Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS por Autor "ALMEIDA, Anselmo Guerra de"
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Item A questão da técnica na música eletroacústica e a relação criativa nas estéticas contemporâneas(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-14) SILVA, Daniel Ferreira da; THOMASI, Ricardo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0517076949170499; http://lattes.cnpq.br/2431813116105831; ALMEIDA, Anselmo Guerra de; http://lattes.cnpq.br/2322584898095049; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta pesquisa buscou investigar as conexões entre a música eletroacústica e as estéticas contemporâneas, explorando as suas interseções históricas, influências mútuas e impactos na criação musical por meio de técnicas de síntese sonora e processamento eletrônico. O objetivo foi o de compreender a relação homem máquina nos processos da criação musical com ênfase no imaginário construído pela relação criativa entre músico e instrumento-máquina como articulador e mediador entre tradição e contemporaneidade. O método envolveu um debate bibliográfico acerca da criação musical, investigando a imprevisibilidade do instrumento na performance, a dificuldade da criação sonora no meio natural através da interferência humana, previsibilidade do modus operandi no modo tradicional, conforto e aversão às novas possibilidade criativas, controle dos instrumentos contemporâneos e também os dilemas na criação e performance musical coletiva. O método de investigação foi feito com comparação da obra Red Bird de Trevor Wishart e também Lumière Noire de Bernard Parmegiani e cruzado com as composições do autor. Os experimentos foram realizados no LaMuSA, utilizando os sintetizadores modulares arp 2600, nêutron e k2, da Behringer. A análise dos resultados teve como objetivo, construir um panorama crítico das interseções entre música eletroacústica e a relação nas estéticas contemporâneas, além de explorar os dilemas da previsibilidade e controle na criação musical enriquecendo o debate teórico e assim oferecendo novas perspectivas práticas.Item Compondo com crianças: sonoridades contemporâneas na aula de piano(Universidade Estadual do Paraná, 2021-12-02) KLAVA, Andressa; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; http://lattes.cnpq.br/8783578524713574; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; DIAS, Helen Priscila Gallo; http://lattes.cnpq.br/6583391850747154; ALMEIDA, Anselmo Guerra de; http://lattes.cnpq.br/2322584898095049Esta dissertação foi construída a partir das novas perspectivas que têm se manifestado no campo da pedagogia do piano, em reflexo aos resquícios ainda presentes de um ensino tradicional pautado exclusivamente no desenvolvimento das habilidades de leitura e execução. Portanto, partimos do entendimento de que há outros aspectos necessários para um processo de ensinoaprendizagem mais eficaz, como a criação, a improvisação e, concomitantemente, a inclusão do repertório musical do século XX e XXI. A pesquisa realizada justificou-se pela escassez de materiais pedagógicos e de práticas de ensino, que se apoiem em perspectivas criativas abrangentes, atuais e que abordem a música mais recente, principalmente no nível de formação pianística inicial com crianças. Como fundamentação teórica, acolhemos as propostas dos compositores-educadores da segunda metade do século XX, sendo eles:John Frederick Paynter, Raymond Murray Schafer, Guy Reibel, Boris Porena e George Self. Outros autores da atualidade, incluindo brasileiros, também foram elencados para complementar e/ou justificar a abordagem. O objetivo principal do trabalho foi investigar se algumas práticas de ensino, que se aproximam mais de ideias educacionais atuais e da música do século XX e XXI, adotadas para alunos iniciantes ao piano, podem auxiliar no desenvolvimento sólido contribuindo para uma formação musical pianística mais efetiva. A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação, de natureza qualitativa, privilegiando a descrição, a análise e a interpretação de dados. Também apresentamos um conjunto de seis peças e propostas didáticas elaboradas ao longo desta pesquisa a partir dos pressupostos teóricos estudados, e de acordo com as características técnicas de iniciantes ao piano, com o intuito de aproximá-los de elementos musicais do século XX e XXI e incentivando à improvisação e à criação musical. Ao apresentar neste estudo abordagens pelas quais as atividades de criação musical, que envolvem o fazer e o pensar de novas sonoridades e do escutar em um modo expandido, espera-se que incentivemos professores de piano a se abrirem às propostas didáticas não convencionais colaborando para um aprendizado musical mais prazeroso e completo ao aluno.Item Práticas musicais criativas propostas por George Self no livro New Sounds in Class(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-08) CORBANI, Luís Eduardo; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; http://lattes.cnpq.br/1618388413551648; PAREJO, Enny José Pereira; http://lattes.cnpq.br/4517421783334381; ALMEIDA, Anselmo Guerra de; http://lattes.cnpq.br/2322584898095049Este estudo teve por objetivo buscar compreender, por meio da observação e análise, a recepção de práticas musicais criativas — propostas pelo compositor inglês George Self em seu livro New Sounds in Class — de um grupo de jovens músicos de uma banda escola da cidade de Ponta Grossa, PR. Apoiou-se em autores da pedagogia musical ativa que viram na linguagem da música contemporânea aportes para uma educação musical baseada mais na vivência do que no treinamento de leitura de partituras e domínio técnico instrumental, por meio da escuta, exploração sonora, valorização do som e do silêncio, improvisação e composição. Compreende-se pelo termo “música contemporânea”, neste contexto, um modo novo de olhar, um pensar novo, com respeito à exploração sonora, à performance e às práticas criativas. George Self e seus contemporâneos (meados do século XX) estavam alinhados à proposta de proporcionar ao estudante novas experiências em música a partir dos aportes da linguagem da música contemporânea. Pesquisa de natureza qualitativa, realizada pelo método da pesquisa-ação, mediante observação participante. Foram sujeitos deste estudo oito estudantes de música entre 14 e 23 anos que, durante quatro encontros, executaram exercícios na linguagem da música contemporânea, improvisaram e compuseram. Os dados foram registrados em áudio e vídeo — performances e rodas de conversa —, partituras produzidas pelos participantes e diário do observador. Para analisar os significados, pautamo-nos no método cartográfico e o conceito de rizoma sob o eixo performance e composição, de onde emergiram assuntos — “ramos menores” — que puderam contribuir para a elucidação de teorias, práticas e reações dos sujeitos durante a pesquisa. Pela análise foi possível observar um ganho na perspectiva e experiência musical desses jovens. Por terem formação musical assentada no método tradicional, viu-se produção de música na linguagem tradicional — familiar a eles — por meio da vivência no processo criativo. Ao mesmo tempo, essas práticas criativas trouxeram-lhes experiências inéditas e perspectivas inovadoras sobre música e sua prática, mostrando que o processo criativo transita pelas linguagens musicais. Além do que, pode-se dizer que o rizoma de práticas - improvisação e composição - tenha aberto caminhos para além do contexto exclusivamente musical: perceberem-se seres únicos, com momentos únicos, de criação própria, autônomos, podendo, dessa forma, aplicar essa experiência também nas relações interpessoais, nas tomadas de decisão nos enfrentamentos do dia a dia, quer individual como coletivamente. Constatou-se também que, embora haja número considerável de publicações sobre o tema, ainda há lacunas entre a percepção do mérito das práticas criativas e sua efetivação — evidenciado nesta pesquisa!