Navegando por Autor "TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues"
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Item A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) DE MELO, Sérgio Corrêa; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; http://lattes.cnpq.br/3931038687291017; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; SFORNI, Marta Sueli de Faria; CALSA, Geiva Carolina; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel RodriguesO objetivo geral da pesquisa foi investigar, numa perspectiva interdisciplinar, ancorada em leituras, estudos e pesquisas advindo da Teoria da Complexidade, a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, quanto às possíveis transformações na sua prática docente, após sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), atendendo, assim, ao objetivo central do programa que é alcançar uma melhoria no processo de ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Os participantes principais da pesquisa foram 50 professores egressos do programa, que responderam um questionário semi-aberto, online, feito na plataforma Survey Monkey. Foram entrevistados também gestores e pedagogos que atuavam nas mesmas escolas de origem dos professores arrolados na pesquisa. A complexidade que envolve o tema, o contexto, os participantes da pesquisa e a necessidade de analisar o problema de modo holístico, evitando, assim, visões unilaterais, ou apontar apenas resultados numéricos e estatísticos, demandou a convivência entre diferentes paradigmas de pesquisa, em vigência na Ciência Contemporânea. Assim, a pesquisa interdisciplinar, de base quali-quantitativa, orientou o olhar do pesquisador que, ao interpretar os dados, buscou por fatores contextuais – internos e externos – pelas influências e pressões, todos emersos das vozes dos participantes da pesquisa e sustentados teoricamente por pesquisadores, estudiosos e educadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre várias constatações, destacam-se: a) a percepção de trabalho docente apresentada pelos participantes é polissêmica, com sentidos plurais; b) a fonte principal que informa sua prática pedagógica são seus saberes experienciais, seguidos dos advindos do PDE/PR; c) os professores egressos ainda sentem dificuldades em lidar com alguns problemas oriundos de fatores internos e externos, tais como desinteresse, indisciplina, carga horária pequena de horas-atividade, que têm interferido de maneira significativa na ressignificação da sua prática docente; d) a relação professor-PDEpratica pedagógica pode ser comparada a um rizoma. A pesquisa possibilitou ainda ao pesquisador um aprofundamento horizontal e holístico na área de formação de professores, com foco no PDE/PR, e uma definição particular de trabalho docente que se configura como um conjunto de saberes, experiências, modelos (des)construídos ao longo de carreira, vislumbrados ou não na sua prática pedagógica, e que constituem sua identidade, sua marca como profissionais da educação.Item A saúde mental docente: desafios de uma prática profissional.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/27) BOMDARUK, Clarice; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/6860814303219689; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; GRAÇA, Luciana Manuela AlmeidaA situação de trabalho e a saúde dos professores vêm sendo afetada devido ao acúmulo de tarefas que, por muitas vezes, é superior a sua capacidade física e mental, ocasionando o sofrimento/adoecimento docente. Por essas razões, este trabalho tem por objetivo entender os fatores que contribuem para o sofrimento/adoecimento dos mestres em situação de trabalho. Para tanto, nossos estudos foram fundamentados na Teoria da Complexidade, na perspectiva da pesquisa interdisciplinar, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, a metodologia é composta de abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Quanto aos instrumentos de coleta e geração de dados, foram utilizados estudos bibliográficos e um questionário online junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, foram tomados por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio o hologramático e o da recursividade, alguns procedimentos de análise do Interacionismo Socio Discursivo, como o contexto de produção, o plano global e/ou a macroestrura, além do uso de Segmentos de Orientação Temática (temas) e Segmentos de Tratamento Temático (subtemas). Quanto aos resultados, esta investigação tem permitido identificar sentimentos e fragilidades relacionados à prática profissional do professor, apontando-os como fatores que contribuem para o adoecimento/sofrimento mental docente, afetando sua qualidade de vida. Tais fatores são considerados aspectos interdisciplinares que perpassam o objeto de estudo. Esta experiência de pesquisa revelou a importância de discutir a extensão da sobrecarga de trabalho, os desafios relacionados à indisciplina dos alunos, a falta de apoio pedagógico e familiar, bem como as limitações das políticas públicas como questões inerentes a um debate social. Além disso, esta pesquisa permitiu identificar ações que podem ser utilizadas como estratégias e recursos de enfrentamento, a partir da ótica dos professores, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e saúde mental, contribuindo assim para uma visão mais completa do panorama educacional. Enfim, os resultados têm possibilitado obter uma maior compreensão sobre como se dá a relação entre a organização do trabalho e o adoecimento mental dos professores.Item As metodologias ativas no ensino médio: desafios para os espaços de aprendizagem(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-17) SONTAG, Adrielly; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/3513043395551009; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; SFORNI, Marta Sueli de Faria; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; GRAÇA, Luciana Manuela Almeida; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257No contexto educacional pós-moderno, as abordagens metodológicas têm recebido uma atenção especial, como as Metodologias Ativas. No entanto, há que se considerar a necessidade de se conhecer mais ampliadamente a perspectiva desta estratégia de ensino, a fim de que se possa entender seus desafios e contribuições ao desenvolvimento de capacidades sociais e culturais, necessárias ao pertencimento do sujeito na sociedade. Por essas razões, destacamos a importância de se investigar tal perspectiva, pois as Metodologias Ativas surgem como uma abordagem alternativa com o intuito de engajar o estudante no processo de aprendizagem de modo a torna-lo protagonista do seu aprendizado, permitindo o avanço em algumas capacidades, tais como: criticidade, criatividade, cooperação e autoavaliação. Assim, considerando o contexto exposto e a importância dessa abordagem, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: quais desafios são encontrados por professores do Ensino Médio ao implementarem as Metodologias Ativas como prática pedagógica na rede estadual pública de ensino? Desse modo, esta pesquisa busca investigar o uso das Metodologias Ativas e seus desafios no contexto do Ensino Médio de um determinado colégio da rede estadual de ensino do interior do Estado do Paraná. Para isso, pautamos nossos estudos em diferentes áreas do conhecimento, a saber: na Teoria da Complexidade, na pesquisa interdisciplinar e na perspectiva das Metodologias Ativas, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, fundamentamos nossa investigação na abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Em relação aos instrumentos de coleta e geração de dados, utilizamos um questionário online via Google Forms junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, tomamos por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio da recursividade e o hologramático, além de alguns procedimentos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) como o contexto de produção, plano global, além do uso de SOT (Segmentos de Orientação Temática – temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático – subtemas). Os resultados apontam para o reconhecimento da importância das Metodologias Ativas por parte dos professores, embora os dados evidenciem preocupações quanto às condições objetivas do trabalho docente em relação à implementação desta estratégia metodológica, como, por exemplo, a falta de tempo para planejamento e preparação das atividades, a ausência de formação docente sobre esta abordagem, bem como os impedimentos predominantes para a realização desta proposta didático-pedagógica. Ademais, a falta de aceitação dessas estratégias metodológicas por parte dos estudantes também foi indicada como impedimento para sua implementação. Com isso, concluímos que, para que a implementação das Metodologias Ativas ocorra na rede estadual pública de ensino, é necessário melhorar as condições objetivas de trabalho, propiciando formação docente sobre esse tema. Assim, ao organizar tais práticas formativas, o contexto educacional poderia contribuir para a aceitação das metodologias ativas por parte dos estudantes, auxiliando professores e estudantes em um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo.Item Crenças, atitudes e preconceitos linguísticos: uma percepção de vozes e sotaques(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/30) FOLMANN, Mirian Renata; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/8955772547083590; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; GRAÇA, Luciana Manuela Almeida; BRANDÃO, Flávio; POLATO, Adriana Delmira MendesA concepção de um padrão adequado de sotaques e tom de voz para diferentes gêneros decorre de crenças relacionadas à necessidade de se ter uma linguagem e frequência (tom) vocal padronizada para se comunicar e ser compreendido ou aceito na sociedade. Por essas razões, esta pesquisa tem como objetivo investigar crenças e preconceitos linguísticos, de acordo com as percepções de estudantes e professores acerca do uso de vozes e sotaques regionais. Para tanto, pautamos nossa proposta de investigação na perspectiva da Teoria da Complexidade, da pesquisa interdisciplinar, na Sociologia e na Sociolinguística, bem como na perspectiva bakhtiniana. Quanto aos procedimentos, utilizamos uma abordagem mista de pesquisa envolvendo a quantitativa e a qualitativa, além das pesquisas exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados incluíram estudos bibliográficos e um questionário online por meio do Google Forms, envolvendo 11 participantes divididos em três grupos, sendo um com 3 professores, um grupo com 3 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública e um grupo com 5 pessoas que gravaram um mesmo texto em áudio para ser avaliado pelos professores e estudantes. Para tanto, pautamos nossa proposta de investigação na perspectiva da Teoria da Complexidade, da pesquisa interdisciplinar, na Sociologia e na Sociolinguística. Além disso, pautamo-nos nas variáveis como critérios de análise gênero, faixa etária, vozes, nível de escolaridade, atuação profissional e sotaques. Os resultados da pesquisa destacam alguns aspectos apontados pelas percepções dos participantes relacionados à influência de fatores sociais, culturais e individuais na interpretação de características vocais e linguísticas. Há uma ênfase na necessidade de se combater estereótipos de gênero que afetam as percepções de vozes de pessoas trans e homossexuais, ressaltando-se a subjetividade na definição do “bem falar”. A análise quantitativa revela a predominância do gênero nas respostas, seguido pela etnia, evidenciando o fato de que as normas sociais e culturais influenciam as percepções das pessoas no que tange ao reconhecimento de vozes e sotaques, envolvendo uma combinação de características vocais. As relações entre normas sociais, experiências individuais e preconceitos inconscientes indicam a identificação do gênero com base na voz, além de estereótipos regionais na avaliação educacional. Assim, nossa investigação aponta o preconceito vocal investigado em um ambiente educacional como um elemento inovador desta pesquisa, embora há muito o que se investigar sobre a temática proposta.Item Leitura e escrita como atividades mediadoras e interdisciplinares na formação de jovens do ensino médio(Universidade Estadual do Paraná, 2021/11/29) PAULA, Marcia Cristina de Aquino de; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/6515254029287426; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; DOLZ, Joaquim; STUTZ, Lídia; GRAÇA, Luciana Manuela AlmeidaEsta pesquisa visa a investigar o ensino de leitura e de escrita com vistas ao desenvolvimento da formação humana do estudante do Ensino Médio, com foco no gênero de texto Artigo de Opinião, no sentido de identificar aspectos interdisciplinares que perpassam os processos socioculturais constitutivos da formação humana e social no contexto estudado. Para tanto, pautamos nossos estudos nos aportes oriundos da Pesquisa Interdisciplinar (MORIN, 1991, 1996, 2005, 2016; ALVARENGA et al., 2011; SANTOS, 2010, 2012), da Sociologia (GIDDENS, 2002), da Psicologia Histórico-cultural (LEONTIEV, 2004; VIGOTSKY, 2009, 2010), da Economia (AMARO, 2004; SCHULTZ, 1973), da Educação (FREIRE, 1968, 1997), da Teoria da Complexidade (MORIN, 1991, 1996, 2005, 2010, 2011, 2016; SANTOS, 2010, 2012), do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), do ensino com base em gêneros de texto e das Capacidades de Linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e seus critérios (CRISTOVAO et al, 2010; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011; CRISTOVÃO, 2013), da concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003), da Sequência Didática (SD) (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004) e da escrita enquanto processo (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010). Quanto à natureza da pesquisa, tomamos por base a abordagem mista de pesquisa, envolvendo tanto a qualitativa quanto a quantitativa (LAKATOS, 2010; CRESWELL, 2007, 2018; CRESWELL; CLARK, 2018). No que concerne aos procedimentos metodológicos, produzimos, implementamos e analisamos uma SD utilizada no contexto de Ensino Médio de uma Escola Pública do interior do Estado do Paraná no sentido de investigar o trabalho com a leitura e escrita como elementos mediadores e interdisciplinares ao desenvolvimento da formação humana dos estudantes. Consideramos as diferenças e distinções entre os autores e a perspectiva interdisciplinar desta pesquisa e a julgamos legítima e globalmente coerente para o planejamento da educação e da Sequência Didática, conforme propusemos, bem como para a compreensão do papel social da leitura e da escrita como elementos mediadores e interdisciplinares na formação de jovens do Ensino Médio. Para as análises, utilizamos alguns princípios da Teoria da Complexidade (MORIN, 2004), como o recursivo e o hologramático, além de alguns procedimentos de análise perspectiva do ISD (BRONCKART, 1997/2009), tais como: situação de produção, contexto de produção físico e sociossubjetivo, plano global e/ou macroestruras, Capacidades de Linguagem e seus critérios.Item O trabalho do(a) professor(a) de Língua Inglesa da rede pública estadual de ensino pela ótica das Instruções ao Sósia(Universidade Estadual do Paraná, 2021/07/29) NASCIMENTO, Renato do Carmo; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/5333205691052912; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, LidiaEsta pesquisa insere-se no contexto da Educação Básica da Escola Pública, no interior do Estado do Paraná e propõe uma discussão acerca do trabalho docente no ensino de Língua Inglesa, a partir da descrição do próprio agir docente e tem por objetivo investigar os aspectos constitutivos de uma rotina de trabalho do professor de Inglês da educação básica e seus possíveis desafios pelas percepções docentes a partir do procedimento das Instruções ao Sósia. Fundamentamos nosso estudo em aportes da Teoria Crítica (FREIRE, 1968, 1997) do Ensino como Trabalho (TARDIF; LESSARD 2002, 2005, 2008; MACHADO, 2004), e dos Estudos da Linguagem por meio da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009; CRISTOVÃO, 2008). No que tange à natureza deste estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa (LAKATOS, 2010; CRESWELL, 2015; 2018). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos as Instruções ao Sósia para a coleta de dados, procedimento oriundo da Psicologia do Trabalho, mais especificamente, da Clínica da Atividade Francesa (CLOT, 1999/2006) com três docentes da área de Língua Inglesa, de um município do interior do Paraná. Os dados são analisados por alguns dos procedimentos propostos pelo ISD, a saber: contexto de produção, plano global, conteúdo temático, mecanismos de textualização e procedimentos SOT (Segmento de Orientação Temática – temas) e STT (Segmento de Tratamento Temático – subtemas) (BRONKCART, 2008; BULEA, 2010). Os resultados apontam para o fato de que uma maior tomada de consciência acerca do próprio agir pode favorecer a qualidade do trabalho de professores(as) de LI em sala de aula, bem como maiores investimentos em políticas públicas podem contribuir significativamente para a melhoria das condições objetivas de realização desse trabalho investigadoItem Os aspectos afetivo-emocionais na formação inicial de professores de línguas(Universidade Estadual do Paraná, 2020-03-18) OLIVEIRA, Juliane Almeida de; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/2156905290503564; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira Pátaro; FACCI, Marilda Gonçalves DiasTomando a necessidade de se entender mais ampliadamente os aspectos que podem constituir a formação humana do professor de línguas enquanto sujeito inserido em um contexto sócio-histórico, objetivamos investigar como os professores em formação (doravante PF) percebem os aspectos afetivo-emocionais que vivenciam ao longo da trajetória formativa e quais as contribuições de tais vivências/aspectos para a formação humana. Para isso, consideramos pertinente desenvolver um olhar para a formação humana, pelo viés da pesquisa interdisciplinar, no sentido de entender se o processo de ensino e aprendizagem que o futuro professor vivencia o prepara para as diferentes experiências que podem surgir na Universidade e/ou em seus contextos de atuação futura. No que concerne aos procedimentos metodológicos, pautamos nossos estudos na Teoria da Complexidade, bem como na perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), concedendo espaço para os estudos da psicologia no que tange às funções psíquicas mentais (Funções Psicológicas Superiores) do ser humano, mais especificamente, aos aspectos afetivo-emocionais dos quais nos valemos nessa pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados e análise, utilizamos a análise dos documentos, a saber: as Diretrizes Curriculares para o curso de Letras, Grade Curricular, Diretrizes Curriculares para a Educação Básica e questionário. Os resultados da pesquisa nos permitiram entender que, além dos aspectos disciplinares que constituem a formação do professor, os saberes advindos das diversas atividades, consideradas externas ao curso de Letras, das quais participam no contexto acadêmico e universitário, envolvendo aspectos subjetivos como a afetividade e a emoção, podem contribuir para a sua formação e desenvolvimento humano, social e profissional. Isso influencia sua tomada de decisão sobre a continuidade do próprio processo de formação.Item Perfil e Expectativas de Estudantes no Contexto da Formação Técnica Integrada: reflexões em discussão.(Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/15) SOUZA, Ednéria Martins Ferreira de; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/6780657802943281; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; PÁTARO, Ricardo Fernandes; FACCI, Marilda Gonçalves DiasConsiderando as possíveis relações entre o perfil, as expectativas de estudantes e as propostas de um Curso Técnico Integrado em Informática de um campus do Instituto Federal do Paraná, visamos discutir a Formação Técnica Integrada ao Ensino Médio. A fim de considerar a complexidade do objeto investigado, buscamos, por meio da pesquisa interdisciplinar, envolver algumas áreas, tais como a sociologia, a psicologia, a línguística e a educação, a fim de compreendermos alguns conceitos, tais como desenvolvimento humano e social, educação pelo trabalho e para o mundo do trabalho, Educação Profissional Técnica de Nível Médio. No que tange à metodologia de pesquisa, como procedimentos de coleta de dados, analisamos questionários de estudantes e seus perfis por meio de informações socioeconômicas, dentre outras, obtidas a partir de registros acadêmicos, além de documentos que orientam os trabalhos da instituição quanto aos objetivos e às finalidades propostos para a formação do estudante no curso investigado. No que se refere aos procedimentos de análise, pautamos nossos estudos na Teoria da Complexidade, ao tratar dos princípios dialógico, hologramático e de organização recursiva, na Psicologia Histórico-Cultural, a fim de compreendermos o contexto histórico e social mais amplo do contexto investigado e a formação e o desenvolvimento humano pelo trabalho, e no Interacionismo Sociodiscursivo, ao propor análise de mecanismos de textualização e de conteúdo temático nos dados obtidos. Os resultados deste estudo apontam para uma compreensão de que as relações entre o perfil, as expectativas dos estudantes e as propostas do curso investigado constituem-se à medida que o curso propõe formação profissional, humana e crítica de forma integrada e multidimensional e os estudantes almejam uma formação que os possibilite atuar, contribuir e transformar a sociedade em que vivem, por meio dos conhecimentos e dos aprendizados adquiridos mediante o curso, expressando um perfil crítico e participativo no contexto em que se inserem. Assim, ao considerarmos que os estudantes se autoproduzem ao agir na sociedade e transformá-la, transformando-se a si mesmos, evidenciamos, neste estudo, a importância de considerar os estudantes sujeitos ativos no processo de ensino e de aprendizagem. Por essa razão, sua colaboração é fundamental na construção de novas propostas para o curso e para sua própria formação.Item Retorno e permanência após Programa de Reabilitação Profissional: a realidade dos egressos da APS Campo Mourão(Universidade Estadual do Paraná, 2018/02/27) SPIELMANN, Chistiane Karla; LONGHI, Armindo José; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; http://lattes.cnpq.br/1327077401116891; LONGHI, Armindo José; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; BATISTA, Alfredo AparecidoO Programa de Reabilitação Profissional foi criado na década de 1940 e, desde então, tem como objetivo proporcionar os meios para inserção e reinserção no mercado de trabalho, de trabalhadores que ficaram incapacitados para as funções de origem, devido ao quadro de adoecimento. Apesar de garantir os meios para a qualificação profissional (cursos, transporte, alimentação e treinamento), o programa não garante uma vaga no mercado. Muitas críticas são tecidas ao modelo de desenvolvimento da Reabilitação Profissional atual, como por exemplo, a não garantia de inserção e permanência no trabalho. Nesse sentido, propomos com esta dissertação, analisar as contribuições do Programa de Reabilitação Profissional do INSS para a (re) inserção e permanência profissional do trabalhador egresso do Programa. Trata-se de uma pesquisa de nível exploratório, que tem como objetivo estudar temas poucos explorados e possibilitar investigações futuras. Utilizamos as abordagens quantitativas e qualitativas e como instrumento de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa são trabalhadores egressos da Reabilitação Profissional no ano de 2013, da Agência da Previdência Social de Campo Mourão/PR, desligados para retorno ao trabalho em função diversa, que totalizam 12 trabalhadores: 7 com vínculo empregatício quando ingressaram na RP e 5 sem vínculo empregatício. Com a pesquisa, identificamos que os trabalhadores que ingressaram/saíram da Reabilitação Profissional com vínculo empregatício existente, tiveram maior êxito em seu retorno e/ou permanência no mercado de trabalho, se comparados com aqueles que estavam na condição de desempregados: dos 7 trabalhadores empregados, 85,71% permanecem empregados; enquanto que dos 5 trabalhadores desempregados, 60% permanecem nesta condição, 20% estão empregados e 20% retornaram ao benefício previdenciário. Durante as entrevistas, constatamos que para os trabalhadores egressos, apesar do Programa de Reabilitação Profissional contribuir para a qualificação profissional, não foi determinante para a (re) inserção e permanência profissional.Item Uso de telas digitais por crianças de um centro de educação infantil(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/29) MORAES, Luciane dos Santos; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/9844710036997074; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; SFORNI, Marta Sueli de Faria; GRAÇA, Luciana Manuela Almeida; ANDRADE, Áurea Andrade Viana deLevando-se em conta a preocupação em torno do desenvolvimento da linguagem da criança, esta pesquisa tem como objetivo entender a relação entre o uso de telas digitais e o desenvolvimento da linguagem da criança, investigando os aspectos interdisciplinares que perpassam os processos socioculturais constitutivos da formação da criança, envolvendo os processos socioculturais em relação às esferas institucionais como a escola e a família, bem como das possíveis imbricações entre as dimensões global e local. Para tanto, pautamos nossos estudos nas perspectivas da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Complexidade e da pesquisa interdisciplinar. Quanto aos procedimentos metodológicos, no que diz respeito à natureza da pesquisa, fundamentamos nossa investigação na abordagem mista de pesquisa (quantitativa e qualitativa). No que se refere à coleta e geração de dados, utilizamos estudos bibliográficos e um questionário online via Google Forms junto a professores, pais e outros profissionais de diferentes áreas do conhecimento, relacionados ao contexto investigado. No que concerne às análises dos dados coletados, utilizamos alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, a saber: hologramático e o da recursividade, além de alguns procedimentos do ISD como o contexto de produção, plano global e/ou macroestrutura. Com os estudos bibliográficos, foi possível identificar lacunas e algumas contribuições de diferentes pesquisas acerca da temática tratada em nosso estudo, o que nos possibilitou obter um entendimento mais ampliado sobre o uso de telas na formação das crianças e a influência deste uso em seu desenvolvimento. Como resultado da análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa por meio do questionário, identificamos aspectos sociais e culturais pelos quais o uso de telas influencia o desenvolvimento da criança, afetando o processo de aquisição da linguagem. Com base nestes resultados, entendemos que tais influências podem ser tanto negativas, quanto positivas.