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Item A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE O USO DO CINEMA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE OURINHOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/26) Silva, Julya Gonçalves da; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/7447756447254136; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; SILVA, ANALÍGIA MIRANDA DA; http://lattes.cnpq.br/6440145397352380; MOMOLI, DANIEL BRUNO; http://lattes.cnpq.br/7701594143194418; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717A presente pesquisa tem como finalidade discutir sobre o uso do cinema no contexto escolar, enfatizando sua natureza como linguagem artística, frequentemente negligenciada. Dessa forma, este estudo tem como intuito analisar as possibilidades de apresentação de filmes no espaço educacional em diferentes áreas do conhecimento, pensando o cinema a partir dele mesmo e na sua interface com a escola. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo em cinco escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos/SP, onde entrevistamos 12 educadores e educadoras que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo geral é investigar e analisar de que forma o cinema, está presente nas práticas pedagógicas de professores e professoras dos anos finais do ensino fundamental, de escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: de que maneira as práticas pedagógicas de educadores e educadoras de diferentes componentes dos anos finais do ensino fundamental têm envolvido o cinema, nas escolas da cidade de Ourinhos? O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Alain Bergala (2008), Adriana Fresquet (2013), Rosália Duarte (2002), Marcos Napolitano (2019), Paulo Freire (1996) e Rosa Maria Bueno Fischer (2008). Realizamos a análise dos dados por meio da abordagem de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). O estudo se classifica como bibliográfico, de natureza teóricoprática, com abordagem qualitativa e delineamento descritivo-explicativo. A pesquisa utilizou a leitura bibliográfica para construção do referencial teórico-analítico e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados.Item À Luz de Bruel: O processo de criação, produção e difusão do documentário(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/04) SILVA, Dorotéia Werner; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/2803624521035094; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; CAMARGO, Hertez Wendel.; http://lattes.cnpq.br/2778413245735367; BORGES, Paulo Humberto Porto; http://lattes.cnpq.br/3666391237095572; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717O memorial "À Luz de Bruel: O Processo de Criação, Produção e Difusão do Documentário" tem como objetivo apresentar o processo de criação e desenvolvimento do documentário de curta-metragem "À Luz de Bruel". Neste trabalho, apresento o desenvolvimento da ideia, do argumento e do roteiro, além das etapas de produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção, até a difusão do produto finalizado em festivais e mostras. O personagem principal do documentário é o iluminador paranaense Beto Bruel. Ao longo do documentário, são apresentados depoimentos de personalidades do teatro nacional e do próprio artista. Com relação aos aspectos específicos dos processos em torno do documentário "À Luz de Bruel", utilizo interlocuções com integrantes da equipe para obter informações precisas e detalhadas. A partir de uma pesquisa exploratória e revisão de literatura acerca do audiovisual e documentário, foi delineado o referencial teórico utilizado no presente trabalho. Autoras e autores como Manuela Penafria, Bill Nichols e Eduardo Coutinho contribuíram na área do documentário. Destaco ainda Chris Rodrigues, que, a partir de sua extensa bagagem na produção cinematográfica, possibilitou que alguns pontos importantes fossem delineados. Para a discussão da direção e fotografia, utilizei as contribuições de Sidney Lumet, entre outras autoras e autores, que foram importantes para o desenvolvimento deste memorial.Item MEDIAÇÕES CULTURAIS ENTRE O FESTIVAL DE CINEMA E A ESCOLA: um estudo de caso do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-26) ASSUNÇÃO, Morgana Souza; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563; http://lattes.cnpq.br/3005835694947968; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MACHADO, ELIANY SALVATIERRA; http://lattes.cnpq.br/9514076768463655Esta pesquisa teve por finalidade ampliar o debate sobre Cinema e Educação, discutindo a mediação cultural realizada nas escolas por festivais de cinema, em estudo de caso de duas ações formativas do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental FICA: o Se Liga no FICA (2016) e o FICA Atitude (2018). A mediação cultural em cinema foi abordada partindo das definições de mediação e das práticas de mediação cultural. Nos apoiamos na Hipótese-Cinema de Alain Bergala (2008), com seus conceitos de pedagogia de criação e análise de criação, para discutir o cinema na escola, da exibição à criação cinematográfica em contexto educativo. Pelas especificidade do FICA, a dissertação apresenta diferentes abordagens conceituais de meio ambiente e suas representações sociais; as classificações de educação ambiental; além dos usos do audiovisual na educação ambiental; o debate do cinema ambiental como gênero cinematográfico e a importância dos festivais de cinema temáticos sobre meio ambiente. Foram analisadas as mediações culturais no FICA de 2016 e 2018, atentando-se aos projetos Se Liga no FICA e no FICA Atitude, a partir de documentos (catálogos e editais de chamamento público) e dos vinte e sete filmes produzidos. Concluiu-se que a mediação cultural do cinema ambiental na escola reproduz a dicotomia entre cinema e meio ambiente/educação ambiental. Conforme a metodologia e/ou proposta pedagógica adotada, as representações sociais e apreensões de meio ambiente se distinguem. A experiência estética é potencializada quando a dimensão artística do cinema é centralizada.Item O AUDIOVISUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/19) Wisnievski, Roberta; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563; GOMES, Solange Maranho; http://lattes.cnpq.br/9649768966417381A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) exigiu a criação de grupos de trabalho nos estados brasileiros a fim de realizar a (re)organização dos currículos do ensino básico. No Estado do Paraná, a BNCC deu origem ao Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações, o que impactou diferentemente as áreas e disciplinas escolares. Consequentemente, a disciplina de Arte que contempla as linguagens artísticas e, inclusive, o Audiovisual, passou por um processo de adequação nesses documentos. Tendo em vista esse cenário, o presente trabalho propõe uma análise dos documentos gerados pela BNCC que orientam os currículos das escolas públicas do Estado. No campo artístico e, em especial, o ensino e a inclusão do Audiovisual nestes documentos, desde a primeira versão da BNCC até a terceira, houve a mobilização dos estados para readequação de seus currículos. Além disso, em função de um recorte espaço-temporal, definiu-se como foco os documentos curriculares adotados para os anos finais (6º aos 9º anos) do ensino fundamental. Assim, esta pesquisa bibliográfica e de análise documental pretende delinear tanto questões específicas sobre o ensino do Audiovisual quanto como sua prática vem sendo efetivamente contemplada nesses documentos.Item O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ: A PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL NO “MUSEU DA IMAGINAÇÃO”(Universidade Estadual do Paraná, 2024/08/02) Fernandes, Eloisa Maria; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/2379044697032969; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; BUCHMANN, LUCIANO PARREIRA; http://lattes.cnpq.br/1073258616943164A presente pesquisa desenvolveu um estudo a respeito do tema da preservação audiovisual, considerando principalmente o campo de estudos da linha de pesquisa “Experiências e mediações nas relações educacionais em artes”, do Mestrado Profissional em Artes, da Unespar, tendo como objeto de estudo os trabalhos de conservação e preservação realizados no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), entre os anos de 2019 e 2024. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: quais são as estratégias utilizadas pelo MIS-PR para realizar a preservação audiovisual? Diante dessa indagação, a pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso, com base nas perspectivas qualitativas e de caráter exploratório. Buscamos compreender as principais características da preservação e da conservação audiovisual, assim como escrutina as principais políticas culturais voltadas à preservação audiovisual, à níveis nacional e paranaense e suas principais perspectivas. Também abordamos questões relativas à história do MIS-PR, analisando o contexto histórico e político em que o museu foi concebido, os percalços pelos quais o museu passou ao longo da sua história. O percurso metodológico para o desenvolvimento da pesquisa observamos os trabalhos de conservação e preservação realizados pelo Setor de Acervo e Pesquisa, buscando compreender as condições em que são executados, sendo esses trabalhos basilares para o processo de preservação audiovisual da instituição, principalmente no que tange a conservação, contando com entrevistas realizadas com trabalhadores do museu e com a fundamentação teórica na área da conservação. Realizamos o estágio obrigatório no MIS-PR em 2023, como parte da disciplina Cultura da Preservação Audiovisual, do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar, refletindo sobre as experiências enquanto estudante e pesquisadora com o intuito de explorar a preservação audiovisual pelo viés educativo e de refletir sobre as possibilidades de abordar a educação patrimonial em espaços museológicos mostrando que além de ser um espaço de guarda, ele carrega em sua essência o papel de ser um lugar de pesquisa, ensino e aprendizagem. O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Edmondson, Franco, Canclini, Rubim, Souza, Millarch, Coelho, Castro, Van Bogard, Bondía, Grunberg, Horta e Monteiro, Possamai e Grinspum. Após as análises, foi possível chegar à conclusão de que o processo de preservação no MIS-PR ainda passa por fragilidades, dependendo muito mais dos esforços dos trabalhadores do que das condições infraestruturais, do suporte governamental e das políticas culturais voltadas para atender suas demandas, que ainda necessitam de vários ajustes para que funcionem de forma eficiente.Item O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/31) LIMA, Rafaela Calil Mussi; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/4373506265751042; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; FAXINA, Elson; http://lattes.cnpq.br/0672272862905804; http://lattes.cnpq.br/4437145596805207; RIGO TRAMUJAS, PAULAEssa pesquisa analisa as potencialidades do uso do podcast como ferramenta midiática audiovisual de ensino e aprendizagem em espaços educativos. Considerando a ferramenta como uma mídia em constante crescente no Brasil, e entre o público jovem, de acordo com dados da AbPod (Associação Brasileira de Podcasters), ainda encontra-se uma lacuna nos estudos e pesquisas que amparam o uso do podcast como recurso pedagógico. A partir dessas considerações, esta pesquisa ampara-se nos estudos teóricos de (Jesus, 2014) e (Freire, 2014), sobre o uso da ferramenta no contexto escolar. A pesquisa também faz revisão de literatura de teóricos como: (Lévy, 1998), (Hall, 2006), (Jenkins, 2009), (Prensky, 2011) sobre a cultura da convergência no ciberespaço e na pós-modernidade, bem como a afinidade das novas gerações para as novas tecnologias. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é analisada como sustentação para as diretrizes e competências que devem ser adquiridas por alunos durante a fase escolar da educação básica. Espera-se que esta pesquisa discuta o potencial educativo da ferramenta podcast, bem como auxilie professores e alunos no processo de formação continuada para novas mídias, em um espaço multimídia.Item PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2021-02-15) VEIGA, André Barroso da; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/5111573295903191; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563Esta pesquisa reflete sobre o uso do cinema na educação, enfatizando a produção audiovisual como possibilidade de criação em sala de aula. Percorre um caminho teórico por autores como Bergala, Deleuze, Franco, Fresquet, Gardner, Kastrup, Kenski, Levy, Migliorin, Morin, Stecz e Vieira para criar um entendimento sobre a importância do cinema para uma educação, se utilizando das diversidades para criar conhecimentos coletivos, e que ativa o uso criativo das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo pedagógico. Realizou-se um levantamento de possibilidades tecnológicas acessíveis à escola pública, destacando a realidade do Colégio Estadual do Paraná, com observações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Artes no ensino médio. Analisa as propostas de ensino aprendizagem com a linguagem cinematográfica e a estética audiovisual, que são enumeradas no decorrer dos anos de 2012 a 2019, mais especificamente em desenvolvimento durante o primeiro semestre do ano de 2020. Análise que foca nas práticas pedagógicas a partir do plano de trabalho pedagógico, nos planos de aula, nos Recursos Didáticos Digitais utilizados e com observação dos resultados que são as produções audiovisuais realizadas em sala de aula.Item REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA, NO ESPAÇO ESCOLAR, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/01) PEREIRA, Miriam Galvan; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/1450804851054407; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; SOUSA, REGINALDO CERQUEIRA; http://lattes.cnpq.br/1720254111592839Esta pesquisa discutiu a aplicação do cinema na educação, tomando a produção audiovisual/documentário como uma possibilidade criativa em sala de aula e traz como problema a pergunta: “em que medida a literatura transformada em documentário, como exercício prático, baseado em temas que podem ser retirados de obras literárias, pode colaborar para que os alunos se apropriem da linguagem cinematográfica?”. Como objetivo geral, investigou-se o processo de produção de documentários, uma vez que os temas selecionados foram objeto de produções individuais ou coletivas, propiciando a relação entre os textos e as relações dos autores em sua comunidade e em suas vidas. A metodologia empregada para atingir os objetivos propostos foi a utilização do audiovisual/documentário em sala de aula e temas retirados de obras da literatura brasileira. A finalidade do cinema e literatura no contexto acadêmico tem se mostrado uma ferramenta eficaz para o ensino. Por meio de filmes e obras literárias, é possível despertar o interesse pelo audiovisual e também pela leitura. Essa abordagem permite uma dinâmica diferenciada com os jovens, além de possibilitar um aprendizado mais significativo e interativo, que se torna mais prazeroso e motivador para o estudante. Uma proposta pedagógica foi elaborada a partir dos resultados positivos obtidos nesse projeto, que principia com os estudantes sendo apresentados às etapas de uma produção cinematográfica, assim como aos processos de produção documental. Para alcançar o proposto, foram apresentadas, aos estudantes do Novo Ensino Médio, 1º anos, no Colégio Estadual Santa Rosa, no Bairro Cajuru, Curitiba/PR,obras para leitura (fragmentos, trechos, contos, crônicas) de autores clássicos e contemporâneos, para a identificação de temas que possam ser transformados em um documentário e que façam sentido no cotidiano, baseando-se nos conhecimentos que adquiriram no decorrer das aulas programadas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, onde colocaram suas experiências, culminando na produção coletiva de um documentário. Teóricos como Bergala (2008), Rancière (2012), Freire (1987), Napolitano (2015), Fresquet (2013), Stecz (2018), Puccini (2009), figuram como marco teórico da pesquisa, auxiliando na compreensão da medida em que o cinema fortalece a educação, pois este traz à educação uma forma de trabalhar as diversidades e os conhecimentos através do uso da coletividade, abrindo uma nova possibilidade de percepção da realidade que cerca os estudantes.Item RESSIGNIFICÂNCIAS NO ESPAÇO NÃO FORMAL: EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS NO CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICA - CJAP(Universidade Estadual do Paraná, 2023-08-29) CICHOCKI, Adriana Carla Dalazen; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/9557533276483087; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MEDEIROS, Ceres Luehring; http://lattes.cnpq.br/8042617987329882; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780Item VINI: UMA AVENTURA ESPACIAL O jogo como ferramenta de mediação no processo de alfabetização(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/31) Rocha Neto, Pedro de Lacerda; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/5419461712648956; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MUNHOZ, DANIELLA ROSITO MICHELENA; http://lattes.cnpq.br/3545346396599339A necessidade de preparar os alunos para um futuro digital, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e cognitivo, exige a plena inserção da tecnologia no processo de aprendizagem. O presente estudo concentra-se na investigação da aplicação de jogos digitais como uma ferramenta complementar no campo da pedagogia. O objetivo central deste trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo pedagógico denominado "VINI: UMA AVENTURA ESPACIAL". Este jogo pedagógico tem como finalidade, servir como uma ferramenta de apoio no contexto da alfabetização infantil, com o propósito de aumentar o envolvimento dos alunos e criar um ambiente de aprendizagem mais interativo e envolvente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e faz uso do método de pesquisa participante como procedimento metodológico. A coleta de dados foi conduzida mediante a implementação do jogo em ambiente escolar, com observações registradas em um diário de campo. O jogo foi aplicado a alunos da Educação Básica, visando a análise das percepções desses estudantes em relação ao jogo. Os resultados obtidos refletiram positivamente sobre a eficácia do uso de jogos como mediadores no processo educacional, destacando os benefícios significativos proporcionados por essa abordagem.