Navegando por Autor "ANACLETO, Adilson"
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Item Comunidades caiçaras em áreas de preservação permanente: implicações socioculturais e os direitos ambientais.(Universidade Estadual do Paraná, 2023-12-06) MICHALISZYN FILHO, Luiz Antônio; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/9780401679800588; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; http://lattes.cnpq.br/9752568267069455; SCHEUER, Luciane; http://lattes.cnpq.br/0510063139083117O processo de colonização do litoral do Paraná foi caracterizado pela mistura racial de europeus, negros com as tribos indígenas, surgindo às comunidades caiçaras, que praticam a agricultura de subsistência, pesca artesanal e extrativismo vegetal. Ocorreu que significativa parte dessa região litorânea foi transformada em áreas de preservação ambiental o que afetou a forma de viver nessas comunidades. Diante do exposto, objetivando promover um diagnóstico sobre a percepção neste novo cenário, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva junto a 5 famílias consideradas líderes em suas comunidades e residentes no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. O estudo revelou que os moradores não foram consultados para a criação do parque, foram relatadas dificuldades no extrativismo e a coibição enérgica pelas instituições de fiscalização ambiental quando do abate de pequenos animais silvestres para consumo familiar. Conclui-se que apesar dos moradores possuírem os direitos assegurados por constituição quanto ao uso dos recursos naturais, as comunidades tradicionais na região não tiveram seus processos de reconhecimento iniciados. Assim, o estado que deveria ser democrático, não cumpre a sua função e impõe as comunidades socialmente vulneráveis maiores dificuldades de sobrevivência, acelera o definhamento dessas comunidades com relevância histórica e cultural no litoral Brasileiro.Item Entre mitos e imaginários: o culto ao empreendedorismo e ao trabalho na Maçonaria(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-08) ZAVADNIAK, Isadora de Paula Bandeira; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/1680680374837531; ANACLETO, Adilson; LIMA, Priscila Luciene Santos de; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; LIMA, Heron Oliveira dos SantosA Maçonaria teve seu primeiro registro formalizado no ano de 1717, embora sejam documentadas atividades anteriores a essa data. Ela é caracterizada por ser uma sociedade discreta e sempre teve associado a seus membros o mito da riqueza, quando iniciados na Ordem. Assim, diante das dúvidas que a cercam e sabendo-se que se trata de uma instituição filosófica e educativa, esta pesquisa exploratória descritiva quali-quantitativa investiga se os princípios da Maçonaria influenciam no comportamento dos seus membros que também são empreendedores, analisando se o perfil empreendedor e de inovação daqueles que pertencem a alguma Ordem maçônica difere do modo de agir de outras classes. Neste contexto, o estudo, por meio de entrevistas semiestruturadas, é direcionado a 19 empreendedores pertencentes a Ordem maçônica e 19 empreendedores não pertencentes. O estudo revelou que a classificação por tamanho de empresas era similar entre os dois grupos analisados, no entanto os empreendedores maçons realizaram maior quantidade de cursos quando comparados com os demais empreendedores. O índice IED revelou diferenças estatísticas significativas nos índices de empreendedorismo (p < 0,05) entre os dois grupos analisados, sendo que o grupo dos empreendedores maçons apresentou tendência moderada com índices mais elevados para o empreendedorismo. A Ordem cumpre uma forma de transmissão de conhecimento que resulta no aprendizado de seus membros de questões como aprimoramento moral, intelectual, a prática de tolerância, empatia, filantropia, comprometimento, lealdade que, segundo as prerrogativas da Maçonaria, devem ser replicadas na vida diária longe das lojas simbólicas e essa situação também pode ser um fator de influência da diferença dos índices de empreendedorismo. Assim, finalmente pode ser afirmado que a força do culto ao trabalho e a forma pela qual a Ordem se organiza na transmissão do conhecimento certamente sobreviveram aos mitos e imaginários sobre a Maçonaria que permeiam a população.Item Hortas Comunitárias Urbanas e Famílias em Vulnerabilidades no Município de Sarandi-PR: implicações econômicas, sociais e ambientais.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/05/11) SILVA, Francisca Maria da; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/4653955366008723; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SHENEIDER, Alessandro Vinicios; GROFF, Andréa Machado; LIMA, Priscila Luciene Santos deA Insegurança Alimentar e Nutricional no Brasil e no Mundo é um problema crônico, porque milhares de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica não tem acesso a alimentos saudáveis e nutritivos. As hortas comunitárias em áreas urbanas se tornam uma importante alternativa para essa questão, pois oferecem acesso de baixo custo e alimentos saudáveis, promovendo um bem-estar social e coletivo diante da interação entre os horticultores. A pesquisa tem caráter exploratória descritiva quantitativa e qualitativa e como objetivo promover um diagnóstico relativo as famílias empobrecidas envolvidas com a produção de hortas comunitárias urbanas no Município de Sarandi-Paraná, avaliando sua perspectiva de sustentabilidade socioeconômica e ambiental no combate à pobreza. Iniciou-se a pesquisa de campo entre o mês de março e outubro de 2022, foi desenvolvida por entrevista técnica e semiestruturada qualitativa e quantitativa. No total, foram entrevistados 59 horticultores e o estudo mostrou que a maioria dos horticultores são de fato classificados como pessoas em situação de vulnerabilidade social. Quanto ao grupo de produção, a maioria são do sexo masculino, pessoas idosas e casadas, a comercialização das hortaliças se dá nos diversos espaços urbanos, como os comércios locais, as ruas. Com relação ao preço das hortaliças, é considerado justo e satisfatório. A atividade de Agricultura Urbana promove a qualidade de vida dos horticultores e desenvolve a produção de alimentos orgânicos. Para as famílias em vulnerabilidade social, contribui para as transformações sociais e econômicas na comunidade local.Item Hortas urbanas e periurbanas de Cascavel e Maringá: entre a organização e a resistência à fome(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-08) JESUS, Fabio Henrique de Albuquerque de; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/3359826101057927; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; GROOFF, Andréa MachadoA dificuldade de acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficientes para a alimentação familiar tem se agravado no Brasil na última década, sendo possível encontrar milhares de pessoas vivendo em condições classificadas como abaixo da linha da pobreza. Diante do problema, a agricultura urbana pode ser considerada como uma relevante estratégia social de diminuição da desigualdade social, por meio da promoção da segurança alimentar e da geração de renda. As cidades de Cascavel e Maringá, localizadas, respectivamente, nas mesorregiões Oeste e Noroeste do Paraná, apresentam situação similar à observada em outras regiões brasileiras, no entanto não existem estudos que revelem a real situação e a relevância das hortas urbanas e periurbanas desses municípios na promoção da segurança alimentar e nutricional. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar se hortas comunitárias são capazes de fortalecer o tecido social e combater a fome nos municípios citados. A metodologia é caracterizada por pesquisa exploratória e descritiva, realizada junto a 30 produtores que atuam em quatro hortas comunitárias (duas de Cascavel e duas de Maringá). Os resultados foram organizados por intermédio da estatística descritiva e analisados por meio de abordagem interdisciplinar. Eles revelam que as hortas comunitárias pesquisadas não estão sendo eficientes para o fortalecimento da coesão social e não estão sendo uma política pública eficaz de promoção da segurança alimentar e nutricional entre os agricultores urbanos das hortas comunitárias pesquisadas. A investigação identificou e pontuou os principais problemas que impedem que as hortas comunitárias pesquisadas sejam uma ferramenta eficaz para o combate à fome, orientando possíveis caminhos para a gestão organizacional desses espaços, bem como para a proposição de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento de programas de hortas comunitárias como estratégias sociais eficientes na promoção da segurança alimentar e nutricional.Item Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: um estudo de caso no ensino superior(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-06) ALVARENGA, Ana Paula Oliveira Becker; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/7635106870971910; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; SCHEUER, LucianeA presente pesquisa é um estudo de caso que visa investigar em que medida o uso de metodologias ativas, aplicadas tanto na modalidade remota, quanto na modalidade híbrida em duas disciplinas de cursos de graduação são eficientes, contribuindo para inserir alunos do ensino superior como seres autônomos da construção do seu conhecimento. Para atingir aos objetivos propostos foi ministrada a disciplina de Psicologia Organizacional para o curso de Administração, no ano letivo de 2020, no ensino remoto e a disciplina de Fundamentos da Gestão de Pessoas, no ano letivo de 2021, na modalidade de ensino híbrido para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Marketing e Processos Gerenciais da Faculdade Alfa de Umuarama PR – UniAlfa, com base nas metodologias ativas. O estudo evidenciou que tais metodologias são eficientes no que se refere ao desenvolvimento da criatividade e autonomia discente, fortalecendo o trabalho em equipe, o engajamento, bem como o desenvolvimento de competências que os auxiliam no mundo profissionais.Item Para além do concreto: a aprendizagem baseada em projetos no ensino de Engenharia Civil como estratégia(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/30) FERREIRA, Raema Kelly Taiany; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/9578992007498005; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; LIMA, Priscila Luciene Santos de; SCHEUER, LucianeA pesquisa teve como objetivo analisar se a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos promove um melhor desempenho e maior engajamento dos discentes, sendo capaz de atender as demandas do ensino de Engenharia Civil. Considerando que o ensino do curso em estudo é deficitário no desenvolvimento de habilidades, além do ensino teórico, que auxiliará os alunos na resolução de problemas reais, é necessário considerar uma aprendizagem ativa, que prepare para o exercício da profissão. A interdisciplinaridade está presente nessa pesquisa tendo em consideração que contempla a engenharia civil, a pedagogia trabalhando com as metodologias ativas e a formação dos docentes do curso, e a sociologia. Para atingir os objetivos propostos, foi analisada aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos na disciplina de Instalações Hidrossanitárias Prediais do curso de Engenharia Civil em uma instituição de ensino superior em Campo Mourão – PR, durante o segundo semestre de 2022. Para verificar a efetividade da Aprendizagem Baseada em Projetos, foram analisados a partir dos dados provenientes dos questionários aplicados antes e após a atividade. O estudo trouxe evidências que a metodologia ativa utilizada proporcionou um aprendizado mais atrativo aos discentes, se tornando uma estratégia relevante para ser utilizada no ensino aprendizagem, preparando os alunos para o mercado de trabalho.Item Penas “humanizadas”: uma questão de (in)justiça?(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-06) BUENO, Ana Luiza Barroso Marcondes; ANACLETO, Adilson; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/8652676609928118; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; PRADO, Robervani Pierin doO aumento exponencial da população carcerária, atrelado às condições sob as quais as pessoas privadas de liberdade sobrevivem dentro dos estabelecimentos prisionais, constitui um dos mais graves e complexos problemas públicos enfrentados pela sociedade brasileira na atualidade. Com o intuito de contrapor o cenário do sistema prisional comum, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC desenvolveu um método que propõe a humanização do cumprimento da pena privativa de liberdade, e que visa à recuperação do preso, à proteção da sociedade, ao socorro da vítima e à promoção de justiça (FBAC, 2020a). Diante do panorama do sistema tradicional, da relevância social da proposta apresentada pela APAC e da carência de estudos que abordem as percepções das pessoas inseridas no contexto de privação de liberdade sobre as formas de cumprimento de pena, o presente estudo objetiva investigar se o cumprimento da pena privativa de liberdade de forma humanizada, por meio do Método desenvolvido pela APAC, transmite aos recuperandos e funcionários da APAC de Ivaiporã – PR a sensação de justiça. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada pesquisa exploratória descritiva junto à unidade, quando foram entrevistados recuperandos e funcionários, com o intuito de investigar os perfis socioeconômicos e histórias de vida dos participantes e analisar as implicações destes fatores em suas percepções de justiça. A natureza da pesquisa é mista, uma vez que é quantitativa no que tange à coleta de dados e qualitativa quanto à análise subjetiva dos resultados obtidos. A investigação demonstrou que o cumprimento de pena nos moldes realizados pela APAC transmite aos entrevistados a sensação de justiça, mas ainda possui limitações, pois a problemática principal reside na privação de liberdade como mecanismo de ocultação de outros problemas públicos.Item Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural na Microbacia do Rio Lajeado de Marilândia do Sul: entre a utopia e a realidade(Universidade Estadual do Paraná, 2023/05/11) SILVA, Roseli Ribeiro da; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/6759813445663546; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SHENEIDER, Alessandro Vinicios; GROFF, Andréa Machado; LIMA, Priscila Luciene Santos deA emergente condição social e ambiental, devido à exploração inadequada dos recursos naturais, constitui um sério problema. Nas áreas rurais do Estado do Paraná, também é possível observar essa tendência. Visando reduzir essa condição, o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias representa uma alternativa para recuperar e manter a capacidade reprodutiva dos recursos naturais. Diante disso, esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, buscou obter um diagnóstico das famílias que foram inseridas no Programa de Gestão de Solo e Água na Microbacia do Rio Lajeado no município de Marilândia do Sul. Assim, a pesquisa investigou se as políticas públicas presentes e implantadas pelo Programa foram capazes de promover o desenvolvimento rural sustentável e a redução das assimetrias sociais. Para conhecer a realidade na comunidade rural, foram realizadas entrevistas com o apoio de um roteiro previamente elaborado com os vinte e sete agricultores inseridos no Programa. Os resultados indicam que, na conjuntura atual, os agricultores enfrentam grandes desafios para executar as atividades agrícolas na Microbacia. Também percebeu-se uma fragilidade no tocante a implantação das políticas públicas presentes no Programa de Gestão de Solo e Água na Microbacia do Rio Lajeado, que não possibilitou a redução das assimetrias sociais, todavia, a aproximação com os agricultores e as ações realizadas pelo Programa na comunidade permitiu a reflexão sobre o cuidado e a preservação do meio ambiente entre os participantes. As considerações finais apresentam que, apesar da inserção na comunidade, as políticas públicas ainda são utópicas e que precisa de melhor planejamento e efetivação para o enfrentamento das desigualdades sociais na promoção do desenvolvimento rural sustentável para, assim, reduzir a pobreza presente nas comunidades mais vulneráveis que ainda resistem e sobrevivem no meio ruralItem Uma experiência com metodologia ativa: a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos em um curso de Direito no interior do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2021/07/06) FERREIRA, Aliny Rafaely Sousa; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/3336305541129115; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; FRANÇA, Fabiane Freire; LIMA, Priscila Luciene Santos deA pesquisa tem por objetivo analisar as possíveis contribuições de uma metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), para a formação ética profissional e pessoal do futuro operador do Direito, bem como para a aprendizagem significativa de estudantes do curso de Direito. Partimos do pressuposto de que o ensino superior deve promover a aprendizagem de conhecimentos científicos relacionada à formação ética pessoal e profissional. Nesse sentido, consideramos que a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos traz para a sala de aula do ensino superior a possibilidade de aprendizagem conceitual sólida por meio da resolução de problemas relativos à sociedade e com os quais os futuros profissionais irão se deparar no exercício da profissão, levando a uma aprendizagem ativa. A interdisciplinaridade está presente nesta pesquisa considerando que se fundamenta no conhecimento articulado entre as áreas de Educação, Direito e Sociologia. Para alcançar os objetivos propostos, analisamos uma prática pedagógica baseada na ABPP e desenvolvida em uma disciplina do curso de Direito de uma instituição de ensino superior da região de Campo Mourão – PR. A prática é analisada a partir de dados do diário de campo da professora-pesquisadora e de dados oriundos de questionários aplicados aos discentes participantes da disciplina. A abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos permitiu que os conteúdos relativos aos Direitos Fundamentais e Sociais, bem como a importância dos profissionais da área do Direito na realização da justiça e conduta éticas profissionais e personalíssimos, pudessem ser ministrados no curso de Direito sem que houvesse maiores dificuldades no que tange à adaptação dos conteúdos do ensino tradicional para a metodologia ativa. Os procedimentos metodológicos adotados permitiram que os discentes, em sua maioria, tivessem aprendizagem significativa de conteúdos tendo em vista que a aspiração em desenvolver um projeto que contemplasse a resolução de um problema real, propostos pelos próprios acadêmicos, possibilitou o estabelecimento de uma maior conexão dos conhecimentos conceituais com elementos da prática profissional por meio do desenvolvimento de um produto final. A metodologia adotada promoveu que parte do processo de aprendizagem ocorresse fora do ambiente da sala de aula formal. Desse modo, a metodologia ABPP proporcionou uma maior interatividade entre os alunos e a sociedade, e a aprendizagem aconteceu para além do tempo em que os discentes estavam dentro da sala de aula, resultando na geração do conhecimento para os discentes e em benéficos para a sociedade, por meio dos produtos finais. Os resultados deste estudo nos possibilitam considerar que o conjunto dos fatores positivos foi numericamente e qualitativamente superior ao conjunto dos fatores negativos, o que permitiu aferir que a ABPP pode de fato ser relevante e estrategicamente útil nos processos de ensino-aprendizagem.Item Vulnerabilidade e construções de enfrentamento com base na educação: a percepção de meninas adolescentes em condições socialmente vulneráveis(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-06) GODOY, Vanessa Santana; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/3654463101330425; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; WALTER, Bruno Eduardo ProcopiukA desigualdade social é um dos fenômenos sociais que está acometendo ainda mais a população brasileira, tornando-se um fator de risco psicológico, físico e social que influencia na formação de jovens. Sendo que, as meninas são mais suscetíveis aos riscos devido a questões históricas de dominação e subordinação sobre sexo feminino. Ponderando, que as condições socioeconômicas aumentam ainda mais os fatores de riscos, que impossibilita novas condições e possibilidades de enfrentamento diante das adversidades. Consequentemente, reafirma a condição de vulnerabilidade, dado que o contexto e a interação social podem interferir na constituição e formação humana, perpassando para a vida adulta. Desse modo, este estudo objetiva-se investigar a autopercepção de meninas adolescentes, o quão a pobreza aumenta os riscos e a vulnerabilidade socioeconômica, e as construções de enfrentamento ao mundo nas perspectivas da educação e das políticas públicas de assistência social. A realização se justifica devido que, ao traçar as percepções sobre as vivências das meninas adolescentes, possibilita a compreensão mais abrangente da realidade das comunidades carentes, dando visibilidade e voz às mesmas, analisando os impactos psíquicos, emocionais e de identidade. Para isso, foi realizada a pesquisa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Mamborê – PR, foram analisadas as percepções das vivências das adolescentes, quais as formas que utilizam para o enfrentamento diante das adversidades sociais, como possíveis alternativas a educação e as políticas públicas. A investigação se divide em: levantar dados de meninas que são acompanhadas pela assistência social do município, que se encontram em condições socialmente vulneráveis, após, observar e aplicar questionários em formato de entrevistas com as mesmas. As considerações finais trouxeram uma compreensão ampla, permitindo o entendimento da realidade que são impostas as adolescentes a se conformarem com sua condição de vulnerabilidade, impactando diretamente na constituição e formação humana, que impossibilita novas percepções e meios de enfrentamentos as adversidades, decorrentes da vulnerabilidade econômica e psicológica. Sendo que, a educação por si só não possui subsídios para lidar e proporcionar instrumentos suficientes para transformar a realidade das adolescentes, pois, o Estado e a gestão pública são ineficientes ou ausentes nesse contexto.