Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA por Autor "Bertuol, Fábio Augusto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Museu da Escola Santa Cruz: uma História em Construção(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) Bertuol, Fábio Augusto; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/2142604496022523; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Mello, Janaína Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/4347504450030175O trabalho “Museu da Escola Santa Cruz: uma História em Construção”, vinculado ao ProfHistória da Unespar, teve como objetivo produzir conhecimento juntamente com os alunos das turmas do 6º ao 9º Ano da Escola Santa Cruz, na cidade de Capanema- Pr, a partir da criação de um museu virtual voltado para o estudo do acervo da escola, bem como produzir aportes para futura construção de um museu físico. Para tanto, a pesquisa dialogou com historiografia sobre História Local; História Digital; sobre a relação história, memória e patrimônio; e sobre o uso de arquivos escolares no ensino e aprendizagem de História, embasando-se em autores como Caimi (2014), Fortuna (2013), Meinerz (2013), Hartog (2003), Câmara e Benício (2017), Kossoy (1999), Mauad (2004) e Burke (2017). Como resultado, apresentam-se atividades que envolvem o museu físico e digital e que se integram ao currículo escolar, a fim de facilitar e trazer significados aos conteúdos históricos, deixando legados que servem de repositório de materiais catalogados para serem expostos no museu. As atividades foram significativas e contaram com o envolvimento dos estudantes diante de um ensino de História mais interessante, estimulando reflexões sobre a sociedade onde a escola está inserida, mapeando as fontes históricas existentes na instituição e problematizando diferentes recortes temporais.