Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS por Autor "ARRUDA, Mariana Lacerda"
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Item Abordagens e práticas utilizadas por musicoterapeutas com crianças com transtorno do espectro autista(Universidade Estadual do Paraná, 2025-07-30) AZEVEDO, Darda Camargos de; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/2991669642557548; ARRUDA, Mariana Lacerda; http://lattes.cnpq.br/8189459100604298; SANTOS, Hermes Soares dos; http://lattes.cnpq.br/1619832393419485A musicoterapia tem ampliado sua visibilidade em diversos contextos nos últimos anos. Sua regulamentação em 2024 e o reconhecimento como prática baseada em evidências científicas têm fortalecido suas bases acadêmicas, promovendo, assim, maior interesse e realização de pesquisas. Estudos indicam que a musicoterapia apresenta resultados significativos no tratamento do autismo, principalmente na melhoria da interação social e comunicação nãoverbal e podendo ser um recurso importante para o comportamento adaptativo e para a qualidade de vida do indivíduo e para os membros da família. Este estudo teve como objetivo investigar quais as práticas e abordagens que os musicoterapeutas utilizam para o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista, bem como avaliar as implicações dessas escolhas terapêuticas. Como metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com nove musicoterapeutas atuantes em Curitiba e região, com pelo menos cinco anos de formação, que atuassem em consultórios particulares ou clínicas especializadas. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin de forma categórica, utilizando os softwares IRaMuTeQ e Atlas TI para o processamento de dados e codificação. Os resultados apontaram que os musicoterapeutas se fundamentam nos referenciais teóricos da musicoterapia e em outras áreas da saúde correlatas ao autismo. Todos os profissionais referiram-se aos métodos descritos por Kenneth Bruscia como norteadores de suas atuações. Também destacaram o uso da musicoterapia comportamental como uma abordagem recorrente entre os participantes, considerando-a, principalmente, para o manejo de comportamentos e a orientação de condutas profissionais com determinados perfis de crianças, e o uso das variadas formas demusicoterapia improvisacional, sendo uma importante abordagem de vinculação e relacionamento entre o terapeuta e a criança. Foram identificadas práticas baseadas em evidências, no discurso dos profissionais, presentes no relatório do National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice (NCAEP), além da intervenção baseada em música, com destaque para intervenção naturalística e o uso de comunicação alternativa e aumentativa. Os resultados relatados sobre os atendimentos em musicoterapia apontaram para a aquisição de novas habilidades, o aprimoramento de habilidades existentes e para mudanças de comportamento da criança com autismo. Discutiu-se que embora as abordagens forneçam um importante arcabouço para a prática clínica, esta é influenciada por múltiplos fatores: o conhecimento sobre o paciente, a compreensão da condição neurológica, os domínios musicoterapêuticos e as experiências empíricas adquiridas ao longo de suas atuações. Concluise que a pesquisa contribui para o campo ao evidenciar que as práticas musicoterapêuticas são construídas por estes fatores contextuais e que os resultados dos atendimentos são positivos quando o profissional compreende estes aspectos, mesmo utilizando múltiplas abordagens ou na ausência de uma definição explícita. Além de proporcionar um diálogo teórico e prático da profissão. Uma limitação identificada na pesquisa foi a delimitação da regionalização que não abrange um contexto generalizado. Sugere-se, para estudos futuros, a ampliação do escopo da pesquisa para um grupo mais abrangente de respondentes para melhor compreensão da prática musicoterapêutica com o público com autismo.Item Ensino de violão utilizando aplicativos: uma revisão de literatura(Universidade Estadual do Paraná, 2025-07-30) MACHADO, Luiz Eduardo Barros; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/2684354753496901; ARRUDA, Mariana Lacerda; http://lattes.cnpq.br/8189459100604298; VICENTE, Rodrigo Aparecido; http://lattes.cnpq.br/4162161037283075A integração de recursos tecnológicos com a educação musical tem impulsionado inovações nas metodologias pedagógicas, impactando também as práticas violonísticas. O ensino de violão ainda mantém metodologias consolidadas, porém aplicativos e plataformas digitais estão reconfigurando esse cenário. O objetivo desta pesquisa é compreender as potencialidades e desafios ao integrar aplicativos digitais com o ensino de violão. Como metodologia, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como revisão de literatura e utilizou a pesquisa bibliográfica como procedimento para obtenção dos dados. Foram realizadas abordagens complementares e articuladas entre si: uma revisão narrativa; uma revisão de escopo orientada pelo método de revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs, estruturado com base no PRISMA-ScR; e uma etapa de identificação de aplicativos e seus recursos, seguido de uma reflexão acerca das possíveis contribuições dos aplicativos para o processo pedagógico de um método de ensino de violão. A pesquisa adotou a metodologia de Abel Carlevaro como referencial para examinar possíveis convergências dos aplicativos com esse método. Como resultado, a revisão de escopo apresentou cinco artigos que evidenciaram o crescente potencial dos aplicativos no ensino de violão, destacando que a eficácia no uso dos aplicativos, depende de uma integração planejada e equilibrada. O levantamento realizado na plataforma Google Play Store identificou trinta aplicativos que corresponderam aos critérios de seleção. A análise desse recorte evidenciou uma recorrência de recursos semelhantes em diferentes aplicativos, como afinadores, metrônomos e dicionário de acordes, podendo refletir uma preocupação dos desenvolvedores em atender às demandas primárias dos usuários. Ao relacionar os recursos presentes nos aplicativos com os princípios do método de Abel Carlevaro, a pesquisa revelou que aspectos mais complexos da técnica violonística e os princípios fundamentais propostos por Carlevaro não são plenamente atendidos por esses aplicativos. No entanto, essas limitações não impedem que esses aplicativos sejam utilizados de maneira produtiva em contextos educacionais mais amplos. A pesquisa concluiu que os aplicativos desenvolvidos para o ensino de violão são reconhecidos como ferramentas pedagógicas e apresentam um potencial para enriquecer o processo educativo. Contudo, sua utilização e os efeitos pedagógicos ainda carecem de investigações mais aprofundadas.