Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA por Autor "Cavanna, Federico José Alvez"
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Item A condição feminina e o uso de histórias de vida na formação da consciência histórica(Universidade Estadual do Paraná, 2020-04-24) Gonçalves, Giselia dos Santos Melo; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/5535731134474363; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; Urban, Ana Claudia; http://lattes.cnpq.br/1355400163710343Essa pesquisa teve como objetivo a criação de uma Unidade Temática Investigativa com o uso de história de vida de mulheres, destinada a alunos e alunas do ensino fundamental. Está fundamentada nos preceitos teóricos e metodológicos da Educação Histórica. As pesquisas reveladoras de expressiva desigualdade de gênero, altas taxas de feminicídio, violência baseada em gênero e invisibilidade das mulheres na historiografia e nos manuais didáticos, serviram de mote para a categorização do tema do projeto aqui apresentado como “histórias difíceis”, sendo essa a forma com que o historiador alemão Bodo Von Borries, define as histórias dos povos colonizados ou vítimas de genocídio. São histórias que despertam sentimentos como culpa, revanchismo e que, muitas vezes, se prefere esquecer. Nesses casos, a história oculta dos perdedores, como histórias de vida de mulheres, é uma forma de se difundir as histórias e tradições dos dominados. No entanto, a abordagem dessas histórias deve visar uma reconciliação entre os antigos inimigos (vítimas e perpetradores) ou consigo mesmo (afastando-se de culpas). A partir dessas análises, refletimos acerca da “contribuição do ensino de História para o processo de reconciliação no âmbito das relações de gênero”. Referenciamos nossos estudos em Rüsen (2009, 2011, 2012,2015), Beauvoir (2016), Perrot (2005, 2018, 2019). Os resultados indicam a possibilidade de uma aprendizagem significativa e de contribuição no processo de reconciliação.Item As crianças na relação com os espaços da cidade: possibilidades de produção de conhecimentos históricos-educacionais(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03-31) Santos, Maíra Wencel Ferreira dos; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/7792499053528112; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Paim, Elison Antônio; http://lattes.cnpq.br/8695520812750828Compartilho uma pesquisa de mestrado desenvolvida no programa PROFHISTÓRIA. O objetivo foi produzir conhecimentos históricos-educacionais na interface com a cidade junto com estudantes dos anos iniciais, da rede municipal de ensino de Campo Mourão (PR). Estimulamos as crianças a narrarem como se relacionam com a cidade e quais as experiências vividas nos espaços coletivos. O objetivo era ampliar as noções de espaço-tempo das crianças na e com a cidade. Busquei (re) elaborar os sentidos com relação as diferentes culturas da cidade, e compreendendo que a cidade é formada por diferentes tramas, conflitos, e atravessada por múltiplas temporalidades e sensibilidades (BENJAMIN, 1994; THOMPSON, 1988; GAY, 1988). Para colocar em ação a pesquisa, trabalhamos com as memórias em práticas de rememoração benjaminiana. Tal exercício foi potencializado através das relações das crianças com os lugares da cidade, fotografias, objetos, vídeos e documentos pessoais e as crianças produziram narrativas, orais, escritas e visuais. Tais narrativas foram condensadas e produzidas em mônadas, o aporte teórico-metodológico benjaminiano. A rememoração permite as crianças se posicionarem não enquanto “público/multidão”, mas como pessoas na sua inteireza humana, inseridas, com as suas diferenças, na trama social, sendo capazes de rearticular dimensões espaço-temporais frente aos desafios das questões socialmente vivas no presente (GALZERANI, 1998; 2008). Buscamos ampliar e fortalecer as relações humanas, afetivas e sensíveis dos estudantes com a cidade em que vivem. A dissertação foi organizada em três capítulos. O primeiro costura um debate com alguns autores acerca da imagem da criança benjaminiana como produtora de conhecimentos históricos-educacionais, além de apresentar algumas noções sobre memória, história e tempo. No segundo capítulo conhecemos o lugar e as crianças narradoras da pesquisa. Já o último capítulo é formado pela composição das tecituras em mônadas, dialogando com o referencial teórico. Sem trazer conclusões fechadas, apresento como se deu a caminhada e o encontro de professora-pesquisadora com estudantes nessa produção de conhecimentos históricos-educacionais.Item Cosmo polifônico: universo de vozes e o ensino de história a partir do podcast(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-28) Jaques, Felippe Estevam; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/6497958613255871; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Rodrigues, Rogério Rosa; http://lattes.cnpq.br/1738939950525949O ensino de História é um constante desafio para professores e professoras que trabalham no ensino fundamental e médio, dedicados em pensar e trazer o passado para o presente dos estudantes. Considerando este esforço, de um ofício que pode ser traduzido de maneira quase artesanal, foi onde nos debruçamos durante esta pesquisa. Isto significa que desejamos encontrar diferentes modos em como o docente pode dividir a sua principal ferramenta de trabalho, a oralidade, juntamente com seus estudantes. Para tanto, utilizamos a ferramenta tecnológica conhecida como podcast enquanto um possível caminho para compreender a escola enquanto skholè, ou seja, como um espaço que permita a existência do ócio e do tempo livre não apenas para algo a ser ensinado, mas também experienciado, ou seja, aquilo que permanece, aquilo que marca. O conceito de experiência que utilizamos nesta pesquisa parte das definições estabelecidas e defendidas pelo educador espanhol Jorge Larossa Bondía. Ao longo desta pesquisa se fez necessário realizarmos diversas discussões referentes aos impactos causados pelas NTICs, aqueles causados no âmbito das relações sociais e com um olhar mais atento ao ambiente escolar. Também procuramos evidenciar quais são os principais desafios que muitos professores encontram ao se depararem com os instrumentos tecnológicos, sua utilização em diversos casos é imposta por políticas públicas governamentais orientadas por um ―escolanovismo de mercado‖. Por fim, nosso trabalho também concentrou esforços para a construção e a confecção do produto podcast, realizado conjuntamente com os estudantes do primeiro ano do ensino médio de duas escolas públicas do interior do estado do Paraná. Visamos neste último momento demonstrar os êxitos alcançados e as fragilidades existentes ao longo do processo, indo desde a concepção dos episódios até o seu lançamento na podosfera.Item Ensino de História e a Educação Patrimonial: os corredores do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion de Antonina/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-22) Cunico, Mariele de Fátima; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/6584280133904485; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Maria Julieta Weber Cordova; http://lattes.cnpq.br/7757152411561844Esta dissertação de mestrado propõe organizar e sugerir algumas práticas educativas com o uso do acervo escolar do corredor do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion como uma valiosa fonte de pesquisa para o Ensino da História Local. Estas atividades foram pensadas para serem realizadas pelos professores e professoras de História em conjunto com os estudantes do primeiro ano do Ensino médio desta instituição de ensino, no entanto, podem ser adaptadas para atender outros contextos escolares. Compreender a História Local é essencial para a formação do cidadão crítico e consciente, portanto, o uso dos patrimônios escolares no Ensino de História pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento histórico dos discentes. Desta forma, este estudo desenvolve-se por meio da Educação Patrimonial, articulando a História Local e os patrimônios escolares. Assim, torna-se necessário observarmos o potencial didático deste simples corredor, um local de passagem e acesso para as salas de aula que abriga em seu interior uma grande quantidade e diversidade de objetos, móveis, vestimentas e fotografias que narram a trajetória da comunidade escolar local. A Educação Patrimonial é uma importante ferramenta pedagógica na construção do conhecimento Histórico, portanto, utilizá-la tornou-se indispensável para o desenvolvimento de práticas didáticas que relacione o ensino de História e os patrimônios locais, com o propósito de despertar a compreensão sobre a necessidade da preservação, valorização e da problematização dos bens escolares na construção da memória e identidade local. Assim, este estudo destaca a importância dos bens escolares como recursos metodológicos enriquecedor no processo de ensino e aprendizado desta disciplina, capaz de conectar os estudantes ao passado e proporcionar uma compreensão mais significativa do saber histórico.Item Ensino de História e História Local: (Re) Conhecendo Memórias e Histórias de Altamira do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-26) Alves, Patrícia de Mattos; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/2540317088049423; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Pagliarini, Raphael; http://lattes.cnpq.br/0369631427707441O presente trabalho aborda a história local no ensino de história a partir das narrativas e experiências dos alunos do 9º ano A e de alunos de turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Altamira do Paraná, como forma de produzir uma pesquisa ao processo experiência didática em ensino de História. Uma das contribuições da pesquisa deve-se ao trabalho de produção das atividades desenvolvidas em sala de aula na perspectiva da Educação Histórica, que se fundamenta em Barca (2004), Schmidt e Braga (2005-2006) e em Fernandes (2008). O trabalho integra a relação entre ensino-pesquisa-aprendizagem, com objetivo de produzir novos conhecimentos e, acima de tudo, possibilitar que o educando atue como sujeito histórico, descobrindo nesse processo o significado da sua própria contribuição para a construção do conhecimento a partir de um trabalho de produção de pesquisa voltada para o estudo de memórias de familiares e moradores do município de Altamira do Paraná. Discorremos os resultados do trabalho com a aprendizagem histórica a partir da perspectiva da formação da consciência histórica dos alunos, problematizando com isso conhecimentos prévios e o próprio resultado das narrativas produzidas nas aulas, as quais estruturam um processo de reflexão sobre práticas educativas. Os resultados da pesquisa estão materializados na produção e análises de material propositivo, uma Unidade Temática Investigativa (UTI).Item História dos conceitos e ensino de história na formação de professores(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-09) Oliveira, Lucas André Zukovski de; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/9141177409274505; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Jasmin, Marcelo Gantus; http://lattes.cnpq.br/0635042395741656A dissertação ora apresentada está situada entre o terreno da teoria da história, da historiografia, do ensino de história e da linguagem, trata, mais especificamente, dos conceitos em história. Nosso principal interlocutor é o professor e pesquisador Reinhart Koselleck (1923-2006), que, por sua vez, está vinculado a um dos trabalhos de história dos conceitos produzidos em solo alemão, o Conceitos históricos fundamentais: Léxico histórico da linguagem político-social da Alemanha, do qual foi editor ao lado de Otto Brunner e Werner Konze. No que diz respeito à historiografia, nas últimas décadas, é possível notar um interesse crescente sobre a discussão conceitual, mas, apesar disso, são poucos os trabalhos que relacionam a temática ao ensino de história. Sendo assim, nosso objetivo é aproximar as reflexões de Koselleck ao ensino, visando tornar o universo da linguagem conceitual mais claro e consciente àqueles envolvidos nesse processo, em especial, os professores. Para tal, na primeira parte do trabalho, analisamos a trajetória pessoal e intelectual de Koselleck, a história da história dos conceitos e seus pressupostos teóricos e metódicos. Na segunda parte, buscamos nos apropriar desses pressupostos para pensar os conceitos no ensino de história. Verificamos que os sujeitos, em suas vidas práticas, estão em contato recorrente e mobilizam constantemente a linguagem conceitual, que é indispensável para a explicação humana do mundo e de si, para a construção do pensamento histórico científico e para o processo de ensino e aprendizagem em história. Ela impulsiona e delimita a experiência histórica e a tentativa humana de apreendê-la. Sem ela, a reflexão historiográfica estaria comprometida. Nesse sentido, nossa proposição didática se materializou em dois roteiros com questões norteadoras direcionadas à formação de professores. O primeiro sobre aqueles conceitos encontrados nas fontes históricas; o segundo sobre aqueles criados pelos historiadores para explicar seus objetos e/ou seus procedimentos metodológicos. Essas questões são os veículos por meio dos quais buscamos tornar possível aos professores de história o desenvolvimento do grau de consciência sobre a dimensão conceitual do pensamento historiográfico, contribuindo tanto para a análise de textos históricos quanto das narrativas heterogêneas e conflitantes que permeiam a sociedade.Item Lugares de memórias na rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de história(Universidade Estadual do Paraná, 2020-05-22) Bernini, Giovani Marcos; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/3092790386835809; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Cainelli, Marlene RosaA Educação Patrimonial tem-se apresentado como importante instrumento pedagógico na construção do saber histórico, apesar de pouco perceptível sua incorporação nos currículos escolares tanto na formação de professores quanto de alunos. Desse modo, torna-se imperioso repensá-la a partir das articulações entre os currículos e as cidades. A presente pesquisa buscou elaborar e implementar uma alternativa metodológica para o ensino de História por meio da Educação Patrimonial, articulando escola, espaços públicos e redes digitais. A proposta desenvolveu-se na cidade de Toledo - Paraná, em um diálogo entre a historiografia oficial, memórias e percepções de estudantes e moradores. Aplicado como projeto extracurricular e composto por estudantes do Ensino Médio, contemplou diversas etapas como oficinas, visitas a espaços urbanos, debates, pesquisas historiográficas e intervenções nos espaços públicos. A pesquisa propôs uma metodologia delineada pela construção de um blog colaborativo que permite a visualização e interação das histórias locais a partir da “leitura” de Qr-Codes fixados em diversos lugares de memórias do município, colaborando para a discussão e disseminação do saber histórico para além dos espaços formais de educação. Os resultados obtidos foram satisfatórios e nos permitiram refletir sobre os usos da história na escola, na cidade e nas mídias digitais.Item Museu da Escola Santa Cruz: uma História em Construção(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) Bertuol, Fábio Augusto; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/2142604496022523; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Mello, Janaína Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/4347504450030175O trabalho “Museu da Escola Santa Cruz: uma História em Construção”, vinculado ao ProfHistória da Unespar, teve como objetivo produzir conhecimento juntamente com os alunos das turmas do 6º ao 9º Ano da Escola Santa Cruz, na cidade de Capanema- Pr, a partir da criação de um museu virtual voltado para o estudo do acervo da escola, bem como produzir aportes para futura construção de um museu físico. Para tanto, a pesquisa dialogou com historiografia sobre História Local; História Digital; sobre a relação história, memória e patrimônio; e sobre o uso de arquivos escolares no ensino e aprendizagem de História, embasando-se em autores como Caimi (2014), Fortuna (2013), Meinerz (2013), Hartog (2003), Câmara e Benício (2017), Kossoy (1999), Mauad (2004) e Burke (2017). Como resultado, apresentam-se atividades que envolvem o museu físico e digital e que se integram ao currículo escolar, a fim de facilitar e trazer significados aos conteúdos históricos, deixando legados que servem de repositório de materiais catalogados para serem expostos no museu. As atividades foram significativas e contaram com o envolvimento dos estudantes diante de um ensino de História mais interessante, estimulando reflexões sobre a sociedade onde a escola está inserida, mapeando as fontes históricas existentes na instituição e problematizando diferentes recortes temporais.Item Quando se inventam as tradições: a criação do Carneiro no Buraco como Prato típico de Campo Mourão - PR.(Universidade Estadual do Paraná, 2022-02-16) Caetano, José Antônio Gonçalves; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/1627088387124067; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/9304053885604944Este trabalho surge de suspeitas, de possibilidades de investigação sobre os fenômenos da Invenção das tradições (HOBSBAWN, RANGER, 2012) e tem como objetivo estudar a construção do Carneiro no Buraco como prato dito típico da cidade de Campo Mourão – PR, a partir de levantamento bibliográfico para concluir como esta tradição se apresenta, se firma e é utilizada pelo poder público para legitimar sua tipicidade. Sendo a alimentação elemento essencial da existência de todo ser vivo, a compreendemos como um importante elemento da Cultura com possibilidade de trabalho no Ensino de História através da História Temática presente no produto que se desprende desta pesquisa. Pudemos perceber que a construção do Carneiro no Buraco com prato típico da cidade de Campo Mourão levanta discussões importantes sobre temas importantes para o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, portanto, o material didático que se desprende daqui é construído levando em consideração este público alvo com aporte teórico da proposta de Aula Oficina de BARCA (2004) e a Unidade Temática Investigativa FERNANDES (2007).