Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS por Autor "BORGES, Álvaro Henrique"
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Item Compondo com crianças: sonoridades contemporâneas na aula de piano(Universidade Estadual do Paraná, 2021-12-02) KLAVA, Andressa; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; http://lattes.cnpq.br/8783578524713574; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; DIAS, Helen Priscila Gallo; http://lattes.cnpq.br/6583391850747154; ALMEIDA, Anselmo Guerra de; http://lattes.cnpq.br/2322584898095049Esta dissertação foi construída a partir das novas perspectivas que têm se manifestado no campo da pedagogia do piano, em reflexo aos resquícios ainda presentes de um ensino tradicional pautado exclusivamente no desenvolvimento das habilidades de leitura e execução. Portanto, partimos do entendimento de que há outros aspectos necessários para um processo de ensinoaprendizagem mais eficaz, como a criação, a improvisação e, concomitantemente, a inclusão do repertório musical do século XX e XXI. A pesquisa realizada justificou-se pela escassez de materiais pedagógicos e de práticas de ensino, que se apoiem em perspectivas criativas abrangentes, atuais e que abordem a música mais recente, principalmente no nível de formação pianística inicial com crianças. Como fundamentação teórica, acolhemos as propostas dos compositores-educadores da segunda metade do século XX, sendo eles:John Frederick Paynter, Raymond Murray Schafer, Guy Reibel, Boris Porena e George Self. Outros autores da atualidade, incluindo brasileiros, também foram elencados para complementar e/ou justificar a abordagem. O objetivo principal do trabalho foi investigar se algumas práticas de ensino, que se aproximam mais de ideias educacionais atuais e da música do século XX e XXI, adotadas para alunos iniciantes ao piano, podem auxiliar no desenvolvimento sólido contribuindo para uma formação musical pianística mais efetiva. A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação, de natureza qualitativa, privilegiando a descrição, a análise e a interpretação de dados. Também apresentamos um conjunto de seis peças e propostas didáticas elaboradas ao longo desta pesquisa a partir dos pressupostos teóricos estudados, e de acordo com as características técnicas de iniciantes ao piano, com o intuito de aproximá-los de elementos musicais do século XX e XXI e incentivando à improvisação e à criação musical. Ao apresentar neste estudo abordagens pelas quais as atividades de criação musical, que envolvem o fazer e o pensar de novas sonoridades e do escutar em um modo expandido, espera-se que incentivemos professores de piano a se abrirem às propostas didáticas não convencionais colaborando para um aprendizado musical mais prazeroso e completo ao aluno.Item Excertos orquestrais e o trompete: estratégias para o preparo e utilização pedagógica(Universidade Estadual do Paraná, 2023-09-26) PINTO, André de Souza; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; http://lattes.cnpq.br/7619456840594338; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; DISSENHA, Fernando Luis; http://lattes.cnpq.br/8933652765481799; SCHEFFER, Jorge Augusto; http://lattes.cnpq.br/5231029299445715O presente trabalho buscou entender como o trompetista que atua na orquestra sinfônica se relaciona com o excerto orquestral em sua preparação. Também se procurou compreender como este músico utiliza desses conteúdos (excertos orquestrais) em sua prática pedagógica. Tendo como referencial teórico Harald Jorgensen e seu ensino da prática através de estratégias de preparo, buscou-se levantar as estratégias utilizadas por profissionais no preparo dos excertos, através de uma autorregulação da aprendizagem. Para isso, no primeiro capítulo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde se levantou o estado da arte acerca dos excertos orquestrais na cademia brasileira. No segundo capítulo, foram realizadas entrevistas com trompetistas de orquestras sinfônicas brasileiras, que atuam em diversos níveis pedagógicos (desde a formação inicial, até o ensino superior), com o objetivo de entender como se relacionam, quais estratégias utilizam no preparo dos excertos e as diferenças que enxergam no trabalho com os excertos durante a formação e no trabalho dentro da orquestra. No último capítulo através de uma dissertação, confrontou-se a experiencia do pesquisador e os dados obtidos nos capítulos anteriores levantando-se as principais estratégias para o preparo dos excertos orquestrais e as diferenças encontradas nas diferentes fases dos músicos, de sua formação e em sua profissionalização dentro da orquestra sinfônica.Item Fontes de inspiração para uma proposta composicional e interpretativa em torno do Wadaiko e da Sagração da Primavera(Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-24) MURAKAMI, Juliana Saemi; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/0256090625327337; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; IRLANDINI, Luigi Antonio Monteiro Lobato; http://lattes.cnpq.br/4452078282569918; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007Esta pesquisa, de caráter exploratório e experimental, investiga a possibilidade de combinação sonora entre instrumentos ocidentais tradicionais da orquestra europeia e um conjunto de taikos e outros instrumentos que o acompanham. Partindo do pressuposto que tal mistura gera um bom resultado, elaborei duas peças musicais como demonstração desta pesquisa em Processos Criativos e Performance. Utilizei como principal fonte de inspiração a renomada peça modernista de Stravinsky, Le Sacre du Printemps (Sagração da Primavera) para elaborar, num primeiro momento, um arranjo para os taikos – nomeado como Le Sacre du Taiko — acompanharem a orquestra nesta peça; e num segundo momento, uma peça exclusiva para os tambores — Taiko Kagura — ainda com alguns elementos musicais que remetem à Sagração da Primavera. Devido à semelhança de estruturação musical, a existência de uma narrativa temática e a aproximação de fraseados rítmicos encontrados na arte taiko, e este, por permitir certa liberdade na performance – sem que se suprima a essência timbrística e filosófica do sagrado Instrumento – acredito ser possível tal experimento combinatório. Para melhor apresentar os tambores Wadaiko, em um primeiro momento apresentamos uma descrição de aspectos mais importantes inerentes à sua prática. As etapas de criação são apresentadas ao longo desta dissertação, como também as considerações necessárias a respeito dos taikos quanto à sua execução, quanto para coreografia e interpretação temática. A metodologia aplicada foi a análise das seções musicais selecionadas da Sagração da Primavera; análise coreográfica e expressiva da obra; uma transposição de motivos rítmicos e coreográficos para os taikos; experimentação e gravação de um vídeo dos taikos sob um áudio pré—gravado da obra original; a composição de uma nova peça para os taikos; e a fundamentação com base em referenciais teóricos pertinentes.