Navegando por Autor "SILVA, Rosemeri Rocha"
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Item CONHECIMENTO CORPORIFICADO: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO ENSINO SUPERIOR EM DANÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/29) LIMA, Jenifer; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/8649985024909449; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; TRIDAPALLI, Gladistoni dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2924820297611148; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615O presente estudo apresenta narrativas de experiências autobiográficas de pessoas que vivenciaram diferentes momentos da história do segundo Curso Superior de Dança criado no Brasil, atualmente inserido na Universidade Estadual do Paraná – Unespar, na cidade de Curitiba, Paraná. As narrativas são articuladas com dados bibliográficos sobre as principais alterações ocorridas na organização curricular e nos processos de ingresso neste curso ao longo do tempo. A pesquisa é orientada metodologicamente pela fenomenologia hermenêutica e pelo Método Interpretativo Biográfico proposto por Max van Manen, com foco na coleta de dados de memórias corporificadas como pressuposto de produção de conhecimento na área das Artes. O estudo foi realizado com dezesseis pessoas com idades entre 21 anos e 75 anos, diferentes identidades gênero, etnia e condição socioeconômica, as quais atuaram ou atuam neste curso como docentes e/ou discentes em diferentes momentos, ao longo de suas quase quatro décadas de existência. Durante as entrevistas, foi solicitado que as pessoas participantes relatassem memórias de experiências (positivas e negativas) que considerassem mais relevantes, relativas ao processo de aproximação inicial de cada pessoa com a dança, da experiência do ingresso no curso, nos processos de ensino e aprendizagem, nas mudanças curriculares vivenciados ao longo do tempo, procurando evidenciar as subjetividades das sensações e emoções corporais mais vivas na memória de cada pessoa entrevistada, assumindo as narrativas tais como foram contadas, como discursos corporificados produzidos pela memória autobiográfica, em ressonância com abordagens propostas por Francisco Varela e António Damásio. O estudo revelou uma forte conexão entre as narrativas das experiências vividas pelos(as) participantes, as alterações curriculares e os processos seletivos de ingresso, particularmente no que se refere à acessibilidade e inclusão da diversidade corporal e de diferentes manifestações de dança no âmbito do curso ao longo do tempo.Item CORPOS LONA E UM CIRCO DE MIL MULHERES(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/26) PRADO, Marina de Almeida; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; http://lattes.cnpq.br/5460085367396853; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; TUCUNDUVA, BRUNO BARTH PINTO; http://lattes.cnpq.br/4604344821447049Essa pesquisa surge de uma inquietude do e no corpo, de mulher, filha, mãe, professora, artista e pesquisadora. Tem como objetivo e desejo, compartilhar de forma poética, narrativas e memórias de mulheres de circo, atravessadas pelas memórias da autora dessa pesquisa. Considerando a importância de mulheres fazedoras de arte que representam e ocupam com seus corpos o cenário artístico e educacional, foram realizadas conversas sobre o ser mulher circense com cinco artistas convidadas, mediando com os estudos da historiadora circense Ermínia Silva (2007), com a pretensão de investigar e produzir materiais que reverberem essas memórias, histórias e saberes. Esse material será analisando a partir do olhar sobre “história” que tem o antropólogo britânico Tim Ingold (2012), com base na teoria do corpo sem órgãos do Filósofo Francês Gilles Deleuze e seu colaborador Félix Guattari (1997) e tateando os estudos sobre performatividade de gênero da autora Judith Butler (2018). Pretende-se dar voz a um termo que apresento nesta pesquisa, intitulado “Corpos Lona”, com o propósito de justificar um corpo como metáfora de uma lona em movimento, ligado às mulheres de circo. A partir do firmar desse termo, narro como foi o processo de criação da obra artística “Um circo de mil mulheres”, criada a partir dessa pesquisa de mestrado e que nos conta em movimento, o que discorro em palavras aqui. Para chegar a um recorte conclusivo, será posto em narrativas cruzadas, todas as conversas, o termo proposto corpos lona, a obra artística e uma vivência pessoal da autora, dentro de um circo tradicional. Reforçando que a memória é um dispositivo de resistência, e que a partir do momento em que revivemos e rememoramos, podemos transformar nosso entorno, construindo o presente atualizado a partir das lembranças corporalizadas.