Políticas de educação e formação docente no Brasil a partir de 2000: a perspectiva da UNESCO

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Orientadores
Programa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudos as políticas públicas para a formação de professores no Brasil a partir do ano 2000, analisando-as sob a perspectiva idealizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para a educação do século XXI. Parte do princípio que a educação e a formação docente devem ser compreendidas a partir de uma vertente totalizante, na qual se estabelece uma relação com as questões maiores, como a economia e a política, percebendo, dessa maneira, as contradições e as ideologias presentes nas políticas educacionais gerais. A preocupação do estudo é responder à seguinte questão: qual a relação existente entre as propostas da UNESCO e as políticas nacionais atuais destinadas à formação docente no Brasil? Partimos do pressuposto que, desde o final do século XX, a UNESCO influencia as políticas educacionais dos países em desenvolvimento e, por conseguinte, as políticas para a formação docente, que fazem parte desse contexto. O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de estudos bibliográficos e documentais e sua fundamentação teórica está pautada no materialismo histórico e dialético, a fim de mostrar que a educação está imbricada com a produção e a reprodução da vida material humana, sendo constituída pelas mudanças socioeconômicas e políticas de um período determinado. Trabalhamos com duas categorias essenciais que são a totalidade e a contradição, tendo como âncora a pesquisa qualitativa cujo enfoque histórico estrutural nos garante uma ampla visão do problema, assinalando possibilidades de compreensão das relações que o nosso objeto estabelece com as questões maiores dentro de um contexto socioeconômico e político. Para a análise de conteúdo dos documentos estudados, também consideramos os acontecimentos sociais em curso no período da sua promulgação. Os resultados encontrados durante o desenvolvimento da pesquisa estão organizados em três momentos, a saber: primeiro destacamos o papel do Estado nas políticas públicas para a educação; em seguida apresentamos as políticas públicas aprovadas no final do século XX no Brasil, destacando as de formação docente e, por último, apontamos, em alguns documentos, as recomendações da UNESCO para a formação docente no Brasil. Os resultados mostraram que as determinações existentes nos documentos estudados, no lugar de proporem uma formação acadêmica teórica e consistente, complementada pelo domínio das metodologias didático pedagógicas necessárias ao desempenho da profissão, propõem uma formação que prioriza as habilidades e competências do professor, pautadas no saber fazer, como premissa para o trabalho docente.
Descrição
Palavras-chave
Citação
Coleções