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Navegando por Autor "SIRINO, Salete Paulina Machado"

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    À Luz de Bruel: O processo de criação, produção e difusão do documentário
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/04) SILVA, Dorotéia Werner; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/2803624521035094; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; CAMARGO, Hertez Wendel.; http://lattes.cnpq.br/2778413245735367; BORGES, Paulo Humberto Porto; http://lattes.cnpq.br/3666391237095572; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717
    O memorial "À Luz de Bruel: O Processo de Criação, Produção e Difusão do Documentário" tem como objetivo apresentar o processo de criação e desenvolvimento do documentário de curta-metragem "À Luz de Bruel". Neste trabalho, apresento o desenvolvimento da ideia, do argumento e do roteiro, além das etapas de produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção, até a difusão do produto finalizado em festivais e mostras. O personagem principal do documentário é o iluminador paranaense Beto Bruel. Ao longo do documentário, são apresentados depoimentos de personalidades do teatro nacional e do próprio artista. Com relação aos aspectos específicos dos processos em torno do documentário "À Luz de Bruel", utilizo interlocuções com integrantes da equipe para obter informações precisas e detalhadas. A partir de uma pesquisa exploratória e revisão de literatura acerca do audiovisual e documentário, foi delineado o referencial teórico utilizado no presente trabalho. Autoras e autores como Manuela Penafria, Bill Nichols e Eduardo Coutinho contribuíram na área do documentário. Destaco ainda Chris Rodrigues, que, a partir de sua extensa bagagem na produção cinematográfica, possibilitou que alguns pontos importantes fossem delineados. Para a discussão da direção e fotografia, utilizei as contribuições de Sidney Lumet, entre outras autoras e autores, que foram importantes para o desenvolvimento deste memorial.
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    AUDIOVISUALIDADES E CORPOS DIALÓGICOS: PRODUÇÃO DE CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) SANTOS JUNIOR, Odair Rodrigues dos; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/9906121888840774; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937
    O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia voltada às(aos) professoras(es) e estudantes de cinema, para produção de audiovisual a partir do acesso ao discurso cinematográfico e da experiência estética no set de filmagem, considerando os espaços e tempos pedagógicos, a diversidade de corpos e suas manifestações de saberes adquiridos no contexto da escola pública. Para realizar esta investigação, será proposta a análise de material documental constituído por registros de processos de criação cinematográfica, documentos pedagógicos e produtos audiovisuais de estudantes dos ensinos fundamental e médio, resultantes de meu trabalho com cinema e educação, no período de 2015 a 2019, sob uma perspectiva da arte como catalisadora de conhecimentos e da relação entre corpos dialógicos. No presente trabalho, pretendo, ainda, apresentar a Lei 13006/14 que institui a exibição mínima de duas horas mensais de filme nacional na escola, como reflexão e incentivo à produção de audiovisual no ambiente do ensino básico. Para além da exibição de filmes, a partir da percepção do corpo como sujeito cognoscente, objetivo problematizar uma pedagogia que envolva a educação do olhar, do ouvir, da espacialidade e a organização do tempo cinematográfico; também o estudo das reações dos estudantes e docentes em diferentes funções do fazer fílmico como mobilizadores da criação artística e científica.
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    CINEMA DOCUMENTÁRIO PARANAENSE: A TRANSPOSIÇÃO DA LITERATURA AO CINEMA DE EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA, O LEGADO DO PIRATA ZULMIRO E RAINHA DE PAPEL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/29) SILVEIRA, Estevan Alexandre; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/5933082368738416; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367
    Desde que foi inventado, o cinema conquistou mentes e corações por meio de seu potencial de produzir histórias e narrativas, sendo que grande parte da produção cinematográfica foi realizada a partir de inspiração em obras literárias. As adaptações e as transposições cinematográficas são maneiras diferentes de contar uma história, tornando-se opções importantes para a criatividade artística. Nesta pesquisa, no contexto Literatura e Cinema, abordar-se-á a práxis da transposição fílmica das obras: Em busca de Curitiba perdida, transposição do conto de Dalton Trevisan; O legado do pirata Zulmiro, com base em duas obras de autoria de Marcos Juliano Ofenbock; e Rainha de papel, inspirado na vida e em poemas de Efigênia Rolim.Para tanto, refletese, também, sobre Cinema e Educação, de modo a desvelar as relações entre o texto verbal e o texto cinematográfico, com vistas a contribuir com as possibilidades de mediação fílmica no contexto escolar. Nesse diapasão, nesta pesquisa, como referencial teórico, são relevantes estudos de Alain Bergala, Jesús Martín-Barbero, Marília Franco, dentre outros. Por fim, como apêndice, apresenta-se uma síntese sobre a produção do documentário paranaense realizado entre os anos de 2000 e 2020.
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    FIGURINO EM OBRAS FÍLMICAS: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS DE CRIAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE FIGURINO NOS FILMES A TÍMIDA LUZ DE VELA DAS ÚLTIMAS ESPERANÇAS E CURITIBA ZERO GRAU
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-05-03) SANTOS, TANIA; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/4649491295311970; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563
    Neste trabalho, de caráter analítico e bibliográfico, objetiva-se investigar aspectos de criação e de produção de figurino em obras cinematográficas, mais especificamente, no contexto do cinema brasileiro, a partir da análise dos filmes A tímida luz de velas das últimas esperanças (2012), direção de Jackson Antunes, e Curitiba zero grau, (2010), direção de Elói Pires Ferreira. O primeiro foi realizado sem verbas provenientes de leis de incentivo à cultura, e o segundo, foi produzido com recursos oriundos do prêmio estadual de Cinema e Vídeo do Paraná. Destarte, pretende-se, também, refletir sobre a implicação da disponibilização de recursos para a produção de figurino no processo de criação das roupas e adereços necessários para as vivências ficcionais das personagens. Nesse diapasão, tornam-se relevantes estudos teóricos sobre cinema, com ênfase na direção de arte e figurino, dentre os quais, de André Bazin, Iafa Britz, Jane Barnwell, Marcel Martin, Pam Cook, Sidney Lumet e Vera Hamburger. Por fim, analisam-se os figurinos dos filmes A tímida luz de velas das últimas esperanças (2012) e Curitiba zero grau, (2010), cujas análises, em termos metodológicos, se constituem como estudo de caso, por abarcar entrevistas com os diretores e a reflexão sobre a experiência da figurinista – autora desta dissertação –, relativas ao processo de criação e de produção dos figurinos desses longasmetragens. Assim, no primeiro capítulo apresentam-se noções conceituais sobre o departamento da direção de arte no contexto da produção audiovisual; no segundo, articulam-se estudos teóricos e práticos inerentes aos processos de criação e produção de figurino em obras fílmicas; e, no terceiro capítulo, analisam-se os figurinos de dois filmes brasileiros, nos quais a autora atuou como figurinista.
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    MEDIAR UM ESPETÁCULO DE RUA? ABORDAGENS, EXPERIMENTAÇÕES E REFLEXÕES
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-03-23) CARLIM, VICTOR EMANUEL; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/4738050857651393; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; GONÇALVES, Jean Carlos; http://lattes.cnpq.br/8274122800491884
    Esta dissertação objetiva realizar um estudo sobre propostas de mediação pensadas para espetáculos de rua. Na primeira fase da investigação, ao longo da revisão bibliográfica, os conceitos de mediação teatral são aprofundados a partir dos estudos que abordam a mediação no campo artístico. No Brasil, nos últimos tempos, a recepção teatral é foco de investigação de distintos pesquisadores, no entanto, o espectador do teatro de rua, o transeunte, ainda permanece à margem nas produções científicas no universo das artes cênicas. Neste estudo, a mediação é compreendida como uma experiência potencial para mobilizar as capacidades perceptivas do espectador, com base na relação cena/cidade/transeuntes/ruídos, para a instauração de um espaço de compartilhamento das relações estabelecidas e com os sentidos travados com a produção cênica. Nesse sentido, para além do acesso à obra artística, após o espetáculo assistido, o espectador transeunte teve a possibilidade para expressar, de maneiras diversas, as questões suscitadas pelo espetáculo. O trabalho apresenta conceitos de mediação no âmbito artístico, o papel do mediador em propostas de mediação teatral, bem como uma análise reflexiva sobre o espectador do teatro contemporâneo e o espectador transeunte do teatro de rua. Na experimentação prática, propostas de mediação foram desenvolvidas para o teatro de rua, com base nos espetáculos “O terreno baldio” e “Hi, Breasil”, do grupo “Olho Rasteiro”, na cidade de Curitiba. O resultado permitiu discutir as interações dos espectadores a partir dos procedimentos metodológicos de mediação aplicados e o papel do mediador na efetivação de um espaço de acolhimento aos transeuntes, promovendo reflexões, partilhas, provocações e afetos.
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    PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-02-15) VEIGA, André Barroso da; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/5111573295903191; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563
    Esta pesquisa reflete sobre o uso do cinema na educação, enfatizando a produção audiovisual como possibilidade de criação em sala de aula. Percorre um caminho teórico por autores como Bergala, Deleuze, Franco, Fresquet, Gardner, Kastrup, Kenski, Levy, Migliorin, Morin, Stecz e Vieira para criar um entendimento sobre a importância do cinema para uma educação, se utilizando das diversidades para criar conhecimentos coletivos, e que ativa o uso criativo das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo pedagógico. Realizou-se um levantamento de possibilidades tecnológicas acessíveis à escola pública, destacando a realidade do Colégio Estadual do Paraná, com observações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Artes no ensino médio. Analisa as propostas de ensino aprendizagem com a linguagem cinematográfica e a estética audiovisual, que são enumeradas no decorrer dos anos de 2012 a 2019, mais especificamente em desenvolvimento durante o primeiro semestre do ano de 2020. Análise que foca nas práticas pedagógicas a partir do plano de trabalho pedagógico, nos planos de aula, nos Recursos Didáticos Digitais utilizados e com observação dos resultados que são as produções audiovisuais realizadas em sala de aula.

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