Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS por Autor "ALÍPIO, Alisson"
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Item A Articulação como Elemento Expressivo na Performance ao Violão: um estudo a partir da análise de tratados clássicos e sua aplicação à sonata Eroica de Mauro Giuliani(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-16) AFONSO, Felipe dos Anjos; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; http://lattes.cnpq.br/0251566083212546; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; FIORINI, Carlos Fernando; http://lattes.cnpq.br/0844777329314106; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395O presente trabalho trata do estudo da articulação como elemento expressivo ao violão. Ao analisarmos métodos de referência pedagógica da escola clássico-romântica para violão, observou-se a ausência de detalhes acerca deste assunto. Entretanto, tratadistas da mesma época - de outros instrumentos - apresentaram alternativas para a utilização de diferentes articulações. Sendo assim, buscamos analisar padrões de articulação presentes nos tratados de C. Ph. E. Bach, L. Mozart e J. Quantz (tecla, arco e sopro) e utilizá-los como ferramenta para elaboração de articulações para os Estudos 1 e 9, do Op.60 de Matteo Carcassi; Estudo 8, de Dionísio Aguado; Estudo 4, do Op.139 e Sonata Eroica, Op.150, de Mauro Giuliani. A metodologia utilizada está dividida em quatro etapas: 1 Definição de conceitos relacionados à performance; 2 Análise de Tratados; 3 Aplicação prática; 4 Edição e gravação. Verificamos que, embora os tratados de tecla, sopro e arco selecionados para esta pesquisa possuíssem mais informações que os tratados de violão, apenas o tratadista L. Mozart apresenta um número considerável de exemplos de articulação. Observamos também que, em geral, as obras de violão aparentemente oferecem poucas informações relacionadas à articulação, quando comparadas a obras de outros instrumentos. Portanto, o acréscimo de ideias de articulação, provenientes de diferentes tratados, promoveu variações significativas na expressividade das peças selecionadas.Item As Tres piezas rioplatenses de Máximo Diego Pujol: uma interpretação fundamentada na Teoria das tópicas musicais(Universidade Estadual do Paraná, 2024-10-04) NUNES, Mauricio Machado; MILANI, Margareth Maria; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/3728847928286310; IRAVEDRA, Rafael; http://lattes.cnpq.br/4868131936803893; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395Este trabalho tem como objetivo descrever os processos envolvidos na interpretação das Tres piezas rioplatenses do compositor argentino Máximo Diego Pujol. Com base nos elementos estilísticos da obra, articulei possibilidades interpretativas, destacando o idiomatismo do compositor, a partir da investigação dos materiais composicionais da peça que resultam da fusão entre a música de concerto (música de tradição escrita) e os gêneros musicais da Região do Rio da Prata. O estudo se concentra em como identificar os elementos estilísticos nas Tres piezas rioplatenses, dada a fusão de diferentes linguagens musicais, e de que maneira é possível entender como esses elementos são manipulados na peça a fim de estruturar a interpretação. No trabalho me fundamento na Teoria das tópicas musicais (RATNER, 1980; PIEDADE, 2007, 2011, 2012, 2013, 2023; ALMEIDA & MACHADO NETO, 2020; PADOVANI, 2016) para analisar e interpretar a obra com o objetivo de reconhecer e refletir sobre o material composicional presente e sua articulação com as práticas interpretativas. O marco conceitual está fundamentado na pesquisa artística, e o campo de pesquisa foi organizado a partir de: 1) delineamentos prévios, em que o contato com o texto escrito se realiza por meio da observação de recorrências e contrastes do material composicional; 2) construção de procedimentos de abordagem para as sessões de práticas e reflexões sobre as possibilidades de práticas deliberadas, estruturadas em um tripé: planejamento, sessões de práticas e feedback autoavaliativo. As tópicas foram estruturadas mediante a identificação e emprego de elementos musicais que remeteram a representações simbólicas (geográficas, culturais, estéticas, musicais etc.). Para fundamentar o percurso investigativo e amparado pelo bojo conceitual sobre a Teoria das tópicas musicais, estruturei Tópicas Composicionais e Tópicas Interpretativas que foram fundamentais para o desenvolvimento do processo de interpretação da peça, permitindo uma compreensão mais profunda das intenções musicais estilísticas e estéticas da obra, guiando não somente as escolhas das nuances interpretativas como também escolhas dos expedientes técnicos, digitação e dedilhado, microdinâmicas, construção de timbres etc. Dessa forma, os dados emergentes da pesquisa, apontam que as Tópicas musicais podem servir como lentes para desvendar camadas de significado e expressões presentes na música, fundamentando processos de prática e enriquecendo a interpretação. Como resultante deste processo investigativo está disponibilizado na dissertação um registro audiovisual das Tres piezas rioplatenses que apresenta a conexão entre análise teórica e prática evidenciando a importância do diálogo contínuo entre pesquisa e interpretação musical.Item Espectro da Ação Positiva: gradações de pressão dos dedos e processos foronômicos na prática violonística(Universidade Estadual do Paraná, 2022-08-30) HOFFMANN FILHO, Nativo Antônio; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/3520980597465287; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; OLIVEIRA, Cristiano Braga de; http://lattes.cnpq.br/8589304127182945; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296Esta pesquisa busca investigar aspectos relativos a uma percepção oculta à atitude motora necessária à execução musical ao violão, sendo estes a gradação de pressão dos dedos da mão esquerda e como esse fenômeno interage com a subjetividade interpretativa do violonista enquanto execução, aqui denominados de processos foronômicos. A partir de pesquisas anteriores sobre o walking e a abordagem tripartite do contato dos dedos no braço do instrumento — ações positiva, intermediária e negativa — propomos um olhar sobre como uma pressão dos dedos consciente pode facilitar a fluência motora/musical durante uma performance instrumental. Através do método indutivo e bibliografia relacionada, buscamos desenvolver esses conceitos com intuito de refinar as práticas da performance ao violão. A pressão dos dedos consciente pode significar tanto um fator de refinamento mecânico bem como atuar de maneira eficiente para a expressão musical enquanto demanda motora imbuída de subjetividade interpretativa. Esta investigação tem por foco as demandas da mão esquerda ao violão.Item Estudo n. 1 para violão de Camargo Guarnieri: uma proposta de digitação(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-14) COSTA, Daniel Ricobom; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; http://lattes.cnpq.br/8393063800826280; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; PEREIRA, Marcelo Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8226678530395716; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395A presente pesquisa apresenta uma nova proposta de digitação ao violão para o Estudo nº1 (1958), de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993), utilizando a Teoria da Digitação de Alípio (2014) para contornar ou mesmo sanar dificuldades técnicas e idiomáticas que a obra possui. A pesquisa segue um protocolo de instâncias para formar o Cenário Digitacional conforme o modelo de Alípio (2014) e, partindo da análise da obra efetuada por Pereira (2011), divide o estudo em 5 trechos. Além disso, explora o uso de recursos idiomáticos ao violão, embasados nas classificações de Scarduelli (2007) e Kreutz (2014), abordando problemáticas de natureza técnica e idiomática e, quando possível, resolvendo-as. Este estudo de caso de natureza qualitativa analisa tanto a digitação produzida pelo projeto quanto a do manuscrito, elencando múltiplas alternativas digitacionais e elucidando as implicações de cada abordagem na manutenção de aspectos texturais, melódicos, técnicos e idiomáticos na performance da peça.Item O processo de digitação ao violão da fuga BWV 998 de Johann Sebastian Bach(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-18) BOZA, Walmor; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/7061772456153431; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; ARAÚJO, Marcos Vinícius; http://lattes.cnpq.br/3741185840205622; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296Este trabalho trata do processo de digitação ao violão da Fuga BWV 998 de Johann Sebastian Bach. O objetivo foi desenvolver uma digitação em que o sujeito da fuga e suas variações fossem postos em perspectiva por meio da classificação e hierarquização dos elementos texturais. Esta pesquisa tem como referencial teórico os trabalhos sobre digitação realizados por Alisson Alípio e Ricardo Barceló, assim como a análise da Fuga BWV 998, de Tilman Hoppstock e, por fim, as publicações sobre interpretação musical, contraponto e formas musicais de Stanley Yates, Any Raquel Carvalho e Aaron Copland, respectivamente. Concluímos que, baseada na classificação dos elementos texturais em uma obra polifônica, a digitação propicia a evidenciação do sujeito e motivos, promovendo, assim, uma hierarquia entre as diferentes vozes presentes em uma fuga. Por fim, essa pesquisa apresenta uma edição prática para violão da Fuga BWV 998.Item Oito Peças para Violão de Nonato Leal: o processo de edição das partituras.(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-18) MIRANDA, Aron Rauri Medeiros de; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208; http://lattes.cnpq.br/6951950653767362; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208; ZANIN, Fabiano Carlos; http://lattes.cnpq.br/5895632774143840; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395Esta pesquisa tem como foco revisar e editar oito peças para violão solo de Nonato Leal. Nascido em 1927 e radicado no Amapá desde o início da década de 1950, Leal desenvolveu carreira como intérprete, compositor e professor, e hoje figura como o violonista de maior relevância do estado. Sua obra para violão consiste em 23 peças para o instrumento, escritas seguindo a tradição do violão solista brasileiro, em sua maioria, choros, sambas e valsas. Apesar de vir compondo desde a década de 1970, Leal só teve suas peças editadas em partitura a partir de 2012, contando hoje com cinco grupos de edição diferentes ao longo dos anos e partituras que apresentam divergências entre si. Levantando teorias de Figueiredo (2004) e Hazan (2004) sobre a prática de editoração de partituras, e contextualizando a obra de Leal utilizando como base autoras(es) como Taborda (2011), Bartoloni (1995), Llanos (2018) e Prando (2023), a pesquisa apresenta edições práticas e críticas das peças de Leal justificando-se em encontrar uma forma de apresentar à academia e à comunidade violonística brasileira esse até então pouco conhecido representante do violão da Amazônia.Item Organização digitacional da mão direita do violonista em passagens escalares e agrupamentos rítmicos(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-31) FOGAGNOLI, Marcelo Ijaille; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/3241388315501150; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; BOGO, Danilo; http://lattes.cnpq.br/5882295003644929; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208Esta pesquisa é a respeito da técnica ao violão, tendo como foco a mão direita. O objetivo é investigar possibilidades de digitações de mão direita, chamadas dedilhados, em passagens escalares e aquelas com agrupamentos rítmicos específicos extraídas do repertório. Incluímos digitações que fogem de sistemas binários (dois dedos), os quais são predominantes na literatura desse instrumento. Como referencial teórico, usamos o trabalho realizado por Nicolas de Souza Barros (2008) que aborda o conceito de polaridade digital para a construção dos dedilhados. Também apresentamos uma revisão dos trabalhos de outros autores que abordam técnica do violão como Matt Palmer (2011), Alisson Alípio (2014) e Scott Tennant (1992), com o mesmo intuito. Para tal, classificamos as passagens escalares e rítmicas e criamos dedilhados deliberados para estas, sempre justificando de acordo com o referencial. Concluímos que o uso organizado de dedilhados, incluindo os que fogem do sistema binário pode ser um meio de otimizar o estudo desses tipos de passagens, reduzindo o tempo de prática e também gerando uma maior precisão rítmica. Para finalizar, incluímos uma coleção de passagens musicais pertencentes ao repertório do violão, apontando e justificando as novas organizações digitacionais.Item Sonatina para piano de Edino Krieger: o gesto musical como meio balzador para a construção de uma performance técnico-expressiva(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-20) FABRI, Vinícius de Bruno; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/4299682451102467; BRAGAGNOLO, Bibiana Maria; http://lattes.cnpq.br/6620836755250182; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395A performance de uma obra não está limitada apenas ao conhecimento relacionado à decodificação do texto musical e ao domínio de habilidades motoras, mas também se situa na identificação e performance dos elementos expressivos que compõem o texto musical. O gesto, neste contexto, desempenha um papel fundamental como um meio de transmissão de significados, transcendendo a produção sonora tornando-se uma ferramenta de expressividade. O objetivo geral desta pesquisa é verificar como uma abordagem gestual pode ser um meio balizador para a construção de uma performance técnico-expressiva da Sonatina para piano de Edino Krieger. Os objetivos específicos são: investigar a intersecção entre interpretação e gesto musical, a partir dos elementos composicionais que estruturam a obra; avaliar como uma abordagem gestual pode propiciar o aprimoramento do processo interpretativo na performance pianística; e verificar se uma abordagem gestual promove recursos técnicos-pianísticos que favoreçam a obtenção de conforto e bem-estar. Para a definição de gesto me fundamento nos trabalhos de Zagonel (1992); Godøy e Leman (2010); Launay (2013) e Malysse (s.d.), enquanto para a definição do gesto musical em Zagonel (1992); Godøy e Leman (2010) e Madeira (2017). Já os autores Jensenius et al. (2010) e Cadoz e Wanderley (2000) fundamentam as categorizações dos gestos instrumentais, nas quais explorei os gestos facilitadores e os gestos de modificação para orientar a estruturação das categorizações dos gestos pianísticos — Gestos corporais-sensoriais e Gestos de expressão — que foram aplicados no campo de pesquisa para a construção da performance da Sonatina. A partir de uma abordagem qualitativa, o percurso investigativo se inicia com a contextualização do compositor Edino Krieger e de seus períodos composicionais no repertório para piano, fundamentados pelos apontamentos de Barancoski e Gandelman (1999); Paz (2012, v. 1 e 2); e Egg (2015). Em seguida, apresento considerações sobre a abordagem de um texto musical e acerca das práticas interpretativas sugeridas por Cook (2006) e Silveira e Winter (2006). A metodologia do campo de pesquisa adotada possui delineamento autoetnográfico, fundamentado em Versiani (2005); López-Cano e Opazo (2014); Ballestero (2020); e López-Cano (2024), através de três fases cíclicas: planejamento — desconstrução dos elementos composicionais e expressivos para critérios de análise ancorados em White (1994); sessões de estudos — sessões de prática ao piano com recursos de registros audiovisuais e diários de estudo, através de processos de prática deliberada conforme proposição de Plant et al. (2004); feedback — avaliação sob a ótica da abordagem gestual da funcionalidade e eficiência do processo de construção da performance. A organização e categorização temática dos dados coletados no campo de pesquisa utilizou a proposição de Bardin (2016) sobre a análise de conteúdo (unidades de registro e unidades de contexto) para posterior interpretação dos dados emergentes de acordo com o arcabouço conceitual elencado sobre gesto musical. O resultado obtido foi a estruturação de um memorial descritivo do processo de construção interpretativa da Sonatina para piano de Edino Krieger, avaliando a contribuição de uma abordagem gestual como meio balizador para a construção técnico-expressiva da obra. Como produto do percurso investigativo, uma performance da obra está disponibilizada por meio de um link na dissertação.Item Transcrições para violão das obras de Paulo Florence(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-24) PINTO, Jhony de Souza; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208; http://lattes.cnpq.br/3835189330533002; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208; COSTA, Gustavo Silveira; http://lattes.cnpq.br/2116370867681969; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395Esta pesquisa tem como objetivo descrever o processo de transcrição para violão enquanto prática de reelaboração musical através de transcrições inéditas para o instrumento. Selecionamos peças originalmente escritas para piano do professor, pianista e compositor romântico brasileiro Paulo Florence (1864-1949). Embora tenha alcançado prestígio em vida, sua obra é pouco conhecida atualmente e, por esta razão, divulgá-la é um dos nossos propósitos. Elaboramos um levantamento biográfico a partir de trabalhos que contemplam a trajetória do compositor e de membros de sua família, com destaque para: Carizzi (2017), Kossoy (2006) e Ribeiro (2006). Ainda foram realizadas consultas a documentos da época através da Hemeroteca Digital Brasileira, do Instituto Hercule Florence e de seu acervo particular, sob o cuidado de familiares. Ao longo deste trabalho, discorremos sobre o que entendemos por transcrição musical e apontamos correspondências entre as práticas de transcrição e tradução a partir de Barbeitas (2000), Britto (2022), Pereira (2010) e Vale (2018). Ressaltamos ainda que o conceito de fidelidade, conforme colocado por Britto, foi determinante para nossas estratégias de elaboração das transcrições. Finalmente, apresentamos os resultados da pesquisa evidenciando as diretrizes e os procedimentos empregados em cada etapa do processo de transcrição, bem como as partituras editoradas para violão solo das peças selecionadas: Mazurka em Fá maior, Minuete, Folha d’Album e Bluette.Item Walking: implicações do conceito no processo de digitação de uma obra ao violão(Universidade Estadual do Paraná, 2023-06-30) LONER, Raquel Turra; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/2189145933984383; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; MADEIRA, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7682010729445034; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296O Walking é um comportamento de mão esquerda ao violão inicialmente observado por Frank Koonce (1997). Loner e Alípio (2020) o consideram um ideal motor de execução ao violão que possibilita a realização de um ideal sonoro, estando relacionado, portanto, à fluência mecânica e sonora de uma execução. Ele pode ser definido como a sucessão dos movimentos de mão esquerda que possibilitam a sustentação do som entre as notas, ou seja, como uma sucessão de intenções. A presente pesquisa objetiva investigar as implicações do Walking no processo de digitação de uma obra ao violão, visando contribuir para o aprofundamento das discussões teóricas acerca da técnica violonística e favorecer a aplicação sistemática do Walking, propiciando, assim, uma maior eficácia no cumprimento dos ideais de fluência de uma execução. Esta investigação foi fundamentada pela Teoria da Digitação (2014), de Alisson Alípio, na qual os procedimentos metodológicos necessários ao processo digitacional foram sistematizados em um cenário digitacional. Estabelecemos relações entre o Walking e as etapas metodológicas previstas no cenário digitacional e constatamos que o conceito se relaciona de diferentes formas e em diferentes graus com as instâncias que o constituem. Dentre estas, a que mais diretamente é influenciada pelos preceitos do Walking é a etapa relativa ao levantamento dos expedientes técnicos que viabilizam a execução. A investigação acerca das implicações do Walking nesta etapa baseou-se na premissa segundo a qual, no que se refere à ação de mão esquerda ao violão, “o todo não é igual à soma das suas partes” (DERGAL, 2020) — ou seja, a aplicação do Walking não equivale à realização sequencial dos expedientes técnicos de sustentação do som que o constituem — assim como nas proposições de Meinel (1977) acerca da qualidade do movimento na prática esportiva, as quais contribuíram para a concepção de uma técnica de mão esquerda ao violão baseada na combinação fluida de intenções.