Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA por Autor "Chaves, Otávio Ribeiro"
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Item A História do Haiti e sua relação com o Brasil: proposta de uma sequência didática(Universidade Estadual do Paraná, 2024-05-24) Ferreira, Gelssi Marli Muller; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/3233464905073021; http://lattes.cnpq.br/3233464905073021; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/3233464905073021; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004Este trabalho teve por objetivo a elaboração de uma sequência didática acerca da História do Haiti, enfatizando a relação histórica deste país com o Brasil. Para a construção desta proposta, mapeamos as principais abordagens acerca da história haitiana nos livros didáticos do ensino fundamental e médio adotados nas escolas brasileiras. Em seguida, e em consonância com as recentes abordagens historiográficas sobre o tema, elaboramos o material didático, privilegiando o aprofundamento de dois momentos históricos desta relação: sendo o primeiro deles a Revolução haitiana de 1794; e o segundo a imigração de cidadãos haitianos para o Brasil no século XXI, fenômeno este ainda em curso. Conforme demonstrado em vários estudos, a Revolução de 1794 repercutiu em todo o continente americano e ressoou em terras brasileiras, gerando fortes temores de que tal exemplo motivasse os escravos a se revoltarem contra o sistema escravista. Mais recentemente, constata-se que o fenômeno migratório de cidadãos haitianos para o Brasil tem impactado diversas regiões do nosso país, sendo o Estado do Paraná uma delas. Compreender as causas e a dinâmica desse processo é algo que consideramos fundamental, pois a escola pública brasileira tem acolhido, ainda que precariamente, centenas de estudantes haitianos. Acreditamos que a construção da referida sequência didática pode se constituir numa importante estratégia de trabalho para os docentes que diariamente lecionam em escolas onde a presença de imigrantes é marcante, auxiliando no combate ao preconceito, ao racismo e à xenofobia.Item A literatura de Carolina Maria de Jesus no ensino de história: uma sequência de atividades didáticas a partir da obra “Quarto de despejo” (1960).(Universidade Estadual do Paraná, 2020-09-23) Santos, Andreia Aparecida dos; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; http://lattes.cnpq.br/3850388146652788; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004Nos dias atuais os professores de diversas áreas do conhecimento, incluindo a História, enfrentam o desafio da superação diária para despertar o interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Diante da necessidade de novas metodologias para o Ensino de História, lançamos mão da narrativa literária como forma de promover, junto aos alunos, a construção de conhecimento histórico. A pesquisa consistiu no planejamento e aplicação de uma sequência didática para utilização em sala de aula, o material contém orientações didáticas para o trabalho da literatura como fonte histórica. A aplicação das atividades aconteceu em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio dos colégios Antonio Dorigon e Arroio Grande, ambos localizados no município de Pitanga – PR. Partimos da análise da biografia de Carolina Maria de Jesus e sua principal obra ―Quarto de despejo: diário de uma favelada‖ (1960). O conhecimento histórico desenvolve o senso crítico, determinados acontecimentos semelhantes ou não à nossa temporalidade nos permitem posicionamentos que resultam em uma autocompreensão e/ou autoconhecimento. Apoiados na afirmativa de Jörn Rüsen, quando este afirma que o Ensino de História deve contagiar o aprendizado e determinar a sagacidade com a qual o sujeito orientará sua vida, pensamos no Ensino de História para a Educação Básica objetivando contribuir para com mudanças substanciais nas práticas historicamente construídas encaminhando reflexões da consciência política e histórica ao abordar aspectos espaço/temporais presentes na obra literária.Item Como abordar a temática do comunismo nas aulas de história: uma proposta metodológica a partir dos games.(Universidade Estadual do Paraná, 2020-11-19) Silva, Cleverson José Catore da; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/1240793045087510; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004A presente dissertação tem como objetivo discutir estratégias acerca do uso dos games nas aulas de História tomando por base a temática do comunismo. Elemento do universo cultural de crianças e adolescentes, os jogos digitais se constituem numa importante ferramenta de aprendizagem histórica na medida em que podem auxiliar no desenvolvimento de conceitos históricas como tempo, espaço, economia, classe social, cultura, poder e narrativa, dentre outros. A escolha do comunismo como conteúdo norteador se deu em face de que esta noção continua sendo (res) significada e mobilizada na sociedade brasileira para justificar a defesa de determinados posicionamentos políticos por parte daqueles que veem esta doutrina como uma ameaça à religião, à família e à pátria brasileira. Para tanto, traçamos o percurso histórico de como este conceito se constituiu historicamente, sobretudo a partir da contribuição teórica de pensadores com Karl Marx e Vladmir Lenin. Em seguida, problematizamos como e quando as ideias comunistas chegaram ao Brasil e como foram recebidas pelos setores mais tradicionais da sociedade - culminando numa reação oposta a esta doutrina, ou seja, anticomunismo. Expresso em três matrizes principais – religião, liberalismo e militarismo -, o discurso anticomunista foi responsável por elaborar um conjunto de representações negativas acerca do comunismo, as quais, ainda hoje, povoam o imaginário popular e que são marcadas por exageros, equívocos e imprecisões históricas. Disseminada principalmente pelas redes sociais - tais como o facebook, instagram, twitter e youtube – essas representações exercem grande influência sobre a maneira pela qual estudantes e os indivíduos em geral (res) significam o conceito de comunismo tratado em sala de aula, sendo que tais narrativas muitas vezes se contrapõem à interpretação histórica do tema. Por fim, elaboramos um jogo digital para ser trabalhado com alunos do ensino fundamental II e que tem como narrativa a trajetória do comunismo no Brasil.Item O Ensino de História e a Educação Antirracista: Proposta de uma Sequência Didática a partir do uso de imagens(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-09) Silva, Francisco Lopes da; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/7284771914318923; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004Partindo da leitura que a História do racismo no Brasil se confunde com a História do povo brasileiro, e o fortalecimento da luta antirracista é urgente, a presente dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) dentro da linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar", tem por objetivo a elaboração de uma sequência didática a partir do uso de imagens para a construção de práticas antirracistas no Ensino de História. Tal escolha se deve ao fato da força que as imagens exercem na sociedade contemporânea, especialmente dentre os mais jovens. Nesse sentido, privilegiamos o uso de diferentes tipos de imagem, tais como gravuras, charges, memes, fotografias e filmes. O material é voltado aos professores (as) que trabalham no Ensino Médio e também com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os referenciais teóricos utilizados na construção dos planos de aula e demais atividades dialogam com a literatura acerca da cultura africana, afro-brasileira, antirracista, da branquitude e o pensamento decolonial – com destaque para as obras de pesquisadores (as) negros (as). Procuramos estabelecer uma leitura acerca das manifestações do racismo estrutural em diferentes momentos históricos, abarcando desde os primórdios da colonização europeia até o tempo presente. Com a presente sequência didática, objetivamos contribuir com o processo de construção de práticas pedagógicas antirracistas para auxiliar os docentes na luta contra a persistência do racismo no ambiente escolar, buscando uma sociedade menos desigual a partir das relações étnico-raciais.