Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS por Autor "ARAÚJO, Rosane Cardoso de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A motivação de músicos perante adversidades na rotina de estudos ao instrumento: uma investigação durante a pandemia de Covid-19(Universidade Estadual do Paraná, 2022-10-24) COIMBRA, Flavio Cantador; OLIVEIRA, Allan de Paula; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/3491569736650730; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437; ARAÚJO, Rosane Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/6547336486805388; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como estudantes de música se mantêm motivados em situações de adversidades na sua rotina de estudos do instrumento, durante a graduação. Para dar sustentação e apoio às reflexões e conclusões na análise dos dados obtidos, a investigação se fundamenta a partir da Teoria Social Cognitiva, proposta por Albert Bandura (1986). Em conjunto ao suporte da teoria, também se buscou levantar aspectos ligados à motivação intrínseca e extrínseca. A estratégia de pesquisa escolhida foi a de Estudo de Caso, o que permitiu um aprofundamento no entendimento sobre o tema a ser analisado, principalmente por se enquadrar em uma circunstância despertada pela pandemia da Covid-19 no ano de 2020, data de início do mestrado que gerou a presente dissertação. A coleta de informações foi de natureza qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com oito estudantes de música de nível superior da cidade de Curitiba/PR. As entrevistas foram transcritas na íntegra, categorizadas por assuntos e analisadas sob Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (1977). A análise das falas dos participantes revelou perspectivas sobre o processo motivacional e autorregulação do estudo do instrumento perante adversidades. Também levantou características observadas em relação a motivações de ordem interna, e motivações resultantes de eventos externos, como a pandemia. Espera-se com este trabalho de pesquisa compartilhar elementos sobre a relação dos alunos universitários com o seu processo motivacional, para melhoria das práticas e aprendizagem no estudo do instrumento, especialmente durante períodos de adversidades, como a da pandemia da Covid-19.