Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA por Autor "Boina, Julia Quézia Nunes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Marcas (in)visíveis e duradouras da escravidão: leituras a contrapelo no Ensino de História(Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-20) Boina, Julia Quézia Nunes; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/3329130688267891; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Moraes, Eulalia Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Agostinho, Yuri manuel Francisco; http://lattes.cnpq.br/9011058537644661Este projeto tem como objetivo produzir conhecimentos históricos-educacionais a partir de práticas de rememorações, tendo como mote de reflexão o racismo no Brasil. Este trabalho foi construído com estudantes do 3º ano do ensino médio, em uma escola Estadual, na cidade de Boa Esperança - PR. Instigamos os estudantes a narrarem suas experiências e percepções sobre o racismo na sociedade brasileira. A metodologia foi ancorada pelo filósofo Walter Benjamin (1985) para trabalhar com práticas de rememoração por meio de alegorias como músicas, literatura, fragmentos fílmicos, jornais e imagens para estimular as memórias dos estudantes na produção de narrativas escritas e iconográficas. Tais narrativas foram condensadas em mônadas, aporte teórico-metodológico benjaminiano. As rememorações estimulam as reflexões sobre injustiças sociais e preconceitos enfrentados pelos afro-brasileiros em nosso país. Além disso, o trabalho envereda por uma abordagem decolonial, superando visões unilaterais e com diálogos mais inclusivos e plurais.