: desafios associados a uma perspectiva de gênero e poder(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/29) COLCHON, Rosilene Ribeiro; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/1148139018141026; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; REINA, Donizete; COQUEIRO, Wilma dos SantosO empreendedorismo feminino não se refere apenas às empreendedoras, ele atravessa a sociedade, causando mudanças estruturais e comportamentais e impactado as relações de poder no campo pessoal e interpessoal. Diante disso, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: quais as percepções das empreendedoras em relação ao poder e gênero na gestão dos seus negócios? O objetivo foi refletir sobre as relações de gênero e poder no empreendedorismo feminino, com foco nas empresas de pequeno porte no estado do Paraná. Para tanto, foram abordadas questões de gênero, relações de poder, patriarcado, assim como a construção social do papel da mulher e evolução das mulheres no mundo do empreendedorismo. E, para uma maior compreensão do problema de pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa, que foi realizada por meio de questionário semiestruturado com 84 empresárias, contendo participantes das 10 mesorregiões do Paraná. A Análise de Conteúdo sobre esse material possibilitou realizar interpretações dos relatos das empreendedoras com a intenção de refletir sobre seu sentimento pessoal e interpessoal em relação ao empreendedorismo. Os resultados mostraram que as empreendedoras sentem realização em empreender, pois encontram nessa atividade oportunidades de renda financeira, bem como de crescimento pessoal e profissional. Observouse também correlação entre o avanço no nível de escolaridade das empreendedoras e o crescimento significativo da atividade empreendedora. Entretanto, elas relataram situações de sexismo e preconceito de gênero, além de uma sobrecarga de trabalho em função do acúmulo de papéis, relacionado sobretudo aos cuidados com a família, o que gera dilemas pessoais. Concluiu-se que as análises sobre as questões expostas pelas empreendedoras é um campo rico de oportunidades para refletir sobre a construção de caminhos mais igualitários para o desenvolvimento do empreendedorismo.Item . Mulheres no Ensino Superior: acadêmicas indígenas dos cursos da Universidade Estadual do Paraná.(Universidade Estadual do Paraná, 2024/02/08) ROMANI, Michele; MELLO, Cleverson Molinari; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/4682327942611764; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; GONÇALVES, Rita de Cássia; COQUEIRO, Wilma dos SantosEsta dissertação aborda a crescente presença de estudantes indígenas mulheres, no ensino superior público, impulsionada por políticas de inclusão implementadas a partir de 1990, como o Vestibular dos Povos Indígenas no Estado do Paraná. Por meio de uma análise teórica embasada em pesquisa bibliográfica, documental e de campo, o estudo investiga a história das políticas educacionais voltadas para as populações indígenas no Brasil. Explora-se como os modelos tradicionais e modernos influenciaram o desenvolvimento dessas políticas ao longo do tempo, com destaque para as mudanças ocorridas após a promulgação da Constituição de 1988. O foco da dissertação está nas trajetórias e demandas das mulheres indígenas durante o ingresso e permanência no ensino superior. Com base na análise dos dados coletados, constatou-se que, apesar dos desafios enfrentados em razão de sua etnia, cultura e histórico social, essas mulheres têm se mantido nas universidades e alcançado resultados positivos para seu crescimento pessoal, profissional e para suas comunidades indígenas. O estudo visa a proporcionar um melhor entendimento sobre essas mulheres no contexto universitário, suas motivações e objetivos, contribuindo assim para uma reflexão mais ampla sobre a inclusão e a diversidade no ensino superior.Item Rede de Proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sob a perspectiva de gênero e direitos humanos.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/15) VANALLI, Paula; FRANÇA, Fabiane Freire; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/7629324446828928; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; MACIEL, Fred; MINAYO, Maria Cecília de Souza; TAKARA, SamiloTrata-se de uma pesquisa que visa compreender as perspectivas de gênero das(os) profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação de violência no município de Campo Mourão, estado do Paraná. Em vista disso, problematizamos: como a ampliação dos conhecimentos de gênero podem promover o cuidado e a não revitimização de crianças e adolescentes em situação de violência? Orientadas pelo diálogo interdisciplinar entre a psicologia existencial da libertação, teorias feministas decoloniais e estudos culturais, visamos olhar a Rede de Proteção para além da representação definida previamente pelas leis, compreendendo-a enquanto um coletivo de profissionais que dialogam e se comunicam em prol da proteção, numa relação de coexistência com crianças e adolescentes vítimas de violência. A pesquisa é de cunho qualitativo, com a finalidade de compreender uma realidade que é complexa e que ocorre em um tempo e espaço de relações profundas, que se iniciam na emergência do fenômeno da violência. Na intervenção com as(os) profissionais da Rede de Proteção, utilizamo-nos de entrevistas semiestruturadas para compreender o objeto de estudo numa relação com os fenômenos desvelados nas narrativas. A metodologia dos círculos dialógicos também foi utilizada com a finalidade de propiciar espaço de aproximação, reflexão e formação, reconhecendo os conhecimentos e experiências das(os) profissionais participantes e considerando-as(os) como sujeitos coautoras(es) em todo o processo. Inferimos que esta pesquisa poderá contribuir para o reconhecimento dos estudos de gênero como relevantes à Rede de Proteção, fornecendo subsídios para o atendimento cuidadoso, protetivo e à prevenção da revitimização e da violência institucional de crianças e adolescentes em situação de violência.Item “‘Vai morrer.’ mas antes, ele espanca a infeliz”: o heterodiscurso em Mulheres Empilhadas, de Patrícia Melo(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) BLANCO, Douglas Fernando; POLATO, Adriana Delmira Mendes; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/8371015587795950; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; PEREIRA, Rodrigo Acosta; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001A abordagem das relações sociais e de suas problemáticas e a prospecção de transformações individuais e sociais pelo diálogo são inerentes ao acabamento temático do gênero discursivo romance que, cronotopicamente, tem meios próprios de enriquecer o discurso interior, apreender temas da vida social, exauri-los e orientá-los à realidade como proposta de crítica e ruptura. Nesta dissertação, portanto, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que coaduna referenciais do dialogismo de Bakhtin e o Círculo, da Sociologia, do Direito, dos Estudos sobre a violência de gênero e outros, objetivamos analisar dialogicamente as manifestações heterodiscursivas mobilizadas para a representação da violência contra as mulheres e sua expressão no feminicídio no romance Mulheres Empilhadas (2019), de Patrícia Melo. Por adição, em nossos objetivos específicos, buscamos (i) compreender as relações dialógicas com discursos cotidianos e institucionalizados mobilizadas na obra; ii) discutir a estilística socioideológica do romance com foco à concretização axiológica; iii) problematizar as relações sociais assimétricas de gênero representadas na obra eleita. Os resultados confirmam a literatura como um ramo da ciência das ideologias e o romance como um gênero discursivo propício à manifestação do heterodiscurso, por agenciar vozes históricas e sociais constitutivas da língua/discurso em uso em diferentes campos da comunicação ideológica, por diferentes grupos participantes da organização social. Como meio concreto de compartilhamentos axiológicos que traduzem a posição socioideológica da autoria de Melo e de interlocutores do seu tempo, o heterodiscurso em Mulheres empilhadas (des)revela um cronotopo contemporâneo de formas brutais, grotescas, amplamente variadas e intrincadas de manifestação da violência contra as mulheres, que culminam em feminicídios banalizados. O romance reveste o tema de um matiz axiológico-emocional de denúncia ampla, de revolta, compreensão crítica e combate a tais atos, aos quais o heterodiscurso, construído das/nas tensões entre vozes cotidianas e institucionalizadas, organizadas e inseridas a partir de formas composicionais e estilísticas, é elemento estético essencial à sensibilização dos leitores. Nesse romance de denúncia e revolta, o heterodiscurso é caracterizado pela variedade de linguagens e horizontes ideológicos manifestados: a) na voz da personagem narradora não nominada, configurada na posição tensa de vítima de violência e agente de seu combate, a partir da qual a autora realiza, literariamente, seu ponto de vista refratado sobre eventos de violência física, sexual, psicológica, estrutural, simbólica e outras, e a partir da qual a própria narradora instituída expressa seu horizonte axiológico de conflito, revolta, crítica, superação e denúncia; b) nas vozes de personagens homens agressores se discursivizam imagens refratadas de sujeitos perturbados, machistas, misóginos, provocadores, predadores, preconceituosos, cruéis, opressores e capazes de assassinar friamente, de forma brutal, natural e socialmente validada; c) nos gêneros intercalados introduzidos como epígrafes, que tanto funcionam, alternadamente, como cortes axiológicos de reflexão e denúncia ao real concreto quanto funcionam como propostas de ruptura e reconfiguração de relações sociais. Conclui-se que o estudo das manifestações heterodiscursivas e sua concretização axiológica em Mulheres empilhadas permite uma compreensão crítica, ampla e profunda da realidade contemporânea no que toca ao tema da violência contra as mulheres e seu desfecho brutal no feminicídio, apontando à necessidade de uma reeducação urgente para relações de gênero na sociedade brasileira.Item WebQuest: uma possibilidade de formação continuada a partir da representação das configurações familiares nos contos e nas histórias infantis(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) ALVES, Maria; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/7920993745260485; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MORGADO, Suzana Pinguello; http://lattes.cnpq.br/5689450945121821; SILVA, Mirian Cardoso da Silva; http://lattes.cnpq.br/8139346804540845O conceito de família sofreu e vem sofrendo inúmeras transformações de caráter público e privado por interface do interesse e do redimensionamento da sociedade ao longo do tempo. Nesta pesquisa, objetiva-se identificar as configurações familiares observadas nos contos e nas histórias infantis que fazem parte do acervo literário da educação formal. A finalidade da pesquisa é compreender as configurações familiares trabalhadas na prática educativa por meio de contos e histórias infantis desenvolvidas acerca dessa temática. O estudo se alicerça na pesquisa bibliográfica, por permitir uma ampla gama de informações diversas em publicações que auxiliam na definição conceitual e na aproximação com o tema. Para a pesquisa, é utilizada uma variedade de contos (sabedoria, de fadas, fantásticos etc) e histórias infantis que possam corroborar com o entendimento acerca das diferentes formas de configurações familiares presentes na sociedade atual. Com base em abordagens interdisciplinares – oriundas de áreas como Educação, Sociologia, Psicologia e Teoria da Literatura – buscou-se investigar as produções da literatura infantil que retratam os diferentes tipos de família. Apresentando dados qualitativos, os resultados coletados são divulgados por meio do recurso metodológico tecnológico da WebQuest – ferramenta de ensino relevante nos meios educacionais atuais – para disseminar produções literárias e oferecer subsídios aos(às) docentes para uma educação inclusiva pautada em direitos humanos. O resultado do estudo demonstrou a existência da diversidade familiar e a possibilidade do entrosamento entre a instituição familiar e a escolar, mediante o processo de ensino e aprendizagem com a educação inclusiva embasada em Direitos Humanos.