AGINDO A FILOSOFIA
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023/08/27
Autores
Orientadores
Programa
PPGARTES
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.
Descrição
In this dissertation, I argue that I perform a philosophical reflection through my actions in art. To this end, I present a structure composed of a preamble, two main studies, an intermediate study, in addition to a small conclusion. In the preamble I define the artistic and philosophical ground of this research, being performance art and Paul Ricœur's philosophy of action, respectively. In the first study, I examine how and when acting becomes philosophizing based on an investigation in the field of creation, in which I approach works, discuss and propose new concepts such as creation in process, acting-philosophizing and practical philosophizing. After introducing the concept of basic particulars of performance art in the intermediate study, I investigate practical philosophizing in two stages: the first related to action and the second to other particulars. The research covers a period of ten years of my artistic production, delimited between the years 2010 and 2019. Throughout its body I present and discuss concepts and theories of philosophers such as Paul Ricœur, Saint Augustine, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry, and G. L. von Wright.
Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.
Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.
Palavras-chave
performance arte, filosofar prático, particulares básicos, filosofia da ação, criação, ação