Navegando por Autor "Yuri Azevedo Riesemberg Martins"
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Item MOVIMENTO E MEDIAÇÃO COMPUTACIONAL: PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE UM PROTÓTIPO INTERATIVO PARA A VIDEOINSTALAÇÃO “3/4”(Universidade Estadual do Paraná, 2025-06-30) Yuri Azevedo Riesemberg Martins; Fábio Noronha; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; http://lattes.cnpq.br/1322679253331030; NORONHA, Fábio; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; WOSNIAK, Cristiane; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BRASIL, Marcus; http://lattes.cnpq.br/6772709289246483Esta dissertação traz o processo de criação de uma videodança realizada para fins de uma videoinstalação interativa, fundamentada em experiências prévias com o formato da videodança coreografada para a tela. Seguindo o processo criativo descrito pela autora e pesquisadora Cecilia Almeida Salles, mapeio as etapas e processos da criação de um novo dispositivo (hardware) feito para operar usando código aberto (open source) um programa (software) que permite a manipulação de reprodução imagética em tempo real na videoinstalação. Por meio dessa abordagem, investigo as possibilidades criativas que surgiram na interseção entre dança, audiovisual e interação, contribuindo para expandir os limites da linguagem artística contemporânea que vem a ser debatida por autores como Maira Spanghero, Cristiane Wosniak, Christine Greiner entre outros. Trago registros deste processo por meio de: entrevistas com a equipe realizadora, storyboards, planta-baixa, esquemáticas, vídeo-bastidores, fotografias e escrita reflexiva. Também trago referências históricas que serviram como inspiração para o conceito da obra: Nam June Paik, pela implementação da interatividade entre público e dispositivos; Maya Deren pela manipulação cronológica encontrada em seus filmes; Abel Gance, pela quebra dos paradigmas de projeção com o uso de múltiplas telas; Eija-Liisa Ahtila, pela forma a qual suas obras tornam a audiência de observadores passivo em observadores ativos; Bill Viola, pela exploração da manipulação do tempo na tecnologia do vídeo.