Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS por Autor "ANDRADE, Jessé Meier de"
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Item Seu instrumento musical pode facilitar a percepção de melodias: a influência do timbre instrumental e a teoria do fluxo na percepção musical(Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-16) ANDRADE, Jessé Meier de; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996; http://lattes.cnpq.br/0324175087636545; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996; CAREGNATO, Caroline; http://lattes.cnpq.br/9638767577242874; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437O objetivo dessa dissertação foi investigar se o timbre do instrumento principal de estudantes de música facilita a percepção melódica (tonal), utilizando como parâmetro a concentração sob a ótica da Teoria do Fluxo. A estrutura de trabalho está delineada por uma abordagem mista, tendo como sujeitos da pesquisa 17 alunos de piano, violão, violino e flauta transversal de três conservatórios de música do Paraná. A metodologia estrutura-se na coleta de dados por meio de: 1) questionário, visando a coleta de informações sobre a proximidade dos participantes com seus respectivos instrumentos principais de estudo musical; 2) atividades-teste de percepção melódica tonal com variação de timbres, visando a coleta de informações a respeito do desempenho dos sujeitos em tais exercícios; 3) Aplicação da escala DFS-2 (JACKSON e EKLUND, 2004) logo após os testes, para observar se a concentração é alterada pelo timbre instrumental, na atividade proposta. Os resultados, embora não generalizantes, apontam que há um maior desempenho dos participantes nas atividades-teste quando escutam seu timbre instrumental principal. Além disso, é esse timbre que possibilita ao sujeito maiores níveis de concentração na escuta, potencializa a manutenção da concentração na escuta fazendo com que haja um menor esforço para se concentrar na tarefa. Dessa forma, o timbre instrumental principal pode gerar facilidade na percepção de melodias tonais e uma maior, melhor e mais contínua concentração na escuta em direção ao Fluxo. As contribuições destes resultados podem ser aproveitadas por estudantes e professores de música para que reflitam sobre o uso da diversidade timbrística no processo de desenvolvimento da escuta em aulas de Percepção Musical.